NATAL PRESS

O deputado Kelps Lima realizou mais uma edição do Projeto “DEPUTADO POR UM DIA”, onde leva jovens do Rio Grande do Norte a conhecer os bastidores da Assembleia Legislativa.

Na edição desta quarta-feira, 5 de dezembro, foram recebidos jovens de Macaíba, Eloi de Souza, Pendências e Caicó.

O vídeo estará em breve no Canal do Youtube de Kelps - https://www.youtube.com/user/KelpsLimaVideos

Na tarde desta terça-feira (04), na Câmara dos Deputados, durante uma audiência pública sobre a venda das Refinarias, a deputada federal Zenaide Maia fez questão de argumentar que a negociação trará sérios impactos na economia dos municípios, entre eles a queda de arrecadação e na geração de empregos, além de redução no investimento em ações sociais e ambientais.

Foi com esse pensamento que a deputada Zenaide Maia se posicionou em defesa das nossas Refinarias, alertando a população que é contra a venda do patrimônio do povo brasileiro.


A deputada federal Zenaide Maia (PHS/RN) participou na manhã desta quinta-feira (29), no Plenário da Câmara, da Sessão Solene de Entrega do Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, edição 2018. A solenidade foi promovida pela na Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, da qual a parlamentar faz parte.

Zenaide Maia fez a indicação do nome da potiguar Alzira Soriano Teixeira (in memorian), primeira prefeita da América Latina, eleita para administrar o município de Lages, em 1927. O Diploma Mulher-Cidadã Cartola Pereira de Queirós foi entregue aos familiares da homenageada.

Ao todo cinco mulheres escolhidas pela Comissão que contribuíram para o pleno exercício da cidadania, da defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero no Brasil.

As outras quatro homenageadas foram: Ana Cristina Ferro Blasi; Marielle Franco; Mônica Spada e Sousa e Renata Gil de Alcântara Videira.

 

O prefeito Álvaro Dias reuniu hoje num café da manhã a bancada de  apoio na Câmara Municipal. Essa foi a primeira reunião do prefeito com a bancada após as eleições deste ano. O objetivo do encontro foi estreitar o relacionamento entre o Executivo e o Legislativo e ouvir as colocações dos vereadores acerca do relacionamento com o Executivo, secretários e assessores.

O prefeito voltou a falar que quer ter uma bancada coesa e para isso se propõe a ter uma relação mais próxima com os vereadores da base aliada. Álvaro adiantou que irá fazer mudanças na estrutura administrativa do município, no sentido de conter gastos e enxugar despesas, a partir de um trabalho que vem sendo realizada pela Fundação Dom Cabral, a mesma que assessorou o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, quando assumiu o cargo, e que foi contratada pela Prefeitura tendo em vista a necessidade de se adequar à crise financeira que levou a uma queda de receitas desde 2015.

Atendendo uma solicitação do futuro presidente da Câmara, Paulinho Freire, e do líder da bancada, Kleber Fernandes, o prefeito se comprometeu a realizar reuniões periódicas para ouvir os vereadores e discutir os projetos que são enviados para apreciação da Casa. “É importante esse contato com os vereadores porque são eles que estão nas comunidades e podem trazer as demandas de cada bairro, que temos o interesse e a obrigação de atender dentro das possibilidades financeiras do município”, afirma o prefeito Álvaro Dias.

A convite do presidente nacional do Partido Social Liberal (PSL), Luciano Bivar, o Coronel Hélio Oliveira, presidente do PSL/RN, esteve em Brasília/DF na última semana para tratar de assuntos ligados às estratégias de expansão do Partido no Estado. Durante o encontro, Bivar parabenizou o diretório estadual pelos resultados alcançados no Rio Grande do Norte e se colocou à disposição para contribuir com o crescimento do Partido em nível local, bem como em relação aos mandatos conquistados nas urnas.

“O nosso partido teve um crescimento considerável em âmbito estadual, principalmente, com a eleição de um deputado federal e um deputado estadual. Essas conquistas, junto com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, significam que estamos atravessando um momento ímpar para o partido, que deve expandir ainda mais”, pontuou o presidente Coronel Hélio Oliveira, que, ainda em Brasília, encontrou-se com a equipe de transição de Bolsonaro.

O Coronel Hélio Oliveira assumiu a presidência do PSL no Rio Grande do Norte após a renúncia do Brigadeiro Carlos Eduardo, que encerrou a sua gestão no início deste mês de novembro. “Chegado esse momento, me sinto feliz e, ao mesmo tempo, preparado para assumir a função que me foi designada pelos companheiros e colaboradores do PSL. Desde 2014, tenho participado intensamente de movimentos sociais dentro e fora do próprio partido e neste último pleito trabalhamos juntos para eleger os nossos candidatos. Agradeço, em nome de todos os que fazem o PSL/RN, aos mais de 650 mil eleitores que nos confiaram os seus votos e reforço que a nossa luta por um Brasil melhor e mais digno para nossos filhos e netos está apenas no início”.

O partido Solidariedade é a organização do Rio Grande do Norte que mais prepara seus filiados para a política moderna, com três eixos principais: 1 campanhas eleitorais de baixo custo, 2 conteúdo sintonizado com o que a população espera de um político, e 3 exercício de grupo, onde as lideranças abrem espaço para os liderados terem perspectivas de futuro.

“O Solidariedade é o partido que mais combate a velha política no RN, isso vem ficando claro a cada eleição”, diz uma das dirigentes da legenda no RN, a atleta olímpica Magnólia Figueiredo, que foi a terceira mulher mais votada em Natal e em todo o Estado do Rio Grande do Norte agora em 2018.

Em 2016, o Solidariedade fez chapa própria para candidato a prefeito de Natal e ficou longe das oligarquias, obtendo o segundo lugar, superando o PT e o PSDB.

Agora em 2018, o Solidariedade também montou candidatura própria a Governador e Senador, lista própria com 37 candidatos a deputado estadual e lista com 11 candidatos a deputado federal. O resultado foi que o partido obteve a terceira colocação em número de votos no Rio Grande do Norte tanto para deputado estadual quanto para deputado federal. E ficou em quarta colocação para Governador.

A deputada federal Zenaide Maia esteve em reunião no Ministério do Planejamento, juntamente com a Senadora Fátima Bezerra e o deputado Rafael Motta para cobrar o pagamento da emenda impositiva de bancada do RN no valor de R$ 57 milhões, que deveria ter sido destinada para a barragem de Oiticica. A reunião aconteceu nessa quarta-feira (31). No final da reunião, o secretário executivo Gledson dos Santos prometeu que a emenda será empenhada até o final do mês.

“Todos nós sabemos da importância da barragem de Oiticica e a obra precisa de recursos para avançar. Por isso estamos cobrando ao Ministério do Planejamento. Vamos aguardar que a promessa seja cumprida”, declarou Zenaide. 

A Operação Lava Jato tornou evidente a necessidade de o Poder Público adequar-se à Lei Anticorrupção. Para saber o quanto o Executivo e o Legislativo de Natal estão em consonância com a legislação federal criada em 2013, a Câmara Municipal promove, na próxima quinta-feira (1º), às 14h, uma audiência pública sobre o tema. A proposição é do vereador Sueldo Medeiros (PHS).


O parlamentar explica que o foco do debate será a relação público-privada. “A Lei Anticorrupção representa um avanço ao prever a responsabilização objetiva de empresas que praticam atos lesivos contra a administração pública, fechando uma lacuna no ordenamento jurídico do país. Queremos saber se Natal está cumprindo com o disposto nessa legislação”, disse ele.

A audiência pública vai ocorrer no plenário do legislativo municipal e vai contar com a participação de representantes dos tribunais de Contas e de Justiça, do Ministério Público, de entidades da sociedade civil e de juristas, além de gestores da Prefeitura e da Câmara. A troca de informações vai permitir que se conheça a realidade da administração municipal no que se refere à Lei Anticorrupção.

Sueldo adianta que um dos temas que vão entrar em pauta é o compliance, conceito que abrange todas as políticas, regras e controles aos quais as empresas precisam adequar-se. Principalmente as que são contratadas pelo Poder Público. “Esse é um movimento nacional que deve ser acompanhando por Natal. Precisamos saber em que fase estamos desse processo”, resume o parlamentar propositor do debate.

Em carta aberta à população de Macau e do RN, prefeito Tulio Lemos declara voto à Fátima Bezerra, para governadora, e ao candidato Fernando Haddad para presidente da República. Segue carta na íntegra:

“Minha posição sobre a eleição 2018

 

A eleição é o momento de se exercer a democracia em sua essência, sua plenitude. Porém, a intolerância tem sido a marca registrada entre os militantes dos dois candidatos à presidência da República, com reflexos diretos na eleição para o governo do RN.

Discordo veementemente da forma como as candidaturas têm sido apresentadas, incitando a intolerância entre seus militantes.

 A palavra de ordem da democracia é respeito. Respeito aos que votam em Haddad e respeito aos que votam em Bolsonaro. Respeito é tudo. Devemos ter respeito inclusive pelos que discordam dos dois e querem votar nulo ou em branco. Apesar de não concordar com anulação de voto, tenho respeito pela escolha de cada um.

Portanto, como há ausência de respeito e a intolerância predomina entre os militantes das duas candidaturas não poderia deixar de externar minha posição diante do quadro atual. 

Em relação à presidência da República, apesar de discordar da forma do PT fazer política, de discordar da cegueira de militantes que insistem em encobrir a corrupção que ocorreu nas gestões petistas; e admirar tudo que foi feito pelo presidente Lula na defesa dos direitos sociais, e levando em consideração que o candidato do PT está em expressiva desvantagem nas pesquisas de opinião pública, por erros cometidos pelo próprio partido, erros que deverão levar o candidato à derrota, longe do oportunismo de muitos, declaro meu voto ao candidato Haddad, por achar que o mesmo representa o espectro progressista no País e sinaliza fortemente com a permanência da democracia e respeito aos direitos humanos e sociais. Voto Haddad, mas respeito quem pensa diferente e vota em Bolsonaro.

Em relação à eleição estadual, em que pese a cegueira e o radicalismo de setores atrasados do PT, que tentam usurpar o poder de atração da própria candidata, que focam mais em seus interesses pessoais do que em um projeto de governo, declaro meu voto a candidatura de Fátima Bezerra, que me ligou, pediu meu apoio e também por acreditar que ela é o que melhor nos representa no campo democrático e nas conquistas sociais. Fátima é garantia de diálogo permanente com toda a sociedade e transparência nas ações de governo.

Voto em Fátima para governadora, mas respeito quem pensa diferente e vota em Carlos Eduardo.

Portanto, indiferente aos ataques de intolerância de um lado ou de outro, irei apoiar as candidaturas de Haddad para a presidência da República e Fátima para o Governo do RN.

Que Deus abençoe nosso Município, nosso Estado e nosso País e que tenhamos tolerância e respeito aos que pensam diferente de nós e que façamos uma eleição na PAZ".

 

Túlio Lemos, Prefeito de Macau

No final da tarde dessa quinta-feira (19), a deputada federal e senadora eleita Zenaide Maia, acompanhada da suplente de deputada estadual, Terezinha Maia (PR), do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, e do ex-prefeito Jaime Calado, participou em São Gonçalo do Amarante de um evento com aliados. O encontro foi de agradecimento e apoio à candidatura de Fátima Bezerra no segundo turno das eleições.  

“Agradeço a todos vocês meus amigos são-gonçalenses, que mais uma vez arregaçaram as mangas e foram às ruas para defender meu nome no primeiro turno, me ajudando a chegar no Senado Federal, e agora peço ajuda pra eleger Fátima governadora do Rio Grande do Norte”, declarou Zenaide.



Twitter