NATAL PRESS

divulgação

finlandy

Até sexta-feira, 24, os professores do Salesiano em Natal participam de um curso de formação de docentes para o século XXI, em parceria com duas universidades finlandesas. Cerca de 80 educadores salesianos, da educação infantil ao ensino médio, estão participando do curso, ministrado pelos professores Irma Elina Kunnari e Juha Antti Tapio Lahtinen, da Finlândia.

O país é considerado referência mundial em educação, e nos últimos anos, tem figurado nas primeiras posições do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). A Finlândia tem um dos currículos mais avançados. Além de focar na valorização do professor e projetos interdisciplinares, também se destaca pelo uso de ferramentas digitais em sala de aula.

O curso de formação faz parte de um projeto-piloto de formação continuada desenvolvido pela Rede Salesiana Brasil - Escolas.

divulgação

lapisingle

Good morning! Um simples desejo de bom dia dito em inglês é algo que já está ao alcance de muitas crianças nas salas de aula. Mas, o contato com uma língua estrangeira pode ser iniciado ainda na fase da primeira infância, inclusive no berçário.

Segundo Luciana Fortunato, coordenadora da Escola Lápis de Cor, o ideal é que o ensino da língua inglesa para os bebês seja passado de forma que a criança aprenda sem a dependência de traduções. "O ensino de uma segunda língua desde cedo faz com que a criança crie uma segunda conexão neuronal, dessa forma, ela aprende duas línguas simultâneas, sem traduções e sim, compreendendo as duas maneiras de se comunicar. É ideal que seja utilizada uma metodologia em que a criança imerge na segunda língua, sem apropriação de normas e regras. O foco deve ser a conversação e essa nova maneira de comunicação", explica.

A coordenadora ressalta também que na primeira infância as linguagens não se misturam, mesmo com a busca das crianças em compreendê-las. “O sistema neurológico do ser humano tem essa capacidade de aprender tudo, por causa da plasticidade cerebral. Sendo que o mais interessante é que na primeira infância as línguas não se misturam. Não se tenta traduzir de forma literal, e sim, compreender contextos.”, lembra.  

Por meio da utilização de brinquedos, desenhos e músicas que fazem parte do cotidiano das crianças, as professoras do berçário interagem em inglês a todo momento, fazendo com que os bebês sintam-se familiarizados e compreendam essa nova forma de comunicar que será útil no futuro.

patrick

Com o objetivo de promover atividades educativas de imersão na língua inglesa e estimular o aprendizado de forma lúdica e divertida, no sábado (18), a Escola Lápis de Cor promoverá o Happy Saturday. Junto com o evento será comemorado também o Saint Patrick's Day. 

A programação ocorrerá das 9h às 11h30 e contará com a equipe do Bilíngue realizando brincadeiras e dinâmicas com os alunos bilíngues do Ensino Fundamental, que estarão com camisas verdes, como tradicionalmente os irlandeses se vestem no Saint Patrick's Day. 

O que é St. Patrick's Day?

Comemorado tradicionalmente no dia 17 de março, o Saint Patrick's Day é considerado feriado nacional na Irlanda. As pessoas celebram pelas ruas o padroeiro do país e vestem-se com roupas verdes, além de usarem acessórios e muitas vezes utilizarem tinta verde, laranja e branca para pintar o rosto, por exemplo. Em países como Canadá, Austrália, Estados Unidos e Nova Zelândia a data também é amplamente comemorada pelos descendentes de irlandeses que vivem nesses locais. 

Serviço:

Happy Saturday e St. Patrick's Day

Data: 18/03/2017 (Sábado)

Horário: 9h

Local: Escola Lápis de Cor

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) está com inscrições abertas até este sábado, dia 25, para seleção e participação de estudantes e coordenadores no Programa Trilhas Potiguares. Podem se inscrever alunos da graduação e da pós-graduação. Para ser coordenador é preciso ser servidor da UFRN. As inscrições dos municípios ainda estão abertas e seguem até esta sexta-feira, 24.

O Programa Trilhas Potiguares busca a interação da comunidade acadêmica com pequenos municípios do Rio Grande do Norte com até 15 mil habitantes. São realizados trabalhos de campo para contribuir com o desenvolvimento das comunidades. A área temática deste ano é Viver na Diversidade.

Aqueles alunos e servidores que desejam participar devem preencher e enviar o formulário de inscrição que está disponível no Sigaa de forma automática assim que o usuário acessa o sistema. Clique no link para acessar o edital para mais informações sobre a seleção.

divulgação

carnalapis

A Escola Lápis de Cor promove nesta quinta-feira (23), o CarnaLápis, em alusão à maior festa multicultural do país. O carnaval será comemorado na escola destacando situações para estimular os sentidos, sensações e emoções das crianças. Toda programação é ligada ao tema integrador da escola, trabalhado em sala de aula desde o dia 7 de fevereiro.

Os alunos da Educação Infantil têm trabalhado o conhecimento de diferentes ritmos da cultura brasileira, como frevo, samba e marchinhas. Já o Ensino Fundamental viaja por meio da cultura de alguns países, buscando descobrir historicamente suas origens e como se desenvolvem esses festejos na atualidade. Os países escolhidos são Brasil, México, Itália, Portugal e Japão.

No carnaval da ELC as crianças participarão de um baile com banda e blocos representando cada seguimento, na quadra da escola. Os alunos irão fantasiados.


Serviço:

Dia: 23/02/2017

Local: Quadra da escola

Turno Matutino

Educação Infantil – 10h15

Ensino fundamental – 11h15

Turno Vespertino

Educação Infantil – 16h15

Ensino Fundamental – 17h15

divulgação

lapisof

Praticar esportes é um hábito benéfico tanto para a saúde, quanto para a formação da personalidade das crianças. Além de manterem o corpo em atividade e exercitarem a mente, as modalidades esportivas trazem lições de convívio e disciplina. Pensando nisso, a Escola Lápis de Cor realizará, no próximo dia 18 de fevereiro, o Sábado Esportivo, evento em que os alunos do Ensino Fundamental poderão vivenciar e conhecer diferentes modalidades por meio de oficinas. O evento será uma oportunidade de os alunos descobrirem vocações em algum dos esportes.

“O evento será organizado em formato de circuito. Todos os alunos participam de todas as modalidades, desde que haja interesse. É uma oportunidade deles experimentarem novos esportes e, quem sabe, descobrir alguma vocação”, explica a coordenadora de Esportes, Ariadna Jácome.

As oficinas têm por objetivo estimular, orientar e desenvolver a prática de esportes e atividade física, auxiliando na formação integral dos alunos e futuros atletas da Escola. Na oportunidade, as crianças poderão participar de oficinas de vôlei, futsal, ginástica rítmica, natação, karatê e jiu-jitsu.


Serviço - Sábado Esportivo

Data: 18/02/2017

Horário: 8h

Local: Escola Lápis de Cor

Agora a UERN de Mossoró conta com uma filial da Cooperativa Cultural Universitária, que esse ano está completando 40 anos de fundação. A inauguração será na próxima sexta-feira, 17, a partir das 20h, com a presença de Diretores de Centro, docentes e alunos da UERN e da vice-presidente do Conselho Administrativo da Cooperativa, Wani Fernandes.

A Cooperativa Cultural Universitária da UERN está instalada no Centro de Convivência, ao lado do restaurante. A iniciativa de expansão faz parte das comemorações dessas quatro décadas que serão comemoradas durante todo o ano e culmina com o aniversário em setembro. Durante todo o ano a Cooperativa, que é a livraria mais resistente do Estado, fará uma série de atividades culturais alusivas ao aniversário de 40 anos.

Era um sonho antigo da UERN abrigar em seus domínios uma filial da Cooperativa Cultural Universitária. A livraria oferecerá a docentes, alunos e demais mossoroenses títulos nas diversas áreas do conhecimento, bem como livros de literatura, CD´s e outros itens de livraria.

A Cooperativa Cultural Universitária da UERN está instalada no Centro de Convivência, ao lado do restaurante. A iniciativa de expansão faz parte das comemorações dessas quatro décadas que serão comemoradas durante todo o ano e culmina com o aniversário em setembro. Durante todo o ano a Cooperativa, que é a livraria mais resistente do Estado, fará uma série de atividades culturais alusivas ao aniversário de 40 anos.

Os interessados em títulos que não estejam nas prateleiras podem solicitar através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou acessar nossas redes sociais, como a fanpage https://www.facebook.com/CooperativaCultural/ entrar em contato e fazer a solicitação.

Estão abertas, até 25 de fevereiro, as inscrições para os interessados em participar como alunos ou coordenadores do Trilhas Potiguares 2017, programa de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Este ano as viagens acontecem de 30 de julho a 5 de agosto em municípios do interior com até 15 mil habitantes.

Realizado há mais de 20 anos, o Trilhas Potiguares proporciona interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios, buscando a construção solidária do saber voltado para o desenvolvimento sustentável. Para se inscrever, é necessário preencher os formulários disponibilizados aqui para servidores e aqui para estudantes. O acesso deve ser feito com login e senha do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

As aulas já começaram e, no período inicial do ano letivo, as instituições de ensino promovem as chamadas "reuniões de pais e responsáveis", onde os adultos tomam conhecimento das atividades que a escola pretende desenvolver no decorrer dos semestres. Apesar dos muitos afazeres, é importante que os pais estejam sempre presentes, pois, estar perto da escola auxilia no desempenho e aprendizado dos pequenos. 

A coordenadora da Escola Lápis de Cor Luciana Fortunato, explica que a proximidade dos pais e responsáveis é fundamental para que eles entendam melhor a instituição de ensino, o que acaba por influenciar no desempenho das crianças. "É importante que os pais saibam de todas as informações da escola, desde a proposta pedagógica às regras estabelecidas pela instituição de ensino. Quanto mais os pais participam das reuniões escolares, mais tem conhecimento dos processos, o que conseqüentemente diminui a ansiedade dos resultados das crianças", ressalta Luciana.

A coordenadora destaca ainda que a acolhida dos alunos novatos neste período inicial de aulas deve envolver atenção e afeto. "É importante a acolhida de toda a escola para o aluno, não só a professora, mas toda a equipe. Os pais precisam adquirir confiança nas pessoas que participam do processo de ensino dos alunos, portanto, atenção e afeto devem fazer parte do cotidiano escolar.

Nesta quarta-feira (8) e nesta quinta-feira (9), a partir das 19h, a Escola Lápis de Cor promoverá sua reunião administrativo-pedagógica, junto aos pais e responsáveis dos alunos, para apresentar os projetos e novidades da instituição que serão desenvolvidos em 2017.

A Prefeitura do Natal entregou, na tarde de hoje desta segunda-feira (13), a Escola Municipal Ivonete Maciel, no bairro da Cidade da Esperança. A escola já existia por decreto desde o início dos anos 80, mas sempre funcionou em imóveis alugados, o que para a comunidade escolar  tem grande significado e era um sonho antigo. Esta é a 17ª unidade escolar construída n gestão do prefeito Carlos Eduardo, desde 2013. Na ocasião ele anunciou que mais 13 escolas que atendem ao Ensino Fundamental, serão construídas ainda este ano.

A inauguração contou com a participação do vice-prefeito Álvaro Dias, da professora Justina Iva, secretária Municipal de Educação de Natal, entre outros representantes da gestão municipal; representantes do Poder Legislativo Municipal e da sociedade civil, do Padre Agustín Calatayud Salon, pároco da Cidade da Esperança, que concedeu a bênção ao local. A solenidade de inauguração foi recepcionada pela banda de música da escola Ferreira Itajubá.

O prefeito Carlos Eduardo destacou a importância do investimento na educação e a modernização das escolas da Rede Municipal, com utilização de lousas digitais e a instalação de internet em banda larga em todas as escolas até o fim deste ano. “Quanto mais investimentos em educação teremos pessoas dignas em uma cidade melhor para enfrentar os desafios que se apresentam. Façam desta escola a extensão da casa de vocês e conservem esta escola”, afirmou o prefeito, agradecendo ao padre Augustín pela sua incansável luta pela construção desta unidade em prol das crianças e adolescentes da comunidade.

O prefeito destacou na inauguração, que contou com grande número de professores, a persistência da professora Ivonete Maciel, homenageada com o nome da escola, em enfrentar problemas durante os anos em que manteve turmas de alfabetização, sem recuar na sua missão. “E vamos começar a construção de mais 13 escolas em toda a cidade de Natal. Já tem seis escolas sendo licitadas e cinco em construção. E eu posso dizer a vocês que a partir do primeiro dia de 2018 vamos inaugurar as escolas espalhadas pela cidade, sobretudo aqui na região Oeste e na zona Norte, as duas regiões maiores e com maior necessidade”, afirmou.

A professora Justina Iva, secretária Municipal de Educação, ressaltou que a inauguração desta escola, em especial, é motivo de felicidade devido a ter um local próprio e definitivo. “A escola é local de formação de cidadãos éticos”, lembrando que, com todas as dificuldades que a escola vinha enfrentando com prédios locados, conseguiu ficar entre as 10 melhores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

O padre Agustín afirmou que esse foi um momento importante, um sonho antigo que se materializou. O padre destacou ainda a importância da cessão do terreno para a escola, levando em conta a importância para educação dos jovens. Anteriormente, o local estava abandonado e era alvo de reclamações dos moradores.

ESTRUTURA                                   
A escola tem capacidade para atender até 490 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A equipe de recursos humanos é composta por dois gestores (administrativo e pedagógico), dois coordenadores pedagógicos, um inspetor escolar, três assistentes de secretariado, 27 professores, seis estagiários, quatro auxiliares de cozinha, duas merendeiras, oito porteiros e quatro auxiliares de serviços gerais.

Construída em dois pavimentos, o térreo é composto por três salas de aula, uma sala de direção com banheiro, uma sala de professores com banheiro, três banheiros, sendo um adaptado para pessoas com deficiência, uma sala de secretaria, um arquivo, um almoxarifado, uma dependência de material de limpeza, uma cozinha, uma dispensa, uma área de serviço e uma guarita.  No primeiro pavimento, estão instalados uma biblioteca, uma sala de informática, cinco salas de aula, uma sala de recursos multifuncionais, uma sala de coordenação pedagógica, três banheiros, sendo um adaptado para pessoas com deficiência. A unidade de ensino é administrada pelas professoras Márcia Nelson de Araújo (gestora administrativo) e Elizabeth Sinara Holanda Lira (gestora pedagógica).

A Escola Municipal Professora Ivonete Maciel foi criada pelo Decreto nº 2.504, de 09 de abril de 1981, e desde então, funcionou em espaços locados pela Secretaria Municipal de Educação. A obra construída com recursos próprios custou R$ 2.102.093,32. A unidade de ensino ocupa uma área de 1.262,15 m², sendo que a área construída é de 1.634,56 m². A obra foi executada pela Arko Construtora LTDA.



Twitter