NATAL PRESS

O período chuvoso que se aproxima requer maior atenção da população quanto ao uso da energia elétrica. O aumento da incidência de chuvas, que também pode vir acompanhada por ventos, pode ocasionar o lançamento de galhos de árvores, pedaços de panos, plásticos e outros objetos na rede, provocando ocorrências no sistema elétrico. Neste período, também pode haver aumento no número de ocorrências provocadas por descargas elétricas (raios).

A Cosern possui um plano de manutenção preventiva do seu sistema elétrico como forma de evitar as interrupções de energia aos seus clientes em todo o Rio Grande do Norte. O Centro de Operações Integradas (COI), localizado no Edifício-Sede, em Natal, monitora ininterruptamente todas as ocorrências no estado e, por meio dos equipamentos telecomandados instalados na rede elétrica da Cosern e das equipes de campo, reforça a confiabilidade do sistema elétrico para garantir o fornecimento de energia.

Mas é sempre importante relembrar algumas dicas sobre cuidados que podem ser adotados pela população para minimizar riscos de acidentes com a rede elétrica e dentro de casa no período chuvoso:

·               Não ligue equipamentos elétricos se você estiver molhado ou descalço;

·               Desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;

·               Se perceber que as paredes da casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos;

·               Siga as orientações dos fabricantes de equipamentos elétricos quanto às instalações e, principalmente, as relacionadas ao aterramento elétrico;

·               Somente um especialista deve realizar manutenção nas instalações elétricas do imóvel;

·               Evite ficar em áreas descampadas (abertas) como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, postes, mastros e locais elevados. Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;

·               Procure não ficar sob árvores e/ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em casa, evite o contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, etc., sobretudo se a casa estiver em campo aberto;

·               Não realize serviços em locais onde o risco de exposição aos raios seja maior, a exemplo de instalação ou manutenção de antenas de TV;

·               Só instale, desligue ou remova antenas com auxílio de um profissional capacitado e se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la e ligue para o 116;

·               Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime, e ligue imediatamente para a Cosern através do telefone gratuito 116.

 

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

A CCMEAR - Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, única com registro no Tribunal de Justiça no RN, em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil - CACB e a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial - CBMAE realizam em fevereiro o Curso de Arbitragem. O curso será ministrado no período de 23/02 a 25/02, em Natal, e é voltado para capacitação de profissionais que tenham interesse em atuar como árbitros. Inscrições e informações www.ccmear.com.br  Vagas limitadas!

Além de atuar na prevenção de doenças e na promoção da saúde, a Prefeitura de Encanto realiza uma série de atendimentos à população. A principal unidade do município, o Hospital Erika Emmanuelle Soares Arquileu, oferta exames laboratoriais, pequenas cirurgias e serviços emergenciais, ao longo de todo o ano.

Neste mês de janeiro, por exemplo, mesmo sendo um período de recesso para alguns, a clínica médica dispõe de profissional em dias de segunda, terça, quarta e sexta-feira. Mônica Duarte tanto realiza consultas quanto acompanha pacientes na ala de internação, em uma demonstração de zelo com os cidadãos. Um médico plantonista/cirurgião (Dario Vieira) ainda dá suporte à equipe em dias de quinta-feira.

De acordo com o prefeito Atevaldo Nazário, em breve, a área médica estará reforçada por outros nomes, os quais continuarão prezando pela humanização no trato às pessoas. “Um calendário [escala] já está sendo elaborado nesse sentido”, afirmou o chefe do Executivo.


A menos de um mês para o Carnaval, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, está reforçando as orientações para quem vai fazer uso de ligações provisórias de energia elétrica durante a folia e intensificando as ações de combate a ligações clandestinas de energia como forma de prevenir acidentes com comerciantes e foliões.

A orientação é que os responsáveis pelas festas e os comerciantes solicitem desde já as ligações provisórias à Cosern, pois o prazo limite se encerra no dia 05 de fevereiro. As solicitações podem ser feitas em qualquer Loja de Atendimento da Concessionária e a orientação é que os clientes evitem deixar a requisição para última hora, sob o risco de não ter o serviço atendido a tempo. A Cosern ressalta que não é possível fazer ligações provisórias de cargas móveis a carroças, vans e caminhões.

Durante a realização das prévias e nos dias oficiais do carnaval, que em 2018 acontece na 2ª semana de fevereiro, 25 equipes técnicas da Cosern farão a inspeção na rede elétrica que atenderá as ligações de energia para agremiações, camarotes, palcos, barracas e comércio temporário espalhados nos principais polos carnavalescos do estado.

Em dezembro, a Cosern comunicou a todas as prefeituras que realizam carnaval a necessidade de solicitação de vistoria com 45 dias de antecedência para realização de festas e desfiles de blocos ou trios elétricos durante a festa. De posse desse laudo da Cosern, o Corpo de Bombeiros libera ou veta a realização dos eventos.

As ligações clandestinas serão retiradas imediatamente pelas equipes da Cosern. O desvio de energia elétrica é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal, e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo, a infração causa prejuízo na qualidade do fornecimento de energia e parte do prejuízo é dividida por todos os consumidores na hora do reajuste tarifário homologado pela Aneel anualmente.

Como solicitar a ligação provisória

As solicitações podem ser feitas no horário comercial com a antecedência de, pelo menos, quatro dias do início da utilização da carga. Os interessados devem apresentar a licença de funcionamento concedida pela prefeitura da cidade onde será instalado a medição provisória e, no caso de ligações em área de praia, será exigida a apresentação da portaria de permissão de uso do Patrimônio da União. Também devem ser apresentados documentos de identidade e CPF ou outro documento oficial com foto, além de ser necessário informar os equipamentos que serão instalados.

Ao declarar informações como a carga a ser utilizada e o período de uso da energia, o cliente receberá uma “Fatura de Caução” que deve ser paga e reapresentada no atendimento para liberação da ligação, conforme as características informadas. Para assegurar o fornecimento, também será necessário pagar uma taxa, referente aos serviços de vistoria, ligação e desligamento da energia. É importante que o comerciante observe e informe à Cosern a existência de rede elétrica no trecho onde pretende se instalar.

Também será necessário que o cliente instale o padrão de entrada para receber a ligação provisória de energia. No ato da solicitação, ele receberá todas as orientações técnicas referentes à instalação (No site da Cosern também é possível tirar todas as dúvidas sobre a norma para instalação do padrão de entrada de ligação provisória. Clique na aba “Residencial e Rural” e depois em “Padrão de Entrada”).

Fotos: Canindé Soares/Cosern/Divulgação

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Acesse o site (www.vamosdarumbasta.com.br) e conheça as dicas de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica.

Por ser uma Unidade de Conservação e estar inserido numa Zona de Proteção Ambiental, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte é cercado de mata e possui vários animais, entre eles as abelhas. Para evitar que ocorra um acidente com os visitantes e os insetos sejam mortos indevidamente, o Parque da Cidade está promovendo um curso de identificação e manejo de enxames para os funcionários da Unidade de Conservação, principalmente, os que trabalham no setor de Manejo e da Educação Ambiental, com o apicultor Josenilson Campos. Serão dois dias de aulas teóricas e prática (segunda-feira e quarta-feira). “O curso será feito em dois dias, mas para tornar-se um apicultor profissional, são necessárias uma carga horária de 80 horas com aulas teóricas e práticas. Estamos repassando para eles apenas o básico de como identificar e fazer o manejo adequado no Parque da Cidade”, explica o professor. Segundo ele, que trabalha como apicultor há mais de 15 anos, o Corpo de Bombeiros do RN é o único do Brasil que está habilitado a fazer a retirada de enxames na área urbana e a demanda é grande. “São três equipes que se revezam e trabalham em dias alternados para atender toda a demanda de Natal e Grande Natal. As equipes, às vezes, não param nem para almoçar”, afirma. 


O curso vai servir para que os funcionários do manejo façam a retirada do enxame com segurança para eles e para os visitantes e minimizar os impactos negativos ao meio ambiente, levando em consideração a responsabilidade de suas ações. Para isso, o funcionário terá que estar habilitado para avaliar os riscos conforme as normas de segurança e utilizar o material adequado para fazer a captura por existirem dois tipos de abelhas: mansas e agressivas (africanas) e a abordagem depende do tipo. E para preservar o meio ambiente, é preciso preferir fazer o manejo, a captura do que o extermínio.  Nesta quarta-feira (17) será a aula prática, com a retirada de um enxame que está se formando no pórtico de entrada do bairro de Cidade Nova.


O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte tem uma preocupação não só com a fauna e a flora, mas também com a segurança física dos visitantes. Recentemente, foi detectado um enxame na área próxima à entrada de Cidade Nova e foi preciso chamar os bombeiros para fazer a retirada com segurança e, para evitar que algum visitante fosse picado, foi recomendado que o Parque fechasse uma das entradas e limitasse a utilização da trilha pavimentada. “Nós tivemos que fechar a entrada de Cidade Nova e interditar parte da trilha pavimentada por recomendação dos bombeiros. E isso causa um transtorno a quem vem ao Parque fazer exercícios diários nas trilhas. Com esse curso nós vamos poder identificar e fazer o manejo com segurança”, afirma o chefe do Setor de Manejo Ambiental, Uilton Campos.


A apicultura surgiu no Brasil em 1839, pelo Padre Antonio Carneiro, com a introdução de abelhas alemãs no Rio de Janeiro. Em 1956 as abelhas africanas foram trazidas pelo agrônomo paulista Warwick Estevan Kerr, para melhorar a produção de mel, porque elas são mais resistentes às doenças e mais eficientes na produção. Foram 51 rainhas trazidas para o interior de São Paulo. Segundo o apicultor, as africanas são as mais agressivas.

O Governo de Encanto, novamente, tem colaborado com a parte estrutural da Festa de São Sebastião, principal evento da cidade. Pelo segundo ano consecutivo, as vias do entorno da Igreja Matriz recebem atenção da administração municipal, através do empenho de vários servidores.

Visando organização para as celebrações religiosas, a gestão do prefeito Atevaldo Nazário tem interditado, principalmente, as ruas Tabelião Edson Apolônio da Costa e Manoel Granjeiro, favorecendo a livre passagem de pedestres.

Segundo a coordenação da ação, somente veículos credenciados podem ultrapassar os cones, as faixas e grades dispostos nas proximidades dos festejos, em atenção a portadores de necessidades especiais e pessoas na terceira idade.

 

Algumas interdições são do tipo permanente – devido à fixação de barracas e brinquedos infantis – e outras provisórias, realizadas entre as 18h e 22h. Um estacionamento na frente da prefeitura, ao lado das festividades em referência ao santo padroeiro, dá suporte ao trabalho.

 

Em virtude do Feriado de Ano Novo, as agências de atendimento da Cosern não estarão abertas nesta 2ª feira (01), retomando o atendimento ao público na 3ª feira (02), a partir das 8h.

Já a rede de serviços credenciada para pagamentos (os endereços em cada município estão disponíveis no site da Cosern) funciona de acordo com o horário de cada estabelecimento.

A Cosern lembra que as equipes do Plantão funcionam normalmente para atendimentos emergenciais. Nos casos de eventuais faltas de energia, por exemplo, poderão ser acionadas no telefone 116 ou serem informadas por meio do SMS 26560 (bastando digitar apenas o número da conta contrato).

Durante o feriado, os consumidores que precisarem dos serviços comerciais podem acessar a Agência Virtual da Cosern (www.cosern.com.br) ou utilizar o aplicativo Cosern, disponível para smartphones.

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é a sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados. A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

A CBTU informa à população que na próxima segunda-feira, 1º de janeiro de 2018, o sistema de trens urbanos não irá operar. O sistema estará disponível novamente na terça-feira, 02/01, a partir das 05h20min na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e 05h40min na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) informa que no próximo dia 1° de janeiro não haverá serviços de limpeza da empresa na cidade (coleta domiciliar, coleta de podas e entulhos, limpeza de praias e feiras) e pede à população para não colocar lixo para coleta nas calçadas neste dia.

 

Dia 31 de dezembro haverá limpeza de praias e feiras normalmente. Os garis da Urbana só suspendem seus trabalhos em duas datas: no Dia do Gari, 16 de maio, e no dia 1° de janeiro de cada ano. No 02 de janeiro os serviços voltam à sua normalidade.

O prefeito do Natal, Carlos Eduardo, recebe os cumprimentos de final do ano nesta quinta-feira (28) às 11h, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.

 


Twitter