NATAL PRESS

Cosern/Divulgação

 

A Unidade Móvel de Atendimento da Cosern estará em Caicó, na região do Seridó, de terça (20) a quinta-feira (22), das 9h às 17h30, oferecendo os seguintes serviços:

- Ligação Nova;

- Atualização de Cadastro;

- Troca de titularidade;

- Religação;

- Desligamento definitivo;

- 2º via de faturas;

- Cadastramento de fatura por e-mail;

- Pagamento de faturas através de cartão de débito.

 

Confira o cronograma de atendimento:

Terça-feira (20): na Av. Coronel Martiniano, 743, em frente à Farmácia São Jorge (Credenciado Cosern).

Quarta-feira (21): na Av. Seridó, em frente ao Mercado Público.

Quinta-feira (22): Av Coronel Martiniano, 400, em frente à Farmácia Pharmavida (Credenciado Cosern).

 

Sobre a Cosern

Melhor Distribuidora do Nordeste e 2ª Melhor do Brasil no Prêmio Abradee 2019 e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é a sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

  • Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone;
  • Baixar o aplicativo da Cosern, utilizar a função “Falta de Energia” para agilizar o atendimento; ou
  • Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone116 da Cosern.

 

divulgação

Foi realizada de 05 a 09 de agosto, pelo Instituto de Pesos e Medidas do RN, a Operação Especial Cozinha Segura que fiscalizou mais de dois mil e quinhentos eletrodomésticos nas cidades de Natal, Jucurutu, Florânia e Mossoró.

A operação, que faz parte do cronograma nacional do Inmetro, verificou se os eletrodomésticos atendem à regulamentação do órgão e se estão sendo comercializados com Selo de Avaliação da Conformidade e com as informações obrigatórias sobre o fabricante, distribuidor ou importador.

Entre os itens verificados na Operação Especial “Cozinha Segura” estão os seguintes produtos: batedeira, cafeteira e máquina de café, centrífuga, coifa/exaustor, espremedor de frutas, faca elétrica, fritadeira, grill e churrasqueira elétrica, iogurteira, liquidificador, máquina de pão, panela e pipoqueira elétrica, processador, descascador, ralador e mixer elétrico. Os fiscais do IPEM/RN visitaram 46 lojas e fiscalizaram e aprovaram 2591 produtos de diversas marcas.

“O principal objetivo dessa operação é garantir que todas as exigências do Inmetro, órgão ao qual o IPEM e vinculado, estão sendo cumpridas e assim garantir que o consumidor possa utilizar esses produtos de forma segura e sem riscos à sua saúde. É importante frisar que as exigências são as mesmas tanto para produtos nacionais como importados”, explicou o diretor-geral do IPEM/RN, Theodorico Bezerra Netto.

Caso o consumidor encontre algum produto que não contenha as exigências acima pode fazer uma denúncia e reclamação por meio da Ouvidoria do órgão nos telefones: 0800 281 4054 e (84) 98177-8758 e do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM/RN

divulgação
 
 
O prefeito Álvaro Dias entregou, nesta sexta-feira (09), a obra de revitalização da Praça Gentil Ferreira, no Alecrim. O equipamento símbolo do bairro Alecrim foi totalmente recuperado e recebeu substituição total de piso, acessibilidade, calçada ao redor, novos bancos, moderno sistema de iluminação em LED, entre outros reparos.

“A praça Gentil Ferreira faz parte da vida e da história do Rio Grande do Norte. Essa praça já foi palco de grandes manifestações culturais, artísticas e da política nacional. Foi essa praça que abrigou o movimento Diretas Já, alvoradas cívicas e grandes comícios que decidiram eleições para Governo do Estado”, destacou prefeito Álvaro Dias.

A reforma da Praça do Relógio, como também é conhecida, era um desejo antigo de moradores, comerciantes e frequentadores do local, que há muito tempo estava esquecido pelo poder público. E as ações da Prefeitura do Natal não param com a entrega da praça. Muito em breve, o prédio, que antes era uma base comunitária simples, vai ganhar nova dimensão para servir de apoio às unidades operacionais da Guarda Municipal. Os guardas municipais atuar na segurança preventiva dos bairros do Alecrim e Cidade Alta, com foco no comércio popular da região. O chefe do executivo anunciou ainda que será feita a renovação de todo o asfalto das ruas Amaro Barreto e Dr. Manoel Miranda.

O natalense aproveitou para toda a programação cultural montada pela Prefeitura. Teve samba, forró, dança e muita animação para comemorar a Praça Gentil Ferreira. E as melhorias feitas nesse histórico equipamento público foram bem recebidas. "Achei muito boa essa reforma. Antigamente essa praça só tinha lixo. Agora está nota dez. Fizeram até pista para caminhada gente se exercitar", disse Daniel, de 63 anos, morador do bairro do Alecrim.

Rita Aves, que mora há mais de 20 anos no Alecrim, espera que todos possam cuidar e zelar da praça. "A gente queria muito uma reforma na Praça Gentil Ferreira e ela aconteceu. Está tudo muito lindo! Só espero que nós moradores, comerciantes e frequentadores não destruam o que foi feito", disse dona Rita.

Os serviços de recuperação da Gentil Ferreira tiveram início em janeiro deste ano e contou com recursos do Tesouro Municipal e da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), orçados em aproximadamente R$ 400 mil. A entrega da praça  está dentro do cronograma de recuperação dos espaços públicos proposto pelo prefeito Álvaro Dias, que estabeleceu como meta a entrega de duas obras por semana. “Posso dizer que é uma nova praça. Não tem nada de velho aqui. Esta reivindicação era muito antiga, mas graças ao esforço do prefeito Álvaro Dias e da equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, conseguimos atender os anseios da população” disse Irapoã Nóbrega, titular da Semsur.


“Obrigado prefeito por atender o desejo das centenas de famílias que dependem desse lugar para seu sustento. A reforma da praça trouxe vida ao Centro Comercial do Alecrim. Esse lugar estava acabado e agora renovou esse bairro tão especial, disse Pedro Campos, presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA). 
 

Arquivo/Parque da Cidade

 

A Câmara Municipal de Natal realizará na próxima terça-feira (13), audiência para apresentar o projeto “Roteiro Turístico-ecológico do Município de Natal, de autoria do vereador Fulvio Saulo, para estimular o turismo ecológico na cidade. O evento acontecerá às 9h, no plenário e será aberto à população. Durante o evento, o gestor do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, Carlos Eduardo Pereira da Hora, vai explanar sobre o projeto Circuito Ambiental de Natal e demais projetos executados no âmbito da Unidade de Conservação Municipal.

O Circuito Ambiental de Natal foi criado pela equipe do Parque da Cidade no ano de 2017, na Semana do Meio Ambiente. Com um roteiro que reúne todas as dez Zonas de Proteção Ambiental (ZPA´s), áreas protegidas e delimitadas pela legislação municipal de Natal e outros lugares que estão sob a proteção ambiental, o Circuito permite apreciar a beleza e os benefícios que a natureza nos oferece diariamente e que a agitação do dia-a-dia não nos permite essa visualização e valorização. É uma atividade que une esporte, lazer, educação ambiental e ciência, proteção e preservação ambiental, além da contemplação de belas paisagens. 

Para fazer o Circuito Ambiental de Natal, é preciso formar o grupo e fazer o agendamento prévio pelo telefone 3232-3207.

arquivo

 

Lei e aprovaram por unanimidade a Lei N° 099/2018, de autoria do vereador Dinarte Torres (PMB), que trata da disponibilização no site oficial da Prefeitura do Natal de ferramentas para que os motoristas da capital possam apresentar defesa de suas multas de trânsito. De acordo com o parlamentar, a lei vai garantir mais opções aos motoristas da cidade.

“É um projeto importante, inteligente e atual, até porque as pessoas perdem muito hoje para sair de casa e ir até à STTU recorrer de suas multas, passando meia hora, duas horas e agora vão poder fazer de casa ou do trabalho, de forma rápida e digital, aproveitando inclusive toda a facilidade tecnológica que existe hoje”, ressaltou Dinarte Torres. Para o líder do poder executivo, vereador Kleber Fernandes (PDT), a lei é “uma boa iniciativa já que estamos numa era digital, onde as instituições financeiras, bancárias criam aplicativos para facilitar a vida dos cidadãos. Contudo vai ser preciso verificar os custos para aplicabilidade, mas tão logo será vista a viabilidade prática da sua implementação”, afirmou Kleber Fernandes.  

 

Veto é derrubado e uso do álcool em gel vira lei

Os parlamentares também derrubaram o veto do poder executivo ao Projeto e Lei N/ 132/2018, de autoria do vereador Dickson Nasser Júnior, que autoriza o município de Natal a disponibilizar álcool em gel a 70% (setenta por cento) para higienização das mãos nas instituições de ensino públicas municipais. Segundo o autor da matéria, a disponibilização do produto vai garantir mais saúde aos estudantes e à comunidade escolar.

“Um projeto que tem um grande alcance, prevenção a doenças, higiene e também porque é um projeto autorizativo, que sugere a Prefeitura, se puder, implante essa ideia que é de um alcance gigante, vai ajudar no combate a doenças dos alunos e todos que frequentam o ambiente escolar”, ressaltou Dickson Nasser Júnior.

A vereadora Nina Souza (PDT), que subscreveu o projeto, ressaltou a importância da aprovação da lei. “O álcool em gel é um elemento profilático e de grande importância para a população para ajudar a combater doenças. Essa lei, também vai conscientizar os jovens das escolas públicas a conscientizar outras pessoas do seu convívio a utilizar e prevenir doenças”, destacou Nina Souza.


Sinalização em dias de alagamento vira lei

Também foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei N° 189/2019, de autoria da vereadora Carla Dickson (PROS), que autoriza a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a implantar placas de sinalização indicativas de rotas alternativas em casos de alagamento nas vias públicas da cidade, bem como avisos em locais estratégicos sobre as áreas afetadas. Para o vereador Robson Carvalho (PMB), que subscreveu o projeto, a Lei vai ajudar no dia a dia dos condutores de veículos da capital. “É um projeto simples, porém relevante, que vai ajudar os motoristas a se livrarem de locais que estejam passando por problemas ocasionados pelas chuvas e suas consequências. Os motoristas com certeza precisam desse tipo de auxílio e apoio durante esses dias”, acrescentou Robson Carvalho.

 

Texto: Kehrle Junior

divulgação

 

Os medidores de velocidade dos trechos da BR-406, em São Gonçalo do Amarante, da BR-405 (Bairro Aeroporto) e da BR-110 (Piquiri – zona rural), ambos em Mossoró, foram verificados no final de julho, pelos fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte - IPEM/RN. A verificação é feita anualmente para analisar se o equipamento está em conformidade com as especificações regulamentadas pelo Inmetro.

Com a função de tornar as ruas e avenidas mais seguras tanto para condutores quanto para pedestres, os medidores de velocidade são instrumentos que delimitam o limite máximo de velocidade que poderá ser atingido por um veículo em determinada via pública. De acordo com o responsável técnico, Robson Thiago Dantas Soares, a verificação é realizada com cinco passagens sobre a faixa do medidor com um veículo especial, equipado com um cronotacômetro, que mede a velocidade do automóvel e a compatibilidade da mesma com a marcação do radar eletrônico.

As verificações dos medidores têm validade de um ano e devem ser solicitadas pelas empresas ou órgãos administradores dos radares antes do término desse período. “O IPEM é responsável por fazer a verificação inicial, quando o radar é instalado, e uma verificação anual em todos os medidores de velocidade. Após a inspeção, os medidores são lacrados para garantir que continuem funcionando corretamente e apresentem registros válidos e confiáveis”, afirma o técnico.  

Em caso de dúvida, o site www.servicos.rbmlq.gov.br/instrumento pode ser consultado para atestar quais radares estão aptos ao funcionamento.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM/RN

O prefeito Álvaro Dias entrega nesta quinta-feira (1º), às 18 horas, a revitalização da Praça Miriam Vasconcelos (popularmente conhecida como Praça do Sesc), em Potilândia. O equipamento, que recebeu intervenções da Prefeitura do Natal para a melhoria do espaço público, conta com uma nova estrutura. O espaço foi totalmente recuperado, com ações de readequação na área de passeio, iluminação, acessibilidade e área de lazer infantil.

A obra foi executada com fundos do tesouro municipal e coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Além dos serviços de recuperação estrutural, a Praça do Sesc recebeu nova arborização e jardinagem.

A entrega do equipamento está dentro do cronograma de recuperação dos espaços públicos do prefeito Álvaro Dias, que estabeleceu como meta a entrega de duas obras por semana. Além da Praça Miriam Vasconcelos, a atual gestão da Semsur entregou à população as praças Dom Pedro II (Alecrim), das Mangueiras (Lagoa Nova) e El Dourado (Lagoa Azul) totalmente revitalizadas. Além disso, está prevista ainda para este mês a entrega da Gentil Ferreira.

As obras da "Praça do Relógio" estão em fase de conclusão. A Gentil Ferreira teve todo o piso trocado e recebeu intervenções de recuperação e pintura em toda a estrutura de alvenaria (jardineiras, bancos, etc). O equipamento também recebeu intervenções no corpo de iluminação, com equipamentos sendo substituídos por um projeto mais moderno.

Cosern/Divulgação

A cidade de Parelhas, na região do Seridó, vai receber na próxima segunda-feira (05), a partir das 15h, o caminhão do projeto Energia com Cidadania da Cosern, que ficará estacionando na Rua Manoel de Azevedo (Centro), ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela ANEEL, vai promover palestras educativas e a substituição de lâmpadas ineficientes por LED, além de distribuir kits com jogos educativos e cartilhas informativas com orientações sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica.

 Na segunda-feira (05), o atendimento será das 15h às 18h; da terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e no sábado (10), das 7h às 9h30.

 Critérios para participar:

-  Ser cliente residencial ou rural-residencial;

- Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica);

-  Apresentar a conta de energia do mês anterior paga;

-   Não ter débitos com a Concessionária;

-   Não ter trocado lâmpadas em projetos da Concessionária nos último 6 anos (limite máximo de 5 lâmpadas);

-   Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 15W).

-  Documentos Necessários:

-   Conta de energia do último mês;

-   Documentos pessoais (RG e CPF).

 

Projeto já substituiu quase 40 mil lâmpadas em 2019

Este ano, o caminhão do projeto “Energia com Cidadania” já visitou 31 comunidades na capital e no interior, permitiu a 8.547 clientes assistirem palestras e trocarem quase 40 mil lâmpadas ineficientes por LED. É possível acompanhar o calendário do projeto no site da Cosern (www.cosern.com.br).

 

Serviço:

Caminhão do projeto “Energia com Cidadania” da Cosern em Parelhas, na região do Seridó.

De segunda (05) até sábado (10).

Local: Rua Manoel de Azevedo (Centro), ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião.

Visando à posse de veículos tanto seguros como confortáveis para uso dos alunos – sejam da área rural ou urbana – que carecem de condução particular, os ônibus e micro-ônibus que formam a frota pública municipal estão sendo submetidos à restauração.

Nesta semana, tem ocorrido uma revisão de toda a da parte elétrica dos automóveis. Troca de pneus, substituição de parabrisa, vidros laterais e recuperação dos assentos, de maneira semelhante, são serviços enumerados dentro deste rol de inspeção, de acordo com o que informou o Setor de Transportes.

Os reparos, depois de concluídos, devem garantir maior qualidade nos deslocamentos, assegurados nos três turnos, a estudantes previamente cadastrados pela Secretaria de Educação e Cultura, responsável por gerir as rotas.

adelino neto

Os monumentos públicos do município serão recuperados pela Prefeitura do Natal. Nesta quarta-feira (24), foi dada a ordem de serviço para a recuperação dos letreiros Amo Natal e Natal 400 anos, além do Pórtico dos Reis Magos. O trabalho será conduzido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). O primeiro monumento a receber ações de revitalização será o letreiro Amo Natal, localizado na Praia de Ponta Negra.

Os serviços de recuperação dos monumentos serão realizados pela Mirage Construções e Serviços LTDA. A empresa foi escolhida por meio de processo licitatório. O contrato foi assinado pelo titular da Semsur, Irapoã Nóbrega, e publicado no Diário Oficial do Município de ontem (24).

A empresa será responsável pela recuperação total dos letreiros Amo Natal (Entorno da Árvore de Mirassol, Areia Preta, Redinha e Ponta Negra), do Pórtico dos Reis Magos (entrada da cidade) e do letreiro Natal 400 Anos (Viaduto de Ponta Negra). O valor total do serviço é de R$ 109.857,06, com prazo de vigência de 120 dias.

De acordo com o secretário Irapoã Nóbrega, os serviços de recuperação começarão em Ponta Negra. “Nossa expectativa é que no início da próxima semana já comecemos os trabalhos de revitalização. O letreiro Amo Natal, em Ponta Negra, será o primeiro contemplado. Esperamos estar com todos os monumentos prontos até o início da alta estação”, previu.

Conscientização

Os letreiros Amo Natal fazem parte de um processo de identificação da população com o município, além de serem cartões postais para os turistas que visitam a cidade. Instalados desde 2016, cada monumento teve valor de construção de R$ 44 mil. As estruturas situadas nas praias foram pintadas com uma tinta especial para evitar desgastes decorrentes do vento e maresia. No entanto, é recorrente ações de depredação nos equipamentos, o que acaba resultando na aplicação de recursos públicos em recuperações não planejadas nos equipamentos.

Por este motivo, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos faz um alerta para a valorização dos monumentos e orienta à população para denunciar aos órgãos competentes situações relacionadas à depredação dos equipamentos.

“Esses monumentos estão dentro da história da cidade do Natal. Eles fazem parte de nossa identidade e também são cartões de visita para os turistas que vêm à cidade. A Prefeitura do Natal está fazendo a sua parte com ações de recuperação e manutenção, mas a população também precisa ter consciência. Precisamos valorizar nossos monumentos”, enfatizou Irapoã Nóbrega.



Twitter