NATAL PRESS

Arte para todos

Socializando a arte potiguar para o público interno e externo, a Casa Durval Paiva promove de 18 a 22/03 o Recanto Cultural que, neste mês, conta com a participação da artista Anna Benigna. Além de expor suas obras, a artista realiza oficina de aquarela no dia 25/03 com as crianças e adolescentes da Casa.

 

Semana amiga

A equipe da Casa Durval Paiva em parceria com a RedeMAIS realiza de 18 a 23/03 mais uma Semana Amiga, na loja em Pajuçara. Muitos corações solidários terão a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho da Casa e ainda ajudar a instituição.

 

Realizando sonhos

Os pacientes Cleverton dos Santos da cidade de João Câmara e Ranilson Nonato da Silva Jr. de São Gonçalo, receberam casas novas construídas pelo Projeto Vida da Casa Durval Paiva, com patrocínio do Instituto Ronald McDonald. Veja fotos https://bit.ly/2T6g2rH

 

Inclusão digital

Você já conhece o blog do Caquito? Ele foi criado visando inserir e ampliar a participação dos alunos pacientes da Casa Durval Paiva num contexto de interação pedagógica e informática. Lá você poderá conferir a produção de texto e imagens feitas pelos nossos adolescentes. Acesse http://pedagogia300.wixsite.com/caquitonoticias

 

Confira os artigos...

Incentivando a leitura e a escrita através de recursos digitais

"A leitura tem grande influência no processo ensino-aprendizagem. Os primeiros contatos ocorrem já nos anos iniciais de nossas vidas. Até mesmo quando não sabemos decodificar a escrita podemos ter o prazer de alguém nos contar uma história." https://bit.ly/2O4OnXl

Riscos da polifarmácia em crianças com câncer

"O uso de mais de um medicamento ao mesmo tempo é chamado de polifarmácia. Quando as crianças são diagnosticadas com câncer, elas passam a fazer o uso dos medicamentos por longo período, o que pode ocasionar toxicidade, reações adversas ou interações medicamentosas." https://bit.ly/2CjW1IE

A Casa Durval Paiva está precisando de doações de fraldas descartáveis, tamanhos P e M adulto, colônia, shampoo e creme dental para as crianças e adolescentes assistidos pela instituição. Quem quiser colaborar pode entrar em contato pelo telefone (84) 4006-1600 ou na rua Professor Clementino Câmara, 234 – Barro Vermelho.

Outra forma de ajudar a instituição é fazendo um trabalho voluntário. Interessados podem dedicar algumas horas do dia ou da semana em prol da luta contra o câncer infantojuvenil. O cadastro pode ser feito na instituição todas as terças. Como cheg​ar https://bit.ly/2SrPaaa

No Rio Grande do Norte, a Casa Durval Paiva é referência nacional no suporte ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas. Sua missão é acolher a criança e ao adolescente e seus familiares, durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e qualidade de vida dos mesmos.

Atualmente, são atendidos 538 pacientes de 133 municípios do RN, também do Piaui, Ceará, Sergipe e da Paraíba. Para mais informações acesse www.casadurvalpaiva.org.br

O GACC Itinerante tem como principal objetivo realizar workshops com temas de responsabilidade social e diagnóstico precoce nas empresas parceiras do Rio Grande do Norte afim de esclarecer dúvidas, prevenir e conscientizar para uma sociedade mais justa e ética. O projeto também destaca os 30 anos da instituição, a importância do trabalho desenvolvido e as formas de contribuir.

Nas ações uma lojinha móvel (minivan temática) percorre as instituições, dando aos funcionários e colaboradores das empresas parceiras a possibilidade de adquirir os produtos da instituição. Estão  disponíveis camisetas com palavras "Gratidão", "Amor" e "Esperança", alinhadas com a campanha permanente do Grupo: "Motivos Para Fazer o Bem", além das camisetas dos "Super-Heróis", com diferentes personagens (Mulher Maravilha, Batman, Super-Homem, Hulk, Capitão América, entre outros) disponíveis em todas as numerações do infantil ao adulto, masculino e feminino, custando apenas R$ 30,00. Outra novidade, são as vendas de canetas, copos  e caixas personalizadas.

Outra forma de ajudar são os cofrinhos, que estão presentes no  GACC Itinerante e também foram distribuídos 190 cofrinhos em 25 lojas participantes da rede Super Show, qualquer quantia depositada será de grande importância para a instituição. As empresas que desejarem receber o cofrinho do GACC-RN podem entrar em contato no 4006-6827.

O GACC Itinerante busca ampliar a presença do GACC-RN na esfera corporativa do estado, conscientizando acerca da relevância do diagnóstico precoce e tratamento das crianças com câncer. Empresas como Shopping Midway Mall, Call Center Riachuelo, Natal Card, Fábrica Ster Bom, CAERN (Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte), Loja Zauleide Sorvetes Finos já receberam o projeto, recebendo também palestras voltadas para a área de vendas, atendimento ao cliente, inteligência emocional e valorizção da vida.

O  GACC Itinerante é resultado de um treinamento oferecido pelo Grupo Fleury em São Paulo, onde o GACC-RN esteve presente como uma das 12 instituições selecionadas no país para participar do Projeto DOM. O projeto capacita ONG’s que atuam na área da saúde ou que contribuem para projetos que promovam a saúde e o bem estar. Além de possibilitar novas parcerias para fortalecer o trabalho da instituição, o projeto pode render um prêmio em dinheiro concorrido pelas instituições participantes do Projeto DOM. O Grupo Fleury irá acompanhar o rendimento de cada projeto desenvolvido, a partir do treinamento oferecido para selecionar os vencedores do prêmio.

divulgação

Após o período de renovação, ONG segue com matrículas para novatos

 

A ONG Atitude Cooperação continua até sexta-feira, 1º de março, com matrículas abertas para alunos novatos. São mais de 1.500 vagas destinadas a crianças e jovens da Zona Oeste de Natal (bairros de Felipe Camarão, Bom Pastor e redondezas) em projetos que envolvem música, arte cênica, esporte e capacitação. O horário de atendimento é das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Das 1.575 vagas disponíveis, 1.488 são direcionadas, prioritariamente, para alunos em idade escolar, de 06 a 17 anos; alunos matriculados e frequentando a escola regularmente em especial das parceiras da ONG como a Escola Francisca Ferreira, Escola Jean Mermoz e Escola Professor Zuza; moradores dos bairros da Zona Oeste de Natal e, alunos de família de baixa renda. Os cursos são gratuitos, sendo assim, não há cobrança de taxa de matrícula e nem de mensalidades. 

Para mais detalhes sobre horários, locais, faixa etária e documentação, acesse o edital em www.atitudecooperacao.org.br/. A divulgação do resultado do preenchimento das vagas está marcada para dia 08 do próximo mês, com início das atividades previsto para dia 11 de março, nos turnos matutino e vespertino, podendo sofrer alterações, de acordo com os dias das oficinas nas quais os alunos estão inscritos.

 

Projetos da ONG

Celeiro (esporte), com 360 vagas para futebol, futsal, judô, vôlei e xadrez; 200 vagas no Encena (teatro); 535 vagas para o Tocando a vida com D’Amore (música), em Canto Coral, contrabaixo, flauta, musicalização, piano, teoria musical, viola, violão, violino e violoncelo; já para o Coletivo Jovem (empreendedorismo pessoal e capacitação para o mercado de trabalho) são 480 vagas para eventos, marketing e comunicação.  O Coletivo Jovem conta com parceria do Instituto Coca-Cola Brasil e Solar Coca-Cola e atende jovens de 16 a 25 anos. As inscrições para o Coletivo acontecem em período diferenciado, de acordo com cada ciclo. Inscrições para o próximo ciclo, de 23 de abril a 11 de maio.

Os alunos matriculados na ONG também participam de outras atividades complementares como: Inclusão digital (informática); Ações de cidadania e boas práticas; De olho no futuro (atendimento oftalmológico); Plantação de horta; Mutirão médico; Livro sem fronteiras; Acompanhamento pedagógico (português e matemática).

 

Informações, entrar em contato através do telefone (84) 3605-5523; pelo e-mail: equipetecnica@atitudecooperacao.org.br ou pessoalmente na secretaria da ONG.

divulgação

Pelo terceiro ano consecutivo ocorrerá na próxima quinta-feira (21), às 9h, no Hospital Infantil Varela Santiago, o projeto Folia Viva, idealizado pela Fundação José Augusto (FJA) e que leva um pouco da folia de Momo para as crianças que estão em tratamento no hospital filantrópico que é referência no Estado no tratamento de câncer infantil. Nesse ano os responsáveis pela animação serão a Banda Clarin Kids e KL Animações Artísticas e também haverá maquiagem facial, realizada pela funcionária da FJA, artista plástica e voluntária do projeto Socorro Soares. 

O Projeto Vila Folia é integrado ao Carnaval da Meninada, que ocorrerá na semana seguinte, na Cidade da Criança. "As crianças que precisam de tratamento tendem a ficar isoladas das festividades e de grandes aglomerações. Então, essa iniciativa é um modo que encontramos de lhes oferecer um pouco de alegria, sem que elas precisem se expor. Para nós esse é um projeto que nos traz muita satisfação", afirmou Áglia Revoredo, subcoordenadora da Cidade da Criança. 

O Carnaval da Meninada ocorrerá no dia 24 de fevereiro, a partir das 15h, na Cidade da Criança. E contará com as atrações para animar o Bloco Pintando o Set: Banda Clarin Kiss, Clube de Frevo Aurora Potiguar e KL Animações. Haverá também o Bloco Pintando o Set, com a presença do Mascote e serão feitas doações de abadás para instituições filantrópicas. Toda a família pode participar desse evento que contará com convidados especiais do GACC, Instituto Neurinho e Hospital Infantil Varela Santiago.

divulgação
 
O movimento sócio ambiental Soul Ativismo realiza sua primeira ação de limpeza, no litoral Norte potiguar, neste sábado (16). O evento será na belíssima praia de São Miguel do Gostoso, e contará ainda com palestra de sensibilização ambiental, lanche para os voluntários e meditação de encerramento no por do sol.
 
Para esta limpeza, o foco será o micro lixo, um resíduo sólido formado por itens bem pequenos, que são extremamente perigosos à vida do micro ecossistema existente na natureza.
 
De acordo com o grupo Soul Ativismo, a ocorrência de micro lixo nas praias e nos ecossistemas costeiros se torna a cada dia mais problemático, pois, além de contaminação por bactérias, estes resíduos acabam sendo inseridos na cadeia alimentar dos animais marinhos e pássaros levando-os a contrair doenças que os levam a morte.
 
Apesar do desempenho da limpeza pública, que é efetuada diariamente, esses resíduos não conseguem ser captados por serem bastante pequenos, quase imperceptíveis ao olhos de quem não está acostumado a os enxergarem como lixo. Alguns exemplos são bitucas de cigarro, tampinha de refrigerantes, lacres de latinhas, plásticos rompidos, isopor entre outros.
 
A ação do próximo sábado (16) tem como objetivo principal recolher o máximo possível do micro lixo encontrado. A concentração será na praia da Xepa, a partir das 15h.
 
*Sobre o Movimento Soul Ativismo*
 
O movimento Sou Ativismo surgiu a partir da iniciativa de um grupo de quatro amigas, preocupadas em melhorar a qualidade de vida do planeta. O grupo realiza ações coletivas e eventos focados em exercitar a autorresponsabilidade e empoderamento das pessoas tornando-as capacitadas para o proativismo social e ambiental.
 
Com pouco mais de seis meses de atuação, o Movimento Soul Ativismo já participou do Dia Mundial da Limpeza, em Natal, promoveu ação social com o mesmo mote para o Dia das Crianças, no município de Passagem/RN, além de ações de limpeza na praia de Tibau do Sul.
 
Interessados em participar do próximo evento em São Miguel do Gostoso, podem entrar em contato pelo telefone (84) 98816-8888 ou através do perfil no Instagram @soul_ativismo.

Tem arte no recanto

As crianças e adolescentes da Casa Durval Paiva irão participar de uma oficina de pintura no dia 28/01, sob a orientação do artista Miguel Carcará. A ação faz parte do projeto Recanto Cultural que proporciona a aproximação da arte com o público assistido, bem como, a promoção da cultura local.


 

Visita do Nordestão

Mais uma iniciativa solidária do Grupo Nordestão, parceiro da Casa Durval Paiva, que fez a entrega dos presentes arrecadados nas lojas da rede em dezembro para as crianças da instituição. Veja fotos https://bit.ly/2FVhr1s


 

Educando para nutrir

Através do projeto Educando para Nutrir, os pacientes da Casa Durval Paiva são instruídos e motivados a adquirem hábitos alimentares saudáveis, visando assim uma melhor qualidade de vida. Neste mês, eles prepararam um delicioso picolé de frutas. A iniciativa conta com o patrocínio do Criança Esperança.


 

Depoimento de mãe

“Ao chegar à Casa Durval Paiva estava assustada, não conhecia ninguém, a única coisa que sabia era que ali poderia ficar com meu filho quando não estivesse no hospital e não pudesse voltar para casa. A forma como fui recebida me deu a certeza de que ali encontraria o apoio que estava precisando...” Conheça essa história. https://bit.ly/2UisaHf

 

 

Psicomotricidade

Dentro do Projeto “Viver Feliz”, financiado pelo COMDICA/FIA, os pacientes da Casa Durval Paiva participam de diversas atividades envolvendo a psicomotricidade funcional. A proposta desta semana foi trabalhar a autonomia e as habilidades motoras, mediante domínio do movimento em situações executadas em circuito, através de jogos com desafios.

 

A Arquidiocese de Natal, em atenção ao pedido do bispo da Diocese de São Tomé e Príncipe, Dom Manoel Mendes dos Santos, está realizando uma campanha de donativos para aquele sofrido país do Continente Africano.

As doações podem ser material de higiene pessoal (sabonete, creme dental, escova de dentes e shampoo), fraldas descartáveis, medicamentos e roupas leves (camisas, camisetas, calças, blusas, bermudas e vestidos). Os donativos devem ser entregues na Catedral Metropolitana, até o dia 31 de janeiro, nos seguintes horários: de segunda a sexta, das 8h às 14h, e, no sábado e domingo, das 8h às 18 horas.

Todo material arrecadado será levado a São Tomé e Príncipe por um navio da Marinha do Brasil, que sairá de Natal e passará por aquele país africano em missão.

divulgação
 
"Não tem explicação. A sensação é de total liberdade". Foi assim que o paratleta Jackson Alexandre resumiu como foi voar de parapente pela primeira vez. Ele e outros 9 atletas da Sadef - Sociedade Amigos do Deficiente Físico viveram essa experiência no fim de semana, na Praia do Sol, na Paraíba. 
 
A aventura nos céus aconteceu graças ao projeto "Não consigo andar, mas posso voar", criado há três anos pelo instrutor de paraglider Cláudio Cardoso, o Cloud. Este ano, 60 cadeirantes da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram convidados a voar, com a ajuda de uma grande equipe, entre apoio técnico, instrutores e pilotos dos três Estados. A Sadef/RN deu todo o apoio logístico para a viagem dos potiguares. 
 
"Vivi várias emoções na vida, mas nenhuma se iguala a essa, de voar de parapente. Já tinha visto muitas belas imagens lá do alto, mas de dentro de avião. Hoje tive o imenso prazer de sentir o vento no meu rosto! E ver as maravilhas de Deus lá de cima!", disse Jackson.
 
Referência no paradesporto potiguar e até nacional, a Sadef - Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN, está com inscrições abertas para as escolinhas e equipes, em nove modalidades esportivas. "Uma das preocupações da nossa gestão é com a renovação dos atletas. O Rio Grande do Norte já brilha há muitos anos em competições Brasil e mundo afora, mas precisamos também formar as novas gerações de atletas, para não perdermos esse destaque no paradesporto", diz Tércio Tinoco, presidente da Sadef.
 
As escolinhas são abertas para qualquer pessoa com deficiência que queira praticar um esporte. Os atletas que estiverem em um nível mais avançado, vão para as equipes, onde os treinos têm mais foco no alto rendimento. São oferecidas nove modalidades: atletismo, badminton, bocha, ciclismo, futebol de amputados, halterofilismo, natação, tênis de cadeira de rodas (quadra), e tênis de mesa.
 
"Nossa associação cobra uma taxa simbólica de R$ 20 para a matrícula. O dinheiro é investido na manutenção da Sadef, mas para nós o mais importante é ajudar a transformar vidas por meio do esporte. Por isso, se for um atleta muito carente, avaliamos a possibilidade de isentá-lo da taxa", avisa Tércio.
 
As matrículas podem ser feitas na sede da Sadef, que fica no Caic de Lagoa Nova. É preciso levar RG, CPF, comprovante de residência, foto 3x4 e laudo médico que comprove a deficiência. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis, que também precisam apresentar a documentação. Tércio Tinoco lembra ainda que os atletas tem à disposição toda a estrutura da Sadef, que hoje conta com atendimento de médico, nutricionista, fisioterapeuta e psicológo. Mais informações pelos telefones 3207-1834 e 98897-1834.
 
*ESCOLINHAS E EQUIPES DE ALTO RENDIMENTO DA SADEF* 
Atletismo
Badminton 
Bocha 
Ciclismo 
Futebol de amputados 
Halterofilismo 
Natação 
Tênis de cadeira de rodas (quadra)
Tênis de mesa
 
Informações: 3207-1834 / 98897-1834


Twitter