NATAL PRESS

As atividades nas instituições escolares constituíram a parte inicial da Semana do Bebê, no município de Encanto, cuja dedicação à conquista da edição atual do Selo Unicef se mostra cada vez mais evidente. Nesta quarta-feira, 21, a garotada da Unidade de Ensino Manoel Fernandes, na comunidade Sanharão, observou, cantou, pulou e se divertiu com a realização, prestigiada pelo prefeito Atevaldo Nazário. 

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), com apoio da Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar, planejou uma manhã de canções, contação de histórias e brincadeiras. Personagens de A Bela e a Fera, Alice no País das Maravilhas, e do Sítio do Picapau Amarelo deram colorido ao espaço.

“Na zona rural, temos um alto índice de crianças. E estas precisam receber um olhar diferenciado. Então, vamos até elas, saímos do nosso conforto para que se sintam iguais às demais, da zona urbana”, justificou a realização a articuladora municipal do Selo Unicef, Wbirazilda Fernandes.

A mesma ação desenvolvida na Manoel Fernandes passou, anteriormente, pela Educação Infantil Antônio Fernandes de Souza (perímetro urbano), unidades do Encanto de Cima e Nadador, ambas no campo. De acordo com Wbirazilda, alguns dos enfoques junto à primeira infância foram: “a questão da raça, da etnia, do bullying. As suas proteções, os seus direitos”.

Sobre o Nuca, a articuladora comentou que os adolescentes do grupo têm “mostrado aos outros que são capazes de mudar alguns conceitos, de melhorar o ambiente no qual eles convivem”, em um modo de se sentirem pertencentes à sociedade.

Na aplicação de seu plano de governo, o prefeito Atevaldo Nazário tem concedido atenção especial ao abastecimento humano, tornando possível, mediante investimentos próprios e parcerias, a implementação de ações que sanem a problemática, sobretudo, em localidades rurais.

A Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (SALTA-Z), que atende aos padrões de potabilidade preconizados pelo Ministério da Saúde, está inclusa neste contexto. O projeto, proveniente de acordo firmado com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), apresenta plena execução no Sítio Carnaubinha.

Nesta semana, o Executivo municipal está trabalhando na recuperação de uma torre, fixada próximo à instituição escolar da comunidade. Ontem, 8, os serviços corresponderam à construção da laje para suporte de uma caixa d’água de 5 mil litros. Quando finalizada, nos próximos dias, a obra servirá à instalação de um chafariz que atenda a mais de 40 famílias.

A transformação de água não potável visando ao consumo pelo homem permite uma maior gerência do bem-estar dos moradores, por evitar, por exemplo, a incidência de doenças resultantes de contaminação. 

 

A administração “Cuidando da Nossa Gente” realizou, no sábado passado, 9, as decisões da edição 2017 do  Campeonato Municipal de Futebol Minicampo, em meio a um grande público que prestigiou e motivou os jogadores no Complexo de Lazer Valdir Félix da Silva.   

 O time da Carnaubinha venceu o Sanharão por dois a um na primeira partida, ficando em primeiro lugar da categoria “Veterano”. No segundo jogo, mais esperado da noite, o Nadador 1 consagrou-se novamente campeão do Aberto Masculino contra a equipe do Sítio Sanharão, depois de um empate de um a um no tempo normal (50min) e vitória nas cobranças alternadas de pênaltis.

 

Independente do resultado, o técnico do Nadador 1, Edclécio Bento, revelou a principal razão que levou à participação do grupo, cujo trabalho já acontece há 10 anos. “Fazer um campeonato divertido, para alegrar a comunidade, reunida no complexo. Todo mundo gritando, apoiando, isso é que é bom, é saudável”, comentou. 

 

A prática esportiva tem ganhado visibilidade, cada vez maior, no governo do prefeito Atevaldo Nazário, presente nas finais na companhia da primeira-dama Juselma Oliveira. “Nós vivenciamos o esporte como uma característica cultural de nossa cidade. Então, nos compete, enquanto gestão, fazer a sua manutenção. Um momento de não às drogas, de entrosamento dos jovens, das famílias”, declarou, acrescentando que a competição movimenta o Encanto e o seu comércio informal.  

 

 Organização e patrocínios

 

Todos os servidores da Coordenação de Esportes estiveram à frente da idealização, assumindo funções diversas, desde os preparativos até a arbitragem da quase totalidade dos jogos, evitando custos elevados ao Executivo.

 

Também nesse sentido, foram conquistadas parcerias. “Devido aos poucos recursos do município, os patrocínios vieram para suprir a necessidade de premiação, disse o coordenador Kaio Lizárbio ao se referir, especificamente, à categoria “Sub 17”, finalizada na sexta-feira, 8 – O prêmio das demais adveio dos valores das inscrições. 

“Dinheiro não é tudo, o que vale é esforço e dedicação. A equipe está de parabéns”, concluiu Kaio, inteiro contentamento na entrega dos troféus dos primeiro e segundo lugares, do artilheiro (Lulu – Nadador 1) e melhor goleiro (Damião – Nadador 1).   

A Prefeitura de Ielmo Marinho paga hoje, dia 28 de junho, a primeira parcela do 13º salário dos servidores do município. Uma injeção de cerca de R$ 750 mil na economia da cidade. A primeira parcela do 13º deve ser paga, obrigatoriamente, até o dia 30 de novembro. Mas a gestão atual, do prefeito Cássio Cavalcante, do PMDB, conseguiu reduzir despesas e equilibrar o caixa da prefeitura nos seis primeiros meses de administração, possibilitando a antecipação dos salários. O pagamento dos salários do mês de junho também foi realizado antecipadamente, no dia 20 passado.

A prefeitura de Ielmo Marinho utiliza os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o pagamento do funcionalismo. Trabalhadores com carteira assinada têm direito ao 13º salário. A primeira parcela é isenta de descontos referentes ao INSS e Imposto de Renda, que devem ser calculados somente na segunda parcela da gratificação, que tem que ser paga até o dia 20 de dezembro.

Em menos de seis meses de governo, o gestor Atevaldo Nazário ordenou a compra do segundo veículo para integrar a frota da Prefeitura Municipal de Encanto. A Comissão Permanente de Licitação (CPL) trabalha com a finalidade de ter o aviso licitatório publicado na edição de amanhã, 14, do Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte.

A pretensão do chefe do Executivo é melhorar e humanizar os serviços desenvolvidos pela Secretaria de Saúde, destino final da aquisição, comemorada pelo titular da pasta, Ednardo Soares.

Segundo o secretário, o automóvel zero quilômetro será de grande contribuição para a Atenção Básica municipal, pois irá atender a demanda das unidades, favorecendo as atividades das equipes em relação às visitas domiciliares e à locomoção até a zona rural.

O pregão do investimento estimado em R$ 40 mil, provenientes de emenda parlamentar, foi agendado para o dia 28 deste mês, às 9h, na sala da CPL, na sede da prefeitura.



Twitter