NATAL PRESS

A CBTU foi notificada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Rio Grande do Norte – SINTEFERN, sobre a deliberação da categoria de paralisar suas atividades nesta sexta-feira, 28. Devido a este acontecimento, o Sistema de Trens Urbanos de Natal irá operar com número reduzido de viagens nas linhas norte e sul.

Confira abaixo os horários de funcionamento do sistema nesta sexta-feira: 

Linha Norte (Natal / Ceará-Mirim): Ocorrerá uma viagem às 5h20 partindo de Ceará-Mirim com destino a Natal e outra às 18h40 partindo de Natal para Ceará-Mirim.

Linha Sul (Natal/Parnamirim): Ocorrerá uma viagem às 7h24 partindo de Parnamirim com destino a Natal e outra às 18h45 partindo de Natal para Parnamirim.

Mais informações no 84 3221-3355.

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) divulga as atrações que farão parte da programação especial em comemoração ao Dia do Trabalhador. Serão dois dias de comemoração com eventos no dia 30 de abril e no dia 1º de maio.

Dia 30/04
Entre as atividades que estão programadas acontecerá a partir das 8h30 da manhã, no auditório do Sinmed RN, uma Missa em Comemoração ao Dia do Trabalhador Médico, que será celebrada por Padre Stanley Dantas.

Ainda no dia 30, a partir das 20h, no Boulevard Recepções, os médicos terão uma noite com vasta programação, iniciando com Show do humorista potiguar Seu Dedé, homenagens aos presidentes das entidades médicas do RN e Show com a Banda Grafith (formato baile).

 

Dia 01/05
No dia 1º de Maio, a partir das 8h30, será realizada a Caminhada do Trabalhador. O ato percorrerá o trajeto entre a Associação Médica e o Hospital Colônia Dr. João Machado (HCJM). Ao final da caminhada será realizado um café da manhã com música ao vivo. Além do Sinmed RN, participam da caminhada a Fenam, Confederação Nacional dos Médicos, SIPERN, SINTTAR RN, Força Sindical e SOERN. A caminhada é aberta a todo público.

 

**As senhas para a festa do Trabalhador podem ser retiradas no Sinmed RN. São duas senhas por médico.

internet

forrrrrte

A diretora geral da Fundação José Augusto, Isaura Rosado recebeu na manhã desta segunda-feira (20), o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) no RN, Armando Holanda para debater temas relativos à Fortaleza dos Reis Magos.

A principal pauta do encontro foi a transferência da fortificação ao Governo do Estado, que está sob a posse da União deste 2013.

No encontro, a superintendência do órgão federal deu aceno positivo para o retorno do equipamento à administração estadual, cujos recursos já estão assegurados pelo governador Robinson Faria, através do Programa RN Sustentável.
Participaram da reunião, o Coordenador de Obras, Sérgio Wiclif, a arquiteta Luana Cibele, a engenheira Luanda Cardoso e a assessora jurídica Maria Helena, pertencentes ao corpo técnico da FJA.

O Padre Francisco Fernandes e um grupo de fiéis organizam a terceira edição da Peregrinação das 7 Igrejas, marcada para o dia 2 de abril. As camisetas da Peregrinação já estão disponíveis e podem ser adquiridas no valor de 30 reais, no Seminário de São Pedro, situado na Av. Campos Sales, 850, no Tirol. A renda será revertida para a manutenção do Seminário, que é a instituição responsável pela formação dos futuros padres da Arquidiocese de Natal.

A peregrinação será uma caminhada penitencial em preparação à Semana Santa. A concentração acontecerá às 6h30, no Seminário de São Pedro. De lá, os fiéis seguirão, em caminhada, pela Igreja de Santa Teresinha, no Tirol; Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em Petrópolis; Igreja do Bom Jesus das Dores, na Ribeira; Igreja do Rosário dos Pretos, na Cidade Alta; Igreja de Santo Antônio (Igreja do Galo),na Cidade Alta; Igreja de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, encerrando na Catedral Metropolitana, onde haverá celebração de missa, às 11 horas.

luciano lellys

coserncaixco

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, vai promover de terça (14) a quinta-feira (16), na cidade de Caicó, região do Seridó, mais uma edição da Caravana de Serviços Cosern nas Comunidades.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Companhia, regulado pela ANEEL, chega à Caicó com distribuição de lâmpadas LED, kits com jogos educativos e cartilhas informativas com orientações sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica.

Em Caicó, o Caminhão da Cosern nas Comunidades estará estacionado na Praça Dr. José Augusto, no Centro, e atenderá a população das 8h às 17h30.

Cosern nas Comunidades – Somente em 2016, a Caravana de Serviços Cosern nas Comunidades passou por 16 municípios do RN, distribuindo mais de 30.000 (trinta mil) lâmpadas e levando ações de eficiência energética e segurança, orientações sobre o cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica, distribuição de kits educativos e troca de geladeiras com o Selo Procel. O Projeto segue as diretrizes da política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável.


Critérios para participar do programa:

Distribuição de lâmpadas:

-Estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) ou ser cliente residencial morador de comunidade popular;
-Cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, receberá duas lâmpadas LED;
Caso nos últimos seis anos o consumidor já tenha recebido um total de oito lâmpadas LED doadas pela COSERN, em uma mesma conta contrato,  ele não  poderá ser beneficiado novamente.

Documentos Necessários
·Conta de energia do último mês paga;
·Documentos pessoais (RG e CPF).
(*) Entende-se por comunidade popular ou de baixa renda, os bairros com renda média mensal per capita até R$794,66, com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE 2010

SERVIÇO:

Cosern nas Comunidades em Caicó
Terça (14) a quinta-feira (16)
Das 8h às 17h30 (atendimento no Caminhão)
Local: Praça Dr. José Augusto (Centro)

diamulher

A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte realizará, nesta quinta-feira (09), a 10° Edição do Projeto Mulher viver com Dignidade com uma manhã especial de atendimento ao público feminino em homenagem Dia Internacional da Mulher (08 de março). A mobilização acontece das 8h às 14h, na sede da Defensoria, em Lagoa Nova, e contará ainda com atrações culturais e atendimentos variados.

O evento, realizado através da Coordenação do Núcleo Especializado de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, contará com palestras e peças sobre o empoderamento feminino, atendimento social, psicológico e de saúde, com assistentes sociais, psicólogas e enfermeiras. A ação contará com a participação da Delegacia da Mulher (DEAM) que mobilizará uma delegacia itinerante para o estacionamento do órgão e fará atendimento para os casos de violência doméstica.

Uilton Campos/Parque da Cidade

fraterpa

Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte foi o palco, neste domingo, do lançamento da Campanha da Fraternidade 2017, promovido pela Arquidiocese de Natal junto às paróquias da capital potiguar e grande Natal que formam o Vicariato Urbano. O evento iniciou-se às 14:30h, conforme o previsto, com acolhida das caravanas, apresentações teatrais, leituras bíblicas que levam à reflexão do tema, a preservação dos biomas e cujo lema é “Cultivar e guardar a Criação” e foi encerrado com a missa celebrada pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha.

Na homilia, Dom Jaime alertou para o desleixo das pessoas que jogam lixo na rua, logo depois que o caminhão de coleta passa ou pela janela do carro e, além de correr risco de provocar acidentes, acabam entupindo bueiros e afetando a natureza. “Quando vou nas estradas e vejo alguém no carro, na minha frente, tomar uma lata de refrigerante ou de cerveja e jogar a latinha pela janela do carro, irresponsavelmente, causando até um acidente grave com quem vem atrás, porque pode bater no para-brisa do que vem atrás”, observou o arcebispo. Para ele, a falta de educação causa tristeza, mas não podemos perder a esperança de um Brasil melhor. “O mais triste é você perceber que nós estamos ainda na estaca zero em termos de educação. Do povo, da comunidade, zelar pelo meio ambiente. Aí, a esperança de um Brasil melhor, de um povo mais civilizado e educado, desce dez pontos na escala da minha esperança. Mas, não podemos perder a esperança, temos que lutar para que possamos vencer, vencer! Então, vem aí o saneamento básico de Natal e se nós não tivermos essa educação, as galerias vão continuar entupidos, os acessos vão continuar inacessíveis por falta de drenagem, porque o lixo está atrapalhando”. E conclamou todos a lutar e ter consciência de que somos responsáveis pelas doenças causadas pela proliferação do lixo descartado em qualquer lugar, de forma errada. “Quando o carro do lixo passa, parece que a pessoa faz de propósito. Passou o carro, ele vai e joga o lixo na mesma hora, no mesmo lugar. Que espírito de urubu!! Vamos ajudar a ter uma vida melhor, com menos mosquitos, menos dengue, menos chicungunya, menos essas mazelas que vem porque nós somos um povo relapso, irresponsáveis”, conclamou o arcebispo metropolitano, dando continuidade à celebração eucarística

Foi o maior público já recebido pelo Parque da Cidade em um único evento desde a sua inauguração. Em torno de 6 mil pessoas participaram do lançamento e lotaram todas as dependências do Parque da Cidade. O hall de visitantes, a biblioteca, a sala de exposição dos animais, a torre panorâmica e a Praça de Eventos onde foram montados o palco principal e tendas nas laterais abrigaram os fiéis que tentavam aplacar um pouco a incidência do sol da tarde de domingo. “Batemos recorde de público e estamos felizes que tudo tenha dado certo e os organizadores e visitantes tenham saído satisfeitos com o serviço oferecido”, comemorou o gestor do Parque, Carlos da Hora.

A Prefeitura de Natal, por meio da Urbana, disponibilizou lixeiras em toda área e providenciou a limpeza do local e da STTU, com agentes organizando o trânsito, disponibilizando vans para ajudar no transporte das pessoas com dificuldades motoras até o pátio de eventos e a equipe de educadores do trânsito fazendo apresentações.

mulfred

No Rio Grande do Norte, a passagem do Dia da Mulher (08 de Março) será marcada por uma extensa programação dentro da Semana da Mulher. A agenda, promovida por diversos órgãos, irá acontecer entre os dias 06 e 09 de Março e incluirá uma ação na Defensoria Pública do Estado com atendimento voltado especialmente para o público feminino.

A abertura da programação acontece em Goianinha, na segunda-feira (06), com o projeto “Justiça pela paz em casa” e “Maria da Penha vai à escola”. Na terça-feira (07), será a vez da população do bairro Felipe Camarão, em Natal, receber a Vila Cidadã com atendimento para a população feminina e distribuição do violentômetro.

Ainda na terça-feira (07), a Assembleia Legislativa realiza, às 14h, uma Audiência Pública proposta pela Defensoria do Estado em parceria com a deputada Cristiane Dantas que terá como tema “Feminicídio e pré-feminicídio: Crédito e descrédito das políticas públicas”. A casa legislativa realizará ainda, na quarta-feira (08) uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Na quinta-feira (09), a Defensoria Pública do Estado, através da Coordenação do Núcleo Especializado de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, realizará a 10° Edição do Projeto Mulher viver com Dignidade com atendimento especial para o público feminino, das 8h às 14h. O evento contará ainda com palestras, peças de empoderamento , atendimento social, psicológico e de saúde. A ação contará com a participação da Delegacia da Mulher (DEAM) Itinerante.

divulgação

parquepanor

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte dará continuidade às atividades de divulgação científica e observação celeste neste sábado (4), em parceria com o site Astronomia no Zênite e a Associação Norte-rio-grandense de Astronomia – ANRA. A professora de Física Maria Romênia da Silva, da ONG The Planetary Society e membro da ANRA fará uma apresentação multimídia sobre eclipses solares, às 16h, no auditório.

Em seguida, dependendo das condições climáticas, os visitantes serão convidados a observar o relevo lunar de pertinho, pelas lentes do telescópio instalado na praça de eventos. “No último domingo de carnaval aconteceu um eclipse do Sol visível como parcial no Brasil. Visto da região da Patagônia, na Argentina, o fenômeno foi anular, também conhecido pelos astrônomos como “Anel de Fogo”, ou seja, vê-se todo o desenho do Sol e uma espécie de anel de luz ao redor. A apresentação trará o relato da professora que assistiu o eclipse na Patagônia, assim como explicações sobre os diferentes tipos de eclipses do Sol – e os próximos que poderão ser vistos em Natal. Neste sábado vamos contar quando um eclipse como este, que aconteceu na Argentina, poderá ser visto da nossa cidade. E não está muito longe”, relatou o astrônomo, José Roberto Costa, que coordena o projeto.

Maria Romênia da Silva é professora Licenciada em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN; Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e membro da Associação Norte-Riograndense de Astronomia (ANRA). Tem experiência na área de Formação de Professores, com ênfase na Formação Cultural dos Professores de Ciências Naturais e Matemática. A ONG The Planetary Society foi fundada em 1980 pelo astrônomo Carl Sagan.

A parceria para atividades astronômicas iniciou-se no ano passado com a instalação da Trilha do Sistema Solar, na Semana do Meio Ambiente. Este ano, o projeto passou a ser executado mensalmente com astrônomos explicando as características de casa planeta, além de observações com telescópio e outras atividades. “Astros como a Lua, com suas montanhas e crateras, Júpiter e seus satélites e Saturno com seus anéis poderão ser vistos ao longo do ano. A programação acontece em dias variados (dependendo do astro a ser observado), sempre uma vez por mês”, exemplifica José Roberto Costa.

O evento é gratuito e o Parque da Cidade não cobra pela entrada e tem estacionamento próprio e com segurança 24 horas.

cfcoletivanatalpress

Apresentação da CF para a imprensa, na última quarta-feira (Foto: Edvanilson Lima)

A Arquidiocese de Natal programou a abertura da Campanha da Fraternidade (CF) para o próximo domingo, dia 5, em três locais. Cada local contempla um dos Vicariatos territoriais da Arquidiocese.

Em nível de Vicariato Episcopal Sul, a abertura será na cidade de São Paulo do Potengi. Às 14h, acontecerá a acolhida das caravanas das paróquias da região, na entrada da cidade, seguida de caminhada, até a Praça Monsenhor Expedito, em frente a Igreja Matriz, onde será celebrada missa, às 16h, presidida pelo Vigário Episcopal Sul, Padre Severino dos Ramos Vicente.No Vicariato Episcopal Norte, a programação acontecerá na cidade de João Câmara, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, a partir das 15 horas, com acolhida das caravanas.

Às 16h, será celebrada missa, presidida pelo Vigário Episcopal Norte, Padre Josino Raimundo da Silva.

E em nível de Vicariato Episcopal Urbano, que reúne as paróquias da capital e grande Natal, a abertura da Campanha será no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, situado na Av. Prefeito Omar O’grady, no bairro do Pitimbu. A programação iniciará às 14h30, com acolhida das caravanas das paróquias, apresentações teatrais e uma reflexão sobre os biomas, feita pela professora da UFRN, Magda Guilhermina. Às 16h será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, marcando o encerramento da programação.


Origem da CF

A primeira Campanha da Fraternidade aconteceu em 1962, no município de Nísia Floresta. Na época, foi feita uma coleta, através da qual as pessoas doavam galinhas, ovos, hortaliças, frutas, e o resultado comercializado numa feira cuja renda tinha como finalidade a compra de colchões, redes, dentre outras coisas, para as famílias pobres espalhadas em treze comunidades ligadas ao município.

A segunda CF, na Quaresma de 1963, foi realizada em 25 dioceses da Região Nordeste.

Em 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumiu a Campanha e, a partir daí, ela passou a acontecer em todas as dioceses do País.

CF 2017

Neste ano, a CF tem como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e como lema: “Cultivar e guardar a criação (Gn 2, 15)”. O objetivo é alertar as pessoas para o cuidado com a criação, de modo especial com os biomas brasileiros: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa.


Fonte: Arquidiocese de Natal



Twitter