NATAL PRESS

divulgação

 O “Mercado das Pulgas de Natal” está de volta a partir deste mês, com programação imperdível para toda família. O evento, que foi sucesso no ano passado no Arena das Dunas, está em novo espaço, agora é a vez da Praça Cívica, em Petrópolis, receber o projeto, já no próximo sábado (20), das 15h às 21h, com entrada gratuita. Um convite para toda família.

Na programação, para o primeiro encontro, teremos a partir das 16h, Tarde Fit, com atividades para praticar coordenação, equilíbrio, força, flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória e percepção. Tudo isso, em forma de exercício. Já às 17h, a Cia Era Uma Vez leva o Show do Mickey e Amigos para animar a criançada. E, a partir das 19h, a Banda Café homenageia os Beatles, com repertório voltado à banda.

O espaço disponibiliza também de praça de alimentação para o visitante tomar café e lanchar. Além disso, os expositores estarão cheios de histórias para contar, e você pode adquirir peças que só encontrarão no Mercado das Pulgas, através da feira de antiguidades e artesanato.

Exposição de carros, área para prática, parquinho e aluguel de patins fazem parte da feira e, quem quiser, pode levar bicicleta para o Mercado. Para o próximo sábado, o Sesc estará como parceiro neste primeiro evento, levando a BlibioSesc - biblioteca volante com cerca de três mil obras.

Para a sua concretização, o Mercado das Pulgas de Natal conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão, da Unimed Natal, Uniodonto Rio Grande do Norte, Espacial Auto Peças. Apoio: InterTv; e realização da Natal Cultural.

 

Mercado das Pulgas de Natal

O “Mercado das Pulgas de Natal” é uma feira de antiguidades pra pensar no consumo consciente, apreciação de artistas locais, praticar e fazer uso do desapego, além de permitir o visitante ‘levar uma história pra casa’. Foi pra isso que os organizadores pensaram em reunir brechós, vinis, antiquário, colecionáveis, sebo, artes plásticas, artesanato, barbearia, e outras novidades num só lugar.

Anote as próximas datas e programe-se!

Ano 2018:

17/11

15/12

 

Ano 2019:

12/01

16/02

23/03

 

Horário: das 15h às 21h.

Serviço:

Evento: Mercado das Pulgas de Natal

Local: Praça Cívica (Praça Pedro Velho - Petrópolis)

Horário: das 15h às 21h

Quando: Aos sábados 

Entrada gratuita

divulgação

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, reconhecida pelos potiguares como a instituição privada que mais investe na cultura do Rio Grande do Norte, anunciou nesta 5ª feira (11), a lista dos projetos culturais selecionados pela Política de Patrocínios e Doações do Grupo (confira abaixo), incentivados por meio da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, para o ciclo 2018-2019.

O apoio à cultura potiguar dado pela Cosern há quase 20 anos faz parte da Política de Patrocínios e Doações da Neoenergia, dentro do Programa de Sustentabilidade do Grupo para o desenvolvimento das comunidades onde ele atua, realizando parcerias e implementando programas que contribuam para o desenvolvimento social, por meio de ações de empoderamento e valorização da cultura e dos costumes locais.

Para Karine Severo, Gerente do Departamento de Comunicação Externa da Cosern, é de extrema relevância o apoio da Cosern e do Grupo Neoenergia à cultura potiguar neste compromisso que se renova a cada ano: “São quase duas décadas fomentando a cultura do nosso estado, levando sorrisos e transformando vidas”, finaliza.

Durante o processo seletivo 2018, a Cosern recebeu 79 propostas de patrocínios culturais via leis de incentivo. Os 20 projetos culturais selecionados abrangem diversas áreas e serão desenvolvidos em todas as regiões do estado, de acordo com os segmentos:

  Cinema e Audiovisual:

•        Projeto Dias Felizes; e

•        IX FINC - Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa.

   Música:

•        Movimento Sinfônico OSRN;

•        Tocando a vida – Música e atitude 4; e

•        Som Sem Plugs.

  Teatro e Artes cênicas:

•        Santa Luzia Cultural – Oratório de Santa Luzia;

•        Projeto Montando Palhaçaria; e

•        Narrativas do Silêncio (Inclusão de surdos).

   Educação e Literatura:

•        XIIII Feira do Livro de Mossoró;

•        Caravana de Escritores Potiguares;

•        Casa das Palavras;

•        Carrossel de Leitura; e

•        Reforma e acessibilidade da Academia Norte Riograndense de Letras.

   Cultura Popular:

•        Conexão Elefante Cultural;

•        Transforme-se; e

•        Conexão Felipe Camarão.

   Multicultural:

•        Troféu Cultura;

•        Projeto Cultural Eco Praça;

•        Sarau Quinta de Artes; e

•        Travessia de Ritmos.

 

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

• Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone;

• Baixar o aplicativo da Cosern, utilizar a função “Falta de Energia” para agilizar o atendimento; ou

• Telefonar para o 116.

 

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em riso a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no 116 da Cosern.

Espetáculo tem entrada gratuita e reúne o maestro Eugènio Graça com a Orquestra Funffec de Cordas 

No dia 27 deste mês, o município de Luís Gomes, região do Alto Oeste Potiguar, recebe o espetáculo/concerto “Do Nordeste ao Jazz”, na Igreja Matriz Sant’Ana,  às 20h, com entrada gratuita. O musical reúne a Orquestra Funffec de Cordas – OFC, do curso de cordas friccionadas da Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC), do próprio município, e o renomado maestro e saxofonista português, Eugènio Graça, residente em Natal/RN desde 2009 e bastante conhecido por sua regência a frente da SESI Big Band.

“Do Nordeste ao Jazz” tem objetivo de mostrar a ligação e as heranças musicais do jazz trazidas no período da II Guerra Mundial, quando a cidade do Natal foi sede de tropas americanas, na década de 40, trazendo transformações físicas e culturais, dando início a vida noturna, com bailes e festas. A partir daí, a música do nordeste, em especial no RN, passou a absorver várias características jazzísticas que se fazem notar em gêneros como baião, xote e choro.

O público vai presenciar tais influências e transportar-se musicalmente para esse momento através da Orquestra de Cordas e do Saxofone Solo, entoando, no repertório, clássicos do jazz por composições de Glenn Miller, G. Gershwin e Duke Ellington, a clássicos do baião e do xote, eternizados por Luiz Gonzaga e Sivuca, além dos choros de Waldir de Azevedo e Pixinguinha; tangos de C. Gardel e Astor Piazzolla. E, não poderia ficar de fora, a famosa valsa “Royal Cinema”, do compositor potiguar Tonheca Dantas – composta antes da Guerra, porém tocada e ouvida também em Londres durante todo o período.

O concerto, conta com apoio do Sesc/RN e do Sebrae/RN, e pretende incitar a cidadania em sentido amplo, incluindo o aprimoramento cultural por meio da música, promovendo a possibilidade do estimulo estético, a formação de público e a interação entre o saber histórico e a música.

A OFC, de Luís Gomes/RN, conta com 24 músicos divididos entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, sob orientação de maestro Leonardo Oliveira. Para esse espetáculo, de aproximadamente 1h30, os arranjos são inéditos e será conduzido pelo maestro Eugènio Graça, que também tocará saxofone em algumas obras.

Jazz e música nordestina em um só lugar! No próximo dia 19 de outubro, a orquestra SESI Big Band desembarca na cidade de Cruzeta-RN para um encontro especial com um mestre da sanfona. A SESI Big Band convida Waldonys para show “Do Nordeste ao Jazz”, em evento gratuito com palco montado na Praça Central da cidade, a partir das 22h.

No repertório para o show com o cantor e compositor nordestino Waldonys, estão: canções do cenário da música brasileira conhecidas pelo público, ritmos como o Latin Jazz, passando pelo Bebop, Funk Jazz, Free Jazz, além de um passeio por grandes sucessos da carreira do artista convidado, que receberão melodias e arranjos exclusivos da orquestra.

Essa não será a primeira vez que a Big Band dividirá o palco com Waldonys, mas a cada apresentação são preparadas novidades para surpreender a plateia e fazer desse momento, um encontro musical inesquecível. Além dele, a SESI Big Band já convidou Ed Motta, Ivan Lins, Yamandú Costa, Leonardo Amuedo, Cláudio Infante, Baby Mendes, Jorge Vercillo, Lenine, Hamilton de Holanda, Roberta Sá, Guilherme Arantes, entre muitos outros.

A Big Band é uma orquestra de Jazz regida pelo maestro Eugènio Graça - já conhecido por sua performance pulsante nos palcos – fundada em 2013 e  formada por instrutores e professores do projeto SESI ARTE do SESI-RN. Os espetáculos “SESI Big Band Convida” buscam aproximar a música instrumental e o jazz ao grande público e colaborar assim para o importante trabalho de formação dos novos públicos no RN, reforçando a atuação do SESI no cenário cultural do Estado.

divulgação

Aproveitar o feriado e comemorar o Dia das Crianças no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, já virou tradição para o dia 12 de outubro. No sábado (13) também tem programação para as crianças, na entrada de Cidade Nova. A equipe do Parque e seus parceiros preparam uma programação bem interativa onde as crianças irão participar de jogos, oficinas de máscaras, trilha natural e sorteio de brindes.

Na sexta-feira (12) a programação começa ás 10 horas a programação começa com o Jogo Ambiental, que consiste num painel com curiosidades sobre a fauna e a flora, com o objetivo de informar sobre todos os aspectos físicos, ambientais e a importância do Parque para a capital potiguar e seus moradores e visitantes. À tarde, às 13 horas, volta a programação com o Jogo Ambiental. Na biblioteca também vai ter brincadeiras e começará às 14 horas com a oficina de máscaras, desenhos para colorir, jogos de adivinhação e distribuição de brindes. Quem quiser dar uma pedalada pelas trilhas, o estande de aluguel de bikes estará funcionando nos dois horários. A lanchonete e a torre também estarão abertas para receber os visitantes.

No sábado, dia 13, também é dia de homenagear os pequenos. As atividades começas às 7h30 com a trilha natural Preá, especial para a criançada e seus pais. Mas, os interessados devem fazer um cadastramento prévio pelo telefone 3232-3207 e chegar com meia hora de antecedência. As crianças que moram na Cidade Nova e imediações não foram esquecidas e terão programação organizada pelo parceiro Kiko Toscano e sua equipe da Academia K-Fitness. A partir das 9 horas a criançada vai se divertir com muita brincadeira, teatro de mamulengo, pula-pula e ganhar lancheiras, pipoca, algodão doce e picolé, além de brindes. Toda a programação é gratuita, bem como a entrada no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que tem estacionamento próprio e vigilância particular.

Fonte de Água

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte agora conta com uma fonte de água no seu jardim temático, como forma de lembrar aos visitantes que na área do Parque da Cidade e ZPA tem uma riqueza guardada escondida sob as dunas: O Aquífero Barreiras. E que a Unidade de Conservação e as áreas naturais do seu entorno (ZPA-01) contribuem para a recarga das águas subterrâneas que abastecem cerca de 65% do município de Natal.

 

 divulgação

Baseado no best-seller homônimo de Augusto Cury, O Vendedor de Sonhos ganhou versão teatral, adaptada pelo próprio escritor, em parceria com Cristiane Natale e Erikah Barbin, sendo a primeira obra do autor a ser adaptada para o teatro. O espetáculo terá única apresentação em Natal, no dia 19 de outubro, no Teatro Riachuelo.

Na trama, o personagem Júlio César tenta o suicídio, e é impedido de cometer o ato final por intermédio de um mendigo, o "Mestre", que lhe vende uma vírgula, para que continue a escrever a sua história. Juntos encontram Bartolomeu, um bêbado boa-praça que decide unir-se a eles na missão de vender sonhos e despertar a sociedade doente. Só que a revelação de um passado conflituoso do Mestre pode destroçar a grande missão do Vendedor de Sonhos.

O livro é o romance mais vendido do escritor – traduzido em mais de 60 idiomas e teve adaptação para o cinema sob a direção de Jayme Monjardimem2016. O médico psiquiatra e escritor Augusto Cury é considerado o autor mais lido da década e vendeu mais 35 milhões de livros em 70 países do mundo.

FICHA TÉCNICA:

Adaptação: Augusto Cury, Erikah Barbim e Cristiane Natale

Direção: Cristiane Natale

Iluminação: Bruno Henrique França

Trilha Sonora: Victória Venâncio

Figurinos: Valentina Oliveira

Elenco: Luiz AmorimMateus CarrieriMarcos VeríssimoMaurício ColatoniAnisha ZevallosAdriano MerliniGuilherme Carrasco e Fernanda Mariano.

Apoio: Escola da Inteligência | Mario de Almeida Marcas e Patentes

Promoção: Academia do Conhecimento

 

SERVIÇO

O VENDEDOR DE SONNHOS

Dia 19 de outubro
Sexta-feira, às 21h
Teatro Riachuelo Natal (Av. Bernardo Vieira, 3775 / Natal – RN)
www.teatroriachuelonatal.com.br

Classificação: 12 anos

Duração: 90 minutos

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS: 
Bilheteria do Teatro: Shopping Midway Mall - Av. Bernardo Vieira 3775 - piso L3 (terça a sábado, das 12h às 21h, domingo e feriado, das 14h às 20h) 
Site: www.uhuu.com

Atendimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

leo aversa

Adriana Calcanhotto estreou o seu novo espetáculo “A Mulher do Pau Brasil” em Portugal e segue em tour no Brasil. Com realização da Opus Promoções, a apresentação em Natal será no dia 12 de Outubro, no Teatro Riachuelo.

Nomeada Embaixadora da Língua Portuguesa pela Universidade de Coimbra em 2015, Adriana Calcanhotto tem desenvolvido um trabalho de divulgação e estudo da literatura portuguesa junto de diversas Universidades Europeias e Brasileiras, dando-se conta que, atualmente, no Brasil é vista como a “Embaixadora da Universidade de Coimbra” e, na Europa, sente-se cada vez mais “A Mulher do Pau Brasil”.

Inspirada pelo movimento modernista brasileiro dos anos 20, no seu “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, a sua influência sobre o Tropicalismo (toda a informação externa deve ser devorada e reinventada nos seus próprios termos), e com base na aprendizagem, pesquisa e trabalhos desenvolvidos como professora e Embaixadora da Universidade de Coimbra, Adriana Calcanhotto cria um novo espetáculo, no qual reflete sobre todas estas novas experiências. Sucessos, novas canções, novas leituras e reinvenções.

Entre os sucessos, novidades e releituras estão "Esquadros", "Vambora", "Inverno", além da faixa que dá nome a turnê, "A Mulher do Pau Brasil" e “O que me cabe”, e "As Caravanas", de Chico Buarque.

Nestes concertos, Adriana Calcanhotto será acompanhada por dois músicos BEM GIL e BRUNO DI LULLO se alternando entre guitarra, mpc, piano e baixo.

Transportadora oficial: AVIANCA

Classificação: Livre

ADRIANA CALCANHOTTO 
A MULHER DO PAU BRASIL

NATAL (RN)
Dia 12 de outubro
Sexta-feira, às 21h
Teatro Riachuelo (Av. Bernardo Vieira, 3775 / Natal – RN)
www.teatroriachuelonatal.com.br

ines perez

A grande escola do Ballet Russo une-se à habilidade e espontaneidade da patinação artística, em que os russos são as grandes estrelas do gelo no espetáculo BALLET DE MOSCOU NO GELO. São mais de 5000 performances, milhões de pessoas já assistiram ao espetáculo, em cinco continentes e testemunharam o que a imprensa avaliou como um dos espetáculos mais bonitos que existem sobre gelo. A pista, feita de gelo de verdade, terá dimensão aproximada de 120m².

As apresentações em solo brasileiro ocorrem em Curitiba (14 de outubro, no Teatro Positivo Grande Auditório), Goiânia (17 de outubro, no Teatro Rio Vermelho), Brasília (23 e 24 de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil), Recife (30 de outubro, no Teatro Guararapes), Natal (04 de novembro, no Teatro Riachuelo Natal) e Fortaleza (08 e 09 de novembro, no Teatro RioMar Fortaleza). Confira o serviço abaixo.

A turnê na América Latina teve início em Caracas, na Venezuela. São 14 bailarinos da Moscow Ballet Company On Ice e duas obras magníficas que revelam o requinte, a elegância e a qualidade do ballet russo. As obras Cinderella e O Lago dos Cisnesganharão novas nuances aos serem apresentadas ao público por meio da dança clássica e da patinação artística, com coreografias de tirar o fôlego em cenografia e figurinos que exalam brilho e cor.

Aclamado por seu talento, profissionalismo, técnica e coreografia, este grupo de prestígio ocupa um lugar muito especial em meio às artes. Não é por acaso que no Japão e na Coréia é chamado o Bolshoi on Ice. Desde a sua origem em 1967 o grupo já se apresentou em oitenta países ao redor do mundo. O elenco completo é composto por 100 patinadores, muitos deles campeõesmundiais e olímpicos. No repertório da companhia estão obras como Romeu e Julieta, Cinderela, A Bela e a Fera, Quebra-Nozes, Giselle, A Bela Adormecida, entre outros.

Quem assina a Direção Artística é Olha Halayko, enquanto a Direção Musical é de Vitaly Vidiniev e Figurino é de Ana Kondratova. Além disso, Oksana Kordiyaka é o Tour Manager e Alexander Arkhipov é responsável pela Direção Técnica.

FICHA TÉCNICA:

Diretor Artístico: Olha Halayko
Diretor Musical: Vitaly Vidiniev
Figurino: Ana Kondratova
Tour manager - Oksana Kordiyaka 
Diretor Técnico - Alexander Arkhipov

Duração: primeiro ato 47min / intervalo 15min. / segundo ato 45min.

Classificação: Livre

Produção nacional: Opus Promoções

 

NATAL (RN)

Dia 04 de novembro

Domingo, às 16h e 20h

Teatro Riachuelo Natal Riachuelo (Av. Bernardo Vieira, 3775 / Natal – RN)
www.teatroriachuelonatal.com.br 

Mostra exibe resultados de duas edições de obras de artistas nacionais produzidas no Passo da Pátria

 

Com uma seleção de 12 obras das edições de 2017 e 2018, o projeto INarteurbana  abre uma nova exposição nesta quinta-feira (5/10), quando  haverá o Lançamento do INarte/Expo no Mahalila Café e Livros ( Rua Dra. Nívea Madruga, Potilândia).

Participam obras dos artistas Ramon Sales (CE), Pok (RN), Thay (PB), Cazé (RJ), Arbus (RN), Magrela (SP), Tosh (RJ), Discordia (SP), Luna (PI), Bruno Malagrino (SP), Camiz (RJ), Lelo (RJ), Bros (PE) e Bones (RN).

A exposição estará aberta ao público até o dia 31 de outubro. Entrada franca.

Com base na Casa Vermelha e na comunidade do Passo da Pátria, o INarteurbana é um projeto sociocultural e pluridisciplinar de reativação de espaços públicos através de ações artísticas. Realizado desde 2015, o projeto tem se afirmado como agente no desenvolvimento artístico e social da capital do Rio Grande do Norte.

INarteurbana é ponto de encontro da cena da arte urbana nacional e internacional, principalmente através das residências artisticas promovidas pelo projeto, os quais são momentos de celebração que contribuem com a vida cultural da cidade, além de contribuir com uma melhor apropriação do espaço público e para com a interação entre públicos, artistas, agentes e instituições.

A exposição é o resultado de duas edições, 2017 e 2018, do INarte/Residências,  na qual  40 artistas vindos de oito estados do Brasil, e França, compartilharam vivências durante duas semanas com os moradores da comunidade.

O INarteurbana é uma realização da Casa Vermelha em parceria com a Pixo Association, e conta com o patrocínio da Fondation Air France e o apoio da Aliança Francesa de Natal, Consulado Geral da França no Recife, Instituto Francês no Brasil, Prefeitura de Natal, Fundação Capitania das Artes, Mahalila Café & Livros, Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias, Sherwin Williams, Jamad Madeira e ferragens, Identfix, SEMURB-RN e SETHAS-RN.

Neste sábado (29) ninguém vai ficar parado no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Dois eventos simultâneos vão botar os visitantes para suar bastante, queimar calorias e se divertir. Um deles acontecerá no pátio de eventos, a partir das 15:30h, com o pessoal da Academia MSL Vitally, que está aniversariando e quem ganha é o visitante do Parque. Será o aulão de aniversário com circuito fitness, muita dança e sorteio de brindes que vão acontecer ao lado da torre.

Enquanto isso, outra galera promete lotar o estacionamento da entrada de Cidade Nova para o Master Cleass Zumba, com o instrutor Janjan Lima, que está fazendo o maior sucesso com as aulas de zumba e exercício funcional aos sábados e domingo. O instrutor faz trabalho voluntário e lançou um desafio para o pessoal sair do sedentarismo e cuidar da saúde e todo sábado, a partir das 16 horas, ele comanda as aulas de zumba e aos domingos, o pessoal “pega pesado” na escadaria com o exercício funcional para ajudar no fortalecimento da musculatura. “As aulas de Janjan tem sido maravilhosas porque nelas encontramos a auto estima que muitas de nós haviam perdido. Tudo é feito com muito amor e alegria, sem contar que também temos ajuda de outros profissionais como psicólogo e nutricionista que nos orientam como ter qualidade de vida. Eu havia parado as minhas atividades físicas e essas aulas me deram ânimo para que eu não venha a desistir novamente”, comemora a babá, Maria Josileide, que chegou a perder 30 quilos depois que saiu do sedentarismo com outro projeto desenvolvido no Parque da Cidade.

Além das aulas de zumba e dos exercícios funcionais, o Parque conta com outros dois parceiros que atuam voluntariamente junto às crianças da vizinhança e do projeto Amana. Aos sábados, de manhã cedo, o professor Evaldo Silva dá aulas de capoeira para crianças e adultos no pórtico de Cidade Nova e uma vez por semana, o vigilante Jonas Silvestre vira instrutor de Jiu-Jitsu para meninos e meninas do Projeto Amana. “É através do esporte e da educação que formamos cidadãos”, destaca o coordenador do Projeto Amana, Marconi Lucas.

O Parque da Cidade tem feito várias parcerias com professores de educação física que possam aproveitar o espaço existente e ajudar adultos e crianças a sair do sedentarismo e cuidar mais da saúde. “A equipe do Parque da Cidade sempre tem buscado parceiros que possam ajudar a melhorar ainda mais o atendimento que já oferecemos, na questão da educação ambiental, a quem nos visita e que possa agregar a vizinhança em busca de qualidade de vida. E o melhor: sem precisar pagar nada”, comemora o gestor, Carlos da Hora. 



Twitter