NATAL PRESS

 

O América-RN venceu o Visão Celeste por 4 a 1 e conquistou o bicampeonato do Potiguar Sub-19 Loterias Caixa 2018. Os gols do Alvirrubro foram marcados por Leandro (duas vezes), Fred e Rennan; José Eduardo descontou para o Visão. O jogo foi realizado na Arena das Dunas, em Natal.

O jogo

Em jogo tecnicamente equilibrado, América-RN e Visão Celeste mostraram um bom futebol na decisão do Campeonato Potiguar Sub-19 Loterias Caixa 2018. O Alvirrubro saiu na frente com gol do atacante Leandro, em um bela cobrança de falta. No fim do primeiro tempo, o zagueiro Fred aproveitou uma cobrança de escanteio e completou de cabeça.

No segundo tempo, o América-RN manteve a pressão e chegou ao terceiro gol com o meia Rennan. Em seguida, o Visão Celeste descontou com o atacante José Eduardo. No fim da partida, Leandro marcou mais uma vez e fechou o placar.

Além de América-RN e Visão Celeste, o terceiro representante do Rio Grande do Norte na edição 2019 da Copa São Paulo de Futebol Júnior é o ABC, que venceu o Mossoró na disputa pelo terceiro lugar do torneio.

Foto: Canindé Pereira/América-RN

Final acontece nesta quinta-feira (20) na Arena das Dunas, às 15h. Torcedor pode acompanhar o duelo trocando o ingresso por 1 kg de alimento não perecível

A decisão do Campeonato Potiguar Sub-19 Loterias Caixa 2018 acontece nesta quinta-feira (20), às 15h, na Arena das Dunas, em Natal. Em campo, América-RN e Visão, equipes que se enfrentaram na primeira fase da competição e que, desta vez, farão o confronto final do torneio. O jogo terá transmissão da TV FNF e o torcedor pode acompanhar a partida pelo site www.fnf.org.br. A competição foi iniciada no dia 23 de junho, com 13 equipes em disputa, divididas em quatro grupos.

No duelo pela tão sonhada taça, as equipes chegam com índices técnicos semelhantes. O América-RN conquistou 7 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, enquanto o Visão Celeste possui 7 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. No confronto direto, uma vitória para cada lado – 1 a 0 para o Visão Celeste, com gol de Bruno Souza; e 2 a 1 para o América-RN, com gols de Álvaro e Rennan para o Alvirrubro, com José Eduardo descontando para o Visão. Os dois jogos ocorreram na primeira fase da competição, no Estádio Juvenal Lamartine.

Para acompanhar a decisão, o torcedor precisará trocar o ingresso por 1 kg de alimento não perecível, que será revertido para instituições de caridade da capital potiguar.

A arbitragem da decisão será comandada por um quarteto da Ceaf/RN. O árbitro principal será Diego Leonardo Coutinho; os assistentes de arbitragem serão Walber Bruno Albuquerque e Matheus Lacerda Lemos; e o quarto árbitro será Daniel Medeiros Calazans.

SERVIÇO:

Decisão do Campeonato Potiguar Sub-19 Loterias Caixa 2018

Quinta-feira (20 de setembro)

América-RN x Visão Celeste

Arena das Dunas, às 15h

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Décima quarta edição
Natal é a 19ª etapa da Maratoninha 2018. Estreamos na cidade em 2005. Esta já é a 14ª edição da Maratoninha potiguar. Dando sequência às etapas do Nordeste, a prova será realizada no dia 23 de setembro, no estacionamento da Praça Cívica, no Campus Universitário da UFRN, às 8 horas. Esperamos reunir uma média de 1300 crianças na competição.
O Circuito Caixa de Maratoninha é o maior evento de corrida infantil do País.

Email para inscrição avulsa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Informações: (84) 99874-3715 ou pelo site www.maratoninha.com.br
“Herói do Atletismo”: Thaíssa Presti

Madrinha e medalhista olímpica – Thaíssa Presti
Thaíssa Presti chamou a atenção nas corridas escolares com apenas 4 anos de idade. Antes de ingressar no atletismo, ela teve passagens também pelo futebol e pela natação. Nas Olimpíadas de Pequim (2008) ficou com o bronze no revezamento 4x100, medalha que chegou somente 9 anos depois, com a desclassificação das russas por exame antidoping.

Maratoninha Sobre Rodas
A “Maratoninha Sobre Rodas” agora é parte integrante do Circuito. O percurso de bicicleta foi inaugurado em 2016, em Teresina, no mês de agosto, e repetimos a experiência nas etapas subsequentes. Deu tão certo que, em 2017, ela esteve em quase todas as cidades-sede e foi um sucesso absoluto.
O número de baterias da corrida de bike varia em cada cidade. Em Sorocaba, por exemplo, já chegamos a fazer quatro largadas. Em outras, fizemos apenas uma. Mas em todas elas, sempre foi uma corrida cheia de emoções.

Inclusão Social
O grande mérito da Maratoninha é o trabalho de inclusão social que ela faz. Noventa por cento dos participantes são crianças inseridas em projetos sociais financiados pelo Estado, pela iniciativa privada ou por pessoas que fazem um trabalho de assistência a crianças de famílias carentes ou em situação de risco. Além de democratizar o esporte e gerar mais saúde física e mental, a Maratoninha é um meio de ascensão escolar e social.

Breve histórico
A Maratoninha foi idealizada por Jamil Elias Suaiden, proprietário da GV2 Produções, organizadora do evento. Ex-ciclista profissional e representante do Brasil nas Olimpíadas de Atlanta (1996), Jamil inaugurou a Maratoninha em outubro de 2002, em comemoração ao Dia das Crianças, em Brasília. Mais de 800 crianças de vários projetos sociais da cidade participaram. No ano seguinte, eram 1500 crianças de 6 a 12 anos de idade.
Em 2004, com o projeto para a criação do Circuito Maratoninha, o campeonato já alcançava cinco cidades brasileiras. A partir daí o número de cidades que abraçou a ideia não parou de crescer. Em 2008, a Maratoninha esteve presente em 18 cidades brasileiras. Em 2012, 21. Agora são 23 etapas percorrendo o país de norte a sul.

O ABC é o terceiro clube do RN assegurado na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019. A vaga foi conquistada na tarde desta quinta-feira (13), após a equipe abecedista vencer o Mossoró por 2 a 1. O jogo foi válido pela disputa do terceira lugar do Campeonato Potiguar Sub-19 Loterias Caixa 2018, no Estádio Frasqueirão, em Natal.

Os gols da partida foram marcados por Jeová e Wandeirton para o ABC, enquanto João Victor descontou para o Mossoró.

A decisão do campeonato será entre América-RN e Visão Celeste. O jogo está marcado para o dia 20 de setembro, às 15h, na Arena das Dunas.

divulgação
 
Foi suado, com 6 cobranças de pênaltis na grande final. Mas o título da Copa Nordeste de futebol de amputados ficou no Rio Grande do Norte, com a equipe da Sadef – Sociedade Amigos do Deficiente Físico. Depois de um empate sem gols no tempo normal, o time faturou o ouro com um placar de 5 x 4 nos pênaltis, em cima da equipe da Bahia. O campeonato aconteceu no fim de semana, no campo de Brasília Teimosa. 
 
“O mérito é todo dos atletas. Eles se mostraram sempre muito comprometidos, com vontade de vencer, e uma obediência tática impressionante. Tudo o que é pedido eles cumprem à risca dentro de campo. Trabalhamos o ano inteiro focados nessa competição”, comemora o técnico Demétrius Marques, técnico da equipe, escolhido também o melhor da competição. 
 
O time da Sadef terminou a disputa invicto e com a melhor defesa do campeonato. Foram apenas 4 gols sofridos no tempo regulamentar das 4 partidas. A campanha começou com um empate em 1 x 1 com a Bahia. Vitória por 4 x 3 em um jogo emocionante com os campeões do ano passado, Adesul, do Ceará. E uma vitória por WO contra o Piauí.
 
O coordenador de futebol de amputados da Sadef, e organizador dos jogos, Ronnie Peterson, disse que a preparação física fez toda a diferença para a conquista. “Quem viu os jogos viu como eles estavam preparados. Henrique Siqueira fez um excelente trabalho. Agradeço a ele e ao técnico Demetrius por aceitar o desafio. E ao presidente da Sadef, Tercio Tinoco, que recebeu os atletas do Projeto MelhorAndo na associação e nos deu todo o suporte. E claro, aos atletas. Eles foram fantásticos!”, vibra Ronnie.
 
Ainda este ano, a equipe vai disputar a Copa Brasil da modalidade, que não tem data nem local definido. “Nossas pretensões agora são maiores, já que somos campeões do Nordeste. Mas o esporte ainda precisa de mais divulgação e apoio, principalmente. Só nós sabemos as dificuldades que encontramos para seguir adiante”, lamenta o técnico Demetrius.
 
CAMPANHA SADEF NA COPA DO NE
Sadef 1 x 1 Bahia
Sadef 4 x 3 Ceará
Sadef W x O Piauí
Sadef 0 x 0 Bahia (tempo normal) – 5 x 4 nos pênaltis
 
NÚMEROS DA COPA DO NE
Gols: 25
Cartões amarelos: 19
Cartões vermelhos: 1
Melhor goleiro: João Batista (BA)
Artilheiro: Daniel Santos (BA)
Melhor jogador: Daniel Santos (BA)
Melhor Técnico: Demetrius (Sadef/RN)
Melhor Ataque: Adesul/CE
Melhor Defesa: Sadef/RN

O primeiro lote de inscrições da Santander Track&Field Run Series, a maior corrida de rua da América Latina, entra na reta final do primeiro lote e os amantes das corridas devem se apressar para assegurar uma vaga na prova mais charmosa de Natal. O evento chega em sua nona edição à capital potiguar, com um percurso que exigirá o bom preparo dos atletas. A prova será realizada nos dias 29 e 30 de setembro.

Os corredores da categoria adulto, que correrão os 5 Km ou os 10 Km, podem adquirir os últimos kits, com preços promocionais, ao valor de R$ 89, pelo site https://www.tfsports.com.br/eventos/tfrs-natal-shopping-2018. A prova Kids, com idade entre 4 a 11 anos, segue com valor de inscrição de R$ 50, mas exclusivo para crianças acompanhadas de adultos que participarão da corrida.

O público infantil, que será dividido em quatro categorias, terá um circuito exclusivo, no estacionamento do Natal Shopping. A corrida começa no sábado (29), a partir das 16h, com as provas dos 50m, 100m, 150m e 200m, além de atividades recreativas e muita brincadeira para a criançada.

No domingo (30), os jovens e adultos testarão o preparo físico em um trajeto por ruas e avenidas da Zona Sul da capital potiguar. A programação inicia às 5h, com a retirada do chip. Na sequência, às 6h, haverá um alongamento e a largada prevista para as 6h30.

Retirada dos kits

Os kits dos corredores estarão disponíveis para retirada a partir do dia 27 de setembro, no Natal Shopping. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.tfsports.com.br/eventos/tfrs-natal-shopping-2018.

Em maio de 2018, a TF Sports, empresa do grupo Track&Field, e o Banco Santander, firmaram parceria de três anos para dar sequência ao circuito Track&Field Run Series que passa ser chamado de Santander Track&Field Run Series. A Etapa Natal Shopping faz parte das aproximadamente 240 provas que acontecerão em diversas cidades do Brasil ao longo desses anos. A entrega do kit, composto por uma bolsa do evento e uma exclusiva camiseta Thermodry AmniBiotech®, será feita no Natal Shopping, de 27 a 29 de setembro, das 10h às 22h. A loja Track&Field será o ponto marcado para os participantes pegarem os kits, apresentando o voucher da corrida.

Serviço:

Santander Track&Field Run Series

Data: de 27 a 30 de setembro

Horário de funcionamento: das 10h às 22h

Local: Loja Track&Field

divulgação
 
Um time que mescla experiência e juventude, com atletas com anos de carreiras e convocações para a seleção brasileira, e outros que começaram no esporte há pouco tempo. É com ele que a Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico) vai lutar para recuperar o título da Copa Nordeste de Futebol de Amputados, que chega à sua terceira edição. A competição acontece sexta e sábado, no campo de society em Brasília Teimosa, na capital.
 
Além da Sadef, mais três times da Bahia, Ceará e Piauí vão participar da disputa. “Temos seis clubes de futebol de amputados no Nordeste, mas por falta de apoio, nem todos poderão vir a Natal”, diz Ronnie Peterson, coordenador do futebol de amputados da Sadef que criou o torneio em 2016, justamente para movimentar o esporte pela região. A Associação Brasileira de Amputados tem um calendário de competições, mas as equipes nordestinas tem muita dificuldade em participar por falta de incentivo.
 
Os potiguares da Sadef foram campeões na primeira edição. Mas no ano passado, em Fortaleza, o título ficou por lá mesmo, com a equipe da Adesul, que vem a Natal em busca do bicampeonato. Mas os anfitriões apostam na preparação física que foi intensificada em 2018. O time da Sadef é treinado por Demétrius Marques, ex-goleiro de futsal que já jogou nos três principais clubes da capital: ABC, Alecrim e América.  
 
As quatro equipes vão disputar a primeira fase da Copa NE em grupo único, pontos corridos, com todas as equipes se enfrentando. Os dois primeiros se classificam pra grande final, e os outros dois disputam o bronze. Os jogos são todos gratuitos. 
 
FUTEBOL DE AMPUTADOS 
 
Os jogos são disputados em campo society, com dimensões mínimas de 60m x 38m. A modalidade conta com poucas regras diferentes das praticadas no futebol society. Cada equipe tem 7 jogadores. O goleiro é amputado ou deficiente de um dos braços e os atletas de linha são amputados ou deficientes de uma das pernas.
 
Os atletas não podem tocar na bola de forma intencional com a perna ou braço amputado, assim com a muleta na bola. No futebol de amputados, o lateral é cobrado com o pé. As partidas tem dois tempos de 25 minutos cada, com intervalo de 10 minutos. E além de não ter limite para substituições, os jogadores substituídos podem voltar ao jogo sem necessidade de parar o tempo, com a exceção do goleiro, que precisa que o cronômetro seja parado para ser substituído.
 
III COPA NORDESTE FUTEBOL DE AMPUTADOS
Sexta e Sábado 
Campo de Society de Brasília Teimosa
Entrada gratuita
 
divulgação
            A cena se repetiu pouco mais de dois meses depois. Campeão da primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação, o paratleta potiguar Nélio Almeida subiu de novo no topo do pódio, na prova dos 50 metros borboleta e 200 metros medley. “Meu ponto forte foi a boa largada, e depois consegui manter a frequência de braçadas até o fim. Estava muito concentrado, e bem preparado. Tanto que melhorei meus tempos nas duas provas que ganhei”, diz Nélio, que também faturou a prata nos 100 metros peito.
 
            A segunda etapa nacional aconteceu no fim de semana, no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo. A disputa teve a participação de 236 atletas de 17 Estados e do Distrito Federal. Além de Nélio, o Rio Grande do Norte foi representado por outros quatro atletas da Sadef – Associação Amigos do Deficiente Físico.
 
Patrício Rodrigues foi mais que subiu ao pódio nas duas etapas, e na mesma prova, os 100 metros peito. E dessa vez passou do bronze para a prata, com um tempo que ele não fazia há cerca de 4 anos, em competições oficiais. “Acredito que é resultado de um trabalho sério nas piscinas, e de fortalecimento na academia. Afinal, já tenho 45 anos, e isso me ajudou a ter resistência para finalizar bem a prova”, comemora Patrício.
 
            Igor Matheus foi o terceiro medalhista, com o bronze nos 50 metros livre. Jackson Alexandre e Matheus Fernandes por pouco não subiram ao pódio. Ambos foram quartos colocados, nos 100 metros peito e 100 metros borboleta, respectivamente.
 
            Todos ainda mais uma chance de medalhar na competição, que ainda tem mais uma etapa, em outubro. E fechando a temporada 2018, em novembro será realizado o Campeonato Brasileiro da modalidade. “Essas competições são super importantes para nós que sonhamos em representar o Brasil no Parapan-Americano, daqui a exatamente um ano, no Peru. Estamos sempre buscando melhorar nossos tempos e aumentar a chance de sermos vistos pelo técnico da seleção para futuras convocações”, diz Nélio.
 
 
Medalhas da Sadef na 2ª etapa Nacional Circuito Loterias Caixa de Natação
Ouro
Nelio Almeida – 200m medley
Nelio Almeida – 50m borboleta
 
Prata
Patrício Rodrigues – 100m peito
Nelio Almeida – 100m peito
 
Bronze
Igor Matheus – 50m livre

Os alunos do Colégio Salesiano no Rio Grande do Norte conquistaram vagas em quatro modalidades para os Jogos Escolares da Juventude: badminton, basquete, judô e natação. As vagas foram garantidas após a fase classificatória dos Jogos da Juventude Escolar do RN (Juverns), realizados na última semana. A fase final da competição será realizada em Natal, entre os dias 12 a 25 de novembro.

No badminton, Mariana Carvalho, de 13 anos, estudante do Salesiano São José do 8º ano, foi a campeã. A segunda colocada foi Lívia Farias, de 14 anos, que é aluna do Salesiano Dom Bosco e também cursa o também do 8º ano. Com o resultado, o Colégio Salesiano foi o campeão geral na categoria 12 a 14 anos. As alunas são treinadas pelos professores Alicson Maia e Jean Hunka, respectivamente.

A equipe de basquete de 15 a 17 anos do Salesiano Dom Bosco também está classificada para a competição nacional. A vaga foi assegurada após vitória sobre o colégio Facex, pelo placar de 59 a 45, em jogo realizado no ginásio do IFRN Campus Central. A equipe é comandada pelo professor José Maciel.

Já no judô, duas medalhas de ouro e vagas garantidas na fase nacional da competição por alunos do Salesiano Dom Bosco. No feminino, a aluna Luiza da Costa Almeida, de 14 anos, foi a campeã na categoria 12 a 14 anos, até x kg. No masculino, o atleta João Batista da Cunha Neto, de 16 anos, foi o campeão na categoria 15 a 17 anos, até 73 kg. Os estudantes são treinados pelo professor Anderson Araújo.

Outros dois atletas do Salesiano Dom Bosco também mostraram bonito e garantiram o primeiro lugar no pódio na natação e uma vaga nos Jogos Escolares da Juventude. A atleta Raquel Clementino, de 14 anos, conquistou as provas de 50m livre, 50m e 100m costas. Já Guilherme Passos, de 16 anos, vai representar o RN nas provas dos 50m livre, 100m costas e 50m borboleta. O responsável pelo equipe de natação é o professor Bernardo Firmo.

Crédito: Divulgação

A equipe de basquete infantojuvenil do colégio Salesiano Dom Bosco, formada por alunos de 15 a 17 anos, venceu a final dos Jogos da Juventude Escolar do RN (Juverns) e será a representante potiguar nos Jogos Escolares da Juventude deste ano. A fase nacional da maior competição estudantil do país acontecerá em Natal, entre os dias 12 a 25 de novembro, e deve reunir cerca de 1.100 atletas.

Os atletas do Salesiano Dom Bosco venceram nesta quinta-feira (9) a equipe do colégio Facex, pelo placar de 59 a 45, em jogo realizado no ginásio do IFRN Campus Central. A equipe do Salesiano é comandada pelo professor José Maciel.



Twitter