NATAL PRESS

canindé soares

 



 

Buscando manter o diálogo com os comerciantes informais do bairro Alecrim, a Prefeitura do Natal participou nesta quarta-feira (11), da audiência de conciliação proposta pelo juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins, para discutir a viabilização do projeto de reordenamento das ruas Leonel Leite e Manoel Leite. 

 
Após tomar conhecimento das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e das propostas dos representantes dos ambulantes, o juiz Cícero Martins determinou a suspensão da ação civil pública pelo prazo de 30 dias a fim de garantir a realização de um levantamento de dados para o cadastramento dos comerciantes informais e demais medidas necessárias para o reordenamento.

 
O termo de acordo foi assinado pelo titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), Jonny Costa, e o procurador do Município, Fernando Benevides

 
“Estabelecemos o diálogo no ambiente judiciário com o doutor Cícero Martins buscando conciliação para que Natal não perca essa oportunidade ímpar de reassentamento do bairro do Alecrim”, afirmou Jonny Costa.

 
“A Prefeitura quer ouvir os trabalhadores e preservar a existência deles no bairro. Uma possibilidade é a busca de qualificação, por meio do Sebrae, daqueles comerciantes que trabalham sem aparo legal”, informou o secretário sobre a iniciativa que está em fase de estudos.

Na próxima sexta-feira (13), será realizada uma reunião entre a SEMSUR e uma comissão de ambulantes, onde será apresentada uma listagem com número de comerciantes que atuam nas áreas que passarão por intervenção. Concomitantemente, a secretaria fará um levantamento para melhorar os parâmetros de definição e regularização do credenciamento dos espaços. A reunião será realizada às 14h30, na sede da secretaria, na Ribeira.

Mais de 400 potiguares embarcarão para Roma, nesta semana, com o intuito de participar da celebração da canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu – os Protomártires do Brasil, que acontecerá no próximo domingo, 15, às 10 horas (5 horas da manhã, horário do Brasil), na Praça de São Pedro. A celebração será presidida pelo Papa Francisco. O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales, outros bispos do Brasil e vários sacerdotes da Arquidiocese de Natal também participarão da celebração.

Além da canonização, no dia 15, ainda acontecerão outras duas celebrações, na capital italiana. Antes, no dia 14, às 17 horas, serão rezadas as vésperas solenes, na capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. E, no dia 16, às 11 horas, no altar da Cátedra de São Pedro, na Basílica Vaticana, será celebrada missa em ação de graças, presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 companheiros leigos foram beatificados pelo Papa João Paulo II, no dia 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro. Agora, serão os primeiros santos mártires do Brasil.

 

 O prefeito Carlos Eduardo, a primeira dama e secretária de Políticas Públicas para Mulheres (Semul), Andréa Ramalho, acompanhados da secretária municipal de Turismo, Cristiane Dantas, participarão no próximo domingo (15) da Cerimônia de Canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu presidida pelo Papa Francisco, na Praça São Pedro, em Roma. A Comitiva viaja na sexta-feira (13) e retorna a Natal na segunda-feira (16).

 

Na programação do Vaticano, a abertura dos portões será a partir das 7h e a cerimônia de Canonização inicia às 10h. Já no dia 16, às 11h, uma Missão em ação de graças, presidida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio da Rocha, será celebrada na Basílica de São Pedro. Em Natal, no dia 29, às 10h, será realizada uma Missa em ação de graças no Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, celebrada por Dom Giovanni D’Aniello – Núncio Apostólico no Brasil.

A CBTU informa que nesta quinta-feira (12/10), feriado de Nossa Senhora Aparecida, o Sistema de Trens Urbanos de Natal não funcionará. O sistema estará disponível novamente na sexta-feira (13/10), a partir das 05h20min na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e 05h40min na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.

 Mais informações no 84 3221-3355 ou em nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/cbtunatal/

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, será o pregador da quinta novena da festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A celebração acontece nesta quinta-feira, 5, às 19 horas, no Santuário Nacional, na cidade de Aparecida (SP), e será transmitida pela Rede Aparecida de Comunicação.

Tradicionalmente, a festa reúne milhares de fiéis, de todos os recantos do Brasil. Neste ano, os festejos acontecem com um motivo especial: a comemoração dos 300 anos que a imagem de Nossa Senhora foi encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo. Por este motivo, a festa tem como tema: “Senhora Aparecida: 300 anos de bênçãos e graças”.

            Há cerca de 5 anos, bombou no Facebook a página “Prefs”, da Prefeitura de Curitiba, no Paraná. O sucesso se deu pela inovação, de usar a linguagem das redes sociais na comunicação de um órgão público. O bom humor e a descontração fez a página liderar o ranking do número de fãs no Facebook, entre os órgãos municipais de todo o país. Para se ter uma ideia, a prefeitura da capital mais populosa do país, tinha em 2015, 99 mil fãs. A de Curitiba tinha quase 6 vezes mais: 570 mil, cerca de um terço da população paranaense na época.

 

            Hoje, quem dirige a comunicação digital da prefeitura é Cris Alessi, publicitária formada pela PUC-PR, com MBA em Marketing pela UFPR, e que vem a Natal no próximo dia 7 de outubro, para participar do Seminário Conexão Digital, no Ocean Palace. O foco da palestra dela vai ser o case da “Prefs”, que teve mudanças na linha de comunicação. “Isso aconteceu por se entender que o foco da comunicação social governamental é a cidade na qual ela está inserida. Mais da metade da audiência era gerada pelo público fora de Curitiba, então mudamos a condução do conteúdo. A linguagem própria das redes sociais permaneceu, mas os temas e conteúdos foram focados para o cidadão curitibano”, explica ela.

 

Atualmente, a audiência da página é predominantemente curitibana. Boas práticas no marketing digital e na assessoria de imprensa para gerenciamento de crise nos órgãos públicos, vai ser o tema da palestra de Cris Alessi no Conexão Digital. “O tom oficial é sempre questionado, seja qual for a área. Também a velocidade e quantidade de informação torna a gestão da notícia complexa. Monitorar a presença digital, acompanhar os meios de comunicação e relacionar-se com o cidadão faz toda diferença no processo de comunicação”, diz ela.

 

Cris fala ainda que as redes sociais são hoje parte fundamental da estratégia de comunicação da prefeitura, fazendo atendimento em todas as áreas do governo e auxiliando o cidadão na consulta, avaliação e utilização dos serviços oferecidos por ela. E que o maior resultado obtido com as redes sociais é a aproximação e relacionamento com o cidadão curitibano. “A audiência média das nossas redes sociais coincidem com a quantidade de perfis ativos de Curitiba, o que demonstra a eficiência do meio e a aderência do conteúdo junto ao público”, constata ela.

 

SEMINÁRIO CONEXÃO DIGITAL

            Com o tema “Tendências do Marketing Digital em Vendas e no Marketing Político”, o Seminário acontece no dia 7 de outubro, no Ocean Palace, em Natal. Serão 14 palestrantes, que vão compartilhar as novas tendências do marketing digital, a comunicação integrada com as novas mídias, com hábitos criados com o poder decisivo da internet ao consumir marcas, produtos, serviços, criar conceitos, gerenciar reputações e crises.

 

As inscrições para o Conexão Digital estão abertas, na Livraria Leitura,do Natal Shopping, e no www.portalconexaodigital.com.br. Estudantes de universidades parceiras tem 50% de desconto. O evento é voltado para empresários, gestores públicos, políticos, profissionais da comunicação, assessores parlamentares, economistas, administradores, advogados, estudantes e o público em geral.

 

 

Ao partir do princípio de que todos devem ter acesso ao conhecimento, sem distinção, a Rede Pública Municipal de Educação de Encanto tem atuado para ofertar o ensino de maneira universal, acolhendo todos os tipos de alunos, a exemplo dos portadores de deficiência.

 

Por essa razão, na noite de ontem, 25, o Governo do Município promoveu novo encontro de qualificação dos educadores da cidade, dentro da temática inclusiva. Na ocasião, a professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Disneylândia Ribeiro ministrou palestra intitulada “Educação Especial, Inclusão e Avaliação da Aprendizagem na Escola”.

 

A mestra do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), de Pau dos Ferros, transmitiu à plateia um pouco de suas pesquisas na área, de modo a contribuir com o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas utilizadas na docência dos estudantes com necessidades especiais.

 

A discussão foi promovida por intermédio do Programa de Formação dos Servidores da Educação (PROSED), cujo objetivo final é a melhoria do aprendizado daqueles que ocupam as salas de aula.

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e os seus parceiros estão oferecendo várias atividades para os visitantes neste sábado (23). Pela manhã, às 8:30h, tem aula de yoga com a professora Stephany Campanelli, numa das salas do Centro de Visitantes. As aulas de yoga acontecem aos sábados, a cada 15 dias e quem quiser participar deve levar um colchonete ou toalha e uma almofada para ficar mais confortável e fazer a inscrição pelo telefone 3232-3207. Quem não puder ir neste sábado, agenda as próximas aulas que acontecerão nos dias 07 e 28 de outubro e 11 e 25 de novembro.  

 

Neste sábado também tem cinema no Parque da Cidade, promovido pela Escola Brasileira de Psicanálise, secção RN. O filme “Mil Vezes Boa Noite”, dirigido por Erik Poppe, conta o drama de Rebecca (Juliete Binoche), uma das melhores fotografas de guerra em atividade que se divide entre a família, que mora na Irlanda, e a sua profissão exercida em zonas de conflito e não quer abrir mão dos dois, que tanto ama e são incompatíveis. A sessão começa às 9:30h, no auditório, e depois tem um bate-papo coordenado pela psicanalista Liane Barros.

 

À tarde será a vez d´O Pequeno Príncipe animar a criançada no Memorial Natal, que funciona na torre do Parque da Cidade, a partir das 16 horas. O ator e contador de histórias, Josivan Alves, fará uma apresentação do projeto O Baú do Pequeno Príncipe, dentro da 11ª Semana Nacional de Museus.

 

No pórtico de Cidade Nova serão oferecidas aula de capoeira e funcional. No sábado, o professor Evaldo Leôncio fará aulas gratuitas de capoeira, às 8 horas. E no domingo será a vez do professor André Silva comandar a turma que treina pesado com exercícios funcionais, também no pórtico, a partir das 7 horas. Todas as atividades oferecidas são gratuitas, bem como a entra e o estacionamento no Parque. Para outras informações, é só ligar para o telefone 3232-3074/3232-3028.

 

 

 

 

A decisão da Justiça Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, a qual acatou parcialmente o pedido liminar numa ação popular contra a Resolução 01/99 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que orienta os profissionais da área a atuar nas questões relativas à orientação sexual, causou muita polêmica em todo Brasil. No Rio Grande do Norte, o Conselho Regional de Psicologia (CRP-RN) ratifica a posição do CFP, que apresentou evidências jurídicas, científicas e técnicas que refutavam o pedido liminar. De acordo com o CRP-RN, citando o Conselho Federal de Psicologia, a decisão, de caráter liminar, proferida na última sexta-feira (15), abre a perigosa possibilidade de uso de terapias de reversão sexual. A ação foi movida por um grupo de psicólogas (os) defensores dessa prática, que representa uma violação dos direitos humanos e não tem qualquer embasamento científico.

 

 
"O que está em jogo é o enfraquecimento da Resolução 01/99 pela disputa de sua interpretação, já que até agora outras tentativas de sustar a norma, inclusive por meio de lei federal, não obtiveram sucesso. O Judiciário se equivoca, neste caso, ao desconsiderar a diretriz ética que embasa a resolução, que é reconhecer como legítimas as orientações sexuais não heteronormativas, sem as criminalizar ou patologizar", destaca o psicólogo Rodrigo Oliveira, conselheiro do CRP-RN.

 

 
Para o profissional, a decisão é um grande retrocesso. "A decisão do juiz, valendo-se de discussão psiquiátrica defasada, reintroduz a perspectiva patologizante, ferindo o cerne da Resolução 01/99", aponta.

 

 
CFP vai recorrer de liminar

 

 
O Conselho Federal de Psicologia informou que o processo está em sua fase inicial e afirma que vai recorrer da decisão liminar, bem como lutará em todas as instâncias possíveis para a manutenção da Resolução 01/99, motivo de orgulho de defensoras e defensores dos direitos humanos no Brasil e no mundo.

 

 
Os representantes do CFP destacaram que a homossexualidade não é considerada patologia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) – entendimento reconhecimento internacionalmente. Também alertaram que as terapias de reversão sexual não têm resolutividade, como apontam estudos feitos pelas comunidades científicas nacional e internacional, além de provocarem sequelas e agravos ao sofrimento psíquico.

 

 
O CFP lembrou, ainda, os impactos positivos que a Resolução 01/99 produz no enfrentamento aos preconceitos e na proteção dos direitos da população LGBT no contexto social brasileiro, que apresenta altos índices de violência e mortes por LGBTfobia. Demonstrou, também, que não há qualquer cerceamento da liberdade profissional e de pesquisas na área de sexualidade decorrentes dos pressupostos da resolução.

O município de Pureza realizou na noite desse sábado (09) o lançamento do Setembro Cidadão, com as presenças dos seus idealizadores, o Juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira. O lançamento aconteceu dentro das comemorações da Festa da Padroeira, que este ano celebra os 100 anos da aparição de Nossa Senhora da Pureza. A grande festa, que contou com a presença de mais de 3 mil pessoas, aconteceu na Praça 5 de Abril, com shows de Forró Pegado, Lindinho Estilizado e Wonney Saraiva.

Na abertura das festividades, Lígia Limeira e Jarbas Bezerra, acompanhados do prefeito Neto Moura, subiram ao palco e falaram para o público sobre o objetivo do Setembro Cidadão e o como a Educação Cidadã é importante para a vida de todos. O município sinaliza a adesão da implantação da Educação Cidadã nas escolas públicas do município através do Programa Brasileiro de Educação Cidadã – Probec.

A adesão ao Probec pelo município de Pureza vai permitir a capacitação de coordenadores pedagógicos e professores, em cada instituição de ensino, para realizar o planejamento de implantação da Educação Cidadã para todos os estudantes.



Twitter