NATAL PRESS

Uma quarta-feira de muito trabalho para a deputada federal Zenaide Maia. Primeiro participando da XV Marcha dos Vereadores, onde à tarde, esteve presente na reunião de bancada, com vereadores do estado do Rio Grande do Norte. Entre os assuntos: A cobrança para conclusão da transposição das águas do Rio São Francisco, investimentos para as cidades, além das reformas trabalhista e da previdência.

“É de uma importância fundamental mostrar a preocupação dos vereadores e, principalmente, em relação das reformas da previdência e trabalhista”, disse Zenaide Maia.

Também nessa quarta-feira, Zenaide Maia votou contra, depois de mais de 14 horas de sessão no plenário da Câmara dos Deputados, a aprovação da reforma trabalhista, uma das prioridades legislativas do governo de Michel Temer. “Eu votei NÂO a Reforma Trabalhista, eu não voto contra o trabalhador. Trabalhador é solução e não problema”, declarou Zenaide Maia.

marco polo veras

mesassa

Foi criada na tarde desta quarta-feira, 15, A Mesa Permanente de Negociação foi criada na tarde desta quarta-feira, 15, entre o governo Municipal e servidores. Nesta primeira conversa, foi informado aos representantes sindicais presentes que a reposição salarial pelos dias descontados devido à greve, será feita até o próximo dia 24. Este era o objetivo inicial de discussão da mesa, que visa tratar, nas reuniões subseqüentes, de assuntos econômicos dos servidores.

A reunião foi aberta pelo secretário de Governo do Município de Natal, Jonny Costa, e a mesa de negociação tem como presidente a secretária Municipal de Administração, Adamires França. Participaram ainda da reunião representantes da Procuradoria Geral do Município, Secretaria Municipal de Planejamento, Câmara Municipal e representantes sindicais, como Soraya Godeiro, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sisenat).

O objetivo da mesa de negociação é acordar questões econômicas reivindicadas pelas categorias. O Sisenat entregou pontos a serem discutidos nas próximas reuniões que terão encontros mensais, sempre às primeiras terças-feiras de cada mês, sendo a próxima já marcada para o dia 04 de abril, no auditório da Secretaria Municipal de Administração (Semad), rua Santo Antônio, Centro. Será elaborada uma minuta de regimento da mesa e apresentada, mas já ficou decidido que outros sindicatos, além do Sisenat, terão assento à mesa de negociação.

Segundo o secretário de Governo, Jonny Costa, o ponto mais importante, inicialmente, era a reposição dos salários dos servidores que tiveram descontos pela greve entre 11 de novembro de 2016 e 31 de janeiro deste ano. Com relação aos pontos entregues na abertura da reunião pelos servidores, ele colocou que as secretarias da área econômica da administração municipal se debruçarão sobre essas questões e a partir do próximo encontro serão colocadas a posição do Município.

“Vamos fazer de tudo para fortalecer esta semente plantada. Se não houver possibilidade de resolver tudo no primeiro momento, não quer dizer que não será resolvido”, afirmou o secretário ao final da reunião.

“Vamos ver receitas e despesas para, nós servidores, encontrarmos uma saída”, afirmou a secretária de Administração do Município, Adamires França, sobre os encaminhamentos a serem dados nos próximos encontros.

elpídio junior

eleikabiblio

Debater a importância da presença do bibliotecário no espaço da biblioteca é o principal objetivo da audiência pública a ser realizada a partir das 9h da próxima sexta-feira (17), no Plenário da Câmara Municipal de Natal. O encontro é uma proposição da Comissão de Educação da Casa, presidida pela vereadora Professora Eleika Bezerra, e está inserida na programação comemorativa ao Dia do Bibliotecário, celebrado em 12 de março.

De acordo com a Lei Federal nº 12.244/10, as instituições de ensino públicas e privadas de todo o País deverão dispor de bibliotecas até, no máximo, o ano de 2020. De acordo com a legislação em vigor, a presença do profissional bibliotecário nestes espaços também é exigida.

Para a presidente da Comissão de Educação da CMN, é preciso mostrar à sociedade a importância do profissional, as dificuldades que eles enfrentam e, principalmente, os benefícios que a presença dele em âmbito escolar pode levar aos alunos. “Para termos uma política de leitura eficiente em nossa cidade, precisamos contar com este profissional tão indispensável no âmbito da biblioteca. Então, o nosso objetivo é levantar este debate sobre a necessidade da criação do cargo de bibliotecário no município”, pontua a vereadora Professora Eleika.

elpídio júnior

eleija

Em Sessão Solene comemorativa ao Dia da Mulher, realizada nesta terça-feira (7), a vereadora Professora Eleika homenageou Maria da Conceição Negreiros Falcão Bezerra com a Comenda Júlia Alves Barbosa. A homenageada, que atuou como voluntária por mais de 30 anos, é sócia da Casa da Amizade do Rotary Club de Natal desde a sua fundação, na qual assumiu os cargos de vice-presidente por duas vezes, tendo sido tesoureira durante 12 anos e, atualmente, nomeada Presidente de honra.

Maria da Conceição também foi presidente e fundadora do Departamento Feminino do América Futebol Clube e presidiu, ainda, a Associação de Bandeirantes do Rio Grande do Norte por dois anos (1958-1960). A homenageada foi voluntária da Liga Norteriograndense Contra o Câncer e sócia do Women’s Clube, além de ter sido presidente da Sociedade Eunice Weaver, mantenedora do Educandário Oswaldo Cruz, durante 26 anos, no período compreendido entre os anos de 1968 e 1994.

divulgação

robchina

O governador Robinson Faria continua em missão comercial na China. Nesta quarta-feira, 01, Robinson e a comitiva potiguar visitaram a Canny Elevator, a maior fabricante chinesa de elevadores e escadas rolantes, localizada na cidade de Suzhou. A empresa pretende implantar um centro de assistência e treinamento para começar a operar no Brasil.

“A empresa deseja implantar uma unidade industrial no Brasil e viemos apresentar os potenciais do nosso Estado para receber essa fábrica. Nos reunimos com a diretoria comercial e estamos buscando mais esse investimento para o Rio Grande do Norte”, afirmou Robinson Faria.

Após a visita, o Chefe do Executivo potiguar se reuniu com representantes do Fundo de Investimentos do governo chinês para apresentar os potenciais do RN na fruticultura, na área portuária e outras atividades comerciais. “Após a apresentação, os investidores manifestaram o interesse em ir ao Rio Grande do Norte e conhecer de perto nosso Estado”, contou o governador.

Nos compromissos de hoje na China, Robinson Faria está acompanhado do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, do diretor presidente da Potigás, Carlos Alberto Santos, do Secretário Adjunto do Gabinete Civil, Flávio Oliveira e diretores da Federação das Indústrias do RN (Fiern).

divulgação

sitionovo

Os principais desafios na gestão municipal estão sendo debatidos em Brasília durante a Semana de Atendimento Técnico, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Segundo o prefeito de Sítio Novo, Edílson Júnior (PSD), a atividade permite aos gestores tomar conhecimento dos caminhos para solucionar os principais desafios na administração municipal. Estão em discussão com prefeitos de todo o País temas como financiamento à Saúde e à Assistência Social, gestão da Cultura e esclarecimentos sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Turismo e finanças.

“Nós prefeitos temos muito desafios. O município tem uma gama de obrigatoriedades e não há respaldo financeiro para essas responsabilidades. No caso da Saúde, por exemplo, os estados deixaram de arrecadar mais de R$ 20 bilhões nos últimos 15 anos e a União deixou de investir R$ 43 bilhões. Com isso, os municípios ficam cada vez mais com suas finanças comprometidas. Queremos prestar um serviço de qualidade, mas precisamos ter condições para isso. Não podemos continuar de pires na mão, enquanto as atribuições municipais só aumentam”, ressaltou Edílson Júnior.

O prefeito destacou ainda a importâncias dos temas debatidos já que os novos gestores se deparam com muitas legislações não regulamentadas e com detalhes que dificultam o andamento do trabalho nos municípios. Como é o caso do Sistema Nacional de Cultura, que apesar de ter sido incluído na Constituição Federal, ainda não foi regulamentado.

divulgação

robinsoneunião

O governador Robinson Faria cumpre agenda administrativa na região do Seridó na próxima quinta-feira (14). A primeira parada será no município de Jucurutu, a partir das 10h30, com a entrega dos cheques do Programa Microcrédito do Empreendedor e assinatura de contratos de unidades habitacionais de Barra de Santana.


A programação segue com a inauguração do Restaurante Popular em Jardim de Piranhas às 13h. Durante a tarde, a partir das 15h30, o governador segue para Caicó e visita o Hospital Regional do Seridó com a assinatura da Ordem de Serviço para reforma e adequações da rede de urgência e emergência. No local, também serão entregues cadeiras de rodas para pessoas com deficiências físicas cadastradas no CRI.


Ainda em Caicó, às 17h, Robinson Faria assina as ordens de serviços do Teatro Adjunto Dias e do Centro de Comercialização do Artesanato (Casa da Coletoria). Será ativado também o Centro Integrado de Operações Móvel da Segurança Pública.


Programação Seridó:

Quinta-feira - 16 de fevereiro de 2017

9h – Chegada do governador Robinson Faria ao aeroporto Rui Mariz, em Caicó, e atendimento a imprensa.

Local: Rodovia RN 228, KM 49 - Bairro Samanaú, Caicó.

10:30h -  Entrega dos cheques do Programa Microcrédito do Empreendedor e assinatura de 40 contratos de unidades habitacionais de Barra de Santana pela Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano em Jucurutu.

Local: Ginásio Poliesportivo João Eufrásio de Medeiros, Rua Sabino Moura Cavalcante, S/N – Bairro Abraão Lopes, Jucurutu.

13h - Almoço de inauguração do Restaurante Popular em Jardim de Piranhas.

Local: Rua Oswaldo Borges da Silva, 21 B - Santa Cecilia, Jardim de Piranhas.

15:30h - Visita ao Hospital Regional do Seridó com a assinatura da Ordem de Serviço para reforma e adequações da rede de urgência e emergência e entrega de cadeiras de rodas para pessoas com deficiências físicas cadastradas no CRI.

Local: Estrada do Perímetro Irrigado do Sabugi, s/n - Paulo VI, Caicó

17h – Evento no Teatro Adjuto Dias.

Local: Rua José Hermínio, 1550 - Bairro Paraíba, Caicó.

Assinatura das Ordens de Serviços do Teatro Adjuto Dias e do Centro de Comercialização do Artesanato (Casa da Coletoria).

Ativação permanente do Centro Integrado de Operações Móvel da Segurança Pública e da Defesa Social.

Assinatura de contratos das assistências técnicas para acompanhamento da execução dos 46 projetos de acesso a água.

Entrega de equipamentos de TI à 19 Conselhos Municipais de Desenvolvimentos Sustentável e Solidário (CMDS) da região.

elpídio júnior

verkl

O vereador de Natal Kleber Fernandes, eleito para o seu primeiro mandato em outubro do ano passado, representando a legenda do Partido Democrático Trabalhista (PDT), participa, nos dias 16 e 17 de fevereiro, do IV Seminário Nacional de Vereadoras e Vereadores do PDT, realizado em Brasilia/DF. A quarta edição do tradicional encontro de parlamentares é organizada pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e tem como tema “O Trabalhismo e a nova gestão pública municipal – Desafios à construção de um mandato transparente e participativo”.

Para Kleber, “o evento proporcionará uma oportunidade única tanto para alinhar a atuação dos vereadores pedetistas nas mais de 300 cidades do país nas quais atuamos, como também para ressaltar, junto aos nossos militantes, a defesa das nossas bandeiras, preceitos e politicas partidárias prioritárias”, afirma o vereador que é membro do Diretório Nacional e o atual secretário geral do PDT no estado do Rio Grande do Norte.   

Além das discussões sobre os projetos e ações da sigla, durante os dois dias da quarta edição do Seminário, os vereadores participarão de uma programação variada que incluirá, entre várias atividades: uma plenária sobre a situação política do Brasil, ministrada pelo pré-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes; debates sobre a utilização da comunicação e mídias alternativas no fortalecimento das ações do mandato; e uma apresentação sobre os principais pontos dos procedimentos legislativos, em especial o Regimento Interno e a Lei Orgânica Municipal.  

“Estou muito entusiasmado em participar do Seminário. Tenho uma história de mais de 12 anos de filiação e atuação junto ao PDT e considero que estamos em total consonância com as diretrizes adotadas pelo partido. Uma das grandes bandeiras que levanto na minha gestão como parlamentar é o mandato participativo, transparente e itinerante, um dos temas centrais desta edição de 2017”, informa Kleber.

“Teremos acesso a bastante informação e voltaremos da capital federal ainda mais preparados e coesos para implantar e aplicar as boas práticas administrativas nos municípios em que fomos eleitos”, conclui o vereador, acrescentando que ao todo, o PDT possui hoje, 51 representantes da legenda com mandato nas Câmaras Municipais potiguares.

“O governo começa a perder a luta para o crime organizado”. A constatação é do deputado estadual Tomba Farias (PSB), que na tarde de hoje, na Assembleia Legislativa, mostrou-se muito preocupado com o alastramento da criminalidade no Rio Grande do Norte e em outras regiões do País. Segundo ele, o cerco está se fechando, não em torno dos criminosos, mas sim da própria polícia.

O parlamentar observou que já virou rotina, bandidos utilizarem agências bancárias e do Correios como “caixa”, todas as vezes que precisam de dinheiro para as suas despesas. “Agora é assim: o Correio é como se fosse uma caixinha do pessoal. Eles dizem, estamos precisando de um dinheirinho, vamos ali pegar”, assinala o parlamentar.

Destacando que o crime organizado não se contenta mais em explodir os caixas eletrônicos e que agora leva o próprio cofre,  Tomba enfatizou que somente nas últimas semanas, agências foram assaltadas nos municípios de Tangará, São Paulo do Potengi, Umarizal, Lajes Pintada, entre outras cidades do interior do RN.

A deputada federal Zenaide Maia (PR) concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira (10) para Rádio Cidade 94 FM, para o Programa Jornal da Cidade, com a jornalista Anna Ruth Dantas.

Durante a entrevista a deputada falou sobre vários assuntos, como a importância das decisões no Congresso, a PEC da Reforma da Previdência, a PEC 160 de sua autoria para baixar os juros do cartão de crédito, além de comentários sobre política em geral.

Zenaide Maia chamou atenção, principalmente, no que diz respeito à questão das mulheres com a reforma da previdência. “As mulheres são as mais penalizadas se a PEC da Previdência for aprovada. É preciso rever o que está sendo proposto”, declarou Zenaide Maia.

Você confere a entrevista na íntegra acessando o Facebook da deputada Zenaide Maia.



Twitter