NATAL PRESS

 

 

 

Na edição de junho da “Quinta do Humor”, quem comandará o palco mais divertido da cidade é o humorista Cibalena, no dia 7, a partir das 20h, na Praça de Alimentação do Partage Norte Shopping, com entrada gratuita.

 

Cibalena começou sua carreira fazendo shows nos ônibus em Fortaleza. Com sua irreverência e molecagem conseguiu viralizar um vídeo no YouTube, que alcançou mais de 3 milhões de visualizações, passando a fazer show nas maiores casas de humor do Ceará. O humorista já participou de programas como “Ratinho” e chegou a ser finalista do quadro “Quem chega lá?”, no Domingão do Faustão. Ele promete arrancar muitas gargalhadas dos espectadores com seu espetáculo “Do ônibus para o mundo”.

 

A Quinta do Humor é um projeto que leva comédia aos clientes do Partage Norte Shopping, gratuitamente. Toda primeira quinta-feira do mês, o público do empreendimento ganha um momento dedicado à comédia.

 

 

Serviço:

Quinta do Humor

Data: 07 de junho de 2018

Horário: 20h

Local: Praça de Alimentação do Partage Norte Shopping Natal.

Endereço: Avenida Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi.

Contato: (84) 3674-8200 | 98189.8899 (WhatsApp)

Redes Sociais: @partagenatal

Sitewww.partagenatal.com.br

A Cosern abriu nesta 4ª feira (30) e estenderá até 23h59 do dia 18 de junho, por meio do seu site, as inscrições para o recebimento das propostas do Programa de Patrocínios Cosern 2018, exclusivamente para projetos certificados pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo. Os interessados em participar do processo de seleção deverão acessar o endereço www.cosern.com.br, clicar no menu “A Cosern”, em seguida “Sustentabilidade” e por último na aba “Projetos Culturais”.

 

Na página, o solicitante deverá consultar a Política de Patrocínios e Doações da Neoenergia e o Guia Básico do Proponente, onde constam as orientações e etapas sobre o processo seletivo. Depois, deve baixar, preencher e assinar o Questionário de Compliance e a Ficha de Inscrição disponibilizados no site.

 

Para finalizar a inscrição, o proponente deverá enviar os formulários preenchidos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.​ juntamente com:

 

·              Cópia de documentação do proponente (RG,CPF, Comprovante de  Residência, Cópia da conta de luz, CNPJ em caso de pessoas jurídica, Contrato Social) ;

 

 

 

·              Cópia do Certificado de Enquadramento na Lei de Incentivo à Cultura;

 

 

 

·              Arquivo com apresentação do projeto;

 

 

 

·              Cópia do anexo I do formulário da Lei Câmara Cascudo.​

 

Cumpridas as etapas do processo de inscrição e avaliação, o resultado da seleção será divulgado posteriormente no site da Concessionária. É importante ressaltar que todo o processo é feito exclusivamente de forma eletrônica.

 

Conforme divulgado no site da Cosern, para participar da seleção é fundamental que os projetos estejam aderentes à Política de Patrocínios e Doações do Grupo Neoenergia.

 

Também é imprescindível que os projetos atendam aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme descrito no Guia básico do Proponente.

 

Outro critério fundamental para submeter o projeto à seleção da Cosern é possuir o “Certificado de Enquadramento” emitido pela Fundação José Augusto, do Governo do Estado.

 

Patrocínios culturais: uma marca forte da Cosern

 

O apoio à cultura potiguar dado pela Cosern há quase 20 anos faz parte da Política de Patrocínios e Doações da Neoenergia, dentro da Política de Sustentabilidade do Grupo para o desenvolvimento das comunidades onde ele atua, realizando parcerias e implementando programas que contribuam para o desenvolvimento social, por meio de ações de empoderamento e valorização da cultura e dos costumes locais.

 

Para Karine Severo, Gerente do Departamento de Comunicação Externa da Cosern, o compromisso da Distribuidora com a cultura potiguar, ao se renovar a cada ano, é mais uma prova de que a atuação da empresa vai além do fornecimento de energia elétrica. “Nesses quase vinte anos da Política de Patrocínios, já levamos sorrisos, histórias, educação, transformamos muita energia em cultura. Estamos cumprindo com a nossa missão de iluminar a vida das pessoas”, finaliza.

 

Durante o processo seletivo de 2017, a Cosern recebeu 131 propostas de patrocínios culturais via leis de incentivo. Os 19 projetos culturais selecionados (veja box abaixo) no ano passado abrangeram todas as regiões do estado.

 

Em julho de 2017, a Cosern recebeu o troféu Top of Mind 2017 como a empresa potiguar que mais investe nas áreas de Cultura e Meio Ambiente. Foi a sétima vez que a Cosern é laureada com o troféu, entregue pela Revista Foco Nordeste aos 32 segmentos de mercado mais lembrados em entrevistas feitas pelo Instituto Smart Pesquisa de Opinião, com 700 natalenses, em todas as regiões da capital.

 

Em reconhecimento a esse trabalho, a Cosern foi homenageada em agosto com o “Troféu 7 de Agosto” entregue pela revista Foco e o portal Foco Nordeste a diversos segmentos do Rio Grande do Norte, em eleição feita por um júri formado por jornalistas. O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte e a Cosern recebeu a honraria como instituição não governamental que mais apoia, incentiva e promove a Cultura em todo estado.

 

Por duas vezes, o Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, recebeu da organização do “Troféu Cultura”, o mais representativo do estado no segmento, a Medalha Djalma Maranhão Mérito Cultural, em reconhecimento ao seu esforço em desenvolver a Arte e a Cultura do povo do Rio Grande do Norte.

 

Para saber mais:

Os 19 projetos culturais patrocinados pela Cosern em 2017 por meio da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, de acordo com os segmentos:

Cinema e Audiovisual:

Cine Sertão;

Mostra Trinca Audiovisual; e

Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa.

Música:

Movimento Sinfônico OSRN;

Oficinas na Ilha 2017;

Circulação no RN do show “Mirá”, de Valéria Oliveira; e

Som Sem Plugs.

Teatro e Artes cênicas:

Santa Luzia Cultural – Oratório de Santa Luzia;

Estação Cascudo – Sertão Criança; e

Narrativas do Silêncio (Inclusão de surdos).

Educação e Literatura:

XIII Feira do Livro de Mossoró;

Caravana de Escritores Potiguares; e

Casa das Palavras.

Cultura Popular:

Conexão Elefante Cultural;

Transforme-se;

Conexão Felipe Camarão 2017;

Multicultural:

Música, Cinema e Literatura na Praça – Praça Para Todos;

Troféu Cultura;

Projeto Cultural Eco Praça;

 

SERVIÇO:

 

Abertura do processo de recebimento de propostas para a seleção de projetos culturais do Programa de Patrocínios 2018 da Cosern

 

De 4ª feira (30/05) até 23h59 do dia 18 de junho de 2018

 

Exclusivamente no site (www.cosern.com.br), menu “A Cosern”, em seguida “Sustentabilidade” e por último na aba “Projetos Culturais”.

 

Fotos: Cosern/Divulgação

 

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

 


​Dando continuidade a sua temporada em Natal, o Circo Grock é uma ótima opção para curtir o feriado em família. Os palhaços Espaguete e Ferrugem se apresentam com artistas convidados num espetáculo hilário com mágicos, equilibristas, malabaristas, ilusionistas e muito riso e irreverência. O Circo Grock está montado na área externa da Arena das Dunas e amanhã terá espetáculos às 18h e 20h, na sexta-feira, às 20h, e no sábado e domingo às 16h, 18h e 20h.


Sobre o Circo Grock

A lona do Circo Grock nasceu, em dezembro de 2005, como um projeto ousado, pois se apresentava como um circo de pequeno porte, mas com um acabamento de uma grande companhia. Conduzido por Nil Moura e Gena Leão ou Espaguete e Ferrugem, o Circo Grock é a continuação de outro circo administrado anteriormente pela mesma dupla e sua família: o Circo Teatro Cara Melada.

Com uma vasta experiência, que já soma mais de 25 anos de picadeiro, dentro e fora do Brasil, Nil Moura, Gena Leão e sua família guiam o espetáculo do Circo Grock emprestando seus conhecimentos de circo, teatro e dança para fazer uma releitura das artes do picadeiro em seu aspecto mais poético e tradicional.

 

Crédito das fotos: Fotos dos palhaços e equilibrista - Herman Studio

Foto do mágico - Amanda Francisco


Serviço:

Circo Grock no Feriadão

Quinta (31/05) – 18h e 20h / Sexta (1º/06) - 20h e Sábado e Domingo às 16h, 18h e às 20h

Praça Externa da Arena das Dunas (em frente a BR)

Ingressos por R$20 e R$10 (compra online: www.circogrock.com)

Mais informações: Lion Nathan – 98702-7777 e 99867-7614

A Direção Geral da Fundação José Augusto nomeou os quatro representantes do Governo do RN para integrar o Conselho Estadual de Cultura da Lei de Cultura Câmara Cascudo, que realizará sua primeira reunião no dia 6 de junho às 10h na FJA.
 
A nomeação foi publicada pelo Diário Oficial do Estado do último sábado (26/05).
 
Foram designados os conselheiros Paulo Sarkis, Dione Caldas Xavier, João Flávio Medeiros, Edson Soares do Nascimento.
 
Os quatros membros integrarão o conselho junto aos representantes Silvana Macedo, Samuel Lins, Wesley Caetano e Kalleb Silva, eleitos pela classe artística em 25 de abril deste ano.
 
Os suplentes são Ítalo da Rocha, Andiara Emídio, Antônio Barreto e Gabriela Braga.
 
A Lei Câmara Cascudo é gerenciada pela Comissão Estadual de Cultura (CEC), presidida pelo Diretor Geral da Fundação José Augusto. 
 
Tem como principal objetivo recepcionar, analisar e aprovar ou não, todo ano, os projetos inscritos na Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura. 
 
A Comissão é composta por nove membros, sendo 4 indicados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que também faz a indicação de mais 4 membros, que ficam como legítimos representantes suplentes dos quatro membros titulares indicados. 

 

 

 

Encerradas no último domingo, dia 20 de maio, as inscrições para o Tanz Festival de Dança superaram as expectativas dos organizadores e registraram quase o dobro de participação da edição de 2017. Para se ter uma ideia, no ano passado foram inscritas 239 coreografias. Este ano, o número de coreografias passou para 441. No ano passado foram 39 grupos ou escolas participantes e este ano 68 escolas ou grupos de dança que se apresentarão durante o evento.

 

Para o curso de Ballet Clássico Infantil / Iniciante, que será ministrado pela professora Carolina Cox - Teresópolis/RJ – foi preciso abrir uma segunda turma, todas com lotação máxima. As aulas serão realizadas na quinta (31/05), sexta (01/06) e sábado (02/06) – 1ª turma das 08h às 9h30 / 2ª turma das 9h30 às 11h.

 

O Tanz Festival de Dança é promovido e realizado pela Prefeitura Municipal de Parnamirim/RN - através da Fundação Parnamirim de Cultura - e acontece nos dias 30 de maio a 03 de junho, nas instalações do Cine Teatro Municipal de Parnamirim. O Tanz trás para o Rio Grade do Norte, bailarinos renomados no Brasil e fora do país. Confira os nomes dos convidados deste ano:

 

CAROLINA COX- Teresópolis/RJ - Jurada e ministrará o curso de Ballet Clássico Básico Infantil) e Iniciantes; bailarina e professora especializada em Ensino do Ballet Clássico Infantil e professora convidada da Academia de Ballet de Moscow na Província de Misiones, Argentina.

 

SÉRGIO MARSHALL - Teresópolis/RJ - Jurado e dará o curso de Ballet Clássico Intermediário. Primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Executou vários papéis principais e solos em grandes ballets. Atualmente é Professor, Coordenador e Diretor do NÚCLEO DE DANÇA, em Teresópolis.

 

PATRÍCIA ALMEIDA - Campo Grande/MS - professora de Ballet Clássico Avançado e jurada. Professora de Ballet clássico e Diretora do Estúdio de Dança Beatriz Almeida em MS. Consagrada por ter dançado em vários ballets de repertório durante o tempo em que esteve no corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

PEDRO PIRES - Jurado - diretor da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, companhia convidada do espetáculo da Noite de Abertura do Tanz. Foi bailarino solista do Ballet Teatro Guaíra/PR e premiado diversas vezes como coreógrafo, figurinista e cenógrafo.

 

LUIZ ROBERTO – Recife/PE - jurado e professor do curso Contemporâneo I - bailarino e professor de ballet clássico e danças contemporâneas em várias escolas de danças no Brasil e nos Estados Unidos. Além da formação em ballet, tem graduação em fisioterapia e formação do método pilates.

 

JOSSUÉ HASSAN - Jurado - Praticante de breaking, uma vertente da cultura hip hop, e pesquisador da integração entre as danças contemporâneas e urbanas. Faz parte do grupo Esquadrão RN Breakers e é Professor do projeto A.B.C Hip Hop Class na UFRN. Participou dos grupos F.E.X e do Passurbano e fez participação especial no espetáculo “A Cura” com a Cia. Gira Dança. Participou também do Rio H2k no ano de 2015.

 

WILHELM ARAÚJO | Natal/RN - Jurado e professor do curso - bailarino, coreógrafo e arte-educador. Dançou, entre outras companhias, no Cisne Negro/SP e no Balé da Cidade de São Paulo nas quais trabalhou com grandes coreógrafos nacionais e internacionais.  

 

 

O Tanz Festival de Dança é um evento que além de promover o intercâmbio cultural e de possibilitar o aprimoramento de técnicas para bailarinos, professores e estudantes, visa também aproximar o público em geral - de todas as idades - à arte da dança. Com este objetivo, o Tanz oferece oficinas gratuitas dos mais vários estilos de dança e entrada franca para a população assistir as Mostras Competitivas e não Competitivas que fazem parte da programação do festival.  O teatro estará de portas abertas para receber os interessados em participar das atividades ou apenas assistir.

 

O Tanz Festival de Dança é promovido e realizado pela Prefeitura Municipal de Parnamirim/RN - através da Fundação Parnamirim de Cultura - e acontece nos dias 30 de maio a 03 de junho, nas instalações do Cine Teatro Municipal de Parnamirim.

 

Para participar das oficinas, não é necessário fazer inscrição prévia. Basta chegar no Espaço Tanz - um palco montado no mezanino do teatro -, participar e experimentar as deliciosas sensações que a dança proporciona. Para ter acesso às apresentações das Mostras Competitivas, as portas das duas plateias estarão abertas, mas irá obedecer ao limite de lotação do espaço.

 

A Mostra Infantil é a única não Competitiva que será apresentada no palco principal. Confira a programação:

 

OFICINAS E MOSTRAS NÃO COMPETITIVAS:

 

Quinta-feira31/05

 

v  10h às 11h – Dança do Ventre e Soltura de Quadril para Bailarinos;

 

v  11h30 às 12h30 – Dança do Ventre / Belly Fitness;

 

v  13h às 14h30 – Danças Urbanas / Hip Hop Dance;

 

v  15h às 16h30 – Mostra Não Competitiva.

 

Sexta-feira01/06

 

v 10h às 11h  – Dança Afro;

 

v 11h30 às 12h30 – Ballet Cardio;

 

v 13h às 14h30 – Danças Urbanas / Stomping Dance.

 

Sábado02/06

 

v 10h às 11h – Dança de Salão;

 

v 11h30 às 12h30 – Xaxado;

 

v 13h às 14h30 – Danças Urbanas / Charme Dance (Pares);

 

v 14h30 às 17h30 -  Batalha 1 x 1 de Hip Hop.  

 

 

 

Domingo02/06

 

v 10h às 11h –  Dança do Ventre;

 

v 11h30 às 12h30 – Danças Populares / Xote, Coco e Carimbó;

 

v 14h30 às 17h30 - Batalha 1 x 1 de Hip Hop.   

 

 

 

MOSTRAS COMPETITIVAS:

 

Quinta-feira31/05

 

v  18h às 22h – Clássico de Repertório.

 

Sexta-feira01/06

 

v  14h às 18h – Dança Popular, Danças Étnicas, Dança do Ventre e Dança de Salão;

 

v  18h às 22h – Danças Urbanas, Jazz e Pop.

 

Sábado02/06

 

v  15h às 17h – Mostra Infantil não Competitiva;

 

v  18h às 22h – Clássico Livre.

 

Domingo02/06

 

v  14h às 18h – Contemporâneo.

 

 

 

Serviço:

 

Tanz Festival de Dança

 

Dias: 30/05 a 03/05

 

Local: Teatro Municipal de Parnamirim

Entrada franca

 

 

Um marxista estudioso, o professor da UFRN analisou a União Soviética para ver o que deu errado no socialismo e as revoluções sociais do século passado

 

 

 

Robério Paulino é assumidamente um marxista e sabe que uma das questões que pairam sobre o pensamento atual da humanidade é o que aconteceu com as revoluções sociais do século XX, que pareciam tão sólidas e começaram a se desintegrar?

 

Partindo desse questionamento, ele resolveu estudar as razões que levaram à derrocada da União Soviética, ícone maior do socialismo do século passado. O resultado é o livro que será lançado na sexta-feira, 4 de maio, na Cooperativa Cultural Universitária, às 11h, “Socialismo no Século XX – o que deu errado”? (Caravela Selo Cultural) -  que trata das causas do colapso da URSS e o imenso legado da Revolução Russa, com suas conquistas, dificuldades e os equívocos do socialismo do século passado.

 

O totalitarismo de Stálin no Estado soviético, o engessamento da máquina industrial, a perda do dinamismo e do sentimento democrático que foi dando espaço para um setor restauracionista que envelheceu e não se renovou com as mudanças globais, são alguns pontos levantados pelo economista, professor da UFRN do Departamento de Políticas Públicas, que levou ao colapso da União Soviética em 1991.

 

“Veja bem, eu não digo que o socialismo deu errado. Eu faço um questionamento”, esclarece ele, afirmando que ao identificar o que aconteceu de errado, torna-se possível fortalecer o ideal socialista a partir das grandes conquistas da época e de um caminho que levará a não se cometer os mesmos erros.

 

“Aprendendo com as duras lições do Século XX, o movimento socialista, e as organizações que a influenciam, precisam hierarquizar de outra forma a relação bem-estar e ambiente”, aponta ele em determinado momento do livro que é dividido em sete capítulos, os quais vão desde a gênese do sistema soviético até considerações para o socialismo do século XXI, a partir da experiência soviética.

 

 

 

Lançamento de livro

 

Socialismo do Século XX – o que deu errado?

 

Dia: 4 de maio

 

Hora: 11h

Local: Cooperativa Cultural Universitária (Campus da UFRN)

Preço: R$ 50.

 

Chegou a grande hora para os selecionados no concurso “Solte a Voz”. A partir do dia 17 de abril, começam as seletivas para encontrar a grande voz potiguar. O Partage Norte Shopping selecionou os 20 participantes que concorrem ao título. As apresentações acontecem todas as terças-feiras, às 19h, na Praça de Alimentação.

 

Os candidatos que vão disputar a primeira eliminatória e tentar encantar os jurados para garantir vaga na próxima fase são: Miguel França, Paulo Daniell, Dirceu Black, João Paulo Soares e Tatiane Pinheiros. Nesta etapa, oito candidatos serão escolhidos para a semifinal, no dia 15 de maio. Destes, cinco irão para a grande final, no dia 22.

 

Toda semana uma atração convidada pela rádio se apresentará ao final das audições, que também acontecem nos dias 24 de abril, 01 e 08 de maio.

 

O campeão do “Solte a Voz” ganhará um iPhone 7 + kit de produtos mahogany e terá uma música reproduzida na 96 FM, o segundo colocado, uma guitarra Fender + kit de produtos mahogany, e o terceiro, um violão Giannini + kit de produtos mahogany.

 

 

Serviço:

“Solte a Voz” – Eliminatória I

Data: 17 de abril de 2018

Entrada: Gratuita;

Local: Praça de alimentação do Partage Norte Shopping Natal;

EndereçoAv. Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi;

Horário: A partir das 19h;

Contato: (84) 3674.8200 | 98189.8899 (WhatsApp)

Redes Sociais: @partagenatal

Sitewww.partagenatal.com.br

Após a Copa 2018, viajante potiguar poderá conhecer Rússia e Escandinávia através de pacote promocional

 

divulgação

 

Logo após a Copa do Mundo 2018, o viajante potiguar poderá conhecer a Rússia e países da terra dos Vikings, como Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca, todos localizados na Escandinávia, através de um roteiro exclusivo que a Arituba Turismo está operando, com saída de Natal já marcada para o dia 25 de setembro.

A viagem terá uma duração de 20 dias, período em que o viajante irá conhecer cidades como Moscou (Rússia) São Petersburgo (Rússia), Copenhague (Dinamarca), Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia), Helsinque (Finlândia), entre outros destinos turísticos.

O roteiro, que contempla uma série de visitas a pontos turísticos históricos e arquitetônicos, castelos, igrejas, passeios em ferry boat, estação de esqui, geleiras naturais, catedrais e inclui ainda, hotéis de luxo, serviço de ônibus de luxo além de guia acompanhante.

As reservas podem ser feitas através do fone (84) 3133-3880. O valor do pacote, com todos os seus atrativos e diferenciais, envolve tarifas promocionais, até o final de julho.

A Cidade da Criança, equipamento administrado pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, abriga neste domingo (8), a partir das 16h, a apresentação do Conexão Elefante Cultural, com patrocínio da Lei Câmara Cascudo. O projeto está em sua 3ª edição estadual, após circular por alguns municípios do Rio Grande do Norte. O ingresso ao parque custa R$ 1.

Serão apresentados os grupos Clowns de Shakespeare - espetáculo “As Caçadoras de Histórias”, Tropa Trupe – apresentação de “A Lenda do Trapezista Cego” e Entre Nós Coletivo de Criação – com espetáculo “Tromba”.

O Conexão Elefante Cultural  tem o objetivo de popularizar as artes cênicas potiguares, valorizar e incentivar novas ideias e linguagens, promover atividades artísticas e dar novas utilizações aos espaços públicos. Com um corpo artístico de renome, o projeto circula pelos lugares por meio de um caminhão colorido, decorado e carregado de cultura nas áreas da dança, teatro e circo.   

A direção do projeto é de Diana Fontes. Apoio Cidade da Criança - Fundação José Augusto/Centro de Promoção Cultural (CPC) e a realização é da Espaço Vivo Promoções.

 
Serviço

Conexão Elefante Cultural

Data: 8 de abril de 2018

Local: Cidade da Criança - Av. Rodrigues Alves, s/n - Tirol

Horário: 16h

Entrada: R$ 2



Twitter