NATAL PRESS

O administrador de Encanto, Atevaldo Nazário, dividiu espaço com representantes do poder público potiguar na primeira assembleia ordinária anual do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (COEGEMAS) do Rio Grande do Norte, realizada nesta quinta-feira, 31, em Natal.

Reprogramação de saldos, apresentação do programa “Família Guardiã” e recomposição da diretoria do órgão foram alguns dos tópicos da pauta da congregação, em que também se fez presente a secretária Fátima Nazário.

“Participar de um evento desta natureza requer de mim, enquanto prefeito, atuar de forma planejada nas ações da Secretaria de Assistência, nos despertando a rever projetos que serão possíveis de serem executados neste ano de 2019. Com competência e responsabilidade junto a toda a equipe”, avaliou o chefe do Executivo municipal.

As atividades nas instituições escolares constituíram a parte inicial da Semana do Bebê, no município de Encanto, cuja dedicação à conquista da edição atual do Selo Unicef se mostra cada vez mais evidente. Nesta quarta-feira, 21, a garotada da Unidade de Ensino Manoel Fernandes, na comunidade Sanharão, observou, cantou, pulou e se divertiu com a realização, prestigiada pelo prefeito Atevaldo Nazário. 

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), com apoio da Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar, planejou uma manhã de canções, contação de histórias e brincadeiras. Personagens de A Bela e a Fera, Alice no País das Maravilhas, e do Sítio do Picapau Amarelo deram colorido ao espaço.

“Na zona rural, temos um alto índice de crianças. E estas precisam receber um olhar diferenciado. Então, vamos até elas, saímos do nosso conforto para que se sintam iguais às demais, da zona urbana”, justificou a realização a articuladora municipal do Selo Unicef, Wbirazilda Fernandes.

A mesma ação desenvolvida na Manoel Fernandes passou, anteriormente, pela Educação Infantil Antônio Fernandes de Souza (perímetro urbano), unidades do Encanto de Cima e Nadador, ambas no campo. De acordo com Wbirazilda, alguns dos enfoques junto à primeira infância foram: “a questão da raça, da etnia, do bullying. As suas proteções, os seus direitos”.

Sobre o Nuca, a articuladora comentou que os adolescentes do grupo têm “mostrado aos outros que são capazes de mudar alguns conceitos, de melhorar o ambiente no qual eles convivem”, em um modo de se sentirem pertencentes à sociedade.

Na aplicação de seu plano de governo, o prefeito Atevaldo Nazário tem concedido atenção especial ao abastecimento humano, tornando possível, mediante investimentos próprios e parcerias, a implementação de ações que sanem a problemática, sobretudo, em localidades rurais.

A Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (SALTA-Z), que atende aos padrões de potabilidade preconizados pelo Ministério da Saúde, está inclusa neste contexto. O projeto, proveniente de acordo firmado com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), apresenta plena execução no Sítio Carnaubinha.

Nesta semana, o Executivo municipal está trabalhando na recuperação de uma torre, fixada próximo à instituição escolar da comunidade. Ontem, 8, os serviços corresponderam à construção da laje para suporte de uma caixa d’água de 5 mil litros. Quando finalizada, nos próximos dias, a obra servirá à instalação de um chafariz que atenda a mais de 40 famílias.

A transformação de água não potável visando ao consumo pelo homem permite uma maior gerência do bem-estar dos moradores, por evitar, por exemplo, a incidência de doenças resultantes de contaminação. 

 

A administração “Cuidando da Nossa Gente” realizou, no sábado passado, 9, as decisões da edição 2017 do  Campeonato Municipal de Futebol Minicampo, em meio a um grande público que prestigiou e motivou os jogadores no Complexo de Lazer Valdir Félix da Silva.   

 O time da Carnaubinha venceu o Sanharão por dois a um na primeira partida, ficando em primeiro lugar da categoria “Veterano”. No segundo jogo, mais esperado da noite, o Nadador 1 consagrou-se novamente campeão do Aberto Masculino contra a equipe do Sítio Sanharão, depois de um empate de um a um no tempo normal (50min) e vitória nas cobranças alternadas de pênaltis.

 

Independente do resultado, o técnico do Nadador 1, Edclécio Bento, revelou a principal razão que levou à participação do grupo, cujo trabalho já acontece há 10 anos. “Fazer um campeonato divertido, para alegrar a comunidade, reunida no complexo. Todo mundo gritando, apoiando, isso é que é bom, é saudável”, comentou. 

 

A prática esportiva tem ganhado visibilidade, cada vez maior, no governo do prefeito Atevaldo Nazário, presente nas finais na companhia da primeira-dama Juselma Oliveira. “Nós vivenciamos o esporte como uma característica cultural de nossa cidade. Então, nos compete, enquanto gestão, fazer a sua manutenção. Um momento de não às drogas, de entrosamento dos jovens, das famílias”, declarou, acrescentando que a competição movimenta o Encanto e o seu comércio informal.  

 

 Organização e patrocínios

 

Todos os servidores da Coordenação de Esportes estiveram à frente da idealização, assumindo funções diversas, desde os preparativos até a arbitragem da quase totalidade dos jogos, evitando custos elevados ao Executivo.

 

Também nesse sentido, foram conquistadas parcerias. “Devido aos poucos recursos do município, os patrocínios vieram para suprir a necessidade de premiação, disse o coordenador Kaio Lizárbio ao se referir, especificamente, à categoria “Sub 17”, finalizada na sexta-feira, 8 – O prêmio das demais adveio dos valores das inscrições. 

“Dinheiro não é tudo, o que vale é esforço e dedicação. A equipe está de parabéns”, concluiu Kaio, inteiro contentamento na entrega dos troféus dos primeiro e segundo lugares, do artilheiro (Lulu – Nadador 1) e melhor goleiro (Damião – Nadador 1).   

A Prefeitura de Ielmo Marinho paga hoje, dia 28 de junho, a primeira parcela do 13º salário dos servidores do município. Uma injeção de cerca de R$ 750 mil na economia da cidade. A primeira parcela do 13º deve ser paga, obrigatoriamente, até o dia 30 de novembro. Mas a gestão atual, do prefeito Cássio Cavalcante, do PMDB, conseguiu reduzir despesas e equilibrar o caixa da prefeitura nos seis primeiros meses de administração, possibilitando a antecipação dos salários. O pagamento dos salários do mês de junho também foi realizado antecipadamente, no dia 20 passado.

A prefeitura de Ielmo Marinho utiliza os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o pagamento do funcionalismo. Trabalhadores com carteira assinada têm direito ao 13º salário. A primeira parcela é isenta de descontos referentes ao INSS e Imposto de Renda, que devem ser calculados somente na segunda parcela da gratificação, que tem que ser paga até o dia 20 de dezembro.



Twitter