NATAL PRESS

Por Wilson Galvão de ASCOM – Reitoria/UFRN

 
A equipe feminina de beach soccer da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a nova campeã nacional da categoria. A conquista aconteceu no último sábado, 2, na final da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia.

 A disputa aconteceu em Manaus, capital do Amazonas, quando as atletas potiguares venceram a equipe da Universidade de Brasília nos pênaltis, após um empate de 2 a 2 no tempo normal.

O título garantiu não apenas a medalha, mas também a vaga no International University Beach Games, que começa a ser disputado a partir desta terça-feira, 5, também em Manaus.

A Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Federação Amazonense Universitária de Desporto (FAUD) e o patrocínio do Banco Itaú, Onza Indústria de Confecções e Super Bolla, além do apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

A Atleta Olímpica Magnólia Figueiredo foi  homenageada na grande maratona realizada em Natal no sábado passado, dia 11 de novembro, que coincidiu com o aniversário dela.

Um dos maiores nomes do esporte do Rio Grande do Norte em todos os tempos, por ter participado de quatro olimpíadas e ter vários recordes brasileiros em atletismo, Magnólia fez aniversário no mesmo dia da realização do evento e foi convidada para saudar os vencedores e o público.

Magnólia é formada em Educação Física, estudou administração e economia e é pós graduada em gestão esportiva. Ela participou das Olimpíadas de 1988 em Seul, 1992 em Barcelona, 1996 em Atlanta e 2004 em Atenas) e permaneceu invicta por 15 (quinze) anos consecutivos nas provas que competia. Magnólia foi a primeira mulher do Brasil a chefiar uma equipe de atletismo dos Jogos Pan-Americanos.´

O primeiro título dos Jerns para a equipe de karatê do Salesiano completou exatamente 30 anos, em 2017. Daquela primeira conquista em 1987, até hoje, em apenas um ano (1988), o Salesiano não brilhou no pódio da maior competição escolar do Estado. Este ano, a escola foi campeã geral nas categorias Mirim masculino e feminino, Infantil feminino e Juvenil masculino.

Marcos Patriota acompanha essa história desde o início, e é parte fundamental desse sucesso. O técnico da equipe começou a dar aulas na escola aos 15 anos. “Quando comecei a dar aulas de karatê no Salesiano, não havia sequer espaço. Eu utilizava os cantos das quadras ou ocupava qualquer área coberta, como o pátio, para dar minhas aulas”, relembra.

A modalidade cresceu, resultado também de um trabalho desenvolvido ao longo dos anos. Foram várias gerações de atletas formadas no tatame do Salesiano. E as conquistas continuam chegando. No total, a equipe somou 52 medalhas nos Jerns 2017.

Entre os destaques da turma, Anna Beatriz Leal, bicampeã dos Jerns. E Iago Medeiros, pentacampeão nos jogos em 2017. Mas todos são motivos de muito orgulho do técnico. “Quero parabenizar todos os meus alunos que participaram, sou muito orgulhoso por mais essa conquista e não só os vitoriosos estão de parabéns, mas todos que vestiram o quimono e enfrentaram suas batalhas”, comemora.

O Circuito de Surf Alternativo apresenta entre os dias 17 e 19 de Novembro a segunda etapa unificadada do tradicional evento 2017-2108. Após as duas primeiras etapas, respectivamente na Praia de Areia Preta e Praia da Pipa, o palco das competições terá agora a consagrada Praia de Ponta Negra como aliada.

O festival vai reunir a nova geração com surfistas experientes. Com apresentações que exibem todo potencial do surfista Potiguar, e revelam sempre novos talentos que não param de surgir em todo litoral do RN.  Ao todo serão oferecidas quatorze categorias, são elas:
Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18, Open, Sênior, Master, Grand Master, Kahuna, Grand Kahuna, Universitário, Free Surf, Feminino e Man to Man.

O evento tem patrocínio da marca e rede de lojas Ecológica Brasil, Açaí do Grilo e Carro Gelando ar-condicionado automotivo. Além do importante apoio dos blocos Teccel, Açaí do Joca JR, Astral Sucos, Top Net, Fu Wax e do Deputado Federal Rafael Mota.

As inscrições estão sendo realizadas nas lojas Ecológica do Centro, Praia Shopping e Praia da Pipa. Além do Açaí do Grilo, no Tirol. O valor será de R$70,00 para todas as categorias, exceto a Man to Man, que custará R$150,00, e a feminino que terá 50% de desconto, todos os valores são para inscrições antecipadas.
A premiação vai contar com blocos Teccel, mais kits das lojas Ecológica Brasil, reforçados com parafinas Fu.Wax. Além de premiação em dinheiro para a categoria Man to Man.

A grande novidade é para o atleta que perdeu a primeira etapa 2017, que ainda terá a possibilidade de vencer o circuito 2017-2018. Dependendo do seu desempenho nesta segunda etapa, e na etapa final a ser realizada no mês de janeiro na Praia de Tabatinga/RN. Resumindo, faremos um descarte de uma etapa na somatória final do circuito.


divulgação

 

O Maracajaú Kite Fest, etapa do Circuito Brasileiro de Kitesurf, agitou a Praia de Maracajaú, em Maxaranguape entre os dias 12 e 15 de outubro. Atletas do mundo inteiro participaram das competições durante três dias e foram tietados pelo Coquito, mascote oficial da Aquacoco Brasil, patrocinadora oficial do evento. Além das disputas no mar, a programação contou também com shows de Guga Playboy, Debinha Ramos, Iggor Dantas e Plutão Já Foi Planeta.

 

​A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) juntamente com a Federação Norte-Riograndense de Voleibol (FNV) e a Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), deram início aos preparativos para o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open (CBVP Open). O evento será realizado de 18 a 22 de outubro na Praia do Forte. Na manhã desta terça-feira (10) foi iniciado o processo de montagem da Arena CBVP Open, que vai ter capacidade para 1000 espectadores assistirem ao torneio de forma gratuita.

O campeonato é a principal competição do calendário nacional da modalidade, disputado desde 1991. Atualmente o CBVP Open é formado por sete etapas e passa por vários estados brasileiros e diversas regiões do país. A 2ª etapa da temporada 2017/2018 será realizada na capital potiguar. A temporada começa no segundo semestre de um ano e termina no primeiro semestre do ano seguinte, com duração média de oito meses.

divulgação

 



                De vinte medalhas disputadas, dezesseis conquistadas. Foi esse o excelente saldo da Academia de Tênis DRTT Natal, no Torneio Gillette de Tênis, que aconteceu na capital potiguar. A competição infanto-juvenil envolveu 56 atletas, entre 8 e 16 anos, do RN, Paraíba e Pernambuco. A DRTT Natal subiu ao pódio em todas as dez categorias, e em 9 delas, esteve no topo. E em seis, com direito a dobradinha, com campeão e vice.

                Nas categorias 12 e 16 anos, só deu DRTT, tanto no masculino como no feminino. Na 12 anos, Lucas Carvalho e Pedro Gottschalk, e Layla Arcanjo e Lara Macedo compartilharam os pódios, com ouro e prata. Na 16 anos, as dobradinhas foram com Roberto Guedes e Mateus Martins, e Vitória Barandas e Inaam Rachid. Ainda teve pódio duplo da Academia na categoria 10 anos masculino, com Eduardo Fernandes e Felipe Freitas; e 14 anos feminino, com Laura Cunha e Sofia Gurgel.

                A academia ainda teve os campeões na categoria 8 anos, com Mateus Cunha; 9 anos, com Giovanna Dinis; e Fernando Simonetti, entre os atletas de 14 anos. Na categoria 11 anos, Beatriz Guerra ficou com a prata. No total, 16 medalhas, sendo 9 de ouro e 7 de prata.

                “O resultado foi muito bom, sinal de que estamos no caminho certo no treinamento de alto rendimento para os atletas”, avalia o técnico Gonçalo Fischer. A equipe da DRTT é chefiada pelo técnico francês Didier Rayon, referência no tênis mundial e que acompanha os treinamentos dos atletas potiguares com visitas constantes à capital potiguar.


                 A Academia de Tênis DRTT Natal fica em Capim Macio, e é um centro de treinamento de excelência no tênis de quadra.

 

Um fim de semana para mexer o corpo e correr, independentemente da idade. É isso que proporciona o Track&Fiel Run Series, o maior circuito de corridas de rua da América Latina. A segunda edição na capital potiguar começa no sábado, às 16h, com a Corrida Kids. Este ano, as provas vão de 50 a 200 metros, dependendo da idade do pequeno atleta, dos 4 aos 11 anos.

 

 

“É mais uma forma de incentivar a prática de esportes desde cedinho, portanto a corrida é bem lúdica. E as provas são no estacionamento do Natal Shopping, com toda a segurança para a criançada e para as famílias que sempre formam uma grande torcida”, diz Claúdia Cyrne, gerente da Track&Field Natal.

 

 

                No domingo cedinho, é a vez dos adultos. A expectativa é de que 1.600 corredores participem das duas provas: 5 e 10km. A largada acontece às 6h10 da manhã, do Natal Shopping. Os corredores descem pela marginal da BR-101, em direção ao Campus da UFRN. Quem vai disputar a prova mais longa, segue até a avenida Engenheiro Roberto Freire.

 

 

                A entrega de kits será feita até véspera da corrida, na loja Track&Field do Natal Shopping, no horário de funcionamento do shopping (10h às 22h). É preciso apresentar um documento oficial com foto. A etapa Natal é uma das mais de 60 que a Track&Field realiza em 20 estados brasileiros.

 

 

INTERDIÇÃO DA BR-101

 

                No domingo, parte da marginal da BR-101 será interditada para a realização da corrida. Os dois sentidos da marginal, no trecho entre o Natal Shopping e o túnel de acesso à UFRN, ficarão fechados para o trânsito, das 5h30 às 8h da manhã. A recomendação da Polícia Rodoviária Federal é que os motoristas usem a via principal da BR.

 
 
Com o objetivo de contribuir para a formação de profissionais de comunicação e estudantes, acontece em Natal, na UNP Roberto Freire, dia 16 de setembro, o curso Jornalismo Esportivo - Prática e Mercado. O tema será abordado para web, rádio, TV, assessoria de imprensa, impresso e cobertura de eventos esportivos. 
 
De acordo com a organização do evento, o objetivo é deixar os profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. "A formação do jornalista esportivo, muitas vezes, é autodidata. Ou seja: não temos muitas opções de curso, de publicações voltadas para profissionais. Dessa maneira, o curso chega para auxiliar profissionais e estudantes para aproveitar as oportunidades do mercado", destaca o narrador esportivo Diego Dantas, idealizador do evento. 
 
O evento terá duração de oito horas, com certificado de participação para os presentes. Interessados podem entrar em contato via whatsapp, no número (84) 99424.3325. O evento tem o apoio da UNP, Azul Cargo Express e da agência Mark4. 
 
Sobre os palestrantes
 
Diego Dantas (Jornalismo esportivo na TV e coberturas esportivas)   
 
Jornalista, 28 anos, Diego Dantas iniciou a carreira no ano de 2011, na 98 FM de Natal. Um ano depois, ganhou o prêmio ACERN de principal revelação do Estado na área. Em 2014, foi aprovado no concurso Talentos da Narração, projeto do canal Sportv, braço esportivo da TV Globo, que teve mais de 11 mil inscritos de todas as partes do Brasil. Em 2016, estreou no principal canal de esportes do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com narrações em sete modalidades olímpicas. Foi o primeiro potiguar a narrar uma Olimpíada em rede nacional.     
 
Dionisio Outeda (Jornalismo esportivo no rádio e no impresso)    
 
Jornalista, Dionisio Outeda começou na profissão ainda nos primeiros anos de faculdade. Com rápida ascensão no mercado, ocupou cargos de chefia nos três maiores jornais do Estado, além de já ter realizado diversas publicações na área. Atualmente, comanda o programa líder de audiência no rádio esportivo potiguar, o Tocando a Bola, além de ter sido eleito um dos repórteres de rádio preferidos do torcedor em pesquisa recente. 
 
Augusto Gomes (Jornalismo esportivo na web e assessoria de imprensa)
 
Jornalista, Augusto Gomes acumula experiência com assessoria de diversos atletas e equipes profissionais. É considerado referência em jornalismo na web. Editor-chefe do principal portal de esportes do Rio Grande do Norte, o http://Globoesporte.com , Augusto acumula também a função de blogueiro no portal que chefia.
 

Os jogos do Campeonato Estadual de Futebol Feminino terão casa nova na última rodada do torneio. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) marcou as partidas entre Globo x Cruzeiro e Parnamirim x União, válidas para a décima rodada do torneio, para a Arena das Dunas neste domingo (9). As demais rodadas do torneio vinham sendo disputadas do CT Alberi Ferreira de Matos e a transferência aconteceu pensando em melhor receber os momentos decisivos do campeonato. Segundo José Marques da Costa Neto, diretor da FNF responsável pelo futebol amador, o apoio da entidade é fundamental.

- Entendemos a necessidade e fizemos a requisição para a mudança, prontamente atendida pela Arena das Dunas. A estrutura de um estádio de Copa do Mundo que já recebeu importantes jogos do futebol nacional e mundial é o que consideramos adequada para a ocasião - disse o dirigente.

A entrada se dará por meio de convites distribuídos aos quatro clubes participantes da rodada final. Os convidados para acompanhar as partidas poderão entrar pelo portão A da Arena das Dunas. O presidente da entidade e membro do grupo de trabalho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Vanildo, também se mostrou orgulhoso pela mudança do local dos jogos.

- A mudança vai proporcionar condições melhores para as atletas desempenharem um bom futebol, coroando a trajetória das equipes até aqui. Membros da imprensa que se interessarem em cobrir os jogos também serão melhores atendidos e estou confiante que será um bom espetáculo - disse Vanildo.

A rodada dupla terá início às 13h30, com Globo x Cruzeiro e encerrada, às 15h30, com Parnamirim x União.

Serviço:

Jogos Finais do Campeonato Potiguar de Futebol Feminino
Horário: 13h30
Local: Arena das Dunas
Data: 09 de Julho de 2017 (Domingo)



Twitter