NATAL PRESS

 

As inscrições para o processo de seleção do Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação (MPPSE), com ingresso em 2019.2, seguem abertas até a próxima sexta-feira, dia 19 de julho de 2019, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), no endereço eletrônico http://www.sigaa.ufrn.br (caminho: Processo Seletivo - Processo Seletivo Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação). Na página estão disponíveis o edital do processo de seleção e o formulário de inscrição.

Ofertado por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSES), da Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN), o curso tem como objetivo formar, em nível de mestrado profissional, trabalhadores de saúde que atuam no cuidado individual e/ou coletivo da população, na perspectiva integral e crítico-reflexiva. 

Outras informações são obtidas pelo telefone 3342-2290 (ramal 103) ou pessoalmente, na secretaria do PPGSES, localizada na Escola de Saúde da UFRN, sala 26 térreo, campus da UFRN, BR 101, Lagoa Nova, no turno da tarde, ou no site posgraduacao.ufrn.br/PPGSES.

sandro menezes

 

A importância de debater e lutar pela aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi mais uma vez defendida pela governadora Fátima Bezerra nesta terça-feira, 16, em palestra no IV Encontro da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNCME/RN).

A governadora destacou como essencial aprovar o novo Fundeb como política de estado e ampliar a participação do Governo Federal no financiamento da educação básica. “Essas duas medidas vão garantir a perenidade do Fundeb e mais investimentos na educação básica, desde a creche, independente das questões ideológicas e partidárias”, justificou Fátima Bezerra.

O atual Fundeb tem validade até abril de 2020. Algumas propostas estão em debate no Senado e na Câmara dos Deputados. Uma delas é de autoria da governadora Fátima Bezerra e representa a proposta de todos os governadores dos estados brasileiros. “Fui escolhida pelos governadores para elaborar a proposta. No mês de maio último entregamos a proposta ao ministro da Educação e aos presidentes do Senado e da Câmara. O senador Randolfe Rodrigues deu entrada como Proposta de Emenda Constitucional e o presidente daquela Casa, David Alcolumbre, subscreveu”, informou Fátima Bezerra.

A proposta de Fátima e dos governadores cria o novo Fundeb como política pública permanente, incluída na Constituição Federal, e amplia a participação financeira do Governo Federal dos atuais 10% para 40%, sendo 10% no primeiro ano de vigência e 2% ao ano nos próximos dez anos até completar 40%.

“Os estados e municípios precisam oferecer educação pública de qualidade, laica e gratuita. Isto está previsto nos planos estadual e municipal de educação que enfatizam o atendimento das crianças de zero a três anos nas creches e educação em tempo integral. Isto implica na necessidade de mais investimentos”, explicou Fátima Bezerra.

A governadora do RN também destacou que a proposta contempla a formação continuada e a valorização dos profissionais da educação. “Educação é um direito universal e deve atender a população nas cidades e no campo. Por isso também é tão importante valorizar os profissionais. Nossa proposta contempla a formação continuada e a valorização salarial, equiparando com os demais profissionais do mesmo nível de formação”, argumentou.

Fátima criticou a proposta do Governo Federal que prevê apenas aumento de 10% para 15% da participação da União, no prazo de cinco anos, para o financiamento da educação básica. “Não podemos aceitar. O debate tem que ir para as ruas, envolver a sociedade em todos os setores, inclusive as igrejas. Não podermos perder os avanços já conquistados. Educação é um direito, é cidadania, é desenvolvimento”, encerrou a governadora.

O encontro da UNCME/RN ainda discutiu o “O Documento Curricular do RN e o processo de implantação” e “Desafios e perspectivas na construção dos Projetos Políticos Pedagógicos após homologação do documento Curricular do RN”. O encontro reuniu 140 conselheiros municipais de educação e conselheiros do Fundeb no auditório do Centro Administrativo da prefeitura municipal de Parnamirim. Também aconteceu a homologação e posse da diretoria e das coordenações nos 15 Polos da UNCME/RN.

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) está com edital aberto para a Especialização no Ensino de Música em Múltiplos Contextos, que visa desenvolver atividades de pesquisa e ensino voltadas para preparação de professores nas atividades pedagógicas em docência da Música. Serão oferecidas 50 vagas, sendo 5 destinadas aos servidores da UFRN com nível superior, egressos dos cursos de Música e áreas relacionadas.

As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, via internet, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), por meio das abas Processos Seletivos, Lato Sensu, onde também é possível acessar o edital com todas as regulamentações do processo. A taxa de inscrição é de R$ 50 (cinquenta reais), e a data da realização da prova será no dia 31 de julho, às 19h, na Sala 25 da Escola de Música da UFRN.

De acordo com Valéria Lazaro, vice-diretora da Escola de Música, a especialização é necessária para estreitar o diálogo entre a teoria e a prática emergentes no âmbito do Ensino da Música. “Consideramos que um professor atualizado é aquele que busca entender e conviver com a diversidade, com os novos paradigmas na área. Nesse sentido, o curso consolida uma articulação entre a universidade, a escola e outros contextos não formais do ensino da música”, complementa.

A publicação dos resultados será no dia 7 de agosto, no mural da Escola de Musica e no site www.posgraduacao.ufrn.br/ppgmus, do Programa de Pós- Graduação em Música (PPGMus) da UFRN.

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Estão contemplados na lista de classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), da qual participou quase 55 mil instituições educacionais de todo o país, 19 estudantes da Escola Maria Pereira Leite, desse modo, atribuindo um lugar de destaque ao município de Encanto.      

Atingiram as melhores pontuações no nível 1, voltado aos alunos do 6º ou 7º Ano do Ensino Fundamental, 12 meninos e meninas matriculados na unidade; enquanto no nível 2, em que concorreram alunos das séries finais (8º ou 9º Ano), houve 7 classificações, fazendo com que a equipe gestora da Maria Pereira parabenizasse seu corpo discente.  

Comentou a diretora Fátima Marcelino: “eu fico, assim, apaixonada por eles. Cada conquista que eles conseguem, para mim, é como se eu tivesse conquistando também. E, a partir do momento que eles participam, independente do resultado, já está sendo válido”.

Na fase vindoura, estarão em disputa medalhas, certificados de menção honrosa e bolsas de iniciação científica júnior. Os concorrentes passaram por outra avaliação, marcada para o mês de setembro. Em 2018, cinco estudantes chegaram à etapa final.

“A gente vê que os nossos alunos ainda querem se sobressair. Eles acham bom, mesmo não tendo tanta retribuição em nível nacional. Pra eles é bem significativo, e a gente não pode nunca, jamais, deixar de incentivá-los”, concluiu Fátima.

Os adolescentes assistidos pelo Centro de Atendimento Socioeducativo de Semiliberdade – Casemi Santa Delmira, em Mossoró, passaram a contar com curso de inglês básico. O projeto começou a ser aplicado nesta terça-feira (9) e é conduzido pelo agente socioeducativo Julião Damasceno, que é fluente no idioma.

Duas horas de aula são ministradas uma vez por semana, com o apoio de vídeos, atividades diversas e conversação.

As aulas foram divididas em três módulos: Iniciante (conhecimentos básicos e elementos como cores, alfabeto, números, animais, dias da semana, horas, saudações); Básico I (pronomes, tempos verbais, formulação de perguntas e respostas curtas) e Básico II (frases afirmativas, negativas, tag questions, leitura e compreensão de textos curtos).

“Existem inúmeras vantagens de aprender inglês durante a infância e adolescência, entre elas, ampliar a capacidade de raciocínio, criatividade e oralidade nos adolescentes, além de proporcionar novas experiências em um segundo idioma”, explica a psicóloga do Casemi Santa Delmira, Thainar Oliveira.

A gerente do Casemi, Priscila Lima, concorda: “Ter o inglês como uma segunda língua abre muitas portas. Começando pela porta do mercado do trabalho, além de proporcionar um vasto conhecimento de habilidades comunicativas e sociais”, disse, ao ressaltar que os jovens se mostraram abertos ao novo projeto. “Foram participativos, demonstrando bastante interesse em mergulhar nessa nova experiência”, conclui.

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Considerada a maior competição internacional de Matemática do mundo, a edição 2019 da Olimpíada Canguru de Matemática premiou 26 alunos de uma das mais conceituadas escolas de ensino privado de Natal, o colégio CEI Mirassol. Anualmente, milhões de estudantes de todo o mundo participam do evento que se propõe, entre os seus objetivos, a desmistificar a disciplina mais temida entre a maioria dos jovens
 
Entre os 26 estudantes premiados, quatro conquistaram medalhas de ouro, quatro de prata, nove de bronze e nove de honra ao mérito.
 
Os estudantes participam da olimpíada resolvendo testes de múltipla escolha com a proposta de mostrar que os números podem ser interessantes, úteis e divertidos, além de avaliar a qualidade do ensino da matemática oferecido pelo sistema educacional do qual fazem parte.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os do 3º ano do Ensino Médio. É a maior competição internacional de Matemática do mundo, com um total de 6 milhões de participantes (todo ano) e realizada em 75 países.
 

Parcerias entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) para a alfabetização de adultos foram discutidas nesta quarta-feira, 3, em reunião na Reitoria da UFRN. O reitor em exercício, Henio Ferreira de Miranda, recebeu a secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, que explicou sobre o projeto voltado à diminuição do índice de analfabetismo na capital potiguar.

Previsto para iniciar em agosto deste ano, o trabalho atenderá, inicialmente, 750 pessoas e contará com cinco polos de ensino, distribuídos entre as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. O apoio da UFRN será prestado na formação dos seis coordenadores e 30 professores, por meio dos profissionais do Centro de Educação (CE).

Uma nova reunião ficou marcada para a próxima semana, com a participação dos professores da Universidade que prestarão assessoria ao projeto.

Assessoria de Imprensa / Rede Salesiana Brasil

Pelos próximos 15 dias, um grupo de 28 alunos e três gestores da Rede Salesiana Brasil estará em uma imersão linguística e cultural em Toronto, no Canadá. Por meio de um processo de intercâmbio, os educandos ficarão na King’s University College, conceituada instituição fundada em 1954 e afiliada da Universidade de Western Ontario, que engloba cerca de 3.500 alunos. Os estudantes brasileiros, com idade entre 13 e 17 anos, farão o aperfeiçoamento da língua inglesa, com testes de nivelamento, como também a realização de aulas práticas em laboratórios e de atividade lúdicas de artes em sala, com professores nativos.

No cronograma, as aulas de língua inglesa acontecem pela manhã, enquanto que as atividades laboratoriais e artísticas serão no período vespertino. Todo o grupo brasileiro passará ainda por visitas culturais a diferentes atrações locais como as Cataratas do rio Niágara; o Ripley’s Aquarium, o maior aquário do Canadá e que possui a maior coleção de tubarões da América do Norte; a CN Tower, considerada a terceira torre mais alta do mundo; além do passeio no Wonderland, um dos parque de diversões mais interativos do mundo, com 16 montanhas-russas.

O projeto é feito em parceria com a Life Intercâmbios pelo terceiro ano e já se consolidou no calendário estudantil da Rede Salesiana Brasil. O intercâmbio proporciona o crescimento dos alunos em conhecimento intelectual, contato prático com a língua inglesa, ampliação da visão de mundo, além do desenvolvimento pessoal.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a primeira colocada em agilidade nas respostas aos cidadãos entre as instituições federais de ensino superior (IFES) com alta demanda de pedidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), conforme os números disponíveis no Portal de Dados Abertos da Controladoria-Geral da União (CGU). Com 130 pedidos de informação em 2019 e tempo médio de 8,8 dias corridos para fornecer as respostas, a UFRN ocupa o topo do ranking das IFES com mais de 120 solicitações no mesmo período. A Universidade também se destaca entre todas as instituições do poder público federal que registram uma média geral de 12 dias para o atendimento da LAI, na qual se estabelece o prazo máximo de 20 dias e a prorrogação de até 10 dias em casos de maior complexidade.

De acordo com o ouvidor da UFRN, Elias Jacob, o tempo de resposta registrou queda significativa após a reestruturação setorial e de fluxos coordenada em 2018 pela Secretaria de Gestão de Projetos da Universidade (SGP). A inovação tecnológica também é aliada desde o último mês de junho, quando foi construído um robô para automatizar a burocracia do processo de trabalho. A nova ferramenta acessa o portal do Governo Federal, verifica os pedidos pendentes, cadastra as demandas no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) e no fluxo da Ouvidoria, além de criar uma minuta de texto com a solicitação das informações para a unidade responsável.

Os prazos de retorno também são controlados pelo robô, que envia notificações para garantir o cumprimento do prazo previsto em lei e monitorado pela CGU, cujo sistema permite ao cidadão recorrer em caso de insatisfação com as respostas. De todas as informações oferecidas pela UFRN em 2019, a CGU recebeu e indeferiu apenas dois recursos. “Fazemos a leitura de que o cidadão está satisfeito e as respostas têm qualidade”, afirma Elias Jacob. O professor sinaliza que o robô ainda receberá outras funcionalidades para a LAI, no sentido de receber os processos e encaminhar as respostas aos cidadãos, assim como prestará contribuições para a Ouvidoria no recebimento das denúncias, reclamações, solicitações, elogios e pedidos de simplificação para processos internos.

Os interessados em obter informações da UFRN podem cadastrar os pedidos no endereço http://acessoainformacao.gov.br/. Outra fonte de conhecimento sobre a Universidade é o Portal de Dados Abertos da UFRN, http://dados.ufrn.br/, onde existem 72 bases com informações sobre processos administrativos, servidores, funções gratificadas, alunos, disciplinas, componentes curriculares, avaliações de cursos, entre outras. De acordo com o ouvidor, a UFRN é a instituição federal de ensino superior com maior número de bases de dados disponibilizadas no Brasil.

As outras demandas da Ouvidoria são encaminhadas por meio do site http://ouvidorias.gov.br/, também acessado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Somente nos últimos 30 dias foram recebidas 124 manifestações de cidadãos pela Ouvidoria da UFRN, que registra tempo médio de resposta em 4,3 dias corridos.

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Período de recesso escolar pode ser desafiador para os pais. Afinal, nem sempre é possível conciliar trabalho com a folga dos filhos. As colônias de férias são soluções perfeitas por oferecerem diversão e aprendizado para a garotada enquanto o pai e a mãe trabalham.

Para entreter as crianças durante o mês de julho, a Escola Lápis de Cor, na zona Sul, abre as portas e realiza colônia de férias com programações temáticas que reverenciam a cultura e arte circenses.

Para aguçar a criatividade de meninos e meninas, as atividades envolvem, dentre outras coisas, oficinas de mímicas, manipulações, acrobacias, equilíbrio, montagem de palhaços, exercícios rítmicos (bailarinas), mágicas, malabarismo, pinturas e brincadeiras populares.

 

Programação

A colônia de férias na Lápis de Cor começou na última segunda-feira (1º) e vai até o dia 12 de julho, das 13h30 às 17h30. As atividades são destinas para crianças na faixa etária de 2 a 10 anos. As inscrições seguem abertas e devem ser realizadas na secretaria da instituição. Mais informações pelo telefone (84) 2030-5010.



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