NATAL PRESS

 

A administração “Cuidando da Nossa Gente” realizou, no sábado passado, 9, as decisões da edição 2017 do  Campeonato Municipal de Futebol Minicampo, em meio a um grande público que prestigiou e motivou os jogadores no Complexo de Lazer Valdir Félix da Silva.   

 O time da Carnaubinha venceu o Sanharão por dois a um na primeira partida, ficando em primeiro lugar da categoria “Veterano”. No segundo jogo, mais esperado da noite, o Nadador 1 consagrou-se novamente campeão do Aberto Masculino contra a equipe do Sítio Sanharão, depois de um empate de um a um no tempo normal (50min) e vitória nas cobranças alternadas de pênaltis.

 

Independente do resultado, o técnico do Nadador 1, Edclécio Bento, revelou a principal razão que levou à participação do grupo, cujo trabalho já acontece há 10 anos. “Fazer um campeonato divertido, para alegrar a comunidade, reunida no complexo. Todo mundo gritando, apoiando, isso é que é bom, é saudável”, comentou. 

 

A prática esportiva tem ganhado visibilidade, cada vez maior, no governo do prefeito Atevaldo Nazário, presente nas finais na companhia da primeira-dama Juselma Oliveira. “Nós vivenciamos o esporte como uma característica cultural de nossa cidade. Então, nos compete, enquanto gestão, fazer a sua manutenção. Um momento de não às drogas, de entrosamento dos jovens, das famílias”, declarou, acrescentando que a competição movimenta o Encanto e o seu comércio informal.  

 

 Organização e patrocínios

 

Todos os servidores da Coordenação de Esportes estiveram à frente da idealização, assumindo funções diversas, desde os preparativos até a arbitragem da quase totalidade dos jogos, evitando custos elevados ao Executivo.

 

Também nesse sentido, foram conquistadas parcerias. “Devido aos poucos recursos do município, os patrocínios vieram para suprir a necessidade de premiação, disse o coordenador Kaio Lizárbio ao se referir, especificamente, à categoria “Sub 17”, finalizada na sexta-feira, 8 – O prêmio das demais adveio dos valores das inscrições. 

“Dinheiro não é tudo, o que vale é esforço e dedicação. A equipe está de parabéns”, concluiu Kaio, inteiro contentamento na entrega dos troféus dos primeiro e segundo lugares, do artilheiro (Lulu – Nadador 1) e melhor goleiro (Damião – Nadador 1).   

A Prefeitura de Ielmo Marinho paga hoje, dia 28 de junho, a primeira parcela do 13º salário dos servidores do município. Uma injeção de cerca de R$ 750 mil na economia da cidade. A primeira parcela do 13º deve ser paga, obrigatoriamente, até o dia 30 de novembro. Mas a gestão atual, do prefeito Cássio Cavalcante, do PMDB, conseguiu reduzir despesas e equilibrar o caixa da prefeitura nos seis primeiros meses de administração, possibilitando a antecipação dos salários. O pagamento dos salários do mês de junho também foi realizado antecipadamente, no dia 20 passado.

A prefeitura de Ielmo Marinho utiliza os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o pagamento do funcionalismo. Trabalhadores com carteira assinada têm direito ao 13º salário. A primeira parcela é isenta de descontos referentes ao INSS e Imposto de Renda, que devem ser calculados somente na segunda parcela da gratificação, que tem que ser paga até o dia 20 de dezembro.

Em menos de seis meses de governo, o gestor Atevaldo Nazário ordenou a compra do segundo veículo para integrar a frota da Prefeitura Municipal de Encanto. A Comissão Permanente de Licitação (CPL) trabalha com a finalidade de ter o aviso licitatório publicado na edição de amanhã, 14, do Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte.

A pretensão do chefe do Executivo é melhorar e humanizar os serviços desenvolvidos pela Secretaria de Saúde, destino final da aquisição, comemorada pelo titular da pasta, Ednardo Soares.

Segundo o secretário, o automóvel zero quilômetro será de grande contribuição para a Atenção Básica municipal, pois irá atender a demanda das unidades, favorecendo as atividades das equipes em relação às visitas domiciliares e à locomoção até a zona rural.

O pregão do investimento estimado em R$ 40 mil, provenientes de emenda parlamentar, foi agendado para o dia 28 deste mês, às 9h, na sala da CPL, na sede da prefeitura.

Por intermédio da Secretaria de Agricultura, a Prefeitura de Encanto tem trabalhado, de forma permanente, no sentido de prestar auxílio ao homem do campo. Mais uma prova disso é o apoio dado pela administração “Cuidando da Nossa Gente” à ensilagem iniciada nesta terça-feira, 6, na comunidade Nova Esperança.

Colaborando para a garantia da alimentação animal, o Executivo está disponibilizando aos produtores rurais todo o equipamento necessário aos serviços. A gestão fornece ensiladeira e máquinas que são utilizadas tanto na colheita da matéria-prima (palha de milho, sorgo, capim) quanto no armazenamento da silagem, como trator, retroescavadeira e caminhão-caçambão.

“Essa é uma ação de grande importância do município. É um incentivo enorme ao agricultor, pois o motiva a não se desfazer do seu rebanho”, disse o coordenador Francisco Júnior, acrescentando que o processo favorece a guarda de uma alimentação de qualidade.

É através de cadastro junto à secretaria que o produtor é beneficiado. De acordo com o prefeito Atevaldo Nazário, a meta é contemplar todos os sítios sem distinção. As próximas localizadas onde a produção da silagem acontecerá serão: Cantinho, Sanharão e Várzea Nova.

É importante lembrar, no entanto, o fato de que não deve haver o corte da forragem antes do cadastramento e de conversa com a coordenação municipal de Agricultura, a qual esclarecerá o cronograma de atividades. 

Na tarde de ontem, 18, na Câmara de Vereadores, o Executivo de Encanto promoveu o primeiro dos três encontros que acontecerão na cidade relacionados ao Plano Municipal de Saneamento Básico, estratégia de planejamento da proteção dos recursos hídricos, salubridade ambiental e promoção da saúde pública.

A oficina, de tema “Educação Sanitária”, foi ministrada pelo secretário Ednardo Soares, após explanação de apresentação do projeto feita pela secretária de Meio Ambiente, Patrícia Nogueira, e pela assistente social Carla Silveira, as quais têm encabeçado as atividades de mobilização social.

“O ponto é trazermos o problema para a discussão, e, desta para a solução”, disse Patrícia, solicitando do público presente engajamento na multiplicação das informações transmitidas tanto nos grupos de trabalho quanto no convívio popular, por meio da sensibilização.

O debate se resumiu no momento inicial com foco na construção de um diagnóstico dos sistemas de água, esgoto, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana, necessário ao plano, instrumento que, após concluído, garantirá recursos ao município “para que a gente possa colocar em prática ações e melhorar todos esses fatores, que, consequentemente, vão melhorar a qualidade de vida de todos”, destacou Carla.

As próximas oficinas serão realizadas no Sítio Nadador (Dia 23 deste mês), e na comunidade Conceição (1º de junho), ocasiões de debate em que a sociedade civil deverá se somar aos comitês, órgãos parceiros e representantes das variadas pastas municipais.





Twitter