NATAL PRESS

 

Neste momento de enfrentamento à pandemia do coronavirus, a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), administrada pela Fundação José Augusto, prossegue as suas atividades, utilizando as redes sociais. As aulas da escola estão suspensas desde 17 de março como medida de prevenção determinadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. 

A escola mantém suas aulas, através de videosaulas de balé, tutoriais de maquiagens, e coques de cabelo durante o período de isolamento social. As atividades são direcionadas aos alunos, que estão em suas residências, enviadas diariamente pelos grupos de watssapp da EDTAM.

Através de videos são realizados aquecimentos, exercícios e tarefas aos alunos, além de cuidados preventivos para evitar o contagio e recomendações para a permanência em suas casas.

As aulas são ministradas pelos  professores Bruno Borges, Everlly Christinny, Fábio Matheus, Gabriela Gorges, Júlia Vasques, Lidiane Soares e Margoth Lima, sob a coordenação da diretora da EDTAM, Wanie Rose.

Diariamente às 15h ocorrem videoaulas ao vivo ministradas pelo professor Fábio Matheus, através da plataforma Zoom, para bailarinos do 4o ao 8o ano.

“Neste momento de isolamento social delegamos algumas funções aos nossos professores, para que utilizassem as mídias sociais e criatividade para transmitir os conteúdos das aulas enviando vídeos, filmes de ballet, alongamentos, entre outras atividades. Dessa forma estamos todos ativos, trabalhando normalmente, nos adaptando ao momento que estamos vivendo. Afinal de contas não estamos de férias. Nem professores, nem alunos, nem direção. Todos trabalhando em suas residências, a distância, mas com muito compromisso e responsabilidade. E aprendendo e criando várias possibilidades diante dessa importante ferramenta de trabalho que é a tecnologia”, explicou a diretora Wanie Rose.

Evento virtual marca abertura da temporada 2020 do Terças Clássicas

 

Sem sair de casa, o Movimento Sinfônico reinventa protejo ‘Terças Clássicas’ para primeira apresentação do ano, nesta terça-feira, 31, às 20h. Em virtude das medidas de isolamento social devido o enfrentamento ao coronavírus, a Mapa Realizações Culturais, responsável pela produção do Projeto Movimento Sinfônico/Terças Clássicas da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN realiza Abertura Oficial da temporada 2020 por meio das redes sociais, com programação exclusiva on line, através do ‘Ao Vivo com o Maestro – 180 anos de Tchaikovsky’.

As apresentações da Orquestra são marcadas pela condução descontraída do diretor artístico e maestro, Linus Lerner, que sempre oferece, de maneira didática, informações sobre as obras, o compositor e curiosidades do conteúdo apresentado na noite.  E, para este momento, não será diferente. Desta vez, o evento é realizado apenas com a participação do maestro mediante plataformas digitais da Orquestra: YouTube, Facebook e Instagram.

Reunindo as possibilidades tecnológicas e com inspiração no conteúdo programado para o concerto de abertura (uma homenagem aos 180 anos de nascimento de Pior Ilitch Tchaikovsky, compositor russo do período romântico do século XIX), Linus Lerner estará ao vivo para apresentar um pouco sobre a vida e obra de Tchaikovsky, evidenciando a “Abertura de 1812, Op.49”, composta no ano de 1880, para a comemoração da vitória russa sobre as tropas Napoleônicas, e também a “Sinfonia nº 5 opus 65 em Mi menor”. Durante a live, o público poderá interagir com o maestro.

Além dessa aula, transformada em um verdadeiro espetáculo virtual, o projeto Movimento Sinfônico disponibilizará sugestões de vídeos para que possam apreciar as obras comentadas. “Estamos preparando uma seleção de boas gravações, já viabilizados na internet, e capazes de tocar emocionalmente aos espectadores”, comenta Tatiane Fernandes, diretora de produção da OSRN. A Orquestra mantém um canal oficial no YouTube e dispõe, desde 2015, vídeos dos concertos realizados, que podem ser acessados gratuitamente.

A proposta desse formato foi apresentada à Fundação José Augusto e aos patrocinadores que não só aprovaram a ideia, como estendem a rede de comunicação para potencializar a participação no evento e também a interação do público. 

A OSRN tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2020 tem patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e MAPA Realizações Culturais e conta ainda com o apoio do Teatro Riachuelo Natal, Opus Promoções, Wish Natal Exclusive Resort, Galeria Fernando Chiriboga, Lado A Design, G7 Comunicação e dos Restaurantes: Camarões Potiguar, Tábua de Carne, La Cachette e Poti Restaurante.


Abertura Oficial da Temporada 2020 OSRN – Projeto Movimento Sinfônico

AO VIVO COM O MAESTRO – 180 anos de Tchaikovsky


Onde: Transmissão ao vivo nas páginas oficiais

Facebook https://www.facebook.com/rnsinfonica/

YouTube https://www.youtube.com/results?search_query=osrn

Instagram @rnsinfonica

Quando: 31 de março (Terça-feira)
Horário: 20h

Diego Marcel/Som Sem Plugs

Que tal curtir, de casa, mais uma produção com assinatura do Som Sem Plugs? O projeto que já se consolidou no Rio Grande do Norte como um importante canal de valorização e divulgação da música potiguar, acaba de lançar o primeiro videoclipe da carreira musical de Dudu Galvão, com a canção “Flor de Canela” – a música trata de um amor platônico. O resultado desse trabalho é um poético espetáculo para ver e ouvir!

A gravação ocorreu em um dos locais histórico-culturais do RN, a Casa da Ribeira, que completou 19 anos de existência neste mês e, que tem total ligação com a trajetória do artista. No clipe “Flor de Canela”, composição do próprio Dudu Galvão, ele é acompanhado pelos músicos: Thiago Santana – violão; Adriano Praxedes – contrabaixo; Ulisses Filho – bateria e Isaque Gurgel – sax.

Dudu é ator dos Clowns de Shakespeare e decidiu mergulhar na carreira musical como intérprete devido a experiência vivida no teatro de grupo e, após quase oito anos de carreira como músico, montou o seu primeiro trabalho solo. O artista, em seu show Minha Casa, colocou no repertório canções autorais, muito inspiradas pelos standards de jazz e blues contemporâneos, misturadas com a atual pesquisa sonora, que dá espaço, ainda mais, para o soul music e o reggae, com covers bem diferentes dos originais, dando mais liberdade para às melodias, muito comuns do jazz, na hora de soltar a voz. Influenciado por nomes como Nina Simone e até Amy Winehouse, com pitadas de Chico Buarque, Liniker e Elis Regina, só em 2019, Dudu apresentou esse show em três festivais de Natal e da Grande Natal, inclusive um na Casa da Ribeira. Ele é um dos principais nomes da capital potiguar quando se fala em jazz.

O artista não cessa e também transcende as fronteiras do estado. Recentemente Dudu foi selecionado para o programa Talentos – reality show de teatro musical, da TV Cultura, sediada em São Paulo - SP. Ele está entre os 100 selecionados que irão participar da 2ª fase da seleção, depois de mais de 900 inscrições em todo país. Agora é torcer para as próximas fases.

É isso. Competência e qualidade não faltam em nossos artistas. Acesse agora mesmo o site www.somsemplugs.com.br ou o canal do YouTube https://www.youtube.com/watch?v=IKXhutwaUNU e confira o lindo resultado dessa parceria do Som Sem Plugs com Dudu Galvão. Além desse, no canal você encontra muitos outros clipes já produzidos com artistas do RN nos seus mais variados estilos e com boas histórias para ver e ouvir.

Apresentada por Oi, Cosern e Instituto Neoenergia, a temporada 2020 do Som Sem Plugs tem o patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte através da Fundação José Augusto via Lei Câmara Cascudo e apoio cultural da Oi Futuro. Conta ainda com o apoio da Original Marketing, Camaleão Studio e G7 Comunicação. Realização: Betapro.

 

Veja como prestigiar artistas potiguares sem sair de casa

Com a preocupação de sempre valorizar os artistas locais e de aliar a musicalidade ao momento, e neste caso a este período de isolamento no qual todos devem permanecer em casa, o Som Sem Plugs se ver na responsabilidade de apoiar ainda mais os artistas e por isso te convida a prestigiar as produções do projeto, incentivando assim, a continuidade do trabalho dos artistas potiguares. Acesse www.youtube.com/somsemplugs

Acompanhe o SSP também pelas redes sociais @somsemplugs

 

 

Festival Cultura Em Casa é uma articulação do SEBRAE RN com artistas potiguares - com realização das empresas Atena Marketing e Conteúdo, Ama Produções Criativas e Green Point Produções – para levar a nossa cultura até a casa dos espectadores, durante o período de isolamento social devido a pandemia do COVID-19.

O festival terá diversas apresentações através de lives, a princípio de música, a partir da próxima segunda-feira, 30 de março. A iniciativa tem o objetivo de divulgar o talento dos artistas potiguares, promovendo uma integração entre eles e também com os seus públicos, gerando uma conexão potiguar por meio das plataformas digitais.

O SEBRAE apoia a iniciativa atuando no atendimento aos artistas, apoio na divulgação e facilitação das parcerias.

Vamos curtir e valorizar a nossa música, e fazer a nossa parte ficando em casa!

 

SERVIÇO

Festival Cultura Em Casa

Programação

30 de Março - Segunda-feira

18h30 - Sergio groove

19h - Camila Masiso e Diogo Guanabara

19h30 - Samara Alves

31 de Março – Terça-feira

18h30 - Jubileu Filho

19h - Carol Benigno

19h30 - Valéria Oliveira

01 de abril – Quarta-feira

18h30 - Jaime Lourenço e Eli Cavalcante

19h - Zé Hilton do Acordeon

19h30 - Khrystal

 

Diante do cenário mundial de incertezas e cautelas provocadas pelo surto do novo coronavírus, o período de inscrições do 5º Tanz Festival de Dança sofreu alteração. Previsto para iniciar no próximo dia 1º de abril, as inscrições foram transferidas para o período de 1º a 27 de maio de 2020.  

A data do Festival continua mantida, de 10 a 14 de junho 2020. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Fundação Parnamirim de Cultura, acontecerá no Cine Teatro Municipal da cidade. O regulamento já está disponível para os interessados na internet, no link http://bit.ly/tanz5 (link disponível na bio do instagram do Festival - @tanzfestivaldedanca).

 

SERVIÇO – 5º Tanz Festival de Dança

Ø  Data: 10 a 14 de junho de 2020

Ø  Local: Cine Teatro Municipal de Parnamirim/RN

Ø  Regulamento: http://bit.ly/tanz5 (link disponível na bio do instagram do Festival - @tanzfestivaldedanca)

Ø Inscrições: 1º a 27 de maio de 2020.

 

Devido ao Covid-19 no Brasil, o show da nova turnê “Magico Amore” de Thiago Arancam, que aconteceria em Natal, dia 3 de abril, será adiado para o dia 23 de outubro. O cantor sente muito em adiar a estreia deste novo trabalho, mas acredita que o melhor cenário é assegurar a saúde dos fãs e equipe.


Os ingressos adquiridos serão válidos para as novas datas, não havendo necessidade de troca. Incentivamos o público que permaneça com os ingressos para a nova data.


Para mais informações, entre em contato através do e-mail faleconosco@opusentretenimento.com

 

A produção do espetáculo “A mentira” vem informar que, por motivos de força maior, sobretudo em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19), as apresentações da peça estão provisoriamente suspensas. Desde já nos desculpamos por quaisquer inconvenientes ocasionados por essa situação, que acomete todo o mundo nesse momento. Salientamos, por fim, que estamos em constante contato com as autoridades envolvidas, que poderão vir a traçar novas orientações acerca das providências necessárias. Obrigado, e até breve!


Todos os clientes serão reembolsados. Confira abaixo as regras de estorno:
Ingressos adquiridos na bilheteria:
As solicitações de reembolso deverão ocorrer até o dia 21 de abril, no mesmo local da compra, mediante apresentação de documento de identidade e ingressos adquiridos.

Prazos de Reembolso:
Cartão de Crédito: o estorno ocorrerá na próxima fatura ou na subsequente, de acordo com o fechamento de sua fatura.
Cartão de Débito: 20 dias úteis para reembolso diretamente na conta.
Em dinheiro: a devolução acontecerá igualmente em dinheiro.

*Conforme regras da sua administradora de cartão, para compras realizadas acima de 90 dias, a Uhuu poderá, em alguns casos, solicitar os seus dados bancários para depósito.

Ingressos adquiridos pela internet, aplicativo totem:
Aos clientes que compraram via internet no site Uhuu.com, o estorno será feito automático.

Para mais informações acesse https://www.uhuu.com/cancelamento ou através do e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
 

 

O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, mantém a tradição potiguar de celebrar os versos e a literatura poética no 14 de Marco, Dia Nacional da Poesia, e preparou uma programação especial que contempla ações na capital e no interior do Estado.

A comemoração teve início em 7 de março na Casa de Cordel, localizado na Cidade de Alta em Natal, com o lançamento da coleção “Dez Mulheres Potiguares”, também alusiva ao Dia Internacional da mulher.
 
Nesta quinta (12) a partir das 18h na Livraria Manimbu haverá o lançamento “Temporalibus”, de Maria Gomes, além de uma apresentação do poeta Antônio Francisco. 

Livraria Manimbu

No sábado,14 de março, os festejos estarão localizados na Livraria Manimbu (Rua Açu), a partir das 8h com a Alvorada Poética que terá apresentação de um duo da Banda da PM, integrado pelo sargento Walterklayson (teclado) e o subtenente Guedes (saxofone), recitais poéticos, lançamentos de três livros:  “Quintessência”, Shauara David, “Meu Canto de Amor é um Gemido de Blues”, Luíza Oliveira; e “Quem abriu a boca da pedra?”,de Jeovânia P., além da Folha Poética e a realização de  shows musicais, com Wescley Gama e da banda DEP apresentando a obra de Belchior. 
 

Memorial Câmara Cascudo e Feira Livre

Na tarde do sábado (14), a partir das 16h, a celebração se transfere para no Espaço Gumercindo Saraiva, localizado dentro do Memorial Câmara Cascudo, Cidade Alta, onde ocorrerão o Cortejo Poético Cultural, em parceria com a Samba, com a presença dos grupos Folia de Rua e Batuques de Mulheres de Gami, além das performances artísticas do grupo Insurgências Poéticas e das bandas Reconvexo e Gato Lúdico.  O evento será apresentado pelo ator Rodrigo Bico.

O projeto 14 de Março na Feira Livre de Nova Natal, que será realizado no domingo (15) a partir das 8h, tem o apoio da FJA. A ação terá fanfarras, cortejo, recitais poéticos e shows musicais.

Casas de Cultura e Mossoró
 

As casas de Cultura Popular pertencentes ao Governo do Estado, também celebram a data com ações poéticas com participação de grupos e artistas nos municípios de Assu, Macaíba, Currais Novos, Martins e Florânia.

Em Mossoró no dia 14 a partir das 9h, a FJA  apoia  a ação Varal Poético com a distribuição de panfleto de poesias, lançamento do 3 Concurso de Poesia em Guardanapo de Papel e lançamento do Livro “Essencia do Meu Ser”, de Yáscara Aamara, além do recital dos poetas Genildo Costa e Geová Costa. Haverá homenagens às memórias de Pedro Melo, Silvana Alves, Vingt-um Rosado e Clarice Lispector.

  

PROGRAMAÇÃO DIA NACIONAL DA POESIA 

 

Dia 12

Livraria Manimbu

18h -  Lançamento do novo livro Temporalibus, de Maria Maria Gomes.

Apresentação do poeta Antônio Francisco 
 

Dia 14

Livraria Manimbu

8h - Alvorada Poética

9h -Lançamento da Folha Poética

10h - Apresentação musical e poética de Wescley Gama

10h40 - Banda D E P, apresentação “Belchior Divino Andante”

11h - lançamento dos livros:

“Quintessência”, Shauara David

“Meu Canto de Amor é um Gemido de Blues’, Luíza Oliveira

“Quem abriu a boca da pedra?”, Jeovânia P.

 
Dia 14

Memorial Câmara Cascudo -Espaço Gumercindo Saraiva  

16h -  Encerramento Cortejo poético cultural 

com participação do Grupo Folia de Rua e Batuque de Mulheres do Gami  -SAMBA 

17h -Sarau poético livre com Rodrigo Bico 

18h- Show da Banda Gato Lúdico

19h - Insurgências Poéticas

20h - Show da banda Reconvexo 
 

Dia 14

Casa de Cultura Popular de Assu

20h -Comemoração do dia Nacional da Poesia no Anfiteatro Arcelino Costa Leitão com distribuição do terceiro Planfleto Poético criado pela Academia Assuense de Letras, Grupo Lagoa Viva, Grupo Celebra Poesia.

 

Casa de Cultura Popular de Martins

 16h - Programação do Dia da Poesia da Casa de Cultura Cultura Popular de Martins com apresentação de poesias do martinense Maxsuel Marinho e participação de Cledina Rezende. Declamação de poesias das agentes Teté Paiva e Elisangela.

 

Casa de Cultura Popular de Macaíba

 19h - Recital Poético - exposição de poesias e livros de poetas macaibenses.

12h30 – Shows musicais
 

Dia 15

14 de Março na Feira de Nova Natal

8h – Café da Manhã e transmissão da Rádio Insubmissa no alpendre

10h – Fanfarra e cortejo poético na feira

11h – Recital na feira com participação da Batalha do Vinho com transmissão da Rádio Insubmissa.

12h30 – Shows musicais

 

A Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Fundação Parnamirim de Cultura, irá realizar entre os dias 10 e 14 de junho de 2020, a 5ª edição do Tanz Festival de Dança. O evento acontecerá no Cine Teatro Municipal da cidade. O regulamento já está disponível para os interessados na internet, no link http://bit.ly/tanz5 (link disponível na bio do instagram do Festival - @tanzfestivaldedanca). As inscrições serão iniciadas a partir do dia 1º de abril.

O Tanz Festival de Dança faz parte do calendário cultural de Parnamirim e este ano mais uma vez contará com uma vasta e diversificada programação, com mostras competitiva e não competitiva, mostra infantil, batalha 1x1 all style, cursos, workshops, oficinas, palestras, feira de artigos de dança e uma audição para bailarinos profissionais com idade mínima de 18 anos para compor elenco de shows em cruzeiros marítimos. Contará também com a presença de professores, coreógrafos, bailarinos de renome nacional e local. Uma banca de jurados com profissionais qualificados será montada para avaliar as coreografias e premiá-las com troféus e premiação especial em dinheiro. Serão cinco dias de intensas atividades que muito contribuirão para a valorização da dança e dos profissionais da área.

A 4ª edição do Tanz Festival de Dança no ano passado foi um sucesso e registrou mais de mil e duzentos inscrições, com participantes do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco e Ceará. O festival representa uma excelente oportunidade de troca de experiências e capacitação profissional.

 

SERVIÇO – 5º Tanz Festival de Dança

Ø Data: 10 a 14 de junho de 2020

Ø Local: Cine Teatro Municipal de Parnamirim/RN

Ø Regulamento: http://bit.ly/tanz5 (link disponível na bio do instagram do Festival - @tanzfestivaldedanca)

Ø Inscrições: a partir de 1º de abril de 2020

 

daniel torres

Vencedora do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia e do Cesgranrio de Melhor Espetáculo, “A Invenção do Nordeste”, do grupo potiguar Carmin, volta à Natal em curta temporada nos dias 07 e 08 de março, com quatro sessões na Casa da Ribeira, às 18h e 20h30. Os ingressos já estão disponíveis no www.sympla.com.br/teatrocarmin, ou na bilheteria da Casa (de segunda à sexta, das 14h às 17h). Mais informações pelo 84 987040265.

A peça é inspirada no livro “A Invenção do Nordeste e outras Artes”, do historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr. Conta a história de um diretor que é contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem nordestino. Depois de vários testes e entrevistas, dois atores vão para a final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para o último teste. Durante as 7 semanas de preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples.

Desde sua estreia, o espetáculo conta com ótima recepção de público e crítica, assim como tem conquistado prêmios inéditos para o RN e para o Nordeste, como os anteriormente citados e ainda o Botequim Cultural de Melhor Autor Drama/Comédia, o Prêmio Humor de Melhor Peça, Melhor Direção e Melhor Texto. Recentemente a peça venceu nas categorias de Dramaturgia e Melhor Ator Coadjuvante do 13º Prêmio APTR – Associação dos Produtores de Teatro.

A peça é dirigida por Quitéria Kelly, que motivada por reações xenófobas durante as eleições presidenciais de 2014, encontrou na obra do Professor Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior um ponto de partida para refletir as divisões sociais brasileiras. Durval é historiador e autor do livro “A Invenção do Nordeste e Outras Artes”que remonta o surgimento de um recorte espacial para gerar um lugar real tanto quanto imaginário, e assim as motivações políticas para este fim.

A Invenção do Nordeste conta com a dramaturgia de Henrique Fontes e Pablo Capistrano. Elenco: Henrique Fontes, Mateus Cardoso e Robson Medeiros. Cenografia de Mathieu Duvignaud, Dramaturgia audiovisual e iluminação Pedro Fiuza; trilha original: Gabriel Souto e Toni Gregório. Produção: Mariana Hardi e Quitéria Kelly.

 

A Invenção do Nordeste

Local: Casa da Ribeira

Data: 07 e 08 de março

Sessões: 18h e 20h30

Ingressos: www.sympla.com.br/teatrocarmin ou na

bilheteria da Casa da Ribeira (Seg à Sex das 14h às 17h)

Informações: (84) 98734-6660

 


Twitter