NATAL PRESS

Os desafios que envolvem o desenvolvimento, surgimento e gestão de empresas serão vivenciados na próxima sexta-feira (22), por alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Lápis de Cor. Os alunos do turno matutino apresentarão seus projetos a partir das 10h, já a apresentação do vespertino ocorre às 16h. Na quadra da escola as crianças vão expor e explicar a ideia de seus negócios e vendas de produtos e serviços aos visitantes do evento.  

A Feira chega em sua segunda edição com o objetivo que os estudantes desenvolvam o comportamento empreendedor e vivenciem as etapas de um plano de negócios, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. As empresas constroem suas identidades a partir de temáticas abordadas em sala de aula. 

 

Serviço:

Feira do Empreendedorismo

Data: 22/09/2017

Horário: Manhã - Às 10h | Tarde: - Às 16h

Local: Escola Lápis de Cor (Av. Amintas Barros, 2823, Lagoa Nova)

 

divulgação
 
O time de futsal da Escola Lápis de Cor estreou nos Jerninhos, no último fim de semana. Os atletas deram show no futsal com direito a duas vitórias por goleada. A categoria I do futsal venceu com o placar de 6x0, e a categoria II com o placar de 4x2. Os jogos continuam no próximo fim de semana e a competição ocorre até o próximo dia 08 de outubro. 

 

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) foi contemplada recentemente pelo Programa Erasmus KA 107, com financiamento de dois anos pela União Européia por meio do Conservatório Licinio Refice, da Itália. O intercâmbio promoveu a ida de dois alunos, dois professores e três servidores para o país europeu, e a vinda de dois professores e três administradores para a UFRN.

A parceria surgiu durante o evento Glomus realizado na UFRN, em janeiro. De acordo com o professor Fábio Presgrave, coordenador de Relações Internacionais da EMUFRN, o intercâmbio com a Itália significa uma nova dimensão para a produção artística e intelectual da escola.

"Temos atualmente acordos em andamento com Finlândia, Dinamarca e Alemanha que têm servido para alavancar o crescimento da EMUFRN, e a Itália por ser um pólo cultural importantíssimo trará à nossa escola importantes desenvolvimentos", considera o professor.

O Conservatório Licinio Refice, da cidade de Frosinone, na Itália, foi fundado em 1972 e se estabeleceu como um dos mais importantes cursos superiores de música. Atualmente conta com 1200 alunos e 130 professores, que atuam nas áreas de pesquisa, performance em música clássica e popular.

 

Psicólogas, psicólogos e estudantes da área de todo o Estado têm programação comum nos próximos dias: a XV Semana de Psicologia do Rio Grande do Norte. O evento acontece de 24 a 26 de agosto, em Natal, e conta com uma ampla programação em consonância com o mote “Psicologias em Lutas e a Construção da Práxis”, adotado como tema desta edição.

De acordo com o Conselho Regional de Psicologia do Estado (CRP/RN), responsável pela organização, temas como os desafios da profissão e a sua presença na Atenção Básica, o Direito à Diversidade e os Direitos Humanos integram a programação do evento. Participam dos debates professores de universidades locais e da Paraíba, além de nomes nacionais, como o professor da UFRJ Pedro Paulo Bicalho, do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Nos dois primeiros dias, a programação da XV Semana de Psicologia do RN acontece nas dependências da UFRN. Tanto pela manhã quanto à tarde, serão promovidas conferências, mesas redondas e rodas de conversa. O período vespertino ainda vai contar com a apresentação de trabalhos. Já no dia 26, o evento deixa a UFRN e ganha um formato diferente, ao ar livre, com a realização do encerramento da programação, na sede do CRP/RN, também em Natal.

As inscrições para trabalhos e participantes foram iniciadas ainda no mês de julho, por meio da internet, e tiveram grande adesão de profissionais e estudantes. Todos os inscritos devem levar, no primeiro dia de evento, um quilo de alimento não perecível, que será doado pelo Conselho posteriormente. No encerramento será apresentada a síntese do que foi discutido em todas as atividades para subsidiar o planejamento das ações do CRP-RN para 2018.

A XV Semana de Psicologia do Rio Grande do Norte faz alusão à passagem do Dia do Psicólogo, celebrado em todo o Brasil em 27 de agosto, e sua programação completa está disponível no site no CRP/RN, o http://www.crprn.org.br .

 

Na próxima segunda-feira (21), às 18h30, a Câmara Municipal de Natal realiza uma Sessão Solene para a entrega da Medalha Câmara Cascudo, que visa reconhecer e valorizar os estudantes da rede pública de Natal que se destacam através de desempenho escolar, em atividades esportivas, em manifestações artísticas e/ou culturais ou em trabalho de voluntariado. A honraria foi concedida por meio Decreto Legislativo nº 1354/2017, de autoria da Vereadora Professora Eleika, conforme publicação no Diário Oficial do Município do dia 28 de junho do corrente ano.

Para a vereadora Professora Eleika, autora da homenagem, a honraria é o reconhecimento da dedicação do estudante. “É preciso divulgar e, mais do que isso, parabenizar os bons exemplos que a escola pública nos presenteia porque é possível, sim, ser um aluno brilhante também na rede pública”.

A autora da proposta explica que a homenagem leva o nome do potiguar Luís da Câmara Cascudo por entender que ele é uma importante personalidade que se destacou em várias áreas e que leva, ainda hoje, o nome do Rio Grande do Norte para todos os continentes.

O Sócio Fundador da Munn Sports Management, Christian Munn, estará em Natal no próximo dia 17 de agosto, às 19h30, para uma palestra informativa sobre bolsas esportivas e acadêmicas em Universidades Americanas. A palestra “Tênis Universitário nos EUA, uma grande sacada!” acontece no Praia Mar Hotel. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Informações e inscrições pelos telefones 98170-0049 ou 2020-8732.

A Munn Sports Management presta consultoria para estudantes e atletas que buscam oportunidades de cursar uma graduação em universidades americanas, com bolsa de estudos. Christian tem mais de 10 anos de experiência no ramo e já assessorou jovens de todo o Brasil nesse processo. Na capital potiguar, ele vem divulgar esse projeto diferenciado de vida. “Poder estudar num país com as melhores universidades do mundo, e continuar praticando e desenvolvendo o esporte que ama é uma oportunidade de vida única. Para muitas famílias, o custo dessa experiência nos EUA é equivalente ao que uma família teria no Brasil em uma universidade particular. As bolsas universitárias são muito generosas e podem cobrir até 100% dos custos”, conta Christian.

Hoje em dia existem oportunidades para todo perfil de jovem: atletas que buscam uma carreira profissional dentro do esporte e aqueles que buscam uma carreira mais acadêmica.

Faltam as últimas 100 camisas para festa Sou Salesiano. A organização do evento informou que esta disponibilidade deve encerrar nesta sexta-feira (11), com vendas na Azul Cargo Express e nas cantinas das escolas do Saleisano Sao José e Dom Bosco, ou pelos telefones 999844040 ou 999180048. A senha custa R$ 70. 

A direção da escola disponibilizou para sortear este ano entre os presentes ao evento 50% de desconto de uma bolsa de estudos para 2018 e 5 kits institucionais, após preenchimento de cupom com o recebimento de uma foto impressa na hora como lembrança.

Este ano são cinco atrações de banda: Banda Dubê, com seu forró, axé e sertanejo; o samba e pagode das antigas do Mesa Doze; a sanfona inconfundível de Giullian Monte que gravou seu DVD recentemente; o pop rock da Banda Maria Fumaça, formada por ex-alunos do Salesiano; além da música com repertório das antigas do DJ PL, também ex-aluno.

Com portões abertos às 14h deste sábado para começar o evento, a proposta da festa é para rever amigos da escola, reencontrar pessoas que participaram da sua formação e relembrar momentos vividos no tempo que muitos dizem ser um dos melhores da vida. É um grande encontro de quem ainda está ou já passou pela escola, nas duas unidades do Rio Grande do Norte, com também os alunos atuais com perfil das atrações jovens, além do amigos do Salesiano, sendo um evento aberto ao público.

A entrega de kits continua no Salesiano São José, na Ribeira, nesta sexta-feira, das 9 às 18h, sem parada para almoço, e no sábado, das 9 às 13h. As vendas continuam na Azul Cargo Express, na Avenida Afonso Pena, no D´Santi Mall, esquina com a Rua Jundiaí.

A organização do evento também vai fazer uma ação social em benefício do Centro Educacional Dom Bosco, no Gramoré, zona norte de Natal. Os participantes estão sendo convidados a levar 1 quilo de alimento não perecível. Toda a arrecadação será doada à instituição sem fins lucrativos, que oferece atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, bem como suas famílias. O Centro faz parte da Rede de Obras Sociais dos Salesianos de Dom Bosco.

 

SOU SALESIANO
Salesiano São José, Ribeira
Entrega dos kits: quinta (9h às 18h) e sábado (9h às 13h)
Festa: sábado, 12 de agosto, 14h30 (portões abertos às 14h)
Atrações: Giullian Monte, DJ PL, 
Banda Dubê, Mesa Doze e Banda Maria Fumaça

 

O auditório do Laboratório de Comunicação (LabCom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe nesta quarta-feira, 2 de agosto, a partir das 16h, debate sobre o jornalismo potiguar e as coberturas locais em destaque na imprensa mundial. O evento é promovido pela Simulação de Organizações Internacionais (SOI).

 


O debate conta com a presença de Aura Mazda, repórter da Tribuna do Norte e correspondente do jornal O Globo em Natal, e Osair Vasconcelos, ex-correspondente do Estadão em Natal que acumula quase 40 anos de experiência no Jornalismo.

 


Os alunos que participarem do debate receberão certificado de quatro horas complementares, além de concorrerem a uma bolsa para participação no Comitê de Imprensa Internacional (CII) da simulação deste ano, realizada de 4 a 7 de outubro.

 


SOI


A SOI é um projeto de extensão ligado ao curso de Direito da UFRN. Com 17 anos de existência, é o maior do gênero no Brasil em número de alunos alcançados. Há 10 anos a simulação conta com um espaço voltado para alunos de comunicação. No Comitê de Imprensa, os estudantes desenvolvem competências em jornalismo impresso, televisivo, fotojornalismo e mídias digitais, aplicando os conhecimentos na prática durante o evento.

 

“Não há saber mais ou menos: há saberes diferenciados!” Paulo Freire

 

As aulas do Projeto Tarralfas – Vivências de Educação Freireana, patrocinado pelo Outback, que visa promover a alfabetização de um grupo de trinta pescadores da Praia de Pirangi do Sul já iniciaram. A iniciativa está sendo executada por meio do método de educação do pedagogo Paulo Freire, que utiliza uma metodologia de educação popular com elementos que fazem parte da realidade, cultura e trajetória de vida dos alfabetizandos. A proposta é um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN e se tornará um documentário com os registros feitos durante o processo.

As aulas já estão acontecendo todas as segundas-feiras, das 8h às 11h, na Marina da Praia de Pirangi do Sul e, de acordo com o professor doutor em Educação, José Mateus do Nascimento, um dos responsáveis pelo projeto, a interação tem sido muito dialógica. “Já tivemos três encontros com vivências multiculturais como: cantoria de viola, degustação de pirão de peixe, momentos marcados pela história de vida e dos nomes próprios dos pescadores. A partir da escrita dos nomes cada qual foi contando sua história, de como tornou-se pescador. O último encontro ocorreu em torno da escrita de nomes de peixes e da fala dos pescadores sobre a cultura da pesca de cada peixe. E foi de uma riqueza de troca cultural extraordinária! Enquanto que os alfabetizadores ensinavam a escreve os nomes dos peixes, aprendiam sobre a cultura de como pescá-los”.

A ideia do Projeto Tarralfas surgiu após o 2º Sargento da Marinha do Brasil, Roberto César da Rocha, servir na Capitania dos Portos/RN e acompanhar a dificuldade que os pescadores de Pirangi do Sul tinham em obter a habilitação exigida para o exercício da pesca com segurança. “O grande desafio para eles é a aprovação em um exame escrito para obtenção do documento que os habilita a conduzir as embarcações, pois a grande maioria deles não sabem ler ou escrever”. Ao constatar essa realidade, o sargento buscou apoio para iniciar um trabalho de alfabetização voltado para os pescadores, a ideia conquistou simpatizantes e está se tornando realidade com o apoio do Grupo Escoteiro do Mar Artifícies – GEMAN/IFRN-CNAT, do Outback Steakhouse, do Grupo Eureka e voluntários de diferentes formações. Assim surgiu o Projeto Tarralfas, uma proposta piloto que poderá ser ampliada para outras comunidades que necessitem de formação humana na perspectiva da educação popular.

Além de apoiar o projeto, o Outback está presente ativamente na ação com a participação do sócio-proprietário, Gilnei Nocito, como agente alfabetizador. “O Outback tem como lema apoiar projetos junto às comunidades locais através de ações que venham de alguma forma contribuir com o crescimento dos envolvidos e o sucesso das ações por ele apoiadas. Mas desta vez queria algo além de ser apenas o patrocinador, queria estar inserido no projeto como um todo e participar mais efetivamente dessa brilhante experiência que será vivenciar cada passo até o nosso objetivo final que é alfabetizá-los com perspectivas de um futuro melhor”, disse.

O Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), concluiu o processo seletivo para a Residência em Tecnologia da Informação Aplicada à Área Jurídica, uma parceria entre IMD e Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

 

Foram aprovados 25 candidatos para a área 1 – Analista de Desenvolvimento de Software; cinco para a área 2 – Analista de redes e Infraestrutura; 10 para a área 3 - Analista de Business Intelligence.

A matrícula dos candidatos aprovados acontece de 24 a 28 de julho, no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologia da Informação Aplicada à Área Jurídica do IMD (Sala B115).

O resultado final da seleção, com os nomes dos candidatos aprovados, assim como as orientações para a matrícula para a turma 2017.2 e as expectativas de resposta referentes à segunda etapa do processo seletivo estão disponíveis aqui.

 



Twitter