NATAL PRESS

divulgação

 

O engenheiro e empresário Arnaldo Neto Gaspar recebeu o título de cidadão natalense em solenidade realizada na noite desta terça-feira, no  plenário da Câmara Municipal. O propositor da honraria foi o vereador Felipe Alves.

Em seu pronunciamento, Felipe Alves justificou a homenagem lembrando que Arnaldo Gaspar construiu uma sólida carreira empresarial em solo potiguar e sob o seu comando foram erguidas diversas obras que contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade e para a melhoria da população: “Arnaldo Gaspar é um empreendedor obstinado, visionário e um verdadeiro exemplo para todos nós. A sua importância para Natal é inegável. Portanto, nada mais justa a concessão da cidadania natalense a ele”, destacou o vereador.

Dentre as obras relevantes realizadas pela construtora A. Gaspar destaque para: o ginásio poliesportivo Nélio Dias; o Complexo Viário do 4° Centenário; pórtico dos Reis Magos e a estátua de Santa Rita de Cássia, no município de Santa Cruz.

Postagens da vida - Crônicas de Cyrus Benavides é o primeiro livro do mossoroense, advogado, professor e hoje diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN).
 
A obra, da editora Offset, reúne 127 textos publicados originalmente em suas redes sociais ao longo dos os últimos sete anos.
 
Suas crônicas mostram seu olhar sobre o cotidiano, sobre as relações humanas, sobre sua fé, sonhos, ideais, trabalho, amor, amizade, família, saudades, gratidão, origens, desafios.
 
O lançamento será realizado nesta quarta-feira, 12 de dezembro, às 16h30, no Memorial da Resistência, que fica na Av. Rio Branco, no bairro Doze anos, em Mossoró.
 
Parte da renda das vendas dos livros será revertida para a instituição filantrópica Legião da Boa Vontade (LBV) do Rio Grande do Norte.
 
 
Serviço
 
Lançamento do livro: Postagens da vida - Crônicas de Cyrus Benavides
Local: Memorial da Resistência (Av. Rio Branco - Doze anos, Mossoró
Horário: 16h30 às 19h30
Data: 12/12/18

O Selo Doar (Conceito A+) é um certificado que atesta a adequação ao Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor e tem validade de um ano. Esse reconhecimento tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT), também denominado Selo Doar.

O Selo Doar é obtido mediante minuciosa avaliação de 44 critérios essenciais, definidos para que a organização possa continuamente melhorar sua performance em gestão e transparência, sendo os principais: Causa e estratégia de atuação; Representação e responsabilidade; Organização e gestão institucional; Estratégia de financiamento; Transparência, prestação de contas e comunicação.

A Casa cumpre a missão de acolher a criança e adolescente com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares, durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e a qualidade de vida dos mesmos. Já são 1.517 crianças e adolescentes atendidos desde a fundação. Hoje, 1.102 pacientes estão cadastrados, sendo 540 em tratamento, vindos de 133 municípios do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Piauí e Sergipe.

A instituição oferece acolhimento, hospedagem, alimentação, mediação do atendimento médico hospitalar; encaminhamentos e transporte para exames e consultas; além de promoção do bem-estar, com apoio multiprofissional - psicológico, social, nutricional, fisioterápico, odontológico, farmacêutico, pedagógico, arte terapêutico e terapêutico ocupacional. Saiba mais sobre o trabalho da Casa em: http://www.casadurvalpaiva.org.br/

Cães abrigados no Instituto Senhores Patas (ISP) aguardam por doações neste Natal. Para ajudá-los, o Cantinho Pets da alameda de lojas do Armazém Pará da Avenida Engenheiro Roberto Freire, zona Sul da capital potiguar, está com uma árvore natalina montada para receber rações em forma de presentes.

Batizada de NatAU Solidário, a campanha acontece durante todo o mês de dezembro e visa ampliar os cuidados dos animais acolhidos no abrigo. Os alimentos próprios para cães, filhotes e adultos, devem estar em embalagens lacradas e dentro do prazo de validade.

O Instituto Senhores Patas é uma organização sem fins lucrativos e está localizado em Cajupiranga, Parnamirim, na Grande Natal. Com quase quatro anos de fundação, a instituição já resgatou mais de 600 animais em situação de rua. Atualmente, a casa conta com mais de 80 cães abrigados em tratamento ou aguardando adoção.

divulgação

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal – URBANA, definiu sua Operação Verão, que vai da semana de Carnatal até o Carnaval de 2019. Ficou definido que solicitações feitas neste período de Operação Verão precisam ser protocoladas na empresa de limpeza e em tempo hábil para a prestação do serviço, o que seria cerca de 10 dias antes da data do evento.

A URBANA contará com 200 homens nos principais locais de evento da prefeitura, fará reforço nas praias, e em torno da árvore de Mirassol, que já conta com garis nos três turnos. A URBANA também fará a limpeza pós-evento, e na primeira turno da manhã, no entorno do Arena das Dunas nos dias de Carnatal.

“Esse é um período muito delicado na área de limpeza em Natal. A população na cidade aumenta, portanto o quantitativo de lixo também. Nós, que amamos Natal, que temos um compromisso com a população e estamos nesse desafio da limpeza pública, estamos nos desdobrando para deixar Natal ainda mais linda e nosso povo orgulhoso. É esse o meu compromisso e o compromisso do prefeito Álvaro Dias, e da Prefeitura do Natal.”, disse o presidente da URBANA, Cláudio Porpino.

A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), orientou criadores e comerciantes de suínos de Encanto, no final da semana passada, a respeito do perigo iminente de contaminação do rebanho em razão da peste clássica, encontrada no Ceará.

A instrução tanto para açougueiros quanto para aqueles que transportam animais da feira livre da cidade vizinha de São Miguel, território que se limita a oeste com municípios cearenses, é não adquirir porcos oriundos do referido Estado, onde já foram detectados três casos da doença de transmissão viral.

Em função do descumprimento da orientação, os suínos serão apreendidos e sacrificados pelo Idiarn, órgão que tem atuado nas regiões fronteiriças, de acordo com o Poder Executivo. Nessa situação não haverá nenhum ônus ou indenização aos proprietários.

rafael pereira
 
A Prefeitura do Natal fechou uma parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas dentro da programação do Natal em Natal para a realização da campanha Natal de Luz e Prêmios. A campanha irá sortear 32 prêmios para quem comprar nas lojas que se inscreverem na CDL. O consumidor poderá trocar as notas fiscais por cupons para concorrer aos prêmios que vão desde um carro, motos, vales compras e viagens. 
 
Segundo Augusto Vaz, presidente da CDL, a expectativa é de que mais de três mil lojas participem do projeto e gerem um acréscimo de R$ 32 milhões em vendas para o comércio de Natal. A intenção é valorizar os pequenos empresários do chamado comércio de rua, com o incentivo a partir do sorteio de prêmios, a exemplo do que já fazem os grandes shoppings da cidade. Além de motivar o consumidor a comprar em Natal, gerando renda, empregos e receita de tributos, já que quando o consumidor compra pela internet em geral os impostos e os empregos são gerados nos grandes centros urbanos onde estão as maiores redes do comércio online. 
 
A participação da Prefeitura como parceira da campanha se deu a partir da assinatura de um termo de cooperação assinado pelo prefeito Álvaro Dias com a CDL que inclui a campanha Natal de Luz e Prêmios na programação do Natal em Natal. “Decidimos ser parceiros do comércio de Natal incluindo essa campanha no Natal em Natal por entender que é importante o incentivo ao comércio de rua, especialmente nos dois polos onde está concentrado, que são a Cidade Alta e o Alecrim, dentro de uma determinação da administração de se somar aos empresários para requalificar esses dois bairros”, diz o prefeito, lembrando que outras ações estão sendo tomadas para levar movimentação de pessoas e em consequência aquecer as vendas no comércio de rua, como a decoração natalina e a realização de eventos culturais que atraem público para esses locais. 
 
Além do aspecto de valorizar os bairros de comércio mais popular, o prefeito acredita que esse tipo de campanha pode gerar um incremento na receita do município na hora que gera trabalho e renda e também incentiva a emissão da nota fiscal para a troca por cupons. “As prefeituras ficam com parte do que é arrecadado no ICMS, significa dizer que campanhas como essa estimulam a movimentação econômica o que resulta também em receita para o município numa roda virtuosa da economia”. 
O lançamento da campanha foi feito hoje na sede do CDL com a presença do presidente da entidade, Augusto Vaz, do secretário de Comunicação da Prefeitura do Natal, Heverton de Freitas, e de representantes da Rede, operadora de cartões de crédito do Grupo Itaú, também parceira na campanha. 

Dia 6 de dezembro, uma equipe de fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realizou a verificação metrológica de balanças rodoviárias no cais do Porto de Natal.

Segundo a portaria 236/94 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), toda balança utilizada para transações comerciais deve estar de acordo com exigências que garantam que nenhuma das partes envolvidas tenha prejuízo em uma compra ou venda de algo medido pelo peso.

De acordo com o diretor do Ipem-RN, Cyrus Benavides, de todos os estabelecimentos fiscalizados na última semana nenhum teve suas balanças reprovadas, isso significa que os comerciantes estão procurando se adequar às normas e que os consumidores podem se sentir cada dia mais seguros ao pesarem e adquirirem os mais diversos produtos, pois o Ipem está atento e realizando o seu trabalho com regularidade e isenção.

“Das 123 balanças rodoviárias verificadas no Estado em 2018, apenas 14 foram reprovadas por apresentarem erro de pesagem”, pontuou o coordenador de Operações do Ipem, Marcos César Oliveira.

Anualmente, todas as balanças dos estabelecimentos comerciais têm que ser verificadas pelo Ipem e um dos principais pontos observados é o nivelamento. É importante que a superfície onde a balança esteja em funcionamento seja plana e resistente.

Durante as aferições é verificado se as balanças contam com lacre, colocado por uma empresa com capacidade e licença do Ipem para realizar tal serviço. Cada equipamento também tem que ter fixada uma placa de identificação com informações básicas como fabricante, modelo, consumo médio de energia, faixa de temperatura que a balança está apta a trabalhar sem erros no resultado, carga máxima e mínima, entre outros.

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte abriu a VIII Seleção Simplificada para estagiários do curso de Direito. A seleção será destinada a formação de cadastro reserva para atuação no núcleo de Nísia Floresta. O edital completo está disponível no site www.defensoria.rn.def.br, na aba Serviços. As inscrições podem ser feitas gratuitamente entre os dias 10 e 14 de dezembro, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No e-mail de inscrição, o candidato deverá apresentar a declaração de ciência de que só pode ocupar o cargo caso comprove estar matriculado no 3º, 4º ou 5º ano do curso de bacharelado em Direito mantido por estabelecimento de ensino reconhecido pelo MEC; cópias do RG e CPF; histórico escolar atualizado subscrito pela Coordenação de Ensino. O Teste Seletivo consistirá em uma avaliação das notas do candidato em seu histórico universitário e do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) ou outro indicador equivalente.

Os candidatos que pretendem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência deverão enviar, no e-mail da inscrição, o laudo médico original ou cópia simples de acordo com o Edital 062/2018. Ao todo, 10% das vagas serão destinadas para candidatos portadores de deficiência que atendam as exigências expressas no Edital.

Os candidatos selecionados terão um contrato de um ano prorrogável por igual período. Os estagiários da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte atuam no turno matutino com carga horário de 30h semanais e recebem uma bolsa mensal de um salário mínimo mais auxílio-transporte, não originando nenhum vínculo empregatício com a instituição. O resultado da seleção será divulgado no site da Defensoria Pública do Estado e no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte.

 

SERVIÇO:

VIII SELEÇÃO SIMPLIFCADA DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO DA DPE/RN

INSCRIÇÕES: 10 a 14 de dezembro de 2018

E-MAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SEMANA SOLIDÁRIA

Em mais uma edição da Semana Solidária Nordestão, clientes, colaboradores e simpatizantes da causa poderão ajudar a Casa Durval Paiva no período de 10 a 15/12 na loja Capim Macio. No stand estarão os artesanatos feitos pelas mães da instituição e a grife do Caquito. Sugestão de doação do mês: Achocolatado.

 

LIVE NO FACEBOOK

Todas as quintas acompanhe a Live da Casa Durval Paiva às 17h. Confira a entrevista de Rilder Campos, presidente da Casa, com o jornalista Fernando Campos, sobre o tema Prêmio Melhor Ong do Brasil.

 

PROJETO VIDA

Projeto Vida da Casa Durval Paiva chega neste mês às cidades de

Acari, Almino Afonso, Antônio Martins, Apodi, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Dr. Severiano, Equador, Florânia, Grossos, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Dias, Pau dos Ferros, Jucurutu, Luís Gomes, Mossoró, Ouro Branco, Patu, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, São Miguel, São Vicente, Severiano Melo, Umarizal e Upanema. Levando muitas doações para os pacientes, contanto com o patrocínio do Instituto Ronald McDonald.

 

HISTÓRIAS DA CASA

Micarla Fonseca era uma garota aparentemente saudável, gostava de dançar, jogar bola, andar de bicicleta, pular corda, mas, aos 13 anos de idade ficou doente. Depois de muitos exames, veio à notícia de que estava com câncer: Um tumor ósseo na perna. Do início até o fim do tratamento teve todo o apoio da Casa Durval Paiva. Essa é mais uma história que podemos contar e você faz parte dela! Saiba mais

 

VIDA E ARTE

As crianças e adolescentes da Casa Durval Paiva participaram, no dia 26/11, de uma oficina de aquarela com o artista Henrique Araújo, dentro do Projeto Recanto Cultural, que visa proporcionar aos pacientes o acesso e conhecimento sobre a cultura potiguar.

 

PARCEIRA DA CASA

“A Cosern parabeniza a Casa Durval Paiva pelas suas atividades e relevantes contribuições no combate ao câncer infantojuvenil no RN, estado do trabalho excepcional desenvolvido pela equipe de excelentes profissionais junto às crianças, adolescentes e seus familiares”. Karine Severo - gerente do Depto de Comunicação Externa da Cosern.

http://servicos.cosern.com.br/Pages/index.aspx



Twitter