NATAL PRESS

Como forma de proporcionar mais acesso à educação, o Partage Norte Shopping realiza, em parceria com o CDF Zona Norte, um aulão preparatório para o exame de seleção do IFRN. O aulão será acontecerá na Praça de Alimentação do Partage Norte Shopping, neste sábado (25), das 8h às 11h.

Para ter acesso à aula, é necessário a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições carentes da região. As inscrições devem ser realizadas no www.partagenatal.com.br e as disciplinas ofertadas serão língua portuguesa, matemática e redação.

 

Serviço:

Aulão IFRN

Data: 25 de maio de 2019;

Local: Praça de Alimentação do Partage Norte Shopping;

Endereço: Av. Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi;

Horário: 08h às 11h;

Telefone: (84) 3674-8200 | 98189.8899 (WhatsApp)

Redes Sociais: @partagenatal

Sitewww.partagenatal.com.br

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em conjunto com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), promovem, de 7 a 9 de junho, o II Simpósio Potiguar de Zootecnia. O Simpósio acontece na Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), situada em Macaíba/RN.

O evento objetiva integrar os profissionais e discentes da zootecnia, além de auxiliar a inserção do profissional no setor produtivo do estado e de mostrar aos discentes em formação o seu papel na cadeia produtiva. O Simpósio Potiguar, que neste ano está a cargo do curso de graduação em Zootecnia da UFRN, tem como tema: A produção animal no século XXI: Demandas Desafiadoras, Ações Inovadoras.

As inscrições vão até o dia 31 de maio e são realizada via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). A comissão de organização do Simpósio promove, concomitantemente ao evento, a Ação Zoolidária, que tem por objetivo arrecadar itens para serem doados às instituições carentes. Alimentos não perecíveis e produtos de higiene são o foco desta edição da Zoolidária. Os itens deverão ser entregues no ato do credenciamento, no dia 7 de junho. Mais informações no sitedo evento.

divulgação

 

Testar a quantidade de informações sobre ciências espaciais discutidas em sala de aula e, complementadas por atividades extraclasses, foi a finalidade da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), aplicada na última sexta-feira, 17, no município.

Uma média de 450 alunos da Escola Maria Pereira Leite responderam as questões objetivas do exame, encaminhado pela coordenação nacional em formato digital e impresso pelas próprias unidades educacionais.

Dos quatro níveis nos quais os estudantes são divididos, em razão do grau de escolaridade, dois foram absorvidos pela instituição, consoante explicou a diretora Fátima Marcelino, acrescentando que as dez melhores notas constarão no sistema da olimpíada.

Medalhas de ouro, prata e bronze irão consagrar os destaques da realização, que instiga o interesse em crianças e adolescentes no tocante à temática científica, apoiada pela Sociedade Astronômica Brasileira SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB).

Evento será proferido pela Defensora Pública Federal Fernanda Evlaine, ex-aluna salesiana e idealizadora da metodologia Ciclos R3 para concursos
 

A educação Salesiana está a serviço da formação integral da pessoa, de modo a fornecer razões de vida e de esperança às novas gerações. Diante disso, os colégios Salesianos do RN realizam, nesta quinta-feira (23), mais uma edição do projeto Escola, Espaço para a Família, com a palestra “O poder da educação: como incentivar os filhos a buscarem os próprios sonhos”. O evento será proferido pela Defensora Pública Federal Fernanda Evlaine, ex-aluna salesiana, coach e idealizadora da metodologia Ciclos R3 para concursos. O encontro também acontecerá no Salesiano Dom Bosco, no dia 27, às 19h.

A palestra terá ênfase na trajetória de vida da profissional com destaque para os elementos motivacionais que a impulsionaram a obter êxito e explanações acerca do funcionamento do método Ciclos, enquanto elemento inovador para o campo educacional. O encontro servirá também para os alunos da 3ª Série, que estão em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio 2019.

“Será um bate-papo com os alunos e pais sobre a minha trajetória no colégio Salesiano, as formas que a minha família me ajudou e como eu consegui através de muito esforço e dedicação alcançar vários resultados positivos na minha vida”, destacou Fernanda.

 

Serviço:

Palestra “O poder da educação: como incentivar os filhos a buscarem os próprios sonhos”

Palestrante: Fernanda Evlaine (Defensora Pública Federal e idealizadora da metodologia ciclos R3 Consultoria e Coaching)

Data: Quinta-feira, 23 de maio

Local: Auditório do Salesiano São José (Rua Henrique Castriciano, 335 - Ribeira)

Horário: 18h30

 

 

Data: Segunda-feira, 27 de maio

Local: Auditório do Salesiano Dom Bosco (Av. Ayrton Senna - Nova Parnamirim)

Horário: 19h

divulgação

O Ministério da Educação (MEC) confirmou para o próximo dia 28 de maio a posse do reitor eleito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo. A cerimônia acontecerá na sede do MEC, a partir das 11h, momento em qual Daniel Diniz assina o termo de posse para seu mandato no quadriênio 2019-2023.

Atual vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz, docente do Departamento de Engenharia de Materiais, adiantou que sua gestão prezará pela qualidade acadêmica, eficiência, transparência, diálogo com os diversos segmentos, valorização humana e planejamento estratégico.

A consulta à comunidade universitária aconteceu no mês de novembro de 2018 e contou com a participação de chapa única, representada pelos professores José Daniel Diniz Melo e Henio Ferreira de Miranda, que obteve 8.988 votos de um total de 9.537 votantes. Enquanto a posse acontece ainda em maio, a solenidade de transmissão do cargo será realizada na noite do dia 3 de junho, em Natal.

A diretora da Escola Lápis de Cor/MOV, Lorene Gaspar, está em missão educacional na Europa. A gestora viajou com uma delegação de educadores do Brasil para conhecer o sistema de ensino da Estônia. Atualmente, o país apresenta a melhor metodologia educacional do continente e um dos mais bem conceituados no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A caravana, composta por profissionais de vários estados brasileiros, reúne-se todos os anos para conhecer novas metodologias de ensino. Na Estônia, as escolas são referências em alfabetização, letramento, matemática e ciências. De acordo com o PISA, os estudantes estonianos estão entre os que apresentam melhor habilidade para trabalhar em grupo e resolução de conflitos.

“Tem sido incrível conhecer o sistema educacional da Estônia e ratifico que também estamos fazendo o melhor que podemos pela educação das nossas crianças”, comenta Lorene.

Em homenagem ao Dia Nacional do Pedagogo, que é celebrado em 20 de maio, o curso de Pedagogia do Campus Mossoró promove uma programação com diversas palestras. O evento tem como tema “Práticas Pedagógicas em Mossoró/RN: reflexões” e acontecerá no dia 22 de maio, a partir das 19h, no próprio campus. Estudantes e profissionais da área podem participar.

Na ocasião, serão levados discursos de educadores da Educação Básica. Estão confirmadas as palestras das professoras Maria Goretti da Silva, que atua junto a gestão municipal da educação; Sandra Maria Silva, professora de ensino fundamental I e regente do Coral Municipal; e Cláudia Michelly Alves, professora que desenvolve trabalho com AEE (Acompanhamento Educacional Especializado).

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia e organizadora do evento, Ana Paula Felipe, o objetivo desta atividade é incentivar a valorização do profissional e sua atuação em vários segmentos no atual cenário, além da troca de experiências e de ser uma forma de homenagear os pedagogos, tendo em vista a data comemorada na semana do evento. “Acreditamos que é imprescindível a teoria atrelada a prática, assim buscamos a partir do evento refletir sobre a dinamicidade da prática pedagógica em Mossoró”, comenta Ana Paula.

Durante o evento, serão arrecadados leite em pó e fraldas, que serão destinadas para instituições que apoiam crianças em situações de vulnerabilidade. Os interessados em participar poderão realizar inscrição através do site www.unp.br/eventos.

NOTA DE REPÚDIO

 

O Conselho do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA, que se constitui como centro formador das Humanidades, congregando 12 Cursos presenciais de Licenciatura, 03 Cursos a distância de Licenciatura, 11 Cursos de Bacharelado, 11 Programas de Pós-Graduação que oferecem 11 cursos de mestrado acadêmico, 10 doutorados e 05 cursos de mestrados profissionalizantes, vem a público repudiar, veementemente, as declarações do atual Presidente da República e do Ministro da Educação sobre o ensino e a pesquisa na área de Humanidades, notadamente, no que concerne aos cursos de Filosofia e de Sociologia. Em total desacordo e desconhecimento sobre as especificidades da produção do conhecimento nas Ciências Humanas, essas declarações e ameaças que põem em dúvida ou atacam o fazer próprio das humanidades constituem-se em um desrespeito aos docentes, aos pesquisadores e discentes que atuam com responsabilidade na sistematização do conhecimento que permite a reflexão e a crítica  sobre o homem, a sociedade e os processos históricos que devem, necessariamente, ser analisados sob a pluralidade de perspectivas que são indispensáveis não só ao desenvolvimento cultural e social, como também à construção de uma sociedades mais justa e livre. Reafirmamos, assim, nosso compromisso de combater os ataques à universidade pública e aos cursos de humanidades e seguiremos na defesa da educação pública, universal e de qualidade para que se alcance a cidadania plena para todos e todas.

 

Membros integrantes do CONSEC/CCHLA

Membros integrantes do CONSEC/CCHLA

Acontece durante os dias 16 e 17 de maio evento que engloba temáticas relacionadas às teorias de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu sobre as práticas sociais, de poder e de gênero e sexualidade na sociedade. No primeiro dia, 16, ocorrerá uma mesa-redonda com a divulgação de 3 e-Books apresentada por seus organizadores, às 14h, no Auditório do Ágora (UFRN). Já o segundo dia fica sob a responsabilidade da palestra Um olhar sobre o Brasil atual à luz de Michel Foucault, ministrada pelo professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, às 9h, no Auditório da Reitoria (UFRN).

O evento deseja reunir a comunidade acadêmica para refletir sobre as questões que envolvem a sociedade. O primeiro e-Book que será divulgado na mesa-redonda, Práticas Sociais Contemporâneas: gênero e sexualidade, poder e reconhecimento,  é organizado pela professora Lore Fortes e o doutorando Kelvis Nascimento, abordando as teorias de Foucault e Bourdieu.  

O segundo, Michel Foucault: reflexões acerca dos saberes e dos sujeitos, organizado por Aryanne Oliveira, Lívia Barbosa e Lucas Súllivam Marques Leite, reúne iniciativas parecidas, porém, dando enfoque literal às contribuições foucaultianas. Já o terceiro, Simbolismo do Morro do Careca, organizado por Lore Fortes e Tiago Souto Bezerra, tem como motivação inicial o desejo de comunicar e colocar em palavras a relação entre a teoria e metodologia de Bourdieu com a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefevre & Lefevre.

A palestra Um olhar sobre o Brasil atual à luz de Michel Foucault tem como objetivo refletir o contexto social e político brasileiro em relação às temáticas de poder e sexualidade, abordadas por Foucault. O professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior é professor aposentado do Departamento de História da UFRN, atualmente sendo professor visitante da Universidade Estadual da Paraíba e professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em História da UFPE e UFRN. Haverá debate ao final.

De grande importância para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, em particular da região do Alto Oeste, o Curso de Engenharia Mecânica da UnP em Mossoró, integrante da rede Laureate, foi avaliado com conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC). Os avaliadores analisaram positivamente dimensões como a Organização Didático-Pedagógica, o Corpo Docente e a Infraestrutura da IES.

O conceito representa que a Universidade Potiguar tem ido além das expectativas, oferecendo iniciativas como Tecnologias de Informação e Comunicação que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, garantindo acessibilidade digital, promovendo interatividade entre docentes, alunos e tutores e experiências diferenciadas de aprendizagem baseadas em seu uso.

Outro ponto destacado pelo órgão federal em seu relatório é a realização, por parte do corpo docente, de estudos de atualização periódica e um constante acompanhamento do impacto do sistema de avaliação de aprendizagem na formação do estudante. A infraestrutura também recebeu elogios por atender não apenas as necessidades institucionais e do curso, apresentarem manutenção periódica e conforto, mas também acessibilidade.

A iniciativa das salas.COM, que permitem a integração entre os estudantes oportunizando situações distintas de ensino-aprendizagem e os laboratórios móveis de informática que auxiliam os universitários em atividades dentro de salas de aula também foram destacados. E ainda o acervo físico e eletrônico da Biblioteca foram citados como pontos positivos por permitirem um acesso ininterrupto da comunidade acadêmica.

“Por estar situado em entre duas capitais nordestinas – Natal e Fortaleza – o município de Mossoró tem atraído várias empresas regionais, nacionais e internacionais nos mais diversos setores. Esses empreendimentos são potenciais espaços para a atuação dos profissionais da área de Engenharia Mecânica e nossa Graduação tem contribuído com mão de obra qualificada para esse cenário”, analisa o Coordenador do Curso, Prof. Felipe Formiga.



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