NATAL PRESS

divulgação

 

Partiu da senadora Zenaide, do PROS do Rio Grande do Norte, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 79/2019) determinando que nenhuma taxa de juros cobrada no Brasil possa exceder a três vezes a taxa básica SELIC determinada pelo Banco Central através do Comitê de Política Monetária, o COPOM, fixada atualmente em 6,5% ao ano.

As taxas cobradas por financeiras e pelos bancos não têm atualmente nenhum controle legal. Por exemplo, nas compras com cartão de crédito ou em parcelamentos na aquisição de eletrodomésticos como geladeira, fogão, aparelhos de TV ou de celular, ou mesmo nos empréstimos, os juros são estabelecidos sem qualquer tutela estatal.

“Os juros são cada vez mais extorsivos. Cobra-se até 500% ao ano, principalmente quando o cidadão mais precisa, quando atrasa algum compromisso ou quando precisa adquirir algum bem. As donas de casa, os pais de famílias são achacados muitas vezes sem nem se dar conta do que estão pagando. Compram um celular e pagam três ou quatro”, ressaltou a senadora.

Zenaide destacou que mais de 62% das famílias do Brasil estão endividadas, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio. “Um absurdo inexplicável que mostra a grave distorção da nossa economia com uma transferência de renda inaceitável de quem não tem, das famílias, para quem tem muito, os bancos e as financeiras.

“Sabemos que a taxa de juros é decorrência do mercado, da economia. Não podem ser fixadas por lei em ambiente de livre mercado. Mas nossa proposta alcança o excesso, a extorsão que se vem praticando sem qualquer controle. Precisamos ter um limite, mesmo que seja de três vezes a taxa básica, mas não podemos deixar sem um teto porque isso tem arrasado a economia popular”, disse Zenaide.

Ela lembrou que a Constituição de 1988 fixou em 12% ao ano o limite aos juros mas esse dispositivo foi revogado pela Emenda Constitucional 40, de 2003, deixando a necessidade de uma nova regulamentação que até agora não foi implementada. Isso abriu espaço para os elevados juros que se pratica hoje no Brasil, dada a falta de uma norma limitadora, segundo a senadora.

“Estamos propondo um parâmetro com base na taxa básica do COPOM. Tivemos esse cuidado para não interferir na economia, na oferta de crédito. Estamos propondo uma medida neutra em relação à política monetária do país. Estamos colocando uma medida justa e sustentável economicamente. Mas não podemos deixar o céu como limite para os juros, como está acontecendo hoje. Tudo na vida tem limite. Por que não os juros?”, indagou a senadora potiguar.

A PEC 79 contou com a assinatura de outros 34 senadores como coautores. Emendas à Constituição não dependem de decisão do governo já que são atos promulgados pelo Congresso Nacional passando a valer desde que sejam aprovadas pela maioria dos deputados e senadores.

 

Veja a íntegra da PEC 79 e a justificativa para a sua aprovação aqui: bit.ly/2Ht61Cv

O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN) está com inscrições abertas para o ciclo de palestras gratuitas de maio sobre ‘Escrituração Contábil Digital’. As capacitações acontecem entre os dias 6 e 15 em Natal, Assu, Mossoró, Pau dos Ferros, Currais Novos e Caicó. Os interessados podem se inscrever no site www.crcrn.org.br/cursos. As vagas são limitadas.

A programação dá direito a certificado de horas complementares e é voltada para profissionais contábeis e estudantes da área. O mediador será o auditor fiscal da Receita Federal, Claudionor Nogueira.

No dia de cada palestra, os participantes poderão fazer a doação de um quilo de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão distribuídos para instituições sem fins lucrativas potiguares.

 

Programação: Ciclo de Palestras – Escrituração Contábil Digital

 Natal

Dia 06.05 - 14h às 16h

Local: Auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN)

 

Assu

Dia 07.05 - 14h às 17h 

Local: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

 

Mossoró

Dia 08.05 - 14h às 17h 

Local: Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL)

 

Pau dos Ferros

Dia 09.05 - 14h às 17h 

Local: Escritório Regional do Sebrae

 

Currais Novos

Dia 14.05 - 14h às 17h 

Local: Escritório Regional do Sebrae

 

Caicó

Dia 15.05 - 14h às 17h 

Local: Casa do Empresário

 

A agência Fácil Comunicação celebra 17 anos e inova ao lançar campanha publicitária na internet e em principais avenidas de Natal. Há quase duas décadas no mercado, a empresa é referência em assessoria de imprensa, publicidade, marketing digital e eventos.

Com o conceito “O que você busca”, a Fácil preparou um jingle inédito em ritmo de samba rock e vídeo comemorativos para a versão digital. Os produtos são assinados em parceria com a Garagem Studio e Mais Vídeo, respectivamente. Eles evidenciam os valores e serviços oferecidos ao contar boas histórias dos clientes em diferentes mídias ao mesmo tempo em que enaltecem à equipe de colaboradores, formada por jornalistas, publicitários e designers gráficos.

No filme, são apresentados cases de sucesso em campanhas publicitárias, trabalhos em assessoria de imprensa, eventos, além de gerenciamento de mídias em marketing digital. “Nosso desafio na campanha dos 17 anos foi apresentar um jingle inédito com um filme que representasse um pouco das campanhas produzidas pela agência e os serviços oferecidos, integrando os colaboradores que fazem o dia a dia da empresa”, descreve o diretor da Fácil Comunicação, Alan Oliveira.

Ao agregar valor à campanha publicitária de aniversário, o filme é exibido na Avenida Engenheiro Roberto Freire em formato reduzido para a Best Place, empresa de mídia digital por meio de telas gigantes. A peça comemorativa também está em circulação em demais ruas e avenidas da capital potiguar, em formato de outdoors.

divulgação
 
Em uma parceria inédita com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Rede de Supermercados Favorito lançou, no auditório do Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC), na última segunda-feira (29), convênio para cursos de extensão e Especialização In Company para os seus colaboradores.
 
O projeto é fruto de debate na disciplina de empreendedorismo e que vai render a oferta de uma especialização em Engenharia de Negócios no Setor de Supermercado e quatro minicursos de extensão. "Essa inclinação acontece porque conhecimento é legado.Por causa disso, a defesa que fazemos em investimento na educação, ciência e tecnologia”, pontuou a reitora da UFRN, Ângela Paiva.
 
Atualmente, a Rede Favorito emprega quase mil colaboradores, que atuam nas suas nove unidades pelo estado. "A única maneira de avançar na qualidade do nosso serviço e atendimento é investir na nossa equipe. Estamos sempre empenhados nessa capacitação, mas agora estamos muito felizes em fechar a parceria com a UFRN, que é referência internacional em qualidade de ensino", comemorou Venício Gama, diretor geral da Rede.
 
Durante o evento de lançamento, a empresa ofereceu sua estrutura para projetos da Universidade Federal. "Vamos conseguir impactar ainda mais nossos clientes, com um serviço cada dia melhor. Enquanto isso, deixamos as nossas portas abertas para receber alunos, professores ou qualquer outro projeto em parceria com a Universidade", destacou Vinicius Gama, diretor comercial da rede. 
 
Os cursos oferecidos serão na área de Gestão de Estoque, Logística, Armazenagem e Custos. Além disso, dentro do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), foi realizado um processo seletivo interno com colaboradores graduados para a Pós-graduação em Engenharia de Negócios para Supermercados.
 
Os cursos serão certificados pela UFRN, com aulas ocorrendo também na Universidade Federal.

 

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, anunciou nesta segunda-feira (29) o pagamento dos salários de todo o funcionalismo municipal, referente ao mês de abril. Com isso, a Prefeitura segue mantendo em dia o pagamento dos seus servidores. E, novamente, honrando os salários dentro do próprio mês trabalhado.

“Vamos perseguir esse objetivo de manter em dia o compromisso com os servidores até o final da nossa administração. Entendemos que o salário em dia é fundamental para o bom funcionamento da máquina pública e a prestação do serviço ao cidadão. Graças a muito esforço e empenho da nossa equipe, estamos quitando a folha de abril. Vamos seguir nesse ritmo de trabalho para continuar atingindo essa meta”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

Os arquivos com as informações bancárias serão enviados à instituição financeira responsável pelo pagamento ao longo desta segunda e todas as categorias dos pouco mais de 21 mil servidores, entre ativos, inativos e pensionistas, poderão movimentar o dinheiro nesta terça-feira (30). A folha dos servidores natalenses colocará em circulação mais de R$ 60 milhões na economia da capital potiguar.

Ter uma vida saudável, regrada e com uma alimentação de qualidade, não é uma tarefa fácil. Mas aos poucos a adesão por qualidade de vida tem aumentado não só no Brasil como no mundo. E um dos alimentos que tem marcado presença cada vez mais nas mesas é o peixe, principalmente, a tilápia. Espécie que encabeça a lista dos peixes de água doce mais produzidos no Brasil, atingindo 400.280 t. em 2018, 11,9% a mais que em 2017, de acordo com dados divulgados em 2019 pelo anuário Peixe BR da Piscicultura.

Atualmente, de acordo com o Censo Agropecuário 2017, do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia -, há mais de 455 mil unidades de criação de organismos aquáticos em todo o país. O Sul segue na liderança com 273.015 estabelecimentos, responsável por 60%, Sudeste (57.074), Nordeste (48,881), Norte (48.286) e Centro-Oeste (28,285). Os cinco estados líderes em produção de tilápias são Paraná (123 mil toneladas), São Paulo (69.500 t.), Santa Catarina (33.800 t.), Minas Gerais (31.500 t.) e Bahia (24.600 t.), que juntos produzem cerca de 70% de toda tilápia nacional.

O país é o quarto maior produtor de tilápias do mundo, atrás da China (1,86 milhão de toneladas), Indonésia (1,25 milhão t.), Egito (860 mil t.) e à frente de Filipinas (330 mil t.) e Tailândia (250 mil t.). De acordo com a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - o mundo produziu 84 milhões de toneladas de peixes de cultivo em 2018 e o objetivo é superar 100 milhões de t. em 2025. A tilápia foi responsável por 6 milhões de toneladas em 2018 e o Brasil contribuiu com aproximadamente 400 mil t., representando 6,67% do total global.

As perspectivas para 2019 são otimistas. Conforme dados da FAO, a China deve produzir em torno de 1,93 milhão de toneladas este ano, Indonésia 1,35 milhão de t., Egito 900 mil t., Brasil 450 mil e Filipinas 350 mil e a demanda global por proteínas deve aumentar 16% até 2025.

No passado, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior e Serviços (SECEX), o Brasil exportou US$ 136 milhões em pescados congelados, frescos e refrigerados. Deste valor, em torno de US$ 5,5 milhões foram da exportação de tilápias, espécie responsável por 55,4% da produção total de peixes do país. Apesar da produção de peixes cultivados, o Brasil é um grande importador de pescados, sinalizando para toda a cadeia que é possível crescer bastante.

Nutrição Animal

Para manter a produtividade é importante que o criador fique atento a dieta do animal. A Guabi, que sempre está à frente desenvolvendo produtos com tecnologia, acaba de lançar as linhas GuabiTech e Evolution para peixes e camarões. A Guabi vem construindo o Projeto Aqua do Futuro, desde 2016. A primeira ferramenta lançada foi o SIGAD – Sistema Guabi de Alto Desempenho, um método para avaliar e direcionar ações, treinamentos, investimentos nas propriedades que leva em consideração os seis pilares do aquanegócio: nutrição, genética, ambiente/manejo, gestão, infraestrutura e biossegurança. Em seguida foram inclusos os aplicativos para gerenciar, anotar, fazer gráficos, relatórios e tantas outras funções a partir de um smartphone, para acessar a qualquer hora ou lugar os dados da produção. E, finalmente, a terceira ferramenta que é o Programa de Alimentação Guabi Aqua Gen. “Estas duas linhas de produtos atingiram o estado da arte da nutrição de organismos aquáticos, são cientificamente balanceadas e levam o pacote Gen, um blend de inovações que melhoram o desempenho e a saúde, usando apenas aditivos naturais. Neste blend estão os microminerais orgânicos, que substituíram totalmente os inorgânicos, um complexo de enzimas digestivas, mais proteção contra micotoxinas, e a Nutrigenômica, desenvolvida pela Alltech, em seu laboratório em Lexington, Kentucky, nos Estados Unidos, um dos maiores e mais modernos do mundo e o único especializado em Nutrigenômica Animal. Estamos propondo aos nossos parceiros que busquem o alto desempenho, pois essa é a Aquacultura do Futuro”, relata João Manoel Cordeiro Alves, gerente de Produtos para Aquacultura da Guabi.

Guabi Nutrição e Saúde Animal é uma empresa que há mais de 44 anos se dedica ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade, voltados para o bem-estar de todo o ciclo: animais, produtores, criadores e consumidor final. Investe na qualidade dos insumos e tecnologias de ponta que garantam o melhor resultado, e é hoje uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros e exportações frequentes para mais de 30 países. Atualmente, a Guabi possui cinco unidades fabris distribuídas pelo Brasil, além de dois Centros de Distribuição localizados na região Nordeste e de seu escritório nacional, em Campinas/SP.

divulgaçãao

De acordo com dados divulgados, recentemente, pela ABSOLAR - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - estão previstos R$ 21,3 bilhões em investimentos privados no segmento de energia fotovoltaica até 2022, referentes aos projetos já contratados em leilões de mercado regulado de energia elétrica. Atualmente o preço médio da fonte solar fotovoltaica no LEN A-4/18 (leilão de compra de energia proveniente de novos empreendimentos de geração) está em torno de R$ 118,07/ MWh, com valores menores do que os de biomassa.

Mas o Brasil ainda necessita de uma política industrial competitiva e justa para o setor, reduzindo preços de componentes e equipamentos produzidos no país para gerar mais empregos, tecnologia e inovação. De acordo com a ABSOLAR e Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – o segmento de energia solar já ocupa a sétima posição na Matriz Energética Brasileira, com 1,2% do mercado (2.056 MW). A fonte com maior fatia ainda é a hídrica com 60,8% de participação (104.343 MW) seguida de biomassa e eólica com 8,6% (cada uma). No ranking estadual de geração distribuída e instalada, Minas Gerais é responsável por 21,7% do mercado de energia solar instalada (137 MW), em segundo lugar está o Rio Grande do Sul com 101,9 MW (16,2%) e em terceiro São Paulo com 76,5 MW (12,1%). As demandas dos outros estados estão aumentando a cada ano à medida que há conscientização do uso da energia verde e dos benefícios oferecidos, principalmente, a redução de valores na conta de energia (veja mais abaixo).

O Brasil é provido de sol o ano todo, encorajando ainda mais o investimento. Atualmente, há diversos financiamentos disponíveis no mercado tanto para pessoa física como jurídica. “A energia limpa veio para ficar. Hoje a grande parte das instalações estão em residências, mas todos os setores, sem exceção, estão em busca de opções renováveis para reduzirem seus custos. Energia fotovoltaica pode ser aplicada no agronegócio (frigoríficos, usinas de açúcar e álcool, etc), indústrias, hospitais, hotéis, enfim, há uma infinidade de negócios que podem usufruir destes benefícios”, acrescenta Alexandre Borin, gerente da Unidade de Negócio de Energia Fotovoltaica da Fronius

Estudos recentes realizados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) relatam que, só no Brasil, são mais de 50,7 milhões de residências que podem ser cobertas por placas fotovoltaicas. Imaginem os demais segmentos. É um mercado gigantesco!

 Os países que mais investiram em energia fotovoltaica em 2017, conforme dados fornecidos pela Snapshot Of Global PV Markets, IEA (Instituto de Economia Agrícola), divulgados em 2018, foram: China com 131 GW; EUA 51 GW, Japão 49GW, Alemanha 42 GW e Itália 19,7 GW. O Brasil ocupa a 10ª posição com 0,9 GW. 

Confira alguns benefícios de investir em energia renovável: redução de custos tanto para a população como para o governo; geração de empregos locais em torno de 25 a 30 vagas por MW/ano; atração de investimentos externos; geração de eletricidade sem emissão de gases de efeito estufa; aumento da segurança no suprimento de energia elétrica, entre outros.

 Crescimento nas vendas da Fronius

O mercado está em plena evolução, apesar de não estar na velocidade que o segmento gostaria. Mas os resultados para as fabricantes do sistema fotovoltaico como um todo foi muito bom. A multinacional austríaca Fronius, uma das líderes em tecnologia e em soluções de energia solar, registrou aumento de mais de 100% em suas vendas em 2018 e continua investindo em sua atuação no território brasileiro. “Para 2019, a perspectiva é de dobrar novamente o faturamento”, afirma o gerente.

A empresa com maior capilaridade em inversores fotovoltaicos é a Fronius, responsável por mais de 30% do market share brasileiro. “Somos uma empresa de vanguarda no mercado fotovoltaico, além de oferecermos suporte técnico e solidez com 20 anos de atuação no Brasil. Estamos sempre investindo em novos tecnologias para atender a demanda e a necessidade do consumidor”, ressalta Borin.

 Sobre a Fronius

A Fronius está localizada em São Bernardo do Campo (SP).  Com mais de 20 anos no Brasil, a Fronius é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição e por uma equipe de mais de 70 profissionais extremamente competentes para atender em todo o país, através de mais de 30 representantes e filiais em todo território nacional.

Acontecendo em dezenas de cidades Brasil afora, o Startup Day será realizado no dia 18 de maio, e as inscrições já estão abertas. Em Natal, a iniciativa conta com o apoio e a participação, dentre outros parceiros, da incubadora de empresas Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD).

Até o ano passado, o evento levava o nome da entidade que o idealizou e que continua sendo seu principal organizador, e era chamado de Sebrae Startup Day. A partir deste ano, passa a se chamar apenas Startup Day, como uma forma de enfatizar que se trata de uma realização conjunta de todo um sistema de empreendedorismo inovador.

Outra novidade é que uma seção da programação será dedicada exclusivamente às incubadoras do Rio Grande do Norte. A gerente executiva da Inova Metrópole, Iris Pimenta, comemora a novidade. “Esse espaço tem um significado bastante importante, porque precisamos de meios de apresentar não só as nossas empresas como também as próprias incubadoras”, diz ela.

Iris Pimenta conta que, na programação do espaço Incubadoras do RN, vão existir dois momentos bem demarcados. “Pela manhã, pensamos em focar mais em inovação e criatividade e à tarde na área de captação de recursos”, explica.

Dentre os participantes das empresas vinculadas à Inova Metrópole estão Marcos Oliveira da Cruz, da empresa Natal Makers. Ele vai apresentar, a partir das 9h, a Oficina de Robótica, que contará, em seu final, com uma competição entre robôs. Já o empresário Eugênio Pacelly vai expor, às 10h, o estudo de caso Conhecendo Impressão 3D com a Void 3D – empresa também incubada na Inova.

Ainda durante a manhã, o espaço Incubadoras do RN vai apresentar temas como o da palestra “Ciência Empreendedora que Transforma”, ou o da oficina Criatividade e Prototipação com a Green Pallets, ou ainda o da exposição Inovação e Criatividade.

No turno da tarde, a participação da Inova Metrópole ficará por conta do representante da empresa Inovall, Anderson Igor Câmara de Araújo, que vai apresentar um painel, junto com Felipe Neves, da Fix It, sobre cases de investimento. Ainda serão tratados de temas Oportunidades de Captação de Recursos e Investimento e Panorama do Ecossistema de Startups no Canadá, USA e Brasil. Mais informações neste link.

As inscrições para participar do Startup Day devem ser feitas por meio do site do evento neste LINK. Lá também é possível conferir os detalhes de todos os espaços e suas respectivas programações, assim como os perfis dos palestrantes. Em 2018, o Startup Day foi realizado simultaneamente em 60 cidades do Brasil.

divulgação

Realizar sonhos leva tempo e planejamento, ainda mais quando se trata de eternizar datas, como o tão esperado casório e, é para auxiliar e mostrar soluções, que no próximo sábado (27) e domingo (28) acontece a 5ª edição do RV Encontro – Noivas & Fornecedores - idealizado por Larissa Borges -, no Versailles Recepções.

O mercado de festa e cerimônias nada contra a corrente da crise financeira e movimenta bilhões de reais por ano no Brasil, segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Locomotiva, a pedido da Abrafesta. Com isso, é preciso se renovar e driblar os obstáculos a cada instante.

Escolher bem os fornecedores é um dos passos mais importantes para garantir resultados positivos, pois são eles que fazem tudo acontecer. O segmento tem inovado e buscado novos caminhos no momento da oferta e da conquista. Seja envolvendo a tecnologia em serviços de aplicativos, fotos e filmagens, seja na decoração ou até mesmo na escolha de um destino para a lua de mel. Personalizar experiências únicas para o cliente é outra forma de se destacar no setor.

Entre os serviços disponíveis a visitação e negociação preparados pelo RV Encontro, estão mais de 50 fornecedores que incluem: aplicativo de casamento, assessoria e cerimonial, beleza, buffet, bolo, fotografia e filmagem, calçados, bebidas, convites, decoração, doces, estética e saúde, estrutura e iluminação, joias, lembranças personalizadas, lista de presentes, manobrista, música, recepção, noite de núpcias e vestido de noiva.

No primeiro dia (27), o evento acontece das 14h às 22h e a programação inclui Bate-papos, com convidados especiais como o Padre Francisco Fernandes e participação de Daliana Peres, Núbia Rodrigues e Rosania Amaral falando sobre ‘Celebração do Matrimônio e suas Particularidades’, às 16h. Já às 18h, Casamento Noronha por Thaís Andrade conversa ‘Destination Wedding em Fernando de Noronha – Dicas e histórias’; e às 19h, Júnior Barreto e Wellington Fugisse abordam ‘A importância da conexão com o seu fotógrafo’. Além de exposição dos stands com fornecedores e participantes.

No domingo (28) começa mais cedo, às 13h30 já com o Harmonium in Music para conversar sobre a ‘Escolha do Repertório’ e, como tradição do RV Encontro, o belo e singular Desfile de Noivas, às 16h. Os ingressos estão à venda noApp Meu Casório Club com preços especiais ou no Versailles Recepções, nos dias do evento.

Serviço

RV Encontro – Noivas & Fornecedores 2019

Data: 27 e 28 de Abril de 2019

Local: Versailles Recepções

Horário: 14h às 22h (Sábado) | 13h30 às 18h (Domingo)

*Venda de ingressos no App Meu Casório Club ou no Versailles nos dias do evento

divulgação

Data é comemorada hoje, 24 de abril, e ressalta a importância dos jovens profissionais para o mundo do trabalho

 

O Dia Internacional do Jovem Trabalhador é comemorado mundialmente hoje, 24 de abril. A data ressalta a importância dos jovens profissionais para o mundo do trabalho e incentiva as empresas a contratarem esses trabalhadores que ainda não possuem experiências profissionais, mas podem contribuir com novas ideias e com o crescimento dos negócios.

Lei da Aprendizagem n° 10.097/2000 determina que 5% a 15% das vagas das empresas de médio e grande porte devem ser direcionadas para jovens com idade entre 14 e 24 anos incompletos,  os aprendizes. Esses estudantes podem estar cursando o ensino Fundamental, Médio, Técnico ou formado. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, nesse período, o jovem é capacitado tanto por uma instituição formadora, caso do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, como dentro da própria empresa.

Se por um lado a lei abre portas para esses jovens, por outro, possibilita às empresas a chance de capacitá-los, formando profissionais com perfis e características gerais ou específicas de cada organização.

Em viagem a Manaus/AM, Humberto Casagrande, superintendente geral do CIEE, comprovou a importância de proporcionar oportunidades e abrir portas para esses jovens, conhecendo um pouco da história da jovem aprendiz Ana Beatriz Tavares, de apenas 15 anos, que atua há 3 meses na área de RH da empresa Inventus Power e vem se destacando por sua postura proativa e talento.

A jovem soube da vaga através de sua mãe, que trabalha na mesma empresa, e viu nessa oportunidade a chance de se inserir no mundo do trabalho e buscar novos conhecimentos. Para Ana Beatriz, a experiência na área de Recursos Humanos trouxe um novo olhar sobre seu futuro e despertou nela o interesse pela área da administração, a qual pretende seguir depois que concluir o ensino médio.

“Meu objetivo é aprender e me capacitar cada dia mais. Hoje tenho responsabilidades que não tinha antes e quero ser cada dia melhor no que eu faço e me empenhar para fazer o melhor que puder, contribuindo para meu crescimento pessoal e ajudando também no crescimento da empresa que trabalho”, afirma Beatriz.

Segundo os dados de empregabilidade do primeiro trimestre de 2019, captados pelo CIEE, o número de vagas para estagiários e aprendizes no País cresceu de 107.881 no primeiro trimestre do ano passado para 120.796 no mesmo período deste ano, uma alta de 12%. Dentre o perfil destes jovens, destaca-se a predominância de estudantes do sexo feminino como maioria no mercado, respondendo por 65% das vagas ocupadas de estágio e 52,7% dentre aprendizes contratados.

Para mais informações sobre a lei do jovem trabalhador/aprendiz, consulte o Manual da Aprendizagem do MTE. O Manual reúne toda legislação que regulamenta a implementação da Lei da Aprendizagem. Link de acesso:http://trabalho.gov.br/mais-informacoes/2015-08-18-14-20-23 .

 

CIEE 55 anos - Transformando vidas, construindo futuros

Desde sua fundação, há 55 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de mais de  200 mil estudantes e a aprendizagem de mais de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais: Facebook,Instagram, Twitter, YouTube e Linkedin. www.ciee.org.br

 

5 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CIEE

 

1 - É uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com os governos, Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) ou entidades de classe.

 

2 - Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem.

 

3 - É uma entidade qualificada para ministrar os encontros de capacitação socioprofissional a aprendizes.

 

4 - É mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos jovens e adolescentes beneficiados.

 

5 - É dirigido com um conselho composto por educadores, profissionais liberais e empresários, todos voluntários.



Twitter