NATAL PRESS

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pela segurança hídrica potiguar. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (30), indica que as reservas hídricas superficiais totais do Estado chegaram a 1.337.632.792 m³, o que em termos percentuais corresponde a 30,56% da capacidade total de armazenamento do RN que é de 4.376.444.842 m³, nos açudes monitorados. No dia 30 de março de 2019, os reservatórios monitorados pelo Igarn armazenavam juntos 1.089.084.362 m³, percentualmente, 24,88% do volume máximo das reservas potiguares.

Na tarde deste domingo (29), o açude Apanha Peixe, com capacidade para 10.000.000 m³, localizado em Caraúbas, sangrou. Este é o sétimo reservatório monitorado pelo Igarn a sangrar nesta quadra invernosa. Os outros que já atingiram 100% das suas capacidades são: açude Dourado, localizado em Currais Novos; o açude do município de Encanto; Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz; açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu; açude Beldroega, localizado em Paraú e Santo Antônio de Caraúbas, localizado em Caraúbas.

barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório estadual, com capacidade para 2.373.066.510 m³, acumula atualmente 703.757.167 m³, percentualmente, 29,66% do seu volume máximo. No final de março de 2019, o reservatório acumulava 551.616.000 m³, o que em termos percentuais representa 22,98% da capacidade total do manancial.

Já a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do Estado, com capacidade para 599.712.000 m³, acumula atualmente 169.879.910 m³, percentualmente, 28,33% da sua capacidade total. No mesmo período do ano passado o manancial acumulava 138.248.732 m³, o que representa 23,05% do volume máximo do reservatório.

A barragem Umari, localizada em Upanema, com capacidade para 292.813.650 m³, acumula atualmente 134.102.955 m³, o que representa 45,8% do seu volume máximo de acumulação. O percentual já supera o acumulado do manancial durante todo o inverno do ano passado. No final de março de 2019, o reservatório estava com 108.649.165 m³, percentualmente 37,11% da sua capacidade.

Outro reservatório que vem apresentando aumento considerável de volume é a Barragem de Pau dos Ferros, com capacidade para 54.846.000 m³, está acumulando 12.823.178 m³, o que corresponde a 23,38% do seu volume máximo. Desde dezembro de 2012 que o manancial não atingia esse volume acumulado. No final de março de 2019 a barragem acumulava 1.063.028 m³, percentualmente, 1,94% da sua capacidade total.

O reservatório Marechal Dutra, também conhecido como Gargalheiras, localizado em Acari, com capacidade para 44.421.480 m³, acumula atualmente 12.545.674 m³, percentualmente, 28,24% do seu volume máximo. No mesmo período de 2019 o Gargalheiras estava seco.

açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, continua recebendo bom volume de águas e já acumula 1.416.450 m³, o que corresponde a 27,46% da sua capacidade total, que é de 5.158.750 m³. No mesmo período de 2019 o reservatório estava com 3.162 m³, percentualmente, 0,06% do seu volume máximo.

Outros reservatórios que já estão com mais de 60% da sua capacidade são: açude Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 89,62%; Mendubim, localizado em Assu, com 77,43%; Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 66%; Marcelino Vieira, localizado em Marcelino Vieira, com 63,38% e Rodeador, localizado em Umarizal, com 62,14%.

Dos 47 mananciais monitorados pelo Igarn, 5 permanecem em nível de alerta, com volumes inferiores a 10% da sua capacidade total, o que corresponde a 10,63% dos mananciais. Já os que estão secos são 2, percentualmente, 4,25% dos açudes monitorados. No mesmo período do ano passado os reservatórios com menos de 10% da sua capacidade total eram 11percentualmente, 23,40% dos mananciais monitorados. Já os secos eram 5, percentualmente, 10,63%.

Os mananciais que permanecem em nível de alerta são: o açude de Pilões, com 9,96% da sua capacidade total; Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com 1,71% (porém o reservatório passa por obras não sendo possível grande acumulo); o açude Itans, em Caicó, que está com 3,84%; açude Esguicho, em Ouro Branco, com 0,7% e o açude Zangarelhas, em Jardim do Seridó, com 0,44%.

Os reservatórios que permanecem secos são: o açude Inharé, localizado em Santa Cruz e o açude Trairi, em Tangará.

Anitta (Claro), Whindersson Nunes (Oi),  Simone e Simaria (TIM) e Ivete Sangalo (Vivo) falam das inciativas das operadoras e pedem para que a população fique em casa

 

Claro, Oi, TIM e Vivo se uniram em um movimento para ajudar os brasileiros que estão em casa durante o isolamento social por conta da pandemia do Covid-19. Com a hashtag #FiqueBemFiqueEmCasa, as operadoras lançaram uma campanha no último dia 26 para apresentar as iniciativas em comum das empresas para ajudar as pessoas a se conectarem e atravessarem o período da melhor forma. Agora, elas juntaram Annita (Claro), Whindersson Nunes (Oi), Simone e Simaria (TIM) e Ivete Sangalo (Vivo) para reforçar a mensagem de que a conexão é fundamental para garantir a proximidade das pessoas e para mostrar que as empresas estão trabalhando em conjunto para garantir este acesso.

No vídeo de 45 segundos os cinco anunciam: “Claro, Oi, Tim, e Vivo se uniram. Enquanto você puder ficar em casa “a gente vai seguir fazendo tudo pra você ficar bem", diz Whindersson. "Porque essa guerra a gente vence quando a gente consegue estar próximo de quem a gente ama", completa Ivete. “ Nós podemos e vamos fazer tudo para melhorar esse momento", diz Anitta. “Fique bem fique em casa. Movimento todos juntos contra o vírus”, encerram os artistas.

O vídeo será divulgado nas redes sociais das operadoras e nas redes dos cinco artistas a partir de hoje.

A campanha, criada pela Africa, contempla diversas peças, que estão sendo  veiculadas nas TV aberta e fechada, nos canais digitais das operadoras, web e em mídia externa em todo o país.

Iniciativas

As empresas adotaram diversas iniciativas nesse momento para trazer o máximo de informação e possibilidades de entretimento às famílias, como a liberação de conteúdo de TV e internet, bônus de internet no celular e navegação gratuita no app Coronavírus SUS. O objetivo neste momento é garantir plena conectividade para ajudar toda a população nos compromissos de trabalho e estudo, nas interações à distância. Tudo isso com tecnologia de ponta e uma rede confiável.

 

Vídeo da Campanha #FiqueBemFiqueEmCasa

YouTube Oi  https://youtu.be/2evRRZDdxAw

https://www.facebook.com/OiOficial/videos/625684568282057/

A Câmara Municipal de Natal realiza nesta terça-feira (31), às 09h30,  sessão extraordinária, de forma virtual, com votação remota e transmissão ao vivo pela TV Câmara.

Os vereadores irão apreciar, discutir e votar a Mensagem n° 030/2020,  de autoria do Executivo Municipal, que decreta calamidade pública no Município, em razão da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Também serão apreciados outros dois projetos de Lei de autoria do Poder Executivo,  solicitados em regime de urgência, que tratam da criação de cargos na área da saúde para melhorias no atendimento médico e da aquisição de imóvel pertencente ao patrimônio do INSS para edificação de espaço público de convivência na cidade.

O presidente da Câmara de Natal, vereador Paulinho Freire (PSDB), conduzirá a votação por videoconferência. "Precisamos dar uma resposta rápida à sociedade e ajudar a Prefeitura nas medidas urgentes contra a propagação do novo coronavírus. Como precaução e respeito às medidas de prevenção à doença, adotaremos a votação remota", disse Paulinho Freire.

divulgação

De maneira a impedir aglomerações, consequentemente, minimizar os riscos de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Encanto cumpre a vacinação contra a Influenza (H1N1) para idosos em domicílio. Profissionais se subdividem por setores para atender toda a terceira idade do município, quer seja da zona urbana ou rural.

Segundo a Secretária de Saúde, órgão dirigente da logística, essa estratégia de imunização visa a não exposição dos indivíduos com mais de 60 anos, evitando que eles adoeçam. A vacina tem a proposta de proteger dos vírus da gripe que circulam na região.

Nas próximas etapas da campanha, será imunizado o restante do público-alvo; um calendário posterior com as datas vai ser lançado. O dia “D” da mobilização também logo será conhecido.

Na manhã desta terça-feira (10), a vereadora Professora Eleika visitou a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) para tratar das emendas (impositivas e orçamentárias) do seu mandato. Na ocasião, a parlamentar abordou, em especial, a reforma e reestruturação da Praça Aristófanes Fernandes, também conhecida como Praça das Flores. O espaço localizado no bairro de Petrópolis tem, em seu entorno, praça de táxis, parada de ônibus, escola, comércio, mercado, além de ser realizada semanalmente lá uma feira de frutas e verduras.

Durante a visita, a parlamentar foi recebida pelo secretário adjunto de Operações da Semsur, Josenilson Barbosa e da equipe de Engenharia. Segundo eles, o projeto da Praça das Flores será encaminhado à SEMOV ainda esta semana para que possa ser licitado e, posteriormente, dado início à obra, que receberá recursos de cerca de R$ 800 mil, sendo R$ 300 mil referente à emenda da Professora Eleika. “Desde o ano de 2016, o nosso mandato destina emendas para o esta praça, mas tivemos a boa notícia de que a reforma será realmente executada este ano. Vi o projeto, ficou bastante interessante e acredito que irá beneficiar muito a nossa população. Já estamos torcendo – e sempre vigilantes – para a execução e conclusão da obra o quanto antes”, pontuou a professora Eleika.

 

jean carlos

Neste sábado (14 de março), às 9h00, acontece a entrega dos kits de material escolar para 320 alunos na faixa etária de 06 a 15 anos, oriundas de famílias em vulnerabilidade social atendidos pela Legião da Boa Vontade na capital potiguar.

O local da entrega será na Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, parceira da Instituição.

A ação faz parte da campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro, promovida pela LBV em todo o Brasil, com o objetivo de apoiar as famílias que não tem recursos para a compra do material escolar e incentivar os estudantes a frequentar a escola e a continuar os estudos.

Em todo o país, a campanha entrega mais de 15 mil kits em 67 municípios brasileiros. Os kits são compostos de estojo, lápis preto e de cor, canetas, apontador, borrachas, tesoura, tubos de cola, tinta guache, cadernos, mochila, régua, dicionário de português.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a evasão escolar abrange, sobretudo, jovens que têm entre 15 e 17 anos de idade. Os dados indicam que, em 2018, 11,8% dos jovens nessa faixa etária estavam fora da escola, número equivalente a 1,1 milhão de pessoas.

A LBV

A Legião da Boa Vontade acredita que a educação iluminada por valores éticos, ecumênicos e espirituais transforma o ser humano para melhor, por isso, há 70 anos, ela atua ao lado das populações em situação de vulnerabilidade social. Em suas unidades que atendem crianças e adolescentes, a LBV oferece o apoio necessário às famílias para que os filhos tenham acesso à Educação e a garantia e proteção de seus direitos, além de outros benefícios como atividades socioeducativas, esportivas, culturais, artísticas, lúdicas e recreativas e projetos permanentes de incentivo à leitura.

Serviço:

Evento: Entrega de kits da Campanha Criança Nota 10 - Proteger a infância é acreditar no futuro!

Data: 14/03/2020 — sábado | Horário: 9h00

Local: Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório

Endereço: Rua Presidente Mascarenhas, 768 – Bairro Alecrim

Nesta sexta-feira (06) e sábado (07), o município de Pau dos Ferros-RN recebe um dos melhores eventos de negócios do Alto Oeste Potiguar, a Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação – FENECITI, que acontece na Praça de Eventos da cidade, das 17h às 22h.

Com entrada livre para todos os públicos, a Feira tem a finalidade de reunir empreendedores, empresários e pesquisadores da região e assim, potencializar os seus negócios através de novas oportunidades como forma de impulsionar a economia do local e, consequentemente, a do estado do Rio Grande do Norte, com ênfase para os projetos nas áreas da apicultura, desenvolvimento de aplicativos, educação, saúde e alimentos.

No local, haverá mais de 80 estandes com empresas de vários segmentos. O Espaço Inovação com universidades e centros federais de ensino; promoções e sorteios; Mostra Ciência “Primeiros Passos”; Ação Cidadã (1ª via da identidade e outros serviços); Praça do Artesanato; apresentações culturais e uma programação musical com shows de João Neto Pegadão e Skema Sertanejo, nesta sexta (06) e André Luví e Everaldo Miguel, no sábado (07), com início sempre às 22h.

Em um dos estandes estará o Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP) com equipes de Mossoró e Pau dos Ferros, que irá expor aos visitantes o funcionamento do trabalho da perícia criminal. No local, os peritos farão apresentações de tecnologias utilizadas na área e, promover a interação do público através de um local de crime simulado, despertando, assim, a curiosidade dos presentes.

A Feneciti é realizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SEDEC, em parceria com a FCDL/RN, CDL de Pau dos Ferros, Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros e FAPERN. E, para alcançar esse título de um dos maiores no âmbito dos negócios, o evento conta com parceiros engajados e conscientes da relevância de tal para o RN, como é o caso do Sistema Fecomércio RN - que neste ano já garantiu, através do SENAC-RN, participação nas próximas três edições: Nova Cruz, Assú e São Paulo do Potengi -, SEBRAE, CAERN, FIERN, AGN, Banco do Nordeste, UnP, UERN, UFERSA e IFRN.

“No sábado de manhã teremos ainda uma ação com emissão de carteiras de identidade e atendimentos em saúde”, informou o secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado. “Será um evento completo e que tem feito sucesso em todas as regiões”, concluiu.

 

Espaço Inovação

Com o intuito de expor as novidades e os avanços em pesquisas e projetos realizados por instituições de ensino de Pau dos Ferros e região, o Espaço Inovação conta com a presença da UERN, UFERSA IFRN e UnP – unidades de Pau dos Ferros. 

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em seu Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), que desenvolve muitas ações de pesquisa e extensão com 17 grupos de ativos e reconhecidos, será representada pela Biblioteca Ambulante de Leitura nas Escolas (BALE), Brinquedoteca, Espaço Interativo de Tecnologia e Aprendizagem (EITA), Laboratório de Geologia, Sedimentologia e Solos, Laboratório de Geoprocessamento, e a Incubadora de Empresas – Juazeiro.

Entre os projetos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA estão: I Semana Integrada sobre Mobilidade (I SIM); Melhoria do Conforto Térmico através de Recursos Naturais; Robótica Educacional para Aplicação com Pessoas com Deficiências Motoras/Mentais; Curso Alohomora English: opening door to knowledge; Políticas Públicas, Planejamento e Projeto em Arquitetura e Urbanismo no Semiárido Nordestino; Espaço da Ciência: Interligando Saberes promovendo Inclusão Social; e Contribuições para Análise e Dimensionamento de Estruturas em Água Nova – RN; Núcleo de Incubação Tecnológico e Social; exposição da Parceria de Cooperação Técnica entre o Projeto Verde da UFERSA e o Flor de Mandacaru Ateliê e também com a empresa AGRITECH; apresentação do Grupo de Capoeira Berimbaus do Oeste-GCBO e também, a difusão sobre o Banco de Estágio.

E, os alunos do IFRN levarão ao local, projetos na área da apicultura; da informática (robótica e o app Bee Check); na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), um mecanismo que monitora e regula o nível de água em caixas d'água domésticas; além de jogos didáticos, produção de alimentos e Incubadora de Tecnologia e Inovação em Processamento de Alimentos e Serviços (ITIPAS) com duas de suas empresas incubadas, a Besche Tecnologia e a Plug Pay.

SERVIÇO

Informações sobre estandes,ligue (84) 3351-2507. Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de tudo: @Feneciti.

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) conquistou decisão em tutela de urgência que obriga a Secretaria Municipal de Saúde a fornecer tratamento medicamentoso para grávida portadora de embolia e trombose. A decisão estabeleceu prazo máximo de dez dias para que a medicação Enoxoparina Sódica seja fornecida, sob pena de bloqueio bancário.

De acordo com laudos médicos anexados ao processo, a paciente se encontra em quadro de gestação e possui diagnóstico de embolia e trombose, além de histórico de trombose/trombofilia em gestação anterior. Conforme prescrição médica, para evitar perda do feto e trombose durante a gravidez, a paciente deve fazer uso diário do medicamento Enoxoparina 40 mg. O custeio do tratamento durante toda a gestação equivale a R$ 8.780,59, valor fora da realidade socioeconômica da paciente que apresenta renda familiar de R$ 2.255,76.

Ao procurar o ProSus em Natal, serviço da Secretaria Municipal de Saúde no qual a população recebe determinados medicamentos de forma gratuita, teve seu cadastro negado no Protocolo de Trombofilia com a justificativa de não ter exame que comprove a moléstia. No entanto, no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Prevenção de Tromboembolismo Venoso em gestante com Trombofilia, constam, dentre os critérios de inclusão para uso de Enoxoparina durante o período pré-natal, histórico pessoal de TEV e com moderado a alto risco de recorrência.

Em sua decisão, o Juízo de Direito da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal registrou que “a saúde é um direito público subjetivo indisponível, assegurado a todos e consagrado no art. 196 da Constituição Federal, sendo dever da Administração garanti-lo, dispensando medicamentos às pessoas carentes portadoras de doenças, de maneira que não pode ser inviabilizado através de entraves burocráticos, principalmente por se tratar de direito fundamental, qual seja, a vida humana”.

secom/arquidiocese de natal

O Padre Tiago Theisen, pároco emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, vai receber a medalha da Ordem do Mérito Felipe Camarão, concedida pela Prefeitura Municipal de Natal. A solenidade acontecerá neste sábado, dia 29, às 9h30, no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE), no bairro Nossa Senhora de Nazaré, zona oeste da capital.  A Medalha Felipe Camarão se destina a agraciar personalidades ou instituições, nacionais ou estrangeiras, que se destaquem, entre outros aspectos, por relevantes serviços prestados à cidade do Natal.

Padre Tiago é natural da Bélgica, mas reside no Rio Grande do Norte há mais de 50 anos. É conhecido pelo trabalho evangelizador, educativo e social, principalmente na zona norte da capital.

divulgação
 
Começou nas primeiras horas da manhã deste sábado (22) a sangrar com um grande volume d’água a Cachoeira do Caripina, na comunidade do Rosário,zona rural do município de Felipe Guerra, região Oeste Potiguar do estado do Rio Grande do Norte. O sangramento da Cachoeira do Caripina e também do Roncador são um dos mais belos espetáculos proporcionados pela mãe natureza nessa época chuvosa do ano. 
 


Twitter