NATAL PRESS

A Confederação do Elo Social Brasil (CESB), ONG da sociedade civil com atividades voltadas para combater a desigualdade social, dará posse a diretores do CESB no município de Tibau neste sábado, 10. O encontro acontecerá no auditório da Câmara Municipal, das 08 às 17 horas. A partir daí, os diretores estarão aptos a iniciar uma parceria com o Grupo Iner e com o Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros (Sindetap). “Essas três entidades, unidas, apresentarão ao Rio Grande do Norte um projeto revolucionário que vai encerrar, de uma vez por todas, a questão dos lixões no Estado”, afirma o presidente do CESB, Jomateleno dos Santos Teixeira.

A Confederação está instalando suas diretorias em todo o país e este é o primeiro passo para que cada Estado tenha usinas e prédios sociais que, além de gerarem empregos, vão oferecer cursos gratuitos à população.
 

Usinas

O presidente da Confederação está visitando terrenos para a construção dos Centros de Triagem e Transbordo (CTTs) em cada Estado. Em áreas de risco social, um prédio do Elo Social oferecerá à população serviços de psicologia, assistência social, e advocacia, além de promover cursos de formação profissional. Cada prédio social gerará sete empregos para profissionais liberais. Ou seja, serão 220 vagas de empregos para advogados, professores e administradores, por exemplo.
 
No Rio Grande do Norte, está prevista a construção de 28 CTTs, sendo 20 simples e 8 duplos para uma população de 3,4 milhões de habitantes além de usinas de compostagem, incineração e cremação de animais. Todas para comercialização com a iniciativa privada. “Vamos dar ao lixo o tratamento que ele merece e transformá-lo em riqueza para o Rio Grande do Norte”, afirma o presidente da Confederação, completando que a proposta é acabar com os lixões e “as cenas dramáticas de crianças buscando alimentos em meio ao lixo”, através do programa “Lixo Zero Social 10”.
 
Um CTT pode atender um consórcio de municípios com cem mil habitantes e cada um deverá receber 100 toneladas de lixo orgânico por dia. “Cada pessoa produz, em média, 1 quilo de lixo por dia. As Usinas receberão todo esse lixo, tirarão as riquezas, deixando o restante para se tornar matéria prima para compostagem”, explica Jomateleno.
 
As usinas do Grupo Iner têm o diferencial de reciclar e aproveitar 100% do resíduo produzido pelo cidadão. “Isto quer dizer que o nosso compromisso com a implantação do Lixo Zero Social 10 é acabar com todos os lixões ilegais e aterros sanitários”.
 
O programa “Lixo Zero Social 10” absorve todo o complexo de recepção, tratamento e destinação final dos resíduos, inclusive do lixo hospitalar, colocando o Rio Grande do Norte em conformidade com a Lei 12.305/10, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O Grupo Amor Solidário realiza no próximo dia 10 de junho o São João Solidário. O evento irá começar a partir das 16h, e será realizado na Associação de Moradores da Cohabinal – ACM, em Parnamirim.

O São João Solidário será um evento para as famílias e irá contar com comidas típicas, barracas, espaço kids, brincadeiras e segurança. A música ficará por conta da banda Forró Prime e da dupla Júnior e Jane.

Esse é o primeiro ano do São João Solidário e segundo um dos organizadores da festa, Paulo Roberto, o evento tem como objetivo principal arrecadar fundos para permear as ações do grupo na comunidade Dendê de Cima (zona rural do município de Arez/RN), quanto em outras ações que necessitam diariamente de atenção e ajuda do grupo em Natal.

“Este São João será com senhas limitadas, teremos um amplo espaço e com diversas atrações para que a família se divirta com total conforto, segurança e tranquilidade” disse. 

Ingressos
As senhas podem ser adquiridas pelo valor de R$20 na academia Academia Top Fit | 84 2030-3521, Silk Festa | 84 3222-7394 e na Villine Pizzaria | 84 3025-9090.

Os comissários do Grupo também estão vendendo as senhas. Informações: Paulo Roberto 84 99852-4456 | Miguel Eduardo 84 98872-3206 | Monique Paizinho 84 98111-5903 | Jéssica Buarque 84 99173-6004. Os ingressos só podem ser adquiridos de forma antecipada, na hora do evento não haverá bilheteria.

Amor Solidário
O Grupo Amor Solidário é formado por amigos que tem como principal motivação levar amor, alegria e doações aos necessitados. O grupo tem 1 ano e 6 meses de atuação e nesse período já realizou diversas ações beneficentes para moradores de rua, idosos em asilos, creches e comunidades carentes.

Serviço:                                                       
Evento: São João Solidário
Data: dia 10 de Junho de 2017
Horário: A partir das 16h     
Local: Associação de Moradores da Cohabinal – ACM, em Parnamirim.
Instagram: @amorsolidario_natal

Facebook: amorsolidarionatal

Em continuação às ações itinerantes da “Mães do Juvino”, o Partage Norte Shopping sediará a exposição, durante o mês de junho. A mostra fotográfica faz uma homenagem às mães do Instituto Juvino Barreto, com assinatura do jornalista e repórter fotográfico Elias Medeiros. O evento estará aberto à visitação no 1º piso do empreendimento, próximo a LG, das 10h às 22h.

Para esta etapa, a campanha é para arrecadar lençois, fronhas e travesseiros para a enfermaria do abrigo. Além disso, também podem ser doados itens de higiene pessoal e alimentação.

Para o autor, que tem um trabalho permanente em benefício do abrigo, através de diversas ações ao longo do ano, a realização da mostra é uma forma de sensibilizar as pessoas para a situação do Juvino Barreto, que necessita de auxílio constante. “Minha ideia é criar e fortalecer uma corrente do bem, chamando a atenção das pessoas para as necessidades dos idosos”, afirmou Elias.

Durante o lançamento haverá apresentação do músico, contador de histórias e dramaturgo Paulo Araújo, que integra a companhia de teatro Contos e Encantos. Do Partage Norte Shopping, a mostra seguirá para o espaço cultural da Justiça Federal, o Fórum Miguel Seabra Fagundes, a UFRN e o colégio CEI da Romualdo Galvão, em todos estes lugares haverá uma campanha para arrecadar ajuda para o abrigo.

Serviço:
Mostra Fotográfica “Mães do Juvino”
Data: 02 a 30 de junho de 2017;
Entrada: Gratuita;
Local: Piso L1 do Partage Norte Shopping Natal, próximo à LG;
Endereço: Avenida Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi;
Horário: 10h às 22h.

Celulares, tablets, computadores... É difícil imaginar nossas vidas, hoje, sem tanta  tecnologia. Principalmente entre os adolescentes, sempre conectados. E como esses equipamentos se modernizam a cada dia, é cada vez mais comum e frequente a troca dos aparelhos.

Mas ao mesmo tempo em que não vivemos mais sem eles, é preciso educação e consciência para não transformá-los em danos ao meio ambiente, especialmente no momento do descarte. Entre os próximos dias 5 e 9 de junho, o Salesiano São José, na Ribeira, vai se transformar em um ponto de coleta de lixo eletrônico. Os alunos serão orientados e estimulados a fazerem o descarte de eletrônicos de maneira adequada.

A ação faz parte das comemorações ao “Dia Mundial do Meio Ambiente”, dia 5 de junho, e é uma parceria com a Natal Reciclagem, empresa que atua no RN desde 2005. O objetivo é incentivar a prática da cidadania, conscientizando os alunos da problemática do lixo eletrônico. 

 

Para discutir a acessibilidade – e a falta dela – no município de Natal, a vereadora Professora Eleika Bezerra promove, na próxima terça-feira (23), uma audiência pública na Câmara Municipal de Natal, situada na rua Jundiaí, no bairro do Tirol. O encontro marcado para às 9h visa debater as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida na capital potiguar, bem como tratar sobre as leis que as amparam e as soluções que podem ser encontradas em curto, médio e longo prazo.

Para a propositora da audiência, este é um tema que merece atenção de toda a sociedade potiguar. “O Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros com o maior índice de pessoas com deficiência, seja ela visual, motora, auditiva e/ou mental/intelectual. O nosso estado é também um dos que mais cresce em relação ao número de pessoas idosas. Portanto, nossa cidade precisa estar preparada para esta realidade. As leis de acessibilidade que podem oferecer uma melhor qualidade de vida a estas pessoas até existem, mas não são cumpridas pelo poder público. Precisamos discutir o assunto, envolver a sociedade nisso e encontrar uma solução”, pontua Professora Eleika.

Foram convidados para participar da audiência pública as secretarias municipais de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), Trânsito e Transporte Urbano (STTU), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Turismo (Setur), Esporte e Lazer (SEL); além de órgãos como a Promotoria de Justiça da Defesa do Idoso; Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte (CAU/RN); Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN (Sadef/RN); Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (Socern); Associação dos Deficientes Físicos do RN (Adefern); Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran); entre outros.

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos abrigados em seis Instituições de Longa Permanência dos Idosos (ILPIs) localizadas no município de Natal, a vereadora Professora Eleika Bezerra lança, nesta quinta-feira (18), o ‘Cuidando da Terceira Idade’, novo projeto desenvolvido pelo seu mandato. A ação terá início com a doação de kits de lençóis e toalhas para o Lar do Ancião Evangélico (LAE), situado em Neópolis, a partir das 9h30.

As demais instituições serão contempladas em seguida de acordo com a necessidade constatada em cada uma delas. Para esta primeira etapa do projeto foram investidos R$ 1.480 - provenientes do salário doado pela parlamentar - para o benefício de 30 idosos residentes no LAE.

O projeto será executado gradativamente, de modo que até o final deste ano, as seis ILPIs de Natal tenham sido contempladas, totalizando uma média de 264 idosos beneficiados. São elas: Instituto Juvino Barreto, Lar do Ancião Evangélico – LAE, Associação casa de Idosos Jesus Misericordioso, CIADE- ILP Bom Samaritano, Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição e Associação Espírita Enviada de Jesus – Lar da Vovozinha.

Curtir um bom show e contribuir com a LIGA contra o Câncer é uma programação das boas. O show da SESI BIG Band convida Jorge Vercillo acontece dia 25 de março, às 19h, no estacionamento externo do Natal Shopping e está com ingressos à venda nas lojas Romance Brazil do Midway Mall, Praia Shopping e Natal Shopping, nos valores de R$ 40 (pista) e R$ 80 (cadeira).

A parceria com a LIGA surgiu através de Juçara Figueiredo Produções – realizadora do show, e parte da arrecadação da venda dos ingressos será revertida à compra de produtos de necessidades primárias do hospital. Para as pessoas que adquiriram as entradas anteriormente, quando o show estava marcado para janeiro, não haverá danos. Os mesmos terão validade mediante substituição. Neste caso, tanto a compra como a troca, podem ser efetuadas nas Lojas Romance Brazil.

O cantor e compositor carioca, Jorge Vercillo, renomado músico brasileiro, vai unir a sua musicalidade com a animada orquestra de jazz formada por instrutores e professores do projeto SESI ARTE, regida pelo maestro Eugénio Graça. No show, o público será surpreendido por um repertório envolvente e com arranjos exclusivos da orquestra. Cantores como Ed Motta, Ivan Lins, Taryn Szpilman, Roberta Sá, Khrystal, Yamandu Costa, Lenine e Mestrinho já passaram pelo projeto.

Serviço

Sesi Big Band convida Jorge Vercillo

Data: 25 de Março de 2017 (Sábado)

Local: Estacionamento Externo do Natal Shopping

Horário: 19h

Venda de Ingressos: Lojas Romance Brazil

(Natal Shopping, Praia Shopping e Midway Mall)

Informações: (84) 9 9981-0052

A Legião da Boa Vontade, deu início a entrega de mais de 17 mil crianças e adolescentes de famílias de baixa renda de90 municípios brasileiros receberão os kits de material pedagógico dentro da campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro. A iniciativa promovida pela Legião da Boa Vontade (LBV) visa apoiar os pais que não tem recursos para a compra do material escolar e contribuir para o combate ao analfabetismo. Segundo dados divulgados pelo PNAD/IBGE 2014, o Brasil, tem 13 milhões de analfabetos absolutos, com mais de 15 anos de idade, definidos como “pessoas que não sabem ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhecem”.

Em Natal/RN, e na Comunidade de Arueira (Quilombolas) em Pedro Avelino, receberão as doações 550 crianças e adolescentes atendidos pela LBV e por organizações parceiras. Os kits são compostos de acordo com a faixa etária dos estudantes e contém itens como: estojo, lápis preto e de cor, canetas, apontador, borrachas, tesoura, tubos de cola, tinta guache, cadernos, mochila, régua, entre outros.


Como ajudar:

Para a realização da campanha, a LBV conta com doações da população, de colaboradores, de voluntários, de empresas parceiras e o apoio da mídia. As doações podem ser feitas pelo site www.lbv.org ou pelo tel.: 0800 055 50 99.


A LBV

A Legião da Boa Vontade acredita que a educação iluminada por valores éticos, espirituais e ecumênicos transforma o ser humano para melhor, por isso, há mais de 67 anos, ela atua ao lado das populações em situação de vulnerabilidade social. Nas cinco escolas e nos 66 Centros Comunitários de Assistência Social que atendem crianças e adolescentes, a LBV oferece o apoio necessário às famílias para que os filhos tenham acesso à Educação e a garantia e proteção de seus direitos, além de outros benefícios, realiza atividades socioeducativas, esportivas, culturais, artísticas, lúdicas e recreativas e projetos permanentes de incentivo à leitura.

Serviço:

Evento: Entrega de kits de material pedagógico da Legião da Boa Vontade — LBV

Data: 11/03/2017 — sábado | Horário: 9h

Local: Escola Estadual Profº Luis Soares – Av. Cel. Estevam, S/N – Dix-Sept Rosado

Informações: www.lbv.org

Redes sociais: LBV Brasil no Facebook, no YouTube ou no Instagram

Pensado com o objetivo de promover a saúde e a informação das pessoas que convivem no bairro da Ribeira, um dos mais antigos e tradicionais de Natal, o projeto “Ribeira Saudável” é desenvolvido pelo Distrito Sanitário Leste da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) há dois anos. O evento foca ainda o aniversário do imóvel centenário que abriga o Centro de Especialidades Integradas (CEI) Dr. José Carlos Passos, na Praça Augusto Severo.
Segundo o diretor do Distrito Sanitário Leste de Natal, Carlos Magno, o projeto visa a prevenção de doenças evitáveis e a promoção à saúde, integrando atividades educacionais e de atenção ao meio ambiente, o que inclui o mapeamento de toda a área do bairro para locais com possibilidade de existência de ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e febre chikungunya.

“O ‘Ribeira Saudável’ é uma ação intersetorial, que envolve a SMS e diversas instituições existentes no bairro em ações de promoção à saúde. Todas as unidades de saúde integrantes do Distrito Leste participam do evento com ações e apresentação dos trabalhos que desenvolvem junto à sociedade”.

Além de promover a integralidade das ações de saúde, o projeto também constitui um momento de interação entre os órgãos institucionais, comércio, escolas, movimentos sociais e outros segmentos, por meio da conscientização da sociedade.

Atividades de saúde
Durante o evento, são realizadas ações educativas e de saúde como medição de pressão arterial, teste de glicemia e de HIV/Aids, verificação de Índice de Massa Corporal (IMC), orientações e consultas com médicos, odontólogos e nutricionistas.Também são realizadas atividades como confecção do cartão SUS, distribuição de hipoclorito de sódio e de preservativos femininos e masculinos, atividades educativas e programação cultural, com apresentações de danças e teatro, entre outras.


Saúde e História
Iniciado em 2015, o projeto “Ribeira Saudável” desenvolve suas atividades no mês de setembro, quando é comemorado o aniversário do prédio do CEI Dr. José Carlos Passos, também conhecido como Zeca Passos.
Ano passado, foi celebrado o 102º aniversário do imóvel, que já foi sede ainda da Escola Doméstica de Natal. “É um momento também de levar um pouco da história do prédio, do bairro e do nosso município às pessoas”, afirmou Carlos Magno.

divulgação

carnacc2017

Um dia especial para celebrar a vida e resgatar a rotina do cotidiano interrompida pelo tratamento do câncer e doenças hematológicas crônicas. Dentro dessa proposta terapêutica, as crianças, adolescentes e acompanhantes da Casa Durval Paiva participam nesta quarta, 22 de fevereiro, do tradicional Carnacacc 2017.

A festa vai acontecer a partir das 14h30 na sede da instituição, situada na Rua Clementino Câmara, 234, Barro Vermelho e contará com a presença de Banda de Frevo, Banda Eita Mamãe, aula de dança com André Mix Atividades além de um concurso de fantasias.

Na Sala de Apoio Pedagógico da instituição os pacientes já ensaiam os primeiros passos que darão o tom da folia. No projeto educativo eles também trabalharam a origem e os ritmos do Carnaval e confeccionaram alguns instrumentos que serão utilizados no dia da festa.

O Carnacacc 2017 terá ainda a participação do Rei Momo e da Rainha do Carnaval de Natal, parceiros, doadores e voluntários da Casa. Quem quiser ajudar pode doar: pães para cachorro quente, polpas de frutas, açúcar cristal, milho para pipoca, guardanapos, pratinhos e copos descartáveis.


Carnacacc 2017

14:30 Aula de dança

15h Banda eita mamãe e bandinha de frevo

16:30 Concurso de fantasias

17h Encerramento



Twitter