NATAL PRESS

elpídio júnior

Juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira recebem o público na Galeria Fernando Chiriboga no Midway Mall

  Para orientar e tirar as dúvidas da população quanto ao período eleitoral do país, o Programa Brasileiro de Educação Cidadã – PROBEC, idealizado pelo Juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira, lança nesta segunda-feira (13), a 8ª edição do Manual Prático das Eleições. Aberto ao público, o evento acontece a partir das 19h, na Galeria Fernando Chiriboga, localizada no 3º piso do Midway Mall.

A primeira edição do Manual foi lançada em 2004, somando-se em 2018, a oitava publicação. O material, escrito pelo Juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira, traz em suas páginas relevantes informações desde a organização da Justiça Eleitoral no Brasil até as últimas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral como: o fim do financiamento das campanhas eleitorais pelas empresas (pessoas jurídicas), diminuição do período da propaganda eleitoral e varias alterações pontuais com relação ao uso das redes sociais.

Além disso, tem o propósito de atender aos profissionais e estudiosos que necessitam de respostas rápidas para os questionamentos que surgirão desde a proposição das candidaturas até a diplomação e posse dos eleitos, por meio de uma linguagem didática, precisa e objetiva, sem perder o necessário estudo das decisões dos tribunais. Para estudiosos e profissionais da área, o Manual é de suma importância para o conhecimento de como se dá a apreciação dos Tribunais mediante as eleições.

Serviço

Lançamento do Manual Prático das Eleições  - 8ª edição

Data: 13 de agosto de 2018

Hora: 19h

Local: Galeria Fernando Chiriboga – 3º piso do Midway Mall

 
Pré-candidato a deputado federal pelo Solidariedade, o advogado Arthur Dutra participou de uma discussão sobre a polêmica Medida Provisória nº 844/2018, durante audiência pública proposta pela vereadora Nina Souza na tarde desta quinta-feira (2). Apresentada pelo Governo Federal no dia 06 de Julho, a MP altera o marco regulatório do saneamento básico e apresenta diversos temas complexos e polêmicos.
 
Trazendo o debate para o Rio Grande do Norte, um dos pontos polêmicos é o fim da concessão da Caern em 2025. A Companhia presta serviço, atualmente, a 153 municípios dos 167 do Estado. Com o fim da concessão, os municípios terão que abrir licitação para contratar o serviço. No entanto, o prejuízo, principalmente, aos municípios menores promete ser grande, inclusive no bolso da população.
 
Preocupado com a problemática em torno do tema, Arthur Dutra quer se aprofundar no assunto para defender a população com subsídios coerentes. “Cerca de 100 milhões de brasileiros não têm acesso ao saneamento básico. É um problema, portanto, dos mais graves e que precisa ser enfrentado com seriedade, pois tem reflexos em outras áreas, principalmente na saúde da população. Como não sou formado nesta área do conhecimento, estou buscando aprofundamento no tema para poder participar das discussões que serão travadas no plano federal e ajudar na ampliação do acesso da população a esse serviço básico e fundamental”, pontua

 
O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) teve na manhã deste domingo, 29, a sua candidatura à reeleição homologada durante a convenção do PSDB, realizada no Hotel Holiday Inn, em Natal, e que contou com a presença de milhares de pessoas, vindas das mais distantes regiões do Rio Grande do Norte, além da região metropolitana de Natal. Tomba Farias, que obteve na convenção o número 45.123, fez um breve discurso, no qual destacou que "segue a sua caminhada rumo a reeleição", com a consciência tranquila, por ter correspondido às expectativas do eleitorado no Rio Grande do Norte. "Trago em mim o sentimento do dever cumprido", ressalta.
 
 
Líder político absoluto na região do Trairi, com votação também em outros municípios do Estado, Tomba Farias agradeceu ao presidente do PSDB, estadual, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, "que abriu as portas do partido para mim". O parlamentar  disse ainda que a convenção realizada hoje mostra a força do PSDB, ao mesmo tempo em que aumenta a responsabilidade de todos os candidatos da agremiação com o futuro do Rio Grande do Norte. "Quero aqui desejar boa sorte para todos os candidatos. Para aqueles que pela primeira vão ser testados nas urnas, como também para quem busca a reeleição", enfatizou.
 
 
O deputado assinalou ainda que essa será uma eleição diferente, diante do desgaste que a classe política enfrenta. Ele, afirmou no entanto, que o voto é o principal instrumento para que o eleitor possa separar os bons dos maus políticos. Tomba Farias disse também que o eleitor não deve abrir mão do seu direito ao voto, pois se abster ou votar branco / nulo em nada contribui para o fortalecimento do processo democrático.
 
   
Se dirigindo a uma plateia formada por lideranças políticas e correligionários, Tomba Farias falou por cerca de três minutos sobre a sua luta como parlamentar municipalista e destacou que tem procurado dedicar o seu mandato às causas que dizem respeito aos municípios do Estado e, especialmente, as cidades da região do Trairi, sua principal base política. "Como deputado estadual, tive a honra de ser um dos artífices do movimento "SOS Municípios", que aconteceu em Natal e ganhou espaço em todo o País, resultando em conquistas para os municípios na distribuição do FPM", disse.
 
 
Tomba Farias também relembrou que, ao longo do seu mandato na Assembleia Legislativa, tem sido uma voz constante em defesa da adoção de medidas que venham amenizar a seca que assola durante anos o Rio Grande do Norte, dizimando rebanhos e espalhando sofrimento nos lares dos sertanejos.
 
 
O parlamentar destacou ainda que, por conta crise hídrica, em 2015, cerca de 17 municípios  do RN se encontrava enfrentando um colapso de abastecimento de água. "Sempre busquei mostrar que o governo federal não tem dinheiro para os municípios, mas o BNDES abriu suas portas para investir o capital brasileiro fora do País. Enquanto em municípios como Currais Novos e Acari as obras da adutora enfrentavam dificuldades por  falta de dinheiro, o governo enviava verba para obras em outros países”, destacou.
 
 
 
O IBOPE fez uma pesquisa que está sendo divulgada na edição deste domingo, 22 de julho, no Jornal Tribuna do Norte, fundado pela família do pré-candidato Carlos Eduardo. A pesquisa lista todos os pré-candidatos ao Governo do Estado no questionário que foi submetido aos entrevistados. Mas não inclui o pré-candidato ao governo Breno Queiroga, do partido Solidariedade, do deputado Kelps Lima, principal opositor do grupo de Carlos na disputa da prefeitura de Natal em 2016 e, talvez, em 2020.

Pré-candidata a deputada estadual Drª Ângela Machado participa de reunião do PMB e correligionários

 

divulgação

A pré-candidata a deputada estadual pelo PMB, Drª Ângela Machado, participou do encontro realizado pelo partido com pré-candidatos e representantes de outros 5 paridos que devem formar a coligação “Avança RN”. A reunião contou com as presenças de vereadores, filiados e lideranças políticas do Estado.

O encontro, realizado no Cuxá - Hotel Residence, tratou de assuntos relativos à pré-candidaturas e também da Convenção Estadual do PMB, que ocorre no próximo dia 28, ainda sem local definido.

Segundo a pré-candidata a Deputada Estadual, Drª Ângela Machado, "O encontro preliminar foi importante, para reafirmar a sintonia entre sua pretensões políticas e o Partido da Mulher Brasileira, além do suporte recebido do partido, com orientações e informações fundamentais para o registro de candidatura”, disse.

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) comemorou o fato de os municípios de potiguares estarem recebendo nesta segunda-feira, 9 de julho, o repasse extra de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O parlamentar lembra que o benefício, que irá injetar mais de R$ 4 bilhões nos cofres municipais em todo o Brasil, foi uma conquista que se originou em Natal, durante o evento SOS Municípios, que no dia 21 de outubro de 2013 reuniu no América Futebol Clube lideranças políticas nacionais, como o deputado federal Henrique Eduardo Alves, naquela ocasião presidente da Câmara Federal, e o senador Renan Calheiros, presidente do Senado. “Quero enaltecer a participação do deputado Henrique Alves, que se empenhou e usou a sua amizade pessoal para conquistar o apoio de Renan Calheiros e trazê-lo à Natal”, ressalta o parlamentar.   

O Movimento, que ganhou força nacional, contou ainda com participação de representantes de entidades municipalistas, como a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Associações Microrregionais de Municípios, Federação das Câmaras Municipais (Fecam-RN) e da própria Assembleia Legislativa do RN, que apoiou a iniciativa.

O repasse extra é decorrente da Emenda Constitucional (EC) 84/2014, e o montante de R$ 4 bilhões é referente a 1% do valor da arrecadação do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e do Imposto de Renda (IR) contabilizada entre o início de julho do ano passado até o final de junho deste ano.

 

 

Neste domingo (08), a deputada federal Zenaide Maia esteve em Areia Branca para participar do aniversário deputado estadual Souza. A programação iniciou com a missa e em seguida a confraternização para as felicitações, que ocorreu no Caravelas Club.

Além da deputada Zenaide Maia, a senadora Fátima Bezerra e amigos, familiares e lideranças políticas de vários municípios foram cumprimentar o deputado e parabeniza-lo pelo trabalho como parlamentar em defesa do Rio Grande do Norte.

 

 

Depois de ministrar palestra no Grande Encontro Regional do PR em Natal, no último sábado, o jornalista e consultor político Gaudêncio Torquato saiu bem impressionado com a organização do partido no Estado e a forma como o presidente estadual João Maia conduz.   

 

Quando o assunto foi à comparação de perfis de políticos, Gaudêncio Torquato ressaltou: “Temos aqui no Estado, João Maia, como um dos melhores quadros do Brasil, um homem preparado, conhecedor dos problemas do seu Estado e que é respeitado dentro e fora do RN”.

Para o consultor político, a renovação política no Brasil, que sempre foi em torno de 50%, este ano será 40% apenas. “Quanto mais a sociedade se mostra indignada, mais diminuem as chances de renovação”, disse.

O deputado Kelps Lima vai defender junto ao próximo governo que seja eleito no Rio Grande do Norte um projeto de financiamento urgente de moradias para policiais militares.

A ideia do deputado é habilitar o interesse público de criar um ambiente mais seguro de moradia para os policiais com o interesse econômico do Estado, gerando uma iniciativa pontual de investimento imobiliário.
 
“A realidade atual é de muito risco para os policiais. E o fator moradia virou um risco de vida para eles. Espalhados, morando em bairros aleatoriamente, os policiais se tornam mais vulneráveis às quadrilhas que estão empenhadas em matar policiais.  Em outra ponta, temos áreas nas cidades que podem se beneficiar com um projeto de criação de moradias, como o bairro da Ribeira, em Natal, de uma importância imobiliária e história incrível, mas que está  abandonado pela Prefeitura e pode ser revitalizado com um projeto habitacional para categorias estratégicas como a dos policiais”, explica Kelps.
 
A cidade de Caraúbas foi palco de um grande evento político. O médico Bernardo Amorim lançou a pré-candidatura a deputado estadual. A presidente estadual do Avante, Karla Veruska, participou do ato e destacou a alegria da legenda de ter nos seus quadros profissionais comprometidos com o povo potiguar, como é Bernardo Amorim.
 
  “Todos nós estamos clamando por mudanças, por um novo momento na política e essa transformação virá com a chegada de pessoas ousadas, trabalhadoras, gente comprometida com nosso povo, com a causa de trabalhar, a partir da política, pela qualidade de vida da nossa gente”, destacou Karla Veruska, pré-candidata a deputada federal. Ela ressaltou também o compromisso do Avante com os valores de família e o bem servir ao povo.
 
Durante o lançamento da pré-candidatura, Karla Veruska lembrou que tem percorrido todo Estado e constata o sentimento comum das pessoas: de buscarem renovação na sua representação política. “O momento é de renovar, avançar e seguirmos unidos e avante”, ressaltou a presidente estadual do Avante.

 



Twitter