NATAL PRESS

Em menos de seis meses de governo, o gestor Atevaldo Nazário ordenou a compra do segundo veículo para integrar a frota da Prefeitura Municipal de Encanto. A Comissão Permanente de Licitação (CPL) trabalha com a finalidade de ter o aviso licitatório publicado na edição de amanhã, 14, do Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte.

A pretensão do chefe do Executivo é melhorar e humanizar os serviços desenvolvidos pela Secretaria de Saúde, destino final da aquisição, comemorada pelo titular da pasta, Ednardo Soares.

Segundo o secretário, o automóvel zero quilômetro será de grande contribuição para a Atenção Básica municipal, pois irá atender a demanda das unidades, favorecendo as atividades das equipes em relação às visitas domiciliares e à locomoção até a zona rural.

O pregão do investimento estimado em R$ 40 mil, provenientes de emenda parlamentar, foi agendado para o dia 28 deste mês, às 9h, na sala da CPL, na sede da prefeitura.

Por intermédio da Secretaria de Agricultura, a Prefeitura de Encanto tem trabalhado, de forma permanente, no sentido de prestar auxílio ao homem do campo. Mais uma prova disso é o apoio dado pela administração “Cuidando da Nossa Gente” à ensilagem iniciada nesta terça-feira, 6, na comunidade Nova Esperança.

Colaborando para a garantia da alimentação animal, o Executivo está disponibilizando aos produtores rurais todo o equipamento necessário aos serviços. A gestão fornece ensiladeira e máquinas que são utilizadas tanto na colheita da matéria-prima (palha de milho, sorgo, capim) quanto no armazenamento da silagem, como trator, retroescavadeira e caminhão-caçambão.

“Essa é uma ação de grande importância do município. É um incentivo enorme ao agricultor, pois o motiva a não se desfazer do seu rebanho”, disse o coordenador Francisco Júnior, acrescentando que o processo favorece a guarda de uma alimentação de qualidade.

É através de cadastro junto à secretaria que o produtor é beneficiado. De acordo com o prefeito Atevaldo Nazário, a meta é contemplar todos os sítios sem distinção. As próximas localizadas onde a produção da silagem acontecerá serão: Cantinho, Sanharão e Várzea Nova.

É importante lembrar, no entanto, o fato de que não deve haver o corte da forragem antes do cadastramento e de conversa com a coordenação municipal de Agricultura, a qual esclarecerá o cronograma de atividades. 

Na tarde de ontem, 18, na Câmara de Vereadores, o Executivo de Encanto promoveu o primeiro dos três encontros que acontecerão na cidade relacionados ao Plano Municipal de Saneamento Básico, estratégia de planejamento da proteção dos recursos hídricos, salubridade ambiental e promoção da saúde pública.

A oficina, de tema “Educação Sanitária”, foi ministrada pelo secretário Ednardo Soares, após explanação de apresentação do projeto feita pela secretária de Meio Ambiente, Patrícia Nogueira, e pela assistente social Carla Silveira, as quais têm encabeçado as atividades de mobilização social.

“O ponto é trazermos o problema para a discussão, e, desta para a solução”, disse Patrícia, solicitando do público presente engajamento na multiplicação das informações transmitidas tanto nos grupos de trabalho quanto no convívio popular, por meio da sensibilização.

O debate se resumiu no momento inicial com foco na construção de um diagnóstico dos sistemas de água, esgoto, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana, necessário ao plano, instrumento que, após concluído, garantirá recursos ao município “para que a gente possa colocar em prática ações e melhorar todos esses fatores, que, consequentemente, vão melhorar a qualidade de vida de todos”, destacou Carla.

As próximas oficinas serão realizadas no Sítio Nadador (Dia 23 deste mês), e na comunidade Conceição (1º de junho), ocasiões de debate em que a sociedade civil deverá se somar aos comitês, órgãos parceiros e representantes das variadas pastas municipais.



Na avaliação do Instituto Brasileiro de Divulgação (UDB) sobre os 100 primeiros dias de gestão dos novos prefeitos do País, duas prefeitas do Partido Progressista (PP) do Rio Grande do Norte entraram para a lista das 100 melhores gestões do Brasil: Rosalba Ciarlini, de Mossoró, e Raianni Santos, de Lagoa D’anta.

De acordo com a direção do instituto, a pesquisa analisa a credibilidade dos gestores junto aos órgãos governamentais, Federal, Estadual, Tribunal de Contas e Ministério Público, além do comprometimento com a sociedade. A UBD ainda faz uma análise por meio de telefone com moradores das cidades para saber o nível de satisfação com a administração municipal.

Também ficaram entre os 100 melhores do País os gestores potiguares de Parnamirim, Rosano Taveira; de Goianinha, Rudemberg Lisboa; e de Caicó, Robson Araújo, conhecido como Batata.

A secretaria de saúde de Ielmo Marinho realiza na próxima segunda-feira, dia 15, a prestação de contas do 2º e 3º quadrimestres de 2015. Essa prestação é exigida por lei, que estabelece ainda as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com a saúde. Segundo a secretária Ângela Braz, o relatório é de um período da gestão passada, que deixou de ser feito. A intenção é atualizar a prestação de contas o mais breve possível. A audiência pública para apresentação do relatório vai ser realizada na Câmara de Vereadores de Ielmo Marinho, às 9 horas da manhã.



Twitter