NATAL PRESS

 

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, montou uma operação especial para reforçar a confiabilidade do sistema elétrico potiguar durante a realização dos jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo 2018 da Rússia.

A ação mobilizou diversos setores da Concessionária, que fornece energia elétrica para todos os municípios do Rio Grande do Norte. Nos dias de jogos do Brasil – e também durante a final do Mundial da Rússia – equipes especiais ficarão de sobreaviso, entre as principais medidas. Confira outras ações a seguir:

-   Inspeção visual e termográfica nas Subestações e Linhas de Transmissão que suprem os maiores centros urbanos do Estado;

-   Inspeção visual e termográfica nos alimentadores que atendem transmissores de TV e áreas de concentração turística;

-   Revisão preventiva dos equipamentos telecomandados da rede de distribuição;

-   Revisão preventiva nas três Subestações Móveis (Natal, Caicó e Mossoró). Essas estruturas, montadas em carretas de 06 eixos e 24 pneus, tem capacidade de garantir o fornecimento de energia elétrica para até 30 mil residências e de assumir as cargas dos transformadores e de outros equipamentos existentes nas 66 subestações da Cosern espalhadas por todo Rio Grande do Norte.

 

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

 

Por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), o Executivo de Encanto implantou um pacote de ações pedagógicas que permite mais eficácia no aprendizado dos alunos do Fundamental II (6° ao 9° Ano) da rede municipal e estadual de ensino.

 

O projeto “Reforço Escolar” foi lançado no final da semana passada com dois intuitos principais, de acordo com o que declarou o secretário Leandro Roberto: auxiliar os estudantes nas atividades cotidianas e prepará-los para ingresso em cursos técnicos.

 

A turma, já constituída por mais de 30 membros, recebe o apoio de dois professores coordenados pela gestão. Esses profissionais tentam esclarecer as dúvidas relacionadas às disciplinas de Língua Portuguesa (escrita e leitura) e Matemática, através de uma frequência semanal de encontros, realizados na Escola Municipal Maria Pereira Leite.   

 

A aula inaugural do Reforço Escolar contou com distribuição de material próprio aos participantes, o qual somado ao trabalho dos educadores, irá assegurar conhecimento amplo a respeito dos assuntos estudados.

 

 

 A população do bairro de Lagoa Azul, Zona Norte de Natal, recebe do Governo do RN, uma nova unidade do Restaurante Popular. A 39º unidade será inaugurada nesta terça-feira (12), a partir das 11h30, e funcionará na Rua da Sanfona, 1088. Serão ofertados 15 mil almoços por mês que beneficiarão a população dos conjuntos e loteamentos da região. A Zona Norte de Natal já possui duas unidades do Restaurante Popular no bairro Nossa Senhora da Apresentação (Loteamento Primavera e Pompéia), que oferecem por mês cerca de 28 mil almoços.

Para o secretário da Sethas, Vagner Araújo, a expansão dos Restaurantes Populares facilita a vida para pessoas, principalmente de mulheres que trabalham fora e cumprem dupla jornada de trabalho. “Agora a mulher poderá buscar um trabalho, fazer cursos de qualificação ou outras atividades”, ressaltou o secretário.

A previsão da Sethas-RN é entregar mais 13 unidades nos municípios de Natal (Santos Reis e Quintas), Mossoró (Abolição IV), São Gonçalo (Jardim Catarina), Macaíba (Vila São José), Parnamirim (Passagem de Areia, Rosa dos Ventos), Caraúbas, Ceará-Mirim (Nova Descoberta, Coqueiros), Baraúna, Extremoz (Pitangui) e Goianinha. Um aumento de 117 mil almoços por mês.

Atualmente, a população do Rio Grande do Norte conta com 38 Restaurantes Populares em 27 municípios que oferecem por mês cerca de 535 mil almoços. Os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, com custo simbólico de apenas 1 real. O cardápio é diversificado e composto por arroz, feijão, carne, frango, salada, frutas e suco.

A programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela prefeitura de Natal e que acontece no Parque da Cidade até o dia 10 de junho, está bastante diversificada e contempla adultos e crianças. Nesta quarta-feira (06), alunos do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica João Faustino, que funciona no bairro Pitimbu, participaram de atividade no antigo Horto Pitimbu, agora integrado ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

 

Guiados por funcionários do setor de Manejo Ambiental do Parque da Cidade, o grupo ouviu explicações sobre o que é e como funciona uma Unidade de Conservação e de Proteção Integral, caso do Parque da Cidade e agora do Horto, seus objetivos, trabalhos realizados, a transição de Horto para Unidade de Conservação e de Proteção Integral. Em seguida, o grupo fez uma trilha dentro do horto, orientados pelo ex-coordenador do Horto Pitimbu, Ronile Fernandes, para conhecer a área e as espécies da Mata Atlântica produzidas no local, já que a escola tem o curso de Meio Ambiente.

 

À tarde a programação da Semana do Meio Ambiente foi para ganhar conhecimento brincando. Alunos do Centro Educacional Nova Sião, que funciona no Vale Dourado e da Escola Municipal Professor Reginaldo Ferreira Neto, que funciona no bairro Nossa Senhora da Apresentação, participaram de atividades de contação de histórias montadas por funcionários da biblioteca e do Centro de Educação Ambiental. Na primeira atividade lúdica foi apresentada a história “O Caso da Lagarta que Tomou Chá de Sumiço”, seguida por um intervalo para lanche e dinâmica para os estudantes aprenderem as músicas apresentadas na atividade seguinte: “Procurando o Folhiço no Parque da Cidade”, um teatro de fantoches que conta a história do Lagarto de Folhiço, uma espécie encontrada no Parque da Cidade e que está ameaçado de extinção. É o menor lagarto do mundo, segundo pesquisadores, e foi descoberto pela professora Elisa Freire, pesquisadora da UFRN.

 

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente:

 

Nesta quinta-feira (7), a programação iniciará com o projeto “Cinema no Parque” e, à tarde, é a vez do projeto “O Escritor vem ao Parque” com Diógenes da Cunha Lima, que vai falar sobre Dom Nivaldo Monte. Na sexta-feira (8), pela manhã, as atividades começam com uma aula/trilha do projeto caminhando no tempo: A trilha da vida. E a tarde prossegue com minicursos sobre técnicas de coleta e herborização e contação de histórias.

 

 

 

No sábado (9), penúltimo dia das comemorações da Semana de Meio Ambiente, haverá aula prática do minicurso sobre técnicas de coleta, herborização e inventário florístico, que levará os participantes a colocarem a mão na massa com atividades de campo.

 

O encerramento do evento ocorrerá no domingo (10) com a Ciranda Materna, que durante todo o dia colocará à disposição do público palestras, contação de histórias, feira de artesanato e gastronomia e diversas atividades infantis. Às 17 horas, haverá uma apresentação do Coral Santa Cecília, que encerra oficialmente a Semana. No hall do Parque da Cidade, o visitante pode apreciar a exposição “Centenário Dom Nivaldo Monte”, durante todo o dia.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está realizando a melhoria da sinalização viária e da acessibilidade do cruzamento da Av. Juvenal Lamartine com a Prudente de Morais, no bairro do Tirol.

De acordo com o arquiteto Carlos Milhor, do Departamento de Engenharia de Trânsito da STTU, o cruzamento vai ganhar faixas de pedestres, abertura de canteiros para travessia acessível dos pedestres, travessia de ciclistas juntamente com a faixa semi-exclusiva de ônibus compartilhada om bicicletas.

Os motoristas de veículos motorizados particulares também serão contemplados com o acesso à Prudente de Morais, a partir da Juvenal Lamartine, com dupla faixa de rolamento.

Segundo Milhor, “a obra atende as diretrizes da Lei Nacional da Mobilidade Urbana que prioriza pedestres, ciclistas, transporte coletivo e veículos motorizados particulares, seguindo esta ordem. Isso demonstra que a cidade não precisa de grandes intervenções viárias para chegar a equidade dos modais nas vias públicas. Todos tem direito ao espaço urbano, a cidade.”

Evento oferecerá opções de lazer para os pets e toda a família

A Invasão Pet RNevento que já se tornou uma tradição no mercado pet da cidade, realizará sua 5ª edição no próximo domingo (03), no Terceiro Tempo Society.  O evento tem o objetivo de oferecer atrações de lazer que acolham toda a família, como também ser uma vitrine para empreendedores da área, oferecendo produtos de qualidade com preços acessíveis, além de oferecer informações de especialistas sobre saúde e comportamento animal. 

Nesta edição a área pet contará com um campo de futebol completamente dedicado aos amiguinhos de 4 patas e sua família! Com obstáculos de agility, pula pula e muita diversão, supervisionada por adestradores parceiros do evento e pela equipe de voluntários. No espaço terá bebedouros e cata cacas para manter o ambiente limpo e saudável para os pets. Outro espaço relacionado aos nossos amiguinhos será a feira pet,  com exposição de produtos e serviços para os pets, além de descontos e vantagens exclusivos para o público da Invasão Pet RN.

Para que toda a família possa se divertir o evento contará com o espaço kids com brinquedos gratuitos. pula pula, guerra de cotonete, cama elástica, basquete e muito mais! E o palco cultural: Um espaço onde o público poderá curtir e valorizar os artistas da música local, com show ao vivo do trio de sanfoneiros Xotiê, e muita diversão.

E pra garantir aquele lanche a invasão gastronômica oferecerá opções de comidas salgadas e doces, assim como água e refrigerante.  Nesta edição também será oferecido o combo da invasão: salgado + refrigerante + o copo personalizado da Invasão Pet que estará a venda no evento.

Este ano o evento cobrará uma taxa simbólica de R$1,00 na entrada (pet tem entrada grátis), para custear a estrutura do espaço solidário, onde terá adoção de animais (os interessados precisarão responder ao questionário de interesse com antecedência e participar da entrevista no evento), exposição de materiais de ONGs e grupos de cuidadores de animais de rua, onde todo valor arrecadado será utilizado na causa animal, com o custeio de alimentação, medicamentos, cirurgias, entre outras necessidades dos pets.

Todos são bem-vindos à Invasão Pet e convidados para curtir ao máximo toda a programação, todas as áreas, promoções, sorteios e, claro, fazer novos amigos que também são apaixonados por pets.

SERVIÇO

Invasão Pet RN - 5ª edição

03 de junho, domingo, das 15h à s 19h.

Local: Terceiro Tempo Society  (R. Des. José Gomes da Costa, 1951 - Capim Macio, Natal – RN)

Entrada: R$1,00

Patrocínio:  Top Pizza, Conserv, Spazoo Pet, Pet Friendly e Modular Móveis Planejados

Apoio: O super sobrinho (designer) e  Roberta Dijon (fotografia)

Siga a Invasão Pet no Instagram: @invasaopetrn

 

 

O Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, em visita ao Rio Grande do Norte, na tarde desta segunda-feira, 28, para assinatura de autorização de início das obras de saneamento básico nos municípios de Natal e Parnamirim, proferiu, durante seu discurso, elogio à gestão da CBTU Natal, pelo trabalho desenvolvido na Região Metropolitana Potiguar.

 

“Quero parabenizar e elogiar o trabalho que vem sendo desenvolvido na CBTU do RN, sob a gestão do superintendente Leonardo Diniz, que está dando início a um projeto de expansão deste sistema de transporte que é tão importante para o nosso país”, declarou o ministro, diante de autoridades como o governador, prefeitos e deputados federais e estaduais presentes à solenidade.

 

O ministro, ainda reforçou que o projeto de expansão do Ramal Sul da CBTU, a partir de Parnamirim, tem o total apoio do Ministério das Cidades e que em breve a população da Grande Natal terá novidades a esse respeito.

 

Evento reunirá grandes nomes do cenário espírita brasileiro entre os dias 25 e 27 de maio no Centro de Convenções de Natal.

 

 

Sob o tema a “A Gênese de uma nova era” a Federação Espírita do Rio Grande do Norte (FERN) promove, de 25 a 27 deste mês no Centro de Convenções de Natal, a 2ª Conferência Estadual Espírita do RN. O evento, que marca os 150 anos da publicação do livro ‘A Gênese’ de Allan Kardec, contará com a participação de importantes nomes do cenário espírita brasileiro como André PeixinhoAndré SiqueiraArtur ValadaresCosme MassiJacobson TrovãoRossandro Klinjey e Sandra Borba.

 

O terceiro lote das inscrições está aberto ao preço de R$ 140. A programação completa e outras informações estão disponíveis através do site da FERN –  www.fern.org.brSucesso em 2017, estão sendo esperadas 1.500 pessoas por dia do evento.

 

Além do público potiguar, estima-se uma grande presença de participantes vindos de várias partes do Brasil, principalmente de estados vizinhos como a Paraíba, Pernambuco e Ceará, que participarão do evento em busca de progresso e conhecimento espiritual, intelectual e social.

 

Durante os três dias da conferência serão debatidos assuntos importantes dentro dos preceitos doutrinários do espiritismo e sua inserção na sociedade atual. Temas como a ciência e a filosofia face à lei divina ou natural, a origem do bem e do mal segundo o espiritismo, as predições do evangelho na visão do espiritismo e os sinais dos tempos e a nova geração serão alguns dos assuntos trabalhados pelos conferencistas e convidados.

 

Doutrina conectada

 

A 2ª Conferência Estadual Espírita do Rio Grande do Norte também poderá ser acompanhada pela internet durante as transmissões via Facebook, através do Face Live - www.facebook.com/fern100anos.   

 

Sobre a FERN

 

A Federação Espírita do Rio Grande do Norte é uma organização religiosa, educacional, cultural, beneficente e filantrópica, sem fins econômicos. É o órgão unificador do movimento espírita do RN. Fundada em 29 de abril de 1926 é dedicada a servir e a difundir a Doutrina codificada por Allan Kardec no RN.

Famílias que retiraram e instalaram os equipamentos do kit gratuito, que está sendo distribuído pela Seja Digital, podem concorrer a prêmios de R$2 mil reais em cartões pré-pagos

 

As famílias de Natal e outras 25 cidades do entorno, que estão recebendo kits gratuitos da Seja Digital, entidade responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil, ainda podem participar do último sorteio da Instalação Premiada, que será realizado na próxima quarta-feira, dia 30/5.

Desde o início da promoção, 20 pessoas já foram sorteadas e os 5 últimos cartões pré-pagos no valor de R$ 2 mil reais serão sorteados na próxima semana.

Para participar, as famílias devem, primeiro, ligar 147 ou acessar www.sejadigital.com.br/kit verificar se têm direito ao kit gratuito e realizar o agendamento para retirar os equipamentos. Com o kit em mãos, basta seguir as instruções para instalar o conversor e a antena digital. No final da instalação aparece um código na tela da TV, que deve ser inscrito no site sejadigital.com.br/concorra ou no telefone 147 (ligação gratuita). Informando o código, a família já estará participando do sorteio e concorrendo aos prêmios.

O nome dos vencedores será divulgado no site da Seja Digital e em sua página no Facebook. Retire o kit gratuito, instale os equipamentos e participe!

Faltam poucos dias para o desligamento

Na próxima quarta-feira, 30 de maio, o sinal analógico de televisão será desligado em Arês, Brejinho, Ceará-Mirim, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Poço Branco, Riachuelo, Rio do Fogo, Santa Maria, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Pedro, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento, Taipu, Tibau do Sul, Vera Cruz e Vila Flor. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Para continuar assistindo aos seus programas favoritos, basta verificar se a sua antena é digital e se o seu televisor precisa, ou não, de um conversor. Instalar esses equipamentos é indispensável para receber o sinal digital e continuar assistindo TV após o desligamento do sinal analógico.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

 
Devido à greve dos caminhoneiros e aos bloqueios em diversas rodovias do país, o combustível para abastecer a frota de ônibus em diversas capitais não tem chegado. O mesmo ocorre aqui em Natal. Nesta manhã, a secretária de Mobilidade Urbana (STTU), Elequicina Santos, se reuniu com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (SindiPostos), Antônio Cardoso, para tratar do risco de desabastecimento.

 

Segundo o presidente, este é um risco real. “O risco é iminente, tanto para o transporte público, quanto o de carga e o aéreo”, informou. Além disso, também há o risco de desabastecimento nos postos de combustíveis.

 

Em virtude disso, a STTU autoriza que as empresas de ônibus da capital operem com 70% da frota a partir de amanhã, com o objetivo de evitar o colapso total do sistema em virtude da falta de combustível. “É uma medida difícil, mas necessária para garantir que o usuário de Natal continue tendo os ônibus circulando na cidade”, ressalta a secretária Elequicina Santos. De acordo com a pasta, 70% é uma frota semelhante à praticada no período das férias escolares.

 

Ainda segundo a STTU, a medida vigorará, a princípio, até a normalização do abastecimento de combustível nas garagens das empresas de ônibus.

 



Twitter