NATAL PRESS


A Prefeitura de Ielmo Marinho, no Agreste Potiguar, mais uma vez sai na frente quando o assunto é quitação de compromissos financeiros. A gestão atual fez hoje, dia 16, o repasse do duodécimo à Câmara Municipal, de cerca de R$ 80 mil reais. A Constituição Federal obriga o repasse no dia 20 de cada mês. O duodécimo é usado para custear as despesas da Câmara, que não podem passar de 7% do orçamento do município. A prefeitura de Ielmo Marinho ainda vem antecipando, desde junho, o pagamento dos servidores.

De importante contribuição para a formação cidadã das crianças participantes, o Esporte é Saúde foi lançado nesta segunda-feira, 14, em solenidade realizada sob a organização da pasta de Esportes, Turismo e Lazer, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, no ginásio poliesportivo do município.

 

“Muitos pais tinham vontade de colocar seus filhos nos treinos das escolinhas particulares, faltava condição financeira”, disse, entusiasmado, o prefeito Atevaldo Nazário, ao falar da satisfação e alegria da gestão em concretizar o projeto, que atenderá meninos de 7 a 12 anos nas práticas de futebol de campo e salão.

 

O chefe do Executivo, também idealizador da proposta quando vereador, ainda explicou o objetivo de mais essa relevante ação em menos de oito meses de governo: “É preciso pensar no pedagógico das nossas escolas. E foi pensando nisso que nós visamos, além do horário escolar, a criança ter uma ocupação extra”.

 

Ao lado do vice-prefeito Nonato Guedes, Atevaldo compôs a mesa de autoridades da cerimônia, prestigiada por representantes do Legislativo, instituições incentivadoras do esporte e defensoras dos direitos infantis, como o Conselho Tutelar.

 

Na parte final do evento, o jogador e capitão da Seleção Brasileira de Futsal, Neto Caraúbas, proferiu palestra motivacional com o tema “Aprendendo com a vida para ser um campeão”, atraindo a atenção do numeroso público.

 

 

Aulas

 

O Esporte é Saúde começará, efetivamente, a partir do dia 22 deste mês, com aulas sendo ministradas em três locais: Ginásio, Complexo de Lazer Valdir Félix da Silva e quadra coberta do Sítio Nadador. Ao todo, foram feitas 79 inscrições, sendo 25 só da zona rural.

 

De acordo com o coordenador do projeto, Raimundo Nonato, a equipe irá acompanhar a frequência dos alunos tanto nas escolinhas quanto nas salas de aula das unidades em que estes estiverem matriculados.

O Dia do Ciclista será neste sábado (19) e vai ser comemorado com um passeio pelas trilhas pavimentadas do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A concentração será às 7:30h, com um café da manhã com frutas e saída às 8 horas percorrendo as trilhas até Cidade Nova. O evento é para crianças e adultos, promovido pela empresa Live Bike, que aluga bicicletas no Parque da Cidade, em parceria com a Prefeitura de Natal, por meio do Departamento de Educação no Trânsito da STTU, que irá fazer um trabalho de conscientização pelo Grupo de Teatro Educativo da STTU. A Guarda Ambiental também irá dar o suporte de segurança para os participantes do passeio ciclístico. “O Parque da Cidade tem as trilhas sinalizadas com espaço dividido para os pedestres e para os ciclistas e é esse trabalho de orientação que o teatro da STTU vai fazer para que cada um respeite o espaço do outro”, alerta João Gomes, sócio da Live Bike.

 

Quem não sabe pedalar terá a oportunidade de aprender com os voluntários da ONG Bike Anjo, no estacionamento. Cada participante pode levar a sua bike e quem não tiver, aluga com a Live Bike. “O importante é não perder a manhã de sol para conhecer as belezas do Parque da Cidade, além da importância da educação no trânsito, ambiental e cuidado com a saúde que o parque oferece. Nós oferecemos 5 km de trilha pavimentada e sinalizada para os nossos visitantes”, comenta Carlos da Hora, gestor do Parque.

 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas previamente pelo WhatsApp 98899-1747. Cada participante deve levar 01 kg de alimento não perecível, que será doado para a Associação de Paralisia Cerebral do RN, que funciona na zona Norte de Natal.

 

O Parque da Cidade funciona diariamente, das 5h às 18h para exercícios nas trilhas pavimentadas. O Centro de Visitantes funciona todos os dias, das 8h às 17:30h. A torre panorâmica abre de quarta-feira ao domingo, das 14h às 17:30h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3232-3207. 

 

Faltam dois meses para a Canonização dos Mártires



Daqui a 60 dias acontecerá a canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os protomártires do Brasil. No dia 15 de outubro, às 10 horas (horário de Roma), na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Santo Padre, Papa Francisco, canonizará os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 companheiros leigos. Serão os primeiros santos mártires do Brasil. Grupos de padres e leigos já estão se organizando, em caravanas, para ir a Roma, participar da celebração.

Celebrações em ação de graças
Na Arquidiocese de Natal, serão celebradas missas em ação de graças pela canonização, posteriormente. No dia 28 de outubro, às 17h, a celebração será no monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo.

No dia 29, às 10h, a celebração será no Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

No dia 4 de novembro, às 16h, a missa em ação de graças será celebrada na capela de Nossa Senhora das Candeias, na comunidade de Cunhaú, no município de Canguaretama, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

 

 O projeto Vila Cidadã será realizado, nesta quinta-feira (17), no município de São Tomé, região agreste potiguar. Será oferecido um dia de lazer, cidadania, educação, saúde, além dos serviços públicos oferecidos pelo Estado como emissão da identidade, CPF, intermediação de empregos, consulta de programas habitacionais, carteira do artesão, entre outros.

O evento será realizado na praça Antônio Assunção, das 9h às 15h, e terá como tema a campanha do Agosto Lilás, que faz parte do calendário oficial do Rio Grande do Norte, quando entidades, órgãos e instituições públicas e privadas promovem eventos e ações para conscientizar a população sobre os tipos de violência doméstica e os direitos das mulheres.

O projeto Vila Cidadã é coordenado pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN) e conta com o apoio e participação do Itep, Detran, Caern, AGN, Cehab, Procon, Secretaria de Saúde, Ipem, Idema, Defensoria Pública, Semarh, Emater e Segurança Pública. Já foram contabilizados cerca de 40 mil atendimentos nas 18 edições, que foram realizadas em cinco bairros de Natal e 13 municípios.

Durante toda esta semana, Natal está sendo palco da IEEE Summer School on Smart Cities (S3C-2017), evento internacional que acontece pela primeira vez no Brasil e ocupa as dependências do  Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN. O encontro vai até a próxima sexta-feira (11), é promovido pelo próprio IMD e tem por objetivo apontar soluções que contribuam na tomada de decisão do gestor público e na melhoria da qualidade dos serviços e da cidade.

Além de palestras com renomados professores, doutores e profissionais de diversos países, o  IEEE S3C-2017 mantém em atividade grupos de trabalho que estão discutindo problemas da  cidade de Natal, apontados pela gestão municipal. Chamados de "Desafios da Cidade", as questões apresentadas pela Prefeitura contemplam as  áreas saúde,  educação, urbanismo e meio ambiente, assistência , segurança púbica ,  mobilidade urbana  e limpeza pública.

Natal vem criando um ambiente propício ao estudo e a pesquisa na área de inovação tecnológica.  A cidade já integra a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e a Rede de Human Smart Cities , além da prefeitura  ter com o IMD um Termo de Cooperação Técnica. Recentemente foi sancionado a Lei de criação de um Parque Tecnológico no entorno do Campus da UFRN.

Nestes dois dias de evento, além dos grupos de trabalho, os participantes já assistiram  palestra de Gilles Betis, engenheiro e CEO da OrbiCité, sobre "Uma perspectiva prática sobre design inovador para cidades inteligentes"; do professor da University of Toronto (Canadá) / Università degli studi di Napoli Federico II (Itália) / Universitat Oberta de Catalunya (Espanha), Derrick de Kerckhove, sobre "Felicidade urbana, modos e meios"; de Aaron Deacon, professor associado de Engenharia na Thayer School of Engineering at Dartmouth (EUA), que falou do "Estudo de caso de Kansas City"; e de Rosaldo Rossetti, da  Universidade do Porto (Portuga), que abordou o tema "Mobilidade inteligente: problemas e oportunidades".

Coordenador da Rede de Human Smart Cities e professor da UFRN e da Aalto University (Finlândia), Álvaro de Oliveira já palestrou sobre a" Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas". Oo professor Joel Rodrigues,  do Instituto Nacional de Telecomunicações (Brasil,  falou da  "Internet das coisas em cidades inteligentes: desafios e perspectivas".

Ainda serão palestrantes no IEEE Summer School on Smart Cities (S3C-2017) Amro M. Farid, que é professor Doutor de Engenharia na Thayer School of Engineering at Dartmouth (EUA);  José Roberto de Marca, membro-titular do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia (CCT) e membro do Conselho Consultivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Kiev Gama,  Doutor em Ciência da Computação pela Université Joseph-Fourier/Grenoble-I (França); e Nelson Fonseca,  Doutor em Engenharia da Computação pela University of Southern California (EUA).

 

Desde que ampliou o horário de atendimento para emissão de carteira de identidade, a Central do Cidadão do Via Direta duplicou a procura em apenas 8 dias úteis. Foram contabilizados 1.568 atendimentos, um aumento de 86%, se comparado com o mesmo período antes da ampliação, que foi de 840 atendimentos.

 

Para Clênio Maciel, coordenador das centrais, a tendência é que seja mantido o ritmo de emissões do RG. “A expectativa é de que está taxa de atendimento fique entre 170 a 180 por dia, principalmente quando a população estiver mais ciente da ampliação do horário da unidade do Via Direta”, disse Clênio.

 

A Central do Cidadão do Via Direta está com horário de atendimento ampliado para identidade, desde o dia 19 de julho, quando passou a funcionar das 9h às 19h. A unidade do Alecrim também teve seu atendimento ampliado: para primeira via, o atendimento é das 7h às 17h e para segunda e terceira vias, das 7h às 14h.

O antigo prédio da Escola Estadual Justino Granjeiro, no município de Encanto, voltará a abrir suas portas. Hoje pertencente à prefeitura, o imóvel está sendo reestruturado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, desde a última terça-feira, 1° de agosto.

“Estamos reformando ele com a finalidade de funcionamento dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e do programa ‘Novo Mais Educação’”, disse o prefeito Atevaldo Nazário, destacando, desse modo, que a reativação do local atenderá a duas pastas da gestão: Assistência Social e Educação e Cultura, evitando gastos com aluguéis. 

De acordo com o gestor, o valor a ser investido corresponde a 100% de recursos da municipalidade. Por isso, a responsabilidade da administração de aproveitar o máximo possível da estrutura atual, no intuito de reduzir os custos, como afirmou o secretário José Nasário.

Todos os repartimentos estão sendo verificados. O Poder Executivo pretende recuperar telhado, paredes, portas, janelas, encanação, iluminação, dentre outros. Neste começo de atividades, o trabalho está sendo focado em um dos blocos do prédio, que comporta sala de aula, setor administrativo, copa e banheiros.

 
 

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, vem ampliando a instalação de equipamentos telecomandados na rede elétrica em todo estado, atingindo em agosto a marca de 670 em funcionamento. Até o final do ano, o planejamento da concessionária é colocar em operação mais 90 aparelhos desse tipo.

O telecomando é uma tecnologia que permite a manobra de equipamentos à distância, a partir do Centro de Operações Integrado (COI) da Cosern, no Edifício-Sede, em Natal. Dessa forma, os controladores conseguem, em caso de interrupção no fornecimento de energia elétrica, recompor a rede de forma extremamente rápida e segura.

O maior benefício para o cliente é o reestabelecimento em pouco tempo do fornecimento de energia elétrica, reforçando a confiabilidade do sistema. Instalados em pontos estratégicos da rede, os equipamentos telecomandados permitem aos controladores do COI mais pontos de monitoramento automático.

Outra vantagem é a facilidade em restabelecer remotamente, através de transferências de carga entre circuitos diferentes, o fornecimento de energia elétrica de hospitais, escolas e de outros locais que prestam serviços essenciais à população.

De forma geral, os benefícios proporcionados pelos equipamentos telecomandados instalados pela são:

 
•       Reforço na confiabilidade no sistema elétrico em todo estado;

•       Recomposição mais rápida do sistema elétrico da Cosern;

•       Energização imediata de trechos com carga relevante;

•       Redução significativa nos indicadores operacionais (frequência e duração de interrupção no fornecimento).

Estão abertas as inscrições para a última turma de 2017 do Curso de Preparação para a Aposentadoria, que acontecerá em Natal. A iniciativa é da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), coordenadora do Programa de Apoio à Aposentadoria na Administração Pública do Rio Grande do Norte (Proap), em consonância com o Programa Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST).

 

O público-alvo são servidores estaduais que estão próximos de se aposentar. As inscrições podem ser realizadas no site www.escoladegoverno.rn.gov.br. Os encontros serão semanais, realizados das 8h às 12h nas quartas-feiras, a partir do dia 23 de agosto. A conclusão está prevista para o dia 18 de outubro.

 

A capacitação será ministrada por servidores envolvidos com o PQVST, psicólogos, especialistas jurídicos e financeiros, nutricionistas e educadores físicos. O objetivo é preparar o servidor público estadual para essa nova etapa da vida, a transição trabalho-aposentadoria e seus aspectos psicossociais e legais envolvidos; em suma, é ajudar as pessoas a se organizarem da melhor forma para viver bem o período fora do campo formal de trabalho.

 

Curso em Pau dos Ferros

 

Seguem abertas também as inscrições para a turma de Pau dos Ferros do Curso de Preparação para a Aposentadoria. As aulas serão realizadas Campus da UERN em Pau dos Ferros nos dias 08, 09, 10, 15, 16 e 17 de agosto, de 08 às 12h e 14 às 18h. Inscrições para a turma de Pau dos Ferros no site supracitado.



Twitter