NATAL PRESS

Muitas crianças em idade escolar estão em contagem regressiva para o início das férias. Apesar de o recesso de julho ser mais curto que as férias do final do ano, pais que trabalham e não têm familiares que possam ficar com seus filhos vão à procura de espaços que ofereçam colônia de férias para poder ocupar o tempo livre das crianças.

A Escola Lápis de Cor se preparou para esse momento e dos dias 03 a 14 de julho estará realizando a colônia de férias, com oficinas e atividades lúdicas para a criançada. As atividades ocorrerão das 13h30 às 17h30.

A colônia de férias conta com uma programação completa e estimulante, onde as crianças participarão de atividades esportivas, oficinas, atividades culinárias, envolvendo ainda produções artísticas e passeios fora da escola. Além disso, a criançada poderá participar de dois eventos noturnos: o Sleep Over Night, no dia 06/07, e o Disco Night, dia 13/07.

A Colônia de Férias Lápis de Cor é aberta para alunos da escola e também para crianças de fora. Algumas atividades funcionarão com perfil de imersão em inglês.

Serviço:
Colônia de Férias ELC
Período: 03 a 14 de julho
Horário: 13h30 às 17h30
Local: Escola Lápis de Cor

A festa de São João da Escola Lápis de Cor será inspirada no sertão brasileiro. Com o tema "As cem linguagens do sertão", o evento vai retratar a perseverança dos agricultores e sertanejos que lidam diariamente com os obstáculos causados pela seca. A festa ocorre no próximo sábado (17), no Boulevard.

Na festa junina da ELC os alunos farão apresentações artísticas cênicas e danças em ritmo de forró. O arraiá ocorrerá em dois momentos: os alunos do turno vespertino se apresentarão à tarde e os alunos do turno matutino farão suas apresentações à noite.

Dentro do projeto Cidadão Lápis de Cor, a escola doará parte da arrecadação do balaio junino. Assim como nos anos anteriores, a doação ajudará famílias da comunidade de Urucará, no município de Arês.

 
Alunos do turno matutino (a partir do Estágio I)
• 17h30 – início das brincadeiras;
• 19h – início das apresentações do Infantil e Fundamental;
• 20h30 - encerramento.

Alunos do turno vespertino (a partir do Estágio I)
• 14h – início das brincadeiras;
• 15h30 – início das apresentações do Infantil e Fundamental;
• 16h30 – encerramento.

 
Serviço:
São João Lápis de Cor
Data: 17/06/2017
Hora: Das 14h às 16h30 e das 17h30 às 20h30

Local: Boulevard (Av. Maria Lacerda Montenegro/SN)

Visando enriquecer e expandir a prestação de serviços de comunicação e entretenimento no mercado regional e local, o departamento de Comunicação Social da UFRN promove de 5 a 7 de junho, o Exibecom Startup 2017- Exibição de Empreendedores em Comunicação e Entretenimento. O evento é aberto ao público.

O evento de extensão, presente no calendário semestral do curso de Comunicação Social desde 2009, se dispõe a apresentar uma exposição semestral de projetos inovadores desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Jornalismo, Radialismo e Publicidade no decorrer do componente curricular Gestão em Comunicação, ministrada pelo Prof. Ronaldo Mendes.

Durante os processos de desenvolvimento dos projetos, os estudantes irão planejar o produto/serviço e estruturar a gestão da organização, gerir pessoas e desenvolver serviços no sentido de lançar no mercado de comunicação propostas social e economicamente viáveis.

Os vinte projetos que serão expostos objetivam divulgar e promover novos empreendimentos em comunicação e entretenimento com modelos inovadores de negócio na área com novas marcas, produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor e aos investidores.

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferece 55 vagas para reingresso de segundo ciclo com entrada no período 2017.2, distribuídas entre os cursos de Ciências da Computação (25 vagas) e Engenharia de Software (30 vagas). Podem participar do processo seletivo os alunos formados ou concluintes do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação de primeiro ciclo na UFRN.

As inscrições começam nesta segunda-feira, 29, e seguem até dois de junho, mediante entrega dos documentos na secretaria da coordenação do curso de Tecnologia da Informação, no Instituto Metrópole Digital (IMD), localizado no campus central da UFRN. Outras informações estão disponíveis no edital do certame, que pode ser acessado no site da Pró-Reitoria de Graduação da UFRN.

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu na tarde da última sexta-feira, 19, a consulesa-geral de Cuba para o Nordeste, Laura Pujol. De passagem por Natal, onde participou da Convenção Estadual de Solidariedade à Cuba, realizada na Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), a consulesa pediu audiência com a gestora para conhecer as ações da universidade no âmbito de intercâmbios interinstitucionais.

Acompanhada de assessoria técnica, Laura Pujol expôs a intenção de firmar novas parcerias com a instituição potiguar para fins de ampliar as experiências cubanas com a UFRN, notadamente na área de formação médica.

Participaram da audiência a chefe de Gabinete da Reitoria, Célia Ribeiro, os gestores da Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI) da UFRN, Márcio Venício e Renata Arcango, e o diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) de Caicó, George Dantas.

Acompanhadas do professor Paulo Sousa, da Escola Nacional de Saúde Pública de Portugal (Universidade Nova de Lisboa), as professoras Grasiela Piuvezam e Vilani Nunes, do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (QualiSaúde) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estiveram reunidas na manhã desta quinta-feira, 18, com a reitora Angela Paiva.

Na reunião as docentes relataram desafios atuais do Programa e as perspectivas que se apresentam a curto e médio prazo, tais quais parcerias para turmas no Programa com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), bem como a inserção da universidade portuguesa no QualiSaúde. Paulo Sousa participou nesta semana da 6º Conferência Internacional em Segurança do Paciente e Gestão da Qualidade em Gestão da Saúde, promovida pelo Programa. Atualmente, o QualiSaúde mantém cooperação com instituições da Espanha e do México, com um caráter profissional na modalidade a distância, no qual o diploma já é expedido e validado para os três países.

“Uma situação que já se apresenta é a possibilidade de abrirmos o doutorado profissional. No México, a universidade que também integra o Programa já apresentou ao Ministério da Educação de lá uma proposta que utilizaremos como norteadora da nossa ideia, claro que fazendo os ajustes à nossa realidade, seguindo as normativas que o MEC estabelecer”, relatou Grasiela Piuvezam, também coordenadora do Programa. Na reunião também estavam presentes os professores Márcio Venício Barbosa e Renata Archanjo, da Secretaria de Relações Internacionais.

O QualiSaúde é vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva e ao Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN. Atualmente oferece o mestrado profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde, com enfoque internacional, sendo também ofertado na Universidad de Murcia, na Espanha, e no Instituto Nacional de Salud Pública, no México. O programa tem duas linhas de pesquisa: Segurança do Paciente e Melhoria da Qualidade na Atenção Básica.

Conhecer os alimentos e o efeito de cada um deles no corpo humano é um desafio diário para pessoas de diferentes idades. Por esse motivo, os alunos da Escola Lápis de Cor promovem a Exposição Pedagógica Nutricional, no próximo sábado (20), a fim de tratar sobre as consequências de escolhas alimentares corretas e erradas.

O evento foi organizado por alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, dentro do Programa de Nutrição da escola, e terá suas apresentações realizadas das 8h às 10h para os alunos do turno matutino e das 10h às 12h para as turmas do turno vespertino, quando os alunos irão compartilhar informações sobre cada assunto que vem sendo estudado e desenvolvido no ambiente escolar.

Além da exposição pedagógica, a Escola organizou também uma ação social dentro do programa Cidadão Lápis de Cor, onde alimentos não perecíveis serão arrecadados para doação a idosos e crianças carentes.

Temas dos trabalhos:

ESTÁGIO I - Descobrindo o mundo sensorial das frutas através das formas, aromas, cores, sabores, texturas e sensações.

ESTÁGIO II - Apresentando o mundo dos vegetais, as variedades de alimentos e sua importância para a saúde.

ESTÁGIO III - Explorando a importância das hortaliças para a saúde, suas cores, formas, aromas, características, cultivo e variações de consumo.

ESTÁGIO IV- A importância do leite e derivados na formação do nosso corpo (ossos e dentes), ampliando-se a rede de conhecimentos quanto ao aleitamento materno, aos diversos animais produtores de leite, às variedades de leite e de seus derivados, como também as suas diversas formas de apresentação (derivados) e transformações.

ESTÁGIO V - Diferenciando os alimentos entre naturais e industrializados, características, processo de industrialização e formas de consumo.
1º ANO - O coco - Influência na alimentação no Brasil. Da origem às diversas utilizações na culinária.
2º ANO - Como o alto consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados colaboram para a obesidade? Como é o perfil da saúde no México e como são as preferências alimentares?
3º ANO - A importância do consumo e a valorização da cultura de produtos orgânicos. O bom exemplo da Itália.
4º ANO - A influência das especiarias na alimentação com abordagem nutricional, econômica, social e cultural de Portugal.
5º ANO - Hábitos saudáveis influenciam a cultura de um país, baixos índices de obesidade e doenças cardiovasculares encontradas no Japão.

Serviço:

Exposição de Nutrição

Data: 20/05/2017

Horário: 8h às 12h

Local: Escola Lápis de Cor

divulgação

finlandy

Até sexta-feira, 24, os professores do Salesiano em Natal participam de um curso de formação de docentes para o século XXI, em parceria com duas universidades finlandesas. Cerca de 80 educadores salesianos, da educação infantil ao ensino médio, estão participando do curso, ministrado pelos professores Irma Elina Kunnari e Juha Antti Tapio Lahtinen, da Finlândia.

O país é considerado referência mundial em educação, e nos últimos anos, tem figurado nas primeiras posições do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). A Finlândia tem um dos currículos mais avançados. Além de focar na valorização do professor e projetos interdisciplinares, também se destaca pelo uso de ferramentas digitais em sala de aula.

O curso de formação faz parte de um projeto-piloto de formação continuada desenvolvido pela Rede Salesiana Brasil - Escolas.

divulgação

lapisingle

Good morning! Um simples desejo de bom dia dito em inglês é algo que já está ao alcance de muitas crianças nas salas de aula. Mas, o contato com uma língua estrangeira pode ser iniciado ainda na fase da primeira infância, inclusive no berçário.

Segundo Luciana Fortunato, coordenadora da Escola Lápis de Cor, o ideal é que o ensino da língua inglesa para os bebês seja passado de forma que a criança aprenda sem a dependência de traduções. "O ensino de uma segunda língua desde cedo faz com que a criança crie uma segunda conexão neuronal, dessa forma, ela aprende duas línguas simultâneas, sem traduções e sim, compreendendo as duas maneiras de se comunicar. É ideal que seja utilizada uma metodologia em que a criança imerge na segunda língua, sem apropriação de normas e regras. O foco deve ser a conversação e essa nova maneira de comunicação", explica.

A coordenadora ressalta também que na primeira infância as linguagens não se misturam, mesmo com a busca das crianças em compreendê-las. “O sistema neurológico do ser humano tem essa capacidade de aprender tudo, por causa da plasticidade cerebral. Sendo que o mais interessante é que na primeira infância as línguas não se misturam. Não se tenta traduzir de forma literal, e sim, compreender contextos.”, lembra.  

Por meio da utilização de brinquedos, desenhos e músicas que fazem parte do cotidiano das crianças, as professoras do berçário interagem em inglês a todo momento, fazendo com que os bebês sintam-se familiarizados e compreendam essa nova forma de comunicar que será útil no futuro.

patrick

Com o objetivo de promover atividades educativas de imersão na língua inglesa e estimular o aprendizado de forma lúdica e divertida, no sábado (18), a Escola Lápis de Cor promoverá o Happy Saturday. Junto com o evento será comemorado também o Saint Patrick's Day. 

A programação ocorrerá das 9h às 11h30 e contará com a equipe do Bilíngue realizando brincadeiras e dinâmicas com os alunos bilíngues do Ensino Fundamental, que estarão com camisas verdes, como tradicionalmente os irlandeses se vestem no Saint Patrick's Day. 

O que é St. Patrick's Day?

Comemorado tradicionalmente no dia 17 de março, o Saint Patrick's Day é considerado feriado nacional na Irlanda. As pessoas celebram pelas ruas o padroeiro do país e vestem-se com roupas verdes, além de usarem acessórios e muitas vezes utilizarem tinta verde, laranja e branca para pintar o rosto, por exemplo. Em países como Canadá, Austrália, Estados Unidos e Nova Zelândia a data também é amplamente comemorada pelos descendentes de irlandeses que vivem nesses locais. 

Serviço:

Happy Saturday e St. Patrick's Day

Data: 18/03/2017 (Sábado)

Horário: 9h

Local: Escola Lápis de Cor



Twitter