NATAL PRESS

 

A Escola de Música da UFRN recebe nos dias 18 e 19 de dezembro, a partir das 19h, o Recital Isadora & Oriano, com a pianista Isadora Rezende e também o lançamento do documentário “Quando as Nuvens Eram Nossas”, de autoria do cineasta Carito Cavalcanti. Serão duas noites em homenagem ao pianista Oriano de Almeida, que prometem emocionar o público. A entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início de cada apresentação.

Projeto Isadora Rezende conta com o patrocínio do Programa Djalma Maranhão e do CEI Romualdo Galvão. O homenageado da noite, o pianista Oriano de Almeida nasceu em Belém, mas veio ainda criança pra Natal em 1930, quando começou a estudar piano com seu tio, o maestro Waldemar de Almeida, e desde cedo demonstrou sua destreza ao instrumento. Foi um pianista que ficou conhecido em todo o Brasil, tocou em alguns dos maiores palcos do mundo, e ganhou muitos prêmios fazendo o que mais amava: tocar piano. Além de pianista, Oriano também foi compositor, que cantou suas memórias e seus afetos, em obra que reflete sua memória afetiva, suas alegrias e sua terra. Ao longo dos anos, tornou-se uma figura importante no desenvolvimento da música e das atividades artísticas e culturais do Rio Grande do Norte. A jovem pianista Isadora descobriu e se apaixonou pelo feito de Oriano quando ainda tinha 10 anos de idade.

 

Lançamento do documentário “Quando as Nuvens Eram Nossas”

“Quando As Nuvens Eram Nossas” é um documentário sobre o pianista Oriano de Almeida, com direção, roteiro e fotografia de Carito Cavalcanti (Praieira Filmes). O filme é um curta-metragem (23 minutos) que traz recortes da vida e obra do artista, através de depoimentos de pessoas relacionadas a ele, como o historiador Claudio Galvão que escreveu um livro sobre Oriano intitulado “O Céu Era o Limite”.

O documentário faz um resgate da memória biográfica de Oriano e busca transcender ao que está escrito em livros, valorizando a tradição oral, trazendo também muitas imagens de arquivo. Além do historiador Claudio Galvão, o filme tem ainda a participação de Diógenes da Cunha Lima (advogado, poeta e presidente da Academia Norte Rio-Grandense de Letras), Marluze Romano (pianista e aluna de Oriano), Luiza Maria Dantas (pianista e aluna de Oriano), Danilo Guanais (músico, compositor e professor da EMUFRN), Guilherme Rodrigues (pianista e professor da EMUFRN), e a participação especial da jovem pianista Isadora Rezende que conduz as entrevistas. O filme também faz um paralelo entre Oriano e Isadora. Durante vários meses o cineasta Carito Cavalcanti acompanhou Isadora Rezende nessa busca sobre a história de Oriano de Almeida, cuja pesquisa foi coordenada por Fernanda Ferreira - mãe de Isadora e produtora do "Projeto Isadora Rezende". O filme é mais uma ação do "Projeto Isadora Rezende" que também promove o recital "Isadora e Oriano".

Isadora Rezende 

A pianista iniciou na música através do Curso de iniciação Artística na UFRN e aos seis anos passou a estudar piano com a professora Regiane Yamaguchi. Fez seu primeiro recital solo aos sete anos. Em 2015 foi convidada pelo Prof. Miguel Proença para se apresentar no Espaço BNDES, no Rio de Janeiro, no concerto Jovens Talentos. Em 2016 alcançou a primeira colocação em sua categoria no concurso Steinway-Caio Pagano, realizado pela USP – Ribeirão Preto.

Isadora também participou de aulas com os professores Miguel Proença, Lúcia Barrenechea, Michael Uhde, David Korevaar, Mauricy Martin, Markus Stange, Guigla Katsarava, Eduardo Monteiro, entre outros. Foi aluna de Percepção e solfejo do maestro André Muniz, da profª Maria Clara Gonzaga, e do Prof. Danilo Guanais. Em 2018 obteve a primeira colocação em sua categoria no concurso Souza Lima (SP).

Em 2019, foi solista do concerto “Com amor, Mozart”, executando o exigente concerto em ré menor de Mozart, e foi solista convidada no segundo concerto da temporada oficial da Filarmônica UFRN, executando o mesmo concerto. Neste mesmo ano, foi selecionada como bolsista do prestigioso Festival Orford Musique, em Montreal, Canadá, onde esteve sob a orientação do prof. Jimmy Briére (Université de Montréal) e foi selecionada como bolsista da FEMUSC, Festival de Música de Santa Catarina, um dos mais importantes da América Latina. Integrando o grupo de finalistas do Concurso Jovens Talentos Mansueto Barbosa 2019, em Fortaleza/CE, alcançou a segunda colocação.  É aluna da classe de piano do prof. Guilherme Rodrigues, na UFRN.

Serviço

Recital Isadora & Oriano e Lançamento do Documentário

Quando: 18 e 19 de dezembro

Horário: 19h

Onde: Escola de Música da UFRN

Entrada Gratuita (retirada dos ingressos a partir das 18h)

Endereço: R. Cel. João Medeiros - Lagoa Nova, Campus da UFRN - Natal - RN

Classificação livre

Cada apresentação terá duração de 1h e 10 minutos.

divulgação

‘Entre Facas e Segredos’ é a grande estreia da semana

Abaixo, links da programação: 

Cinépolis Natal Shopping: https://tinyurl.com/wdbk37w

Cinépolis Partage Norte Shopping Natal: https://tinyurl.com/vdhfrjs

Divulgação

 

Completando 22 anos, o projeto “Um Presente de Natal” acontecerá neste final de semana na Árvore de Mirassol, como parte integrante do Natal em Natal. O espetáculo, que tem o patrocínio da Prefeitura Municipal do Natal, e é gratuito, será apresentado na sexta e sábado (06 e 07/12) às 20h, e no domingo (08/12) às 19h.


Segundo os realizadores, nesses anos todos, desde a sua criação, o espetáculo valorizou a inquietude do momento. Dessa forma, já passeou por temas como as cruzadas/Guerra Santa, o Êxodos dos Nordestinos, a matança dos inocentes na Rússia, as mães da Praça de Maio na Argentina, etc. Trazendo sempre como tema o legado que esse líder maior da humanidade deixou: generosidade, harmonia e amor ao próximo. 

Nesta edição, comemorativa aos 22 anos, “Um Presente de Natal” traz a diversidade e a inclusão como propósito. Atuando lado a lado, fomentando e valorizando a capacidade do ser humano de abraçar ideais, pessoas e atitudes, nem sempre compatíveis com a sua. Aceitar e apreciar diferenças, sejam de raciais, físicas ou até da natureza do pensamento. Reconhecer as limitações da própria cultura, respeitando outros vieses, entendendo que a diversidade soma, agrega, liberta. 

O elenco reúne artistas de vários segmentos e instituições: intérpretes dos musicais da Escola de Música da UFRN, do projeto Encena/ONG Atitude Cooperação, atores/bailarinos com experiências de liderança, seja na direção ou na difusão do fazer cultural, além da Giradança, reconhecida Cia. do estado, referência nacional, com carreira internacional no tocante à inclusão e diversidade. 

Assim é o projeto “Um Presente de Natal”, celebrando 22 anos, a produção cultural e os artistas da cidade, provocando a reflexão, de forma lúdica e generosa, da importância e representatividade que o projeto possui, cantando em verso e prosa “Abençoado seja o Natal…Abençoada seja a nossa Natal! 

O espetáculo é gratuito e também celebrará o aniversário da cidade Natal no dia 25, no Arena das Dunas, às 20h. Também tem patrocínios do Programa Djalma Maranhão e CEI e apoio cultural do Complexo de Ensino Noilde Ramalho e Rio Center. Realização: Diana Fontes Direção e Produção Cultural.

 

A Fundação José Augusto nesta segunda-feira em seu site oficial, www.cultura.rn.gov.br na secção Editais/Editais Culturais/Editais Abertos o resultado oficial dos contemplados ao Edital de Fomento à Cultura Potiguar 2019 que abrange projetos artísticos-culturais nos segmentos de Música, Teatro, Circo, Artes Visuais, Audiovisual e Rádios Comunitárias.

O Edital concederá premiações no valor bruto de 994 mil reais, sendo que 50% do valor das premiações será destinada para Natal e Região Metropolitana e 50% do valor das premiações será destinado para o interior do Estado.
Foram selecionados 24 projetos para Auxílio Clipe Musical; 8 para Auxílio Curtas-Metragens em documentário ou ficção; 6 para auxílio montagem e 6 auxílio circulação em Teatro; 6 para auxílio montagem em Circo; e 10 para auxílio Rádios Comunitárias.
Os recursos à fase de seleção ocorrem entre os dias 2 a 4 de dezembro de 2019. A publicação final dos selecionados ocorrem entre os dias 5 e 6 de dezembro no Diário Oficial do Estado (DOE).

CONTEMPLADOS

Música – Natal / Região Metropolitana

1° -Carrossel-E T - Produções Musicais
2º-O que é que tem? – Alan Persa-Alan de Melo Trindade
3°-Sacrário -Valéria Oliveira Produções
4º-Rendeiras da Vila -Antônia Rodrigues da Silva
5º-Achei Que Era um Homem-Vitória Gondim Real Nunes
6º-Videoclipe Para a Música: Carne Dos Rios -Terezinha De Meneses Cruz
7º-Nega Linda Abalaiada-Gilvan Aiquoc - Ponto Cultural Coco Juremado Rn As Flechas
8º-Clipe Musical Alphorria – Quilombola Sibaúma -Bethoven e Jubileu Ltda
9º-Flor de Lixo-Raquel de Lucena Vidigal
10º-Xanana-João Maria da Costa
11º-Passarinho-Manassés da Silva Campos
12º-8ª Maravilha-Ana Karla Oliveira Lima
13º-Ana Fernandêz e a Roda De Mulheres Do Samba Potiguar-Ana Maria Fernandes
14º-Lençol de Renda-Nara Adriana de Morais da Costa Carvalho

Segmento Música – Interior

1°-Videoclipe – Visão da Morena-Mykaell Christyan Bandeira
2º-Com o Treque Eu Vou-Geová Costa e Silva
3°-Minha Comunidade Tem História-Francisco Lucinildo dos Santos
4º-Nova York do Sertão-Joselito Coringa Bezerra
5º-Gravação e Produção do Videoclip da Música Torrão de Poti-Francisco Antonio da Silva
6º-Hell lotus “svcker”-Leroy Cheridan da Silva Ramos
7º-Alguém Precisa-Misael da Costa Gurgem
8º-Maurílio Santos e Seus; Dias de Luta -Maurílio Fernandes dos Santos
9º-Florescer-Symara Tâmara Fernandes Carlos
10º-Eu Vim de Longe-Fernanda Bezerra de Azevedo

Segmento Teatro – Auxílio Montagem – Natal / Região Metropolitana

1°-Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare-O Homem ao Revés
2º-Rogério Ferraz Arruda-No Coração da Lua
3°-House Publicidade e Produções Culturais LTDA-Estrábica
Segmento Teatro – Auxílio Montagem – Interior
1°-Cia. A Máscara de Teatro-Desassossego
2º-Pé na Mala e Rua nas Costas – Circo, Teatro de Rua-Xefi’s
3°-T. C. Fernandes (Mapa) -Condenadxs

Segmento Teatro – Auxílio Circulação – Natal / Região Metropolitana

1°-Grupo de Teatro Carmim-A Invenção do Nordeste
2º-Paulo Sérgio Barros Gurgel-A Mulher Monstro
3°-Maria de Lourdes Vitor-Mulheres Invisíveis

Segmento Teatro – Auxílio Circulação – Interior

1°-Renata Soraya Leal da Silva -Viagem aos Pequenos Mundos
2º-Mykael Christyan Bandeira -Cia. Pão Doce – Pelo Médio Oeste
3°-Cia. Escarcéu de Teatro-Nos Consfins do Horizonte

Segmento Circo - Natal / Região Metropolitana

1°-Renata Marques Pereira Ruiz -Varieté Itinerante
2º-Gabriel Herman Rodriguez-Ir(mãos à obra)
3°-Franklin Roosevelt de Medeiros-Os Fabuladores


Segmento Circo - Interior

1°-Pé na Mala e Rua nas Costas – Circo, Teatro de Rua-Pé na Bike e Rua nas Costas
2º-Plínio Dannillo Oliveira de Sá-O Circo Sem Barulho
3°-Cia. Bagana de Teatro-Mulheres à Vista

Segmento Artes Visuais - Natal / Região Metropolitana

1°- Sanzia Pinheiro Barbosa - Não Há Silêncio
2º- Novenil Barros- O Manto
3°- Erick Attos de Andrade- Fluxo Contínuo
4º- Ana Carolina Bezerra Teixeira- Poética Protética: Transignificações...
5º- Daniel Ferreira Torres- Pelo Pescoço

Segmento Artes Visuais – Interior

1°- Francisco de Assis Batista da Costa- Revisitando o Velho Seridó de Hoje
2º- Lucas Marciel dos Santos- A Estrada é Longa
3°- Josenildo Dantas de Medeiros- Versatilidades
4º- Sociedade dos Amigos da Pinacoteca Potiguar- V Salão Dorian Gray de Artes Visuais
5º- Edilaine Christine Paiva Gomes- Sábado é Dia de Feira

Segmento Audiovisual – Natal / Região Metropolitana

1°- -Maria Tereza Pereira De Lima Duarte-Não Queria Ser O Que Fizeram De Mim
2º- -Jana Bezerra De Sá Vasconcelos-Não Foi Acidente, Mataram Meu Pai
3°-Pedro Henrique Félix Barbosa-Womaneater
4º- Asas Do Tempo Filmes-Bege Euforia

Segmento Audiovisual – Interior

1° -Ribeiro Filmes E Produções Eireli-Vindouro
2º-Referência Comunicação-Cinema Instantâneo
3 -Parêa Produções-Por Traz Dos Versos – Antônio Francisco
4º-Rodolfo Allen Teodósio Da Silva-Peque Em: O Cordel Dos Cinco Caboclos

Segmento Rádios Comunitárias - Natal / Região Metropolitana / Interior

1°-Associação Rádio Comunitária Santa Rita-XVI Jornada Cultural
2º-Associação Martinense de Comunicação-Festival de Cultura Martinensense
3°-Associação de Água e Comunicações de São José do Seridó-Programa Bonita ao Som da Viola
4°-Associação de Rádio Difusão Comunitária de Janduís-Conversação Sobre Mulher
5°-RC003-Associação Comunitária dos Trabalhadores de Boa Saúde-Conexão Cultural
6º-Associação Comunitária Cultural Dixseptiense-Semana de Cultura e Artes Esperança
7º-Associação Cultural Desportiva Rodolfense-Rádio Itinerante Ampliando Conhecimentos
8º-Fundação José Ribamar Luguinho de Desenvolvimento-Rádio Comunitária Metamorfose FM 104,9 de São Francisco do Oeste/RN
9º-ADCC-Programa Verso, Cultura e Viola

10°-Associação de Comunicação e Cultura Caicoense-Natal Cultural “Povo Feliz” 

canindé soares

 

O repórter fotográfico Canindé Soares volta a investir numa publicação impressa, apresentando no próximo dia 5 de dezembro, das 17 às 21h, na Capitania das Artes, seu livro: “Litoral do RN”, destacando nessa edição em capa dura e bilíngue, 149 fotos, distribuídas por 139 páginas, revelando a seu público os melhores ângulos de Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, Rio do Fogo, Touros, São Miguel do Gostoso, São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Parnamirim, Nísia Floresta, Tibau do Sul, Canguaretama, Baía Formosa, Galinhos, Guamaré, Macau, Porto do Mangue, Areia Branca, Grossos e Tibau. 

Premiado, conhecido e muito ativo com site pessoal, fotos publicadas em veículos regionais, nacionais e internacionais, Canindé Soares é filho de São Bento do Trairi, tendo iniciado na fotografia no final dos anos 70, fazendo trabalhos na área social (casamento, aniversários etc.). Com mais de 40 anos de experiência, foi fotógrafo e subeditor de fotografia do jornal Tribuna do Norte em Natal, exibindo em seu currículo vários prêmios, entre eles o Prêmio Abril de Jornalismo.

O “mago da fotografia” como é carinhosamente chamado pelos amigos tem intensa participação nas lutas pela melhoria da comunicação, com passagens no Sindicado dos Jornalistas do Profissionais do RN, ocupando várias funções ao longo de várias gestões.

Além do site www.canindesoares.com, tem um banco de imagens com um dos maiores acervos de fotografias do RN na internet, www.csfotojornalismo.net.

O livro foi aprovado pela lei municipal de cultura Djalma Maranhão, obtendo pleno patrocínio da Potiguar Turismo de Decca Bolonha, contando ainda com apoio das prefeituras municipais de Natal (SETUR), Macau, Parnamirim, Supermercado Nordestão, Hemolab, JMT Service, Governo do Estado do RN e da LGN Estruturas e Eventos.

O livro é prefaciado pela professora doutora Sylvana Kelly Marques da Silva, cientista social, que em sua tese de doutorado focou na fotografia de Canindé Soares. “As narrativas fotográficas de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção” foi o título escolhido para sua tese de doutoramento.

 

Serviço:

- Lançamento do livro “Litoral do RN”

- Dia 5 de dezembro – das 17 às 21h

- Capitania das Artes

- Valor R$ 80,00 no dia e R$ 120,00 após.

- As compras no lançamento poderão ser feitas no débito ou crédito

 

Grato pela divulgação, Flávio Rezende - ass.imprensa

Contato para entrevistas com Canindé Soares pelo fone: 9994-2841

Para saber mais:

Trabalhos importantes:
- Fotografias que compôs por dois períodos os cenários do jornalismo da Inter Tv Cabugi, filiada da Rede Globo em Natal e cenários de vários outros programas de TVs locais.

- Cobertura do desfile da Escola de Samba Salgueiro quando esta fez o enredo homenageando Natal no aniversário de 400 anos da cidade.

- Fotos de várias personalidades para a revista Caras, entre elas os jogadores, Pelé, Kaká, Ronaldinho, modelos, Gisele Bundchen, Giani Albertoni, Fernanda Lima, Luize Altenhofen, ator Antônio Banderas, entre várias outras personalidades.

- Único fotógrafo brasileiro contratado para cobrir a vinda do jogador inglês David Beckham a Natal com a finalidade de distribuir as fotografias para toda imprensa nacional.
- Único fotógrafo contratado para cobrir a estada de Bill Clinton, ex-presidente do Estados Unidos em Natal.
– Turnê de Marisa Monte por vários Estados do Nordeste.

 

Livros de fotografias
Em 2010 lançou o Vem Viver Natal
Em 2012 o Natal por Canindé Soares
Em 2013, Natal por Canindé Soares segunda versão
Em 2014, Natal em Fotos, o livro da copa

Prêmios
Em 2013 recebeu um dos maiores prêmios do jornalismo do Brasil, o Prêmio Abril de Jornalismo.

Outros prêmios:

- Troféu Cultura por Toinho Silveira

- Profissionais do Ano por Toinho Silveira (por duas vezes)

- Prêmio Destaque do Mercado por Informática em Revista (por três vezes)

- Talento Potiguar pelo Jiqui Country Club

- Troféu Lambe-lambe pela Associação Potiguar de Fotografia

- The Best Of The Year por Liege Barbalho

 

Cidadão Natalense
Em 2010 recebeu da Câmara Municipal de Natal o Título de Cidadão Natalense por unanimidade e ocorrido pela primeira vez na história da Câmara onde todos os 21 vereadores votaram a favor.

Cidadão Macauense
Neste 2013 recebeu da Câmara Municipal de Macau o Título de Cidadão Macauense, também por unanimidade onde teve o voto de todos vereadores

Cidadão Parelhense
Em 2014 recebeu da Câmara Municipal de Parelhas o Título de Cidadão Parelhense. A proposição foi da vereadora Maria da Guia Dantas de Araújo, presidenta da Casa.

Fotografia como Tese de Doutorado
“As narrativas fotográficas de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção” foi o título escolhido pela Dra., Sylvana Kelly Marques da Silva, concluída na UFRN e com estágio na Universidade de Washington, em Seattle, orientada pelo professor e doutor Jonathan Warren, diretor adjunto do Centro de Estudos Brasileiros da universidade norte-americana.

brunno martins

O festival, que acontece na orla de Ponta Negra, vem ganhando tradição na difusão da produção audiovisual

Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol realizará a sua terceira edição na orla da praia de Ponta Negra, um dos principais cartões postais da cidade, nos dias 28 e 29 de janeiro. Idealizado pela produtora cultural Nathalia Santana, da Pinote Produções, o festival chega a sua terceira edição mantendo o objetivo de contribuir com a difusão do audiovisual potiguar e nacional, dando grande visibilidade aos filmes apresentados. Nos dois dias de evento, a praia será um espaço para receber os profissionais e amantes do cinema e pessoas dispostas a curtir um programa cultural gratuito.

As inscrições para filmes são gratuitas e estão abertas de 02 a 22 de dezembro através do formulário disponibilizado no site www.pinoteproducoes.com/cineverao. Poderão se inscrever no 3º Cine Verão filmes com duração máxima de 20 minutos (incluindo os créditos), que possuam cópia de exibição em arquivo digital e que tenham sido finalizados a partir de janeiro de 2018. O resultado da seleção será divulgado no dia 13 de janeiro de 2020.

A Mostra Cine Verão Poti contará com obras de realizadores potiguares e rodados no estado do RN, e a Mostra Cine Verão Brasil, com obras realizadas por brasileiros de outros estados. Ambas as mostras são de caráter competitivo. E além das exibições dos curtas metragens o festival contará também com debates, apresentações musicais e encontros com profissionais do mercado audiovisual.

O projeto Cine Verão é uma realização da Pinote Produções, com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão e Coral Plaza Apart Hotel. Conta ainda com o apoio do Astral Sucos e XS Energético. 

 SERVIÇO:

3º CINE VERÃO – Festival de Cinema da Cidade do Sol

Dias 28 e 29 de janeiro de 2020, a partir das 16h.

Orla da praia de Ponta Negra – Natal/RN (Deck em frente ao Astral Sucos)

Acesso gratuito

Inscrições e informações: www.pinoteproducoes.com/cineverao

divulgação

 

54 produções nacionais e locais estão em cartaz na Mostra Sesc de Cinema, que acontece em Natal, Mossoró e Caicó, até o próximo dia 4. Um dos filmes, que faz parte da mostra Panorama Norte 2, tem no elenco a atriz potiguar Tita Virgilio.

“No Rio das Borboletas”, do diretor Zeudi Souza, foi filmado em Manaus/AM, e conta a história de duas irmãs que precisam levar a mãe doente para receber atendimento do outro lado do rio Amazonas e deixar amparada a caçula da família – interpretada por Tita, que possui autismo. O curta vai ser exibido na segunda-feira, 02/12, às 18h30, no Sesc Cidade Alta. A entrada é franca, e a programação completa da Mostra está no www.sescrn.com.br.

Tita Virgílio é natalense, graduada em Teatro pela Universidade do estado do Amazonas, e já produziu e atuou em projetos de circulação de espetáculos, atuou em filmes de curta metragem e produziu festivais de teatro, dança, folclórico, de artes integradas e exposições. Atualmente, mora em Salvador, onde se dedica ao Doutorado em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia.

SERVIÇO:
Mostra Sesc de Cinema
Sesc Cidade Alta (Natal)
Até 04/dezembro
Entrada Gratuita

Fim de semana integrará inovação, cultura, saúde, ciência e tecnologia em evento aberto ao público na Vila Feliz, em Pium. A programação, que ocorre de 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, dentro do I Workshop de Inovação em Saúde de Parnamirim (WorkInovas), contará com exposição de artes, roda de conversa sobre poesia e literatura, feira de livros, mostra audiovisual com a exibição de curta-metragem, sessão de autógrafos e show musical de Jamilly Mendonça e Yrahn Barreto, com a coordenação cultural de Carla Alves e Aluízio Mathias. 

Para a idealizadora do WorkInovas, Maria Nascimento, o evento está sendo realizado para a comunidade.  “Enquanto teremos palestrantes no auditório falando sobre inovação e empreendedorismo na área da saúde, toda a área externa da Vila Feliz estará aberta à comunidade, numa integração entre ciência, arte e cultura”, disse. 
O evento é uma realização de Maria Nascimento Arte e Cultura junto com os organizadores Gláucio Brandão da InPACTA- UFRN, Elionai Moura da Plused e a Profa. Andrea de Sá. Tem ainda o patrocínio da Prefeitura de Parnamirim, doTerra Essential Oils, Clínica Lar e Távola Livros e o apoio do Complexo Integrado de Terapias e Ensino, Adolos BPO, Jerimum Valley e da Fundação José Augusto.
 Confira a programação cultural completa:

Serviço:
I Workshop de Inovação em Saúde de Parnamirim (Workinovas)
Local: Vila Feliz - em Pium 
Data: 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro
Ingresso: Programação cultural – gratuita e Programação científica - https://outgo.com.br/i-works hop-de-inovacao-em-saude-de-parnamirim 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL 

Programação Cultural
29 de novembro 
18h40 – Música Instrumental - flautista Andrea Silveira - auditório
20h20 - Poesia - Weid Sousa -  auditório

30 de novembro
09h30 – Exposição ‘Raízes Ancestrais’ - Weid Souza - Jardim da Arte
10h – Roda de Conversa - ‘A Poesia da Resiliência e da Auto-formação Humana – A Psicologia Positiva Aplicada à Arte’ - Convidada: Professora Evanir Pinheiro e Mediação: Professora Weid Souza - Tenda Literária
10h - Sessão de autógrafos do livro: ‘Do Casulo à Borboleta’ - Eva Potiguar - Tenda Literária 
11h – Exposição ‘Um Toque de Poesia’ – Poetas Potiguares - Fotografia: Flávia Freire e Curadoria: Carla Alves -  Jardim da Arte
14h – Oficina ‘Poetrix em Suporte Alternativo: Produção em Livro Cartonero’ - Facilitadora: Gilvânia Machado - Tenda Literária
15h50 – A História de Maria de Déa por Célia Melo (atriz/contadora de histórias/cordelista) Tenda Literária
16h10 – Roda de Conversa - ‘A Literatura e a Ressignificação da Vida’ - Convidados: Araceli Sobreira, Jânia Souza, José de Castro, Marcos Campos e Tereza Custódio e Mediação: Gilvânia Machado - Tenda Literária
17h10 – Feira de Livros - Sessão de Autógrafos com Escritores Potiguares - Tenda Literária 
17h50 – Mostra Audiovisual: Exibição do Curta-metragem ‘Cidadãos Invisíveis’ - direção: Paulo Dumaresq - Auditório
18h30 – Show Jamilly Mendonça e Yrahn Barreto - Auditório

1º de dezembro
08h30 – Mostra Audiovisual: Exibição do Curta-metragem ‘Catarro’ - Direção: Paulo Dumaresq - Auditório
09h30 – Relato de Experiência - ‘A Prática da Biblioterapia – Tratando Feridas do Corpo e da Alma por Intermédio da Leitura’ - Palestrante: Sandemberg Oliveira - Auditório
10h – Roda de Conversa - ‘Folha Poética: Por Uma Leitura Pública e Gratuita’ - Convidado: Aluízio Mathias 
10h - Sessão de Autógrafos - Fanzine: ‘Liberdade Palavra Poesia’ - Aluízio Mathias - Tenda Literária
11h – Sessão de Autógrafos - Livro: ‘Janela da Alma – Pela Prática da Biblioterapia’ - Sandemberg Oliveira - Tenda Literária
Tenda Literá

Hoje, às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RN haverá uma Audiência Pública sobre o Plano Estadual de Cultura. O documento que foi enviado para a Assembleia em 2012 e seguiu para a Comissão de Justiça em 2014, está parado desde então. Em 2019, o plano passou por uma análise da equipe da Fundação José Augusto que encaminhou a proposta para ajustes visando o novo período de 2020 a 2030.

"O Plano Estadual de Cultura é o instrumento norteador, que reforça o planejamento sistemático de políticas públicas de cultura para a melhoria da sociedade com marcos importantes para transformação da nossa realidade”, afirma Esso Alencar, articulador do Fórum Potiguar de Cultura, organização que estará presente na audiência pública e convida aos realizadores dos variados segmentos culturais do estado a participarem deste momento estruturante para  política cultural do RN.

Ainda de acordo com Esso Alencar, o Fórum Potiguar de Cultura sugeriu, desde o ano passado, uma audiência pública à Assembleia Legislativa do RN com o fim de buscar uma aceleração na tramitação deste plano, visando consolidar o Sistema Estadual de Cultura. “Também já estamos há tempos exigindo a execução da Lei do Fundo  Estadual de Cultura e apresentamos, há alguns meses, uma minuta para a Criação do Conselho de Políticas Públicas, que junto ao plano são os 3 itens básicos desse sistema", reforça.

Sobre o Fórum Potiguar de Cultura

Criado em 2011, o Fórum Potiguar de Cultura é uma organização da sociedade civil com participação de artistas, produtores, redes setoriais, grupos e movimentos culturais, que têm se proposto a ser um espaço para dialogar questões relacionadas à produção, gestão e política cultura no âmbito estadual.

Na trajetória de oito anos o Fórum Potiguar de Cultura construiu quatro documentos orientados para melhores políticas públicas para a cultura do Rio Grande do Norte, são eles: Cartilha de Diretrizes Setoriais para Cultura (2011), Minuta de Projeto de Lei para Implementação do Sistema Estadual de Financiamento à cultura (2016), 22 Diretrizes para Cultura do RN (2018), Minuta de Projeto de Lei para Criação do Conselho Estadual de Políticas Públicas (2019).

Os documentos fazem parte de um contexto amplo sendo cada um deles direcionados a um foco. As diretrizes, por exemplo, são dedicadas a ações possíveis e concretas relacionadas ao desenvolvimento do Estado com investimento na Cultura. O conselho de Cultura é uma forma de garantir um controle social para a construção e a manutenção operacional das diretrizes. E a lei do sistema de financiamento para Cultura é uma forma de tornar mais democrático com maior acesso e fazendo com que os recursos financeiros cheguem a todos os municípios de maneira transparente e com equidade.

 



Twitter