NATAL PRESS

alt

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Natal 192 comemorou na manhã desta sexta –feira- (17), os 12 anos de atuação na cidade de Natal. Um ato ecumênico com o tema “A União e a Fraternidade no Ambiente de Trabalho”, concelebrado pelo Pastor Jalma, o Padre Campus, a representante da doutrina espirita Regina Ramos e o Grupo Louvor da 1ª Igreja de Parnamirim, abriu o evento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Natal 192 atua hoje com 317 funcionários e homenageou a todos, por meio de reverência feita à secretária da instituição, Janaína Soares.

O Samu Natal conta atualmente com um Núcleo Permanente de Educação - NEP que realiza a capacitação dos profissionais por meio do Hospital Oswaldo Cruz e realiza ações em parceria com a comunidade, como o Samuzinho e o Samu e a comunidade.

A coordenadora do Samu municipal, Valéria Bezerra, explicou que o serviço conta hoje com três ambulâncias de suporte avançado, quatro ambulâncias de suporte básicos, seis motolâncias e há previsão da construção de quatro bases descentralizadas para aumentar o tempo resposta dos atendimentos.

Cipriano Maia de Vasconcelos, secretário municipal de Saúde, falou sobre o trabalho do serviço de atendimento na rede de atenção à saúde parabenizando e reconhecendo o trabalho ético e compromissado realizado pelos profissionais do Samu e convidando todos para a conquista de novos avanços por meio de uma maior integração do serviço ao conjunto das redes de serviço de saúde, como forma de prestar um melhor atendimento à população.

"O maior desafio do Samu agora é realizar um trabalho de integração, em redes e das redes entre si, para que a rede básica assuma o seu papel e garanta a efetividade do funcionamento de cada serviço por meio de uma melhor coordenação, articulação, melhoria dos fluxos e efetivação da Central de Regulação", explicou Cipriano.

O evento teve a participação das secretárias adjuntas da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Pelense e Miranice Crives; da coordenadora Estadual do Samu, Mariely Galvão e das diretoras do Centro de Referência Infantil Dra. Sandra Celeste, Hospital dos Pescadores e UPA Esperança.



Twitter