NATAL PRESS

 

Festa do boi solidária

No período de 12 a 20/10 a Casa Durval Paiva vai participar da tradicional Festa do Boi no parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim/RN. No stand da Casa, além de informações sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, os visitantes poderão adquirir os produtos confeccionados pelas mães da Casa, dentro do Projeto Fazendo Arte, patrocinado pelo Instituto Nordeste e Cidadania.

 

Fórum Nacional

A Casa Durval Paiva estará presente na quinta edição do Fórum Nacional de Dirigentes da CONIACC - que vai acontecer nos dias 18 e 19/10, na cidade de Vitória/ES, visando o compartilhamento de boas práticas e atividades de capacitação às lideranças das instituições.

 

Outubro Rosa

A luta contra o câncer continua. Neste mês, a Casa Durval Paiva veste a camisa do Outubro Rosa e faz coro com as mães, pacientes, doadoras, voluntárias e colaboradoras da instituição para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Conheça a história de Rosa, mãe de Luana, na matéria da InterTv, juntas elas superaram e venceram a doença, graças ao diagnóstico precoce. https://bit.ly/2O2SR3Q

 

Psicomotricidade

Estimular o conhecimento e vivência das estruturas psicomotoras, lateralidade, espaço-temporal, ritmo, equilíbrio, esquema corporal, expressão corporal e coordenação motora. Essa é a proposta das oficinas de Psicomotricidade realizadas com as crianças e adolescentes da Casa Durval Paiva, todas as segundas, dentro do Projeto Viver Feliz patrocinado pelo COMDICA/FIA.

 

Resgate Social

As famílias atendidas pela Casa Durval Paiva das cidades de Pendências, Alto do Rodrigues, Macau, Tangará, Japi, Lajes Pintada, Santa Cruz e São José de Campestre, Touros, Maxaranguape e Natal recebem, neste mês, a visita da equipe social da Casa e doações patrocinadas pelo Instituto Ronald McDonald, dentro do Projeto Vida.

 

Nutrir bem

Seguindo a proposta de uma alimentação nutritiva e saudável, as crianças e adolescentes da Casa Durval Paiva participaram de uma oficina de culinária no Educando para Nutrir, com o preparo de um sorvete de banana. A ação faz parte do Projeto Na Trilha do Desenvolvimento, patrocinado pelo Criança Esperança. Veja fotos https://bit.ly/2RGt7sd

 

História de Vida...

 

Jhonns Phyllippe – descobertas e conquistas

 

A história de vida de Jhonns Phyllippe, paciente curado da Casa Durval Paiva, perpassa não só pela conquista da cura do câncer infantojuvenil mas também pela descoberta e amor pelos estudos, um legado que ele conquistou para ele e para a sua família.

Diagnosticado com um Linfoma de Burkitt no abdômen o pequeno Jhonns foi submetido a um tratamento oncológico longo e doloroso, até que Cleide, sua mãe, conheceu a Casa Durval Paiva. Foi onde ela encontrou quem pudesse ajudar a caminhar com orientação, atenção e solidariedade.

Inicialmente, a doença foi confundida com uma infecção intestinal e, apesar de tomar medicamentos, não havia melhora. Cleide, perseverou na investigação e, após vários exames, foi diagnosticado o tumor, com encaminhamento sendo feito para o hospital de referência no tratamento do câncer. Jhonns precisou de uma alimentação parenteral e após muitas idas e vindas, Cleide foi recomendada a procurar a Casa Durval Paiva.

Desde a entrada até o fim do tratamento Cleide sentiu-se acolhida. A Casa realmente se preocupava com Jhonns e sua família. Foram três meses no hospital sem ir em casa, um ano de tratamento. Nesse período, como Jhonns estava afastado da escola, frequentou a classe domiciliar da Durval Paiva, onde foi alfabetizado e participou de um concurso de redação da UNICEF, ficando em primeiro lugar. A premiação foi uma televisão.  Quando o garoto voltou à escola de origem já estava muito adiantado, sendo então encaminhado para a primeira série.

Na pré-adolescência, Jhonns teve uma recaída, dessa vez no pulmão, fez sessões de radioterapia, com êxito no tratamento. Aos 14 anos apareceram nódulos nas glândulas salivares, mais uma vez, o diagnóstico precoce foi imprescindível para a obtenção da cura.

Recentemente, Jhonns Phyllippe voltou a Casa Durval Paiva no reencontro dos pacientes curados, celebrando os 23 anos da instituição e pode relatar o papel fundamental que a Casa teve em sua vida, contribuindo para o seu crescimento com apoio ao tratamento e estudos. “Hoje com 22 anos estou cursando tecnologia da informação na UFRN. Através de meu incentivo, minha mãe voltou a estudar e se formou em gestão ambiental e minha irmã está terminando o curso de jornalismo. Acredito que o trabalho da Casa sempre vem abrindo portas e chances para que mais e mais crianças continuem vencendo na luta contra o câncer e na vida, assim como aconteceu comigo. Aqui todos estão juntos, nos momentos difíceis e alegres. É isso que a Casa representa: a união, o conjunto de emoções, tanto na tristeza como na felicidade”, enfatiza.

O exemplo de Jhonns demonstra que é possível vencer o câncer e crescer, com força de vontade e aproveitando as oportunidades que a vida proporciona, mesmo em meio às adversidades aparentemente intransponíveis.

O Departamento de Engenharia Elétrica promove palestra As vantagens de fazer um intercâmbio: uma oportunidade fora do país, em 18 de outubro, às 16h, no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O foco da palestra é divulgar a AIESEC, movimento de liderança jovem com a missão de alcançar a paz mundial e total preenchimento das potencialidades humanas.

Com o objetivo de mostrar oportunidades de intercâmbios voluntários em ONGs ou Startups para os alunos dos cursos de graduação da área tecnológica. Serão apresentados os tipos de intercâmbio oferecidos pela AIESEC Natal, sendo eles o Voluntário Global e o Empreendedor Global. Além disso, intercambistas irão expor suas experiências ao público.

Com o dia-a-dia corrido, é cada vez mais difícil ter um tempo adequado e de qualidade com a família toda reunida. Pensando nisso, o McDonald’s criou um dia especial recheado de muita diversão, jogos e brincadeiras para os frequentadores dos restaurantes da rede: o “Dia em Família” no McDonald’s. Todos os sábados das 16h às 20h, em uma das 115 unidades que participam da ação, os clientes podem aproveitar o dia de uma maneira diferente e inesquecível com o apoio de equipes cuidadosamente treinadas e animadas!

Ainda não sabe o que fazer no feriado? Para comemorar esta data especial, o Dia em Família terá uma edição extra na próxima sexta-feira, dia 12 de outubro, em todos os restaurantes participantes.

Serviço

Natal Drive - Jogos e brincadeiras infantis
Avenida Prudente de Morais, 2525 - Bairro Vermelho – Natal - RN          

Midway shopping - Jogos e brincadeiras infantis
Avenida Bernardo Vieira, 3775 / loja EUC 91, piso L1 - Midway Shopping-Tirol – Tirol – Natal - RN

divulgação

Mais de 300 meninos e meninas assistidos pela Instituição terão um dia mágico

A Legião da Boa Vontade - (LBV), preparou um dia mais que especial para festejar o Dia das Crianças com os meninos e meninas atendidos diariamente pelo programa Criança: Futuro no Presente!, oriundas das comunidades Bom Pastor, Cidade da Esperança, Dix-Sept Rosado, Nazaré, Planalto e Quintas.

A celebração festiva ocorre nesta quinta-feira, 11 de outubro, no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição no Bairro Dix-Sept Rosado, no horário das 9h às 11h e as 14h às 16h. Dezenas de atividades como pintura de rosto, contação de histórias, brincadeiras populares farão parte desse momento mágico para as crianças e adolescentes da LBV.

A Instituição conta com dezenas de empresas parceiras para que esse momento leve a alegria, respeito e felicidade a garotada assistidas pela LBV. A decoração do ambiente terá a marca da Festa com Açúcar que trará o encanto e a magia para as crianças. A Aquacoco distribuirá água de coco e lanches, o bolo é da Fabiana Doces e Bolos decorados e a Ster Bom e seus colaboradores internos presentearão os garotos com centenas de brinquedos, lancheiras, picolés e muito sorvete para a felicidade dos pequenos.

O evento festivo para as crianças e adolescentes atendidas pela LBV, acontece no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, localizado na rua Dos Caicós, 2148, Bairro Dix-Sept Rosado. Informações: (84) 3613-1655.

canindé soares

A fachada do Edifício-Sede da Cosern, em Natal, está com uma iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Ao longo de todo mês, a Cosern também vai promover diversas ações para reforçar o propósito da campanha e envolver seus colaboradores em todo estado na causa. Em parceria com o Grupo Reviver, serão vendidas camisas em apoio à campanha do Outubro Rosa e haverá prioridade na requisição de mamografia para as colaboradores acima de 45 anos, além de um stand de orientações sobre a prevenção contra o câncer de mama dentro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Cosern, marcada para o período de 22 a 26 deste mês.

Grupo Reviver foi fundado por mulheres potiguares que enfrentaram o câncer de mama ou que ainda passam por tratamento quimioterápico, aliadas a amigas que vivenciaram e/ou vivenciam tal situação em suas famílias ou em seu círculo de relacionamentos.

Saiba mais:

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama - e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O “Grupo Nossa Senhora Mãe dos Pobres - Fraternidade Aliança Toca de Assis” realiza, há oito anos, atendimentos a pessoas em situação de rua por meio de atividades como a Pastoral de Rua e a Manhã de Convivência com os Irmãos, ocasiões em que os atendidos recebem kits de higiene, comida, além de assistência espiritual. Para contribuir com a ação, a vereadora Professora Eleika realizou a doação, na manhã da última terça-feira (25), de 20 toalhas de banho, 15 sabonetes, 15 cremes dentais, 15 barbeadores e seis sandálias.

O principal objetivo do grupo é a busca pela restauração da dignidade humana da população de rua que atende. “Nós proporcionamos um auxílio material com alimentação no café da manhã até o almoço no final do atendimento e uma completa higienização pessoal com direito a banho, corte de cabelo, manicure e pedicure. Esse trabalho é muito importante para eles, mas o fato de pararmos para ouvi-los é, para eles, algo que não tem preço”, explica Iris Marroque, que coordena o grupo juntamente com o esposo, Marco Lira.

A vereadora Professora Eleika elogia o trabalho. “Para cuidar do outro é necessário muita renúncia. Por isso, o trabalho realizado pela Toca de Assis me encanta e me emociona há anos”, pontuou a parlamentar, acrescentando que, a partir de agora, o apoio às ações do grupo serão recorrentes. O grupo funciona na avenida Xavier da Silveira, 1024, Morro Branco.

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) instaurou um procedimento preparatório para ação coletiva com o intuito de verificar a adequação das regras do concurso aberto pela  Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (CAERN). Como forma de buscar uma solução extrajudicial foi expedido um ofício à companhia solicitando explicações e informações sobre a possibilidade de retificação e adequação do Edital. Em caso de ausência de resposta, será aberta uma Ação Civil Pública.

De acordo com a legislação brasileira, deve ser assegurado o mínimo de 5% das vagas nos concursos públicos de provas ou de provas e títulos, na Administração Pública Estadual, às pessoas com deficiência, observados a habilitação técnica e outros critérios pertinentes previstos no edital do concurso público. No entanto, no Edital da Caern não foi observada a regra quanto às vagas destinadas à função de “administrador”.

O Edital prevê ainda que os candidatos com deficiência, caso convocados para contratação, se submeterão à Junta Médica, e não à Junta composta por equipe multidisciplinar e interdisciplinar, conforme orienta a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei de nº 13.106/2015).

O procedimento preparatório é assinado pelo Núcleo Especializado de Tutelas Coletivas da Defensoria e pela 10ª Defensoria Cível de Natal. Em ofício, a instituição questionou a Companhia a possibilidade de adequação do Edital às normas da Lei Brasileira de Inclusão (Lei de nº 13.106/2015), a Lei Estadual de nº 7.943/2001 e ao Decreto Federal de nº 3298/99. A Caern tem um prazo de cinco dias, a contar da data da publicação do procedimento, para se posicionar.

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) registrou mais de 66% de conciliações nos atendimentos realizados pelo novo Núcleo de Conciliação aberto em Parnamirim. Os dados registram o resultado conquistado em quatro meses de funcionamento. O Núcleo de Conciliação funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, na sede da instituição na Av. Piloto Pereira Tim, Parque de Exposições.

Inaugurado em maio deste ano, o novo Núcleo de Conciliação registrou 101 audiências entre os meses de maio e agosto. Dessas, 66% tiveram acordo firmado entre as partes. “Consideramos um resultado muito positivo visto que as conciliações evitam a abertura de processos e são um sinônimo de resultado satisfatório para todas as partes. Evita demandas judiciais, acelera o andamento do atendimento e garante uma solução rápida para demandante e demandado”, explica o defensor público André Lima, coordenador do Núcleo de Primeiro Atendimento de Parnamirim.

As conciliações acontecem diariamente de acordo com agendamento prévio que pode ser feito por uma das partes envolvidas no processo. Já a audiência de conciliação só acontece mediante o comparecimento de ambas as partes envolvidas no caso. “Existindo o interesse em conciliar, uma das partes deve procurar a Defensoria e realizar um agendamento. No dia da conciliação, no entanto, ambos devem comparecer para selar o compromisso. Podem conciliar casos com processo em aberto como também situações que ainda não demandaram uma ação na Justiça”, registra o defensor.

“Para cada ponto doado, um abraço apertado” é com esse lema que a Campanha Ação Infância e Vida 2018, promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) em parceria com o Banco do Brasil, dá início a Semana da Solidariedade, que acontece até o dia 28 de setembro em todo o Brasil. Dentre as instituições beneficiadas no Rio Grande do Norte estão a Casa Durval Paiva, o GACC/RN e a AAPCMR de Mossoró. 

Para participar da Semana da Solidariedade é simples. Os clientes Livelo (Banco do Brasil ou Bradesco) podem se cadastrar na promoção e transferir os pontos Livelo para Smiles ou TudoAzul e ganhar até 70% de bônus.  A Smiles e a TudoAzul irão ajudar a Ação Infância e Vida no combate ao câncer infantojuvenil com mais 10%. Para transferir qualquer valor em reais, o interessado, sendo ou não cliente BB, pode utilizar a conta da Coniacc: Banco: 001, Agência: 2870-3, C/C: 33000-0 e CNPJ: 10.807.169/0001-01.

Já na contagem regressiva para finalizar a edição 2018 da Campanha, a Coniacc e o BB seguem com ações de incentivo a doação de recursos financeiros em prol das 53 instituições e casas de apoio filiadas à Confederação. A Semana da Solidariedade assim como as demais atividades da Ação, têm o intuito de mobilizar funcionários, clientes do BB e a sociedade em geral para apoiar as instituições que lutam pela visibilidade e, principalmente, pela cura do câncer infantojuvenil no país.

A Ação Infância e Vida é considerada uma das mais importantes do Brasil na divulgação e conscientização do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Na última edição, realizada em 2017, arrecadou mais de meio milhão de reais, distribuídos entre a Coniacc e as filiadas, para projetos voltados à melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes assistidos. Confira mais detalhes da Ação no site bb.com.br/infanciaevida.

 

Setembro Dourado

Na reta final da Campanha Setembro Dourado, acontece na próxima quinta, 27/09, uma audiência pública na Câmara Municipal de Natal, a partir das 14h, com proposição da vereadora Júlia Arruda (PDT), abordando a luta contra o câncer infantojuvenil, contando com a participação das Casas de Apoio: Durval Paiva e GACC-RN, dos hospitais de referência no tratamento do câncer Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e Varela Santiago, bem como, das mães, pacientes, voluntários, colaboradores e da sociedade em geral.

Ainda no sábado, 29/09, haverá o encerramento da Campanha Setembro Dourado, a partir das 9h, na Cidade da Criança, com palestra sobre qualidade de vida, alongamento, caminhada e distribuição de panfletos sobre os principais sinais do câncer na criança e no adolescente, laços dourados e kit lanche. A entrada na Cidade da Criança custa um real.

Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) organiza a terceira edição do projeto Faça uma Criança Feliz, ação social comemorativa ao Dia das Crianças, a ser realizada no dia 13 de outubro, na comunidade Capoeira dos Pretos, na zona rural de Macaíba.

A campanha tem como objetivo arrecadar doações de brinquedos novos ou em bom estado de uso, alimentos não perecíveis, roupas também em bom estado e materiais de higiene pessoal. Pessoas da comunidade externa também podem colaborar com a ação.

De acordo com a jornalista Amanda Costa, que ainda como estudante organizou a primeira edição da campanha, um dos modelos de doação é por apadrinhamento. Ou seja, o doador pode ter acesso a uma lista em que pode escolher qual criança quer presentear. Na lista consta nome e idade das crianças.

Os organizadores também abrem espaço para que os doadores participem da ação. Segundo Amanda Costa, a intenção é que além de colaborar com algum material, os participantes também possam “doar um pouco de seu tempo e distribuir alegria”.

Mais informações sobre a campanha pelos números 98715-8355 (falar com Fernando Pontes), 9988-6002 (falar com Amanda Costa) ou 99951-6384 (falar com Sarah Meira).



Twitter