NATAL PRESS

O próximo sábado 02 de novembro é feriado nacional de finados e o comércio vai funcionar em horário diferenciado. A câmara de Dirigentes Lojistas de Natal informa o funcionamento dos principais estabelecimentos comerciais da capital potiguar. Confira:

Comércio de Rua

Alecrim: Abertura facultativa das 08 às 14hs

Centro da Cidade: Abertura facultativa. Os grandes magazines abrem das 08 às 16hs e o Beco da Lama vai  abrigar o tradicional samba.

Zona Norte: Fechado

 

Shoppings

Shopping 10

Fechado

Midway Mall:

Lojas de departamento de 13 às 21h e demais lojas  de 15 às 21h.

Alimentação e lazer de 11 às 22h.

Natal Shopping:

Lojas: 15h às 21h.

Praça de alimentação: 11h às 22h.

Academia: 9h às 15h.


Praia Shopping:

Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.

Lojas e Quiosques: 15 às 21h.

Cinema conforme a programação.

Shopping Cidade Jardim:

Alimentação e lazer: A partir das 11h.

Lojas e quiosque: A partir das 15h.

Americanas: Das 12h às 21h.

 

Shopping Via Direta:

Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h.
Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14h às 20h

 

Partage Norte Shopping Natal

Carrefour: 7h às 21h;

Academia: 8h às 18h;

Cosern: Fechada;

Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h;

Lojas/Quiosques: 15h às 21h, sendo facultativo, a partir das 12h;

Cinema: Conforme sessões.

Supermercados

Funcionamento das 07 às 21hs

Para falar sobre as principais tendências do mundo dos negócios a jovens contadores do Rio Grande do Norte, o empresário, palestrante e escritor Fred Alecrim é uma das principais atrações do XV Encontro Norte-rio-grandense de Ciências Contábeis, que vai acontecer de 11 a 13 de novembro em Natal.
 
Fred encerrará a programação, na noite do dia 13, contando sobre a sua experiência de vida e nos negócios. Ele vai falar sobre criatividade; os passos mais importantes para inovar no negócio ou carreira e a importância da inovação para melhorar resultados, com exemplos práticos das principais tendências de mercado.
 
O escritor e empreendedor tem tudo a ver com o formato desta edição do ENCC, principal evento da área contábil no estado. O encontro está mais voltado à contabilidade moderna, com foco em tecnologia. Na programação, palestrantes renomados debaterão temas atuais e que impactam diretamente na abordagem do novo profissional contador.
 
O XV Encontro Norte-rio-grandense de Ciências Contábeis vai acontecer no Holiday Inn Natal, e o primeiro lote de inscrições vai até sexta-feira (25), pelo site https://encc.crcrn.org.br. O evento, organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRCRN), traz na programação outros nomes como a ex-jogadora de basquete Hortência Marcari; o jornalista William Waack e a atual superintendente de Controladoria do BNDES, Vânia Borgerth.
 
 
Quem é Fred Alecrim
 
Formado em Administração de Empresas, o potiguar Fred Alecrim é empreendedor desde os 20 anos. É co-fundador de uma startup que ajuda concessionárias a vender mais e melhor e de um método inovador para a gestão de salões de seleza. Foi um dos pioneiros em conteúdo para varejo na internet. É blogger, videocaster e podcaster, já tendo sido premiado nacionalmente pelo seu trabalho. Autor dos livros UAUgomais, Movi­mentAÇÃO e CURA Empresarial.

Agência Sebrae

Algéria destaca os critérios da seleção dos bolsistas
Algéria destaca os critérios da seleção dos bolsistas

Natal – O Sebrae no Rio Grande do Norte está com as inscrições abertas para bolsistas e orientadores do quinto ciclo do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que é desenvolvido em parceria com Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). As inscrições foram prorrogadas para até o dia 16 de outubro e podem ser feitas pelo site https://www.concepcaoconsultoria.com.br/. Serão disponibilizadas cinco vagas para bolsistas que vão atuar como agentes e um para orientador. O valor mensal da bolsa é de R$ 4 mil e os selecionados irão atuar na região Metropolitana de Natal e Mossoró.

Com o objetivo otimizar a competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios por meio da inovação, o programa terá duração de até 18 meses, sendo um mês de capacitação presencial e a distância para os agentes, além de mais um mês de preparação para as atividades de campo. Neste ciclo, 200 empresas serão orientadas, metade delas atendidas nos oito primeiros meses. O trabalho do agente é visitar os empreendimentos identificar as necessidades e os pontos de melhoria e traçar um plano de ações com soluções inovadoras a partir da Metodologia de Gestão de Inovação do Programa ALI.

Já o Orientador terá a missão de sistematizar os gargalos tecnológicos a partir das demandas tecnológicas das empresas e promover a aproximação dessas com o ecossistema de inovação a partir de encontros, seminários e workshops, como também orientar os ALI.

O Agente Local de Inovação é um facilitador para implantação da metodologia de inovação nos pequenos negócios. “Trata-se de uma oportunidade não somente para consolidar uma carreira profissional mas para enriquecer o conhecimento desse candidato selecionado”, explica a gestora do ALI, Algéria Varela.  Ela acrescenta que é importante que o candidato tenha experiência em atividades de tecnologia e inovação, pois conta pontuação no critério de seleção, apesar de não ser obrigatório nem eliminatório para a escolha.

Áreas

“O ideal é que o candidato seja graduado nos cursos de Engenharia, Tecnologia da Informação, Economia, Design Nível Superior, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Administração, mas que isso não impede de que graduados de outros cursos também se inscrevam”, a gestora do ALI.

Algéria Varela ressalta também a importância de o empresário estar conectado com tecnologia e informação. “Hoje a inovação está no dia a dia das pessoas, aplicativos que melhoram o serviço, inovar é um diferencial para qualquer empresa, e como fazer isso? Você pode inovar no atendimento da sua empresa, na relação com o cliente, tudo que precisa é pensar de forma criativa”.

Para concorrer os candidatos a agentes precisam ter concluído o ensino superior – bacharelado, licenciatura e tecnólogo, entre dezembro de 2009 e dezembro deste ano (2019), até 10 anos de graduado. Currículo atualizado cadastrado na plataforma Lettes. Já para a função de orientador exigido um título de Mestrado ou Doutorado, participação em projetos de pesquisas, experiência de orientador de graduandos e pós-graduandos e experiência mínima de 6 anos em atividades de extensão, desenvolvimento de tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br 
http://www.facebook.com/SebraeRN 
http://www.twitter.com/SebraeRN 
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911  

 
divulgação
 
Em uma grande reunião de fornecedores e parceiros nos salões do Olimpo Recepções, em Natal, a Rede Favorito Supermercados marcou outubro, mês de aniversário, com uma animada festa para celebrar os seus 11 anos de atuação no Rio Grande do Norte. Na oportunidade, a diretoria anunciou um crescimento de 27% em relação ao ano de 2018 e anunciou o plano de modernização e melhoras em todas as suas unidades. Durante o evento, os principais fornecedores da rede foram premiados. 
 
Com nove lojas no estado, a rede atingiu mais de dois dígitos de crescimento de faturamento pelo quarto ano seguido. Nos próximos meses, a empresa deve seguir o plano de modernização de todas as suas lojas. "Nos últimos dois anos, o Favorito adquiriu cinco lojas. Portanto, estamos seguindo com o nosso trabalho de consolidação e modernização de todas as nossas unidades. Queremos que todas estejam dentro de um alto padrão de qualidade no serviço e atendimento", destacou Vinicius Gama, diretor comercial da rede. 
 
A loja de Ponta Negra segue seu processo de mudanças, que deve ser concluído no primeiro trimestre de 2020. "Vamos lançar um padrão de alto nível na nossa unidade de Ponta Negra, será uma espécie de loja conceito. Na realidade, esse é um presente que estamos devolvendo para os nossos clientes, que nunca deixaram de abraçar essa unidade", explica Vinicius.  
 
Família Gama com mais de 30 anos de Varejo
 
Fruto do trabalho iniciado pelo comerciante Venício Gama, no município de Macaíba, há mais de três décadas, a rede ganhou a bandeira Favorito há exatos 11 anos e atualmente atua em cinco municípios do Rio Grande do Norte. "Começamos de forma humilde, em Macaíba, mas sempre sonhando grande. Participamos de outras redes, mas há 11 anos resolvemos investir na nossa própria marca e hoje colhemos os frutos desse trabalho árduo", destaca o diretor presidente da rede.
 
O Favorito atualmente atua em Natal (Ayrton Senna, Ponta Negra e zona Norte), Macaíba, Canguaretama, Goianinha e Parnamirim, mas pretende seguir com seu plano de expansão. "É um trabalho que exige muito planejamento e trabalho diário. Os potiguares conhecem a nossa qualidade e, por essa razão, planejamos cada novo passo. Estamos muito felizes em alcançar nove lojas nesses primeiros onze anos, mas vamos seguir trabalhando para ampliar ainda mais a nossa marca", destaca Venício Gama.

A maior e mais representativa Frente Parlamentar do Congresso Nacional, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), realizará reunião com seus membros nesta sexta-feira (18), às 10h, no estande do Ministério da Agricultura, durante a Festa do Boi 2019.

A reunião vai contar com a presença do presidente da FPA Alceu Moreira (DEM/RS) e tem como anfitrião o deputado federal Beto Rosado (PP/RN) - único parlamentar do estado membro da Frente. São esperados cerca de 20 parlamentares da FPA, a bancada federal do Rio Grande do Norte e representantes do poder legislativo estadual.

“O encontro tem como principal objetivo ouvir os setores produtivos do Rio Grande do Norte, para que no âmbito legislativo possamos contribuir e construir leis que assegurem o fortalecimento dos produtores e criadores de forma sustentável”, declarou Beto.

Participam do encontro: representantes do Ministério da Agricultura e Abastecimento, Secretaria Estadual da Agricultura, além dos setores produtivos como a carcinicultura, pesca, fruticultura irrigada, pecuária, agricultura familiar, entre outros.

 

Serviço:

Reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária

Dia: 18/10

Horário: 10h

Local: Estande do Ministério da Agricultura no Parque Aristófanes Fernandes

O Brasil está acompanhando uma tendência mundial de transformação no mundo dos negócios referente ao compromisso das empresas em manter ações de responsabilidade social e projetos que visam promover melhorias para diversas camadas da população e gerar impacto socioambiental positivo.

A grande novidade nos últimos anos e que vem aumentando na realidade empresarial brasileira é a chegada de uma nova geração de empresas que está fomentando uma mudança social positiva, buscando aliar lucro e impacto positivo na sociedade - os chamados negócios de impacto. Eles surgiram como um caminho para empreendedores que oferecem produtos e serviços que, por exemplo, reduzem a vulnerabilidade da população de baixa renda ou promovem o consumo de forma consciente diminuindo o prejuízo ao meio ambiente, mas que também obtém um retorno financeiro.

Para dar visibilidade e conectar os negócios de impacto, as organizações sem fins lucrativos e as ações de responsabilidade social que visam desenvolver iniciativas do bem é que surgiu o Impacta Nordeste, o primeiro portal do Nordeste que será a voz ativa de empreendedores sociais da região.  A plataforma será lançada hoje, às 18h, no SEBRAE, em um painel intitulado “Desafios e Oportunidades do Empreendedorismo Social no Nordeste”, com a participação de Júlio Ledo, consultor nacional do SEBRAE para Negócios de Impacto, e Marcello Santo, idealizador do portal, empreendedor social e gestor de projetos.

Criado por uma empresa potiguar, a Visão Social, o portal tem como objetivo promover a união de quem faz e ajudar quem quer fazer. “Seremos um espaço para conectar, capacitar, divulgar e mobilizar os negócios de impacto, projetos sociais e ações de responsabilidade social que pretendem transformar positivamente a região”, explica Marcello Santo, diretor-fundador do portal e da Visão Social – Soluções de Impacto.

O Impacta Nordeste (www.impactanordeste.com.br) é uma plataforma que vai integrar os diferentes atores de iniciativas sociais (empreendedores sociais, sociedade civil, poder público e setor privado) e suas necessidades, fomentando o ecossistema de negócios de impacto, das organizações sociais e dos projetos transformadores.  “Entendemos que há um enorme potencial e diversas oportunidades para quem quer transformar a realidade social da região de forma criativa e inovadora. Acreditamos que a comunicação, o conhecimento e o engajamento são ferramentas fun damentais para empoderar esses agentes em sua missão e gerar novas oportunidades”, afirma Marcello.

O portal vai reunir, em um único espaço, informações e notícias sobre negócios de impacto, projetos sociais e iniciativas de responsabilidade social no Nordeste, e oferecerá serviços relevantes para os empreendedores sociais. Através do portal, será possível iniciar uma campanha de financiamento coletivo, ver editais abertos, obter conhecimento através de cursos, palestras e pesquisas, anunciar e ver oportunidades de emprego na área, expor seu negócio ou organização para investidores. Para isso, o portal conta com vários parceiros de relevância nacional como: Sebrae, a Pipe.Social – plataforma-vitrine que conecta quem investe e fomenta o ecossistema de impacto, Prosas - platafor ma de seleção e monitoramento de projetos sociais que articula patrocinadores, empreendedores sociais e cidadãos, e a Benfeitoria uma plataforma de crowfunding (financiamento coletivo) para projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental.

Negócios de impacto, responsabilidade social e empreendedorismo social

Em 2006, Muhammad Yunus, o conhecido “banqueiro dos pobres”, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento ao seu projeto de microcrédito que promoveu a redução da vulnerabilidade da população mais carente em Bangladesh. Esse é considerado o primeiro negócio social e desde então esse modelo tem se expandido pelo mundo com uma visão de que é possível obter resultados financeiros e gerar um impacto social ou ambiental de forma positiva.

As principais características de um negócio de impacto são: ser um modelo de negócio que garante a rentabilidade e não depende de doações ou subsídios; apresentar inovação no modelo de negócio; vender um produto ou serviço que contribui para melhorar a qualidade de vida da população e que esse produto ou serviço principal seja capaz de sustentar financeiramente a empresa, de forma que ela não dependa de doações ou captação de recursos para as suas operações; ter potencial para operar de maneira eficiente; existir comprometimento do empreendedor e de sua equipe em melhorar a qualidade de vida de um determinado grupo de pessoas .

Já a responsabilidade social, um termo mais familiar para empresários, investidores e população em geral, resumidamente, é uma forma de gestão empresarial/institucional que se busca uma relação ética e transparente com todos os públicos com os quais a empresa se relaciona e pela promoção de ações que impulsionem o desenvolvimento social e sustentável da sociedade. Essa postura tem se tornado um diferencial em relação ao público consumidor que tem buscado cada vez mais exercer um consumo consciente, por meio, da aquisição de bens e serviços de empresas que se comprometem com o bem-estar da sociedade e a satisfação do cl iente.

Sobre a Visão Social – Soluções de Impacto

A Visão Social é uma consultoria especializada em criação e gestão de projetos e negócios sociais, formada por um coletivo de empreendedores e profissionais de diferentes setores que se uniram com o propósito de aplicar seus conhecimentos para o desenvolvimento de iniciativas sociais de forma inovadora.

Dentre seus objetivos está o de ajudar empresas, organizações e pessoas, de forma colaborativa e efetiva, a impulsionarem suas iniciativas sociais, maximizando o impacto, minimizando os custos, sempre visando sua sustentabilidade.

Sempre em busca de oportunidades que gerem impacto positivo na sociedade, ela também apoia projetos inovadores, cria iniciativas próprias e “conecta os pontos”. Conheça a Visão Social: www.visaosocial.org.

Serviço:

Lançamento Portal Impacta Nordeste com o Painel “Desafios e Oportunidades do Empreendedorismo Social no Nordeste” - Júlio Ledo, consultor nacional do SEBRAE para Negócios de Impacto e Marcello Santo - idealizador do portal
Hoje - 18h
Sebrae - Av. Lima e Silva, 76 - Lagoa Nova

divulgação

 

Em sessão especial realizada nesta segunda-feira, no Parque de Exposição Aristófanes Fernandes, em comemoração aos 60 anos da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC), o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) homenageou o agropecuarista Eduardo Melo, diretor institucional da entidade. 

Para Tomba Farias, a escolha pelo nome de Melo deve-se a sua trajetória e serviços prestados para a consolidação da Festa do Boi no cenário do agronegócio do Brasil. "Ao longo dos anos, Eduardo Melo tem trabalhado pelo fortalecimento da ANORC, conseguindo emendas parlamentares que contribuíram para que a entidade seja sólida e operacional, com capacidade de realizar anualmente um evento agropecuário que se destaca nacionalmente", disse o deputado.  

Após o recebimento da homenagem, Eduardo Melo, que também é leiloeiro oficial rural, destacou a gratidão pela honraria recebida e disse que a iniciativa o estimula a cada vez mais trabalhar pelo fortalecimento da agropecuária potiguar e da própria da Festa do Boi. 

“Para mim foi motivo de uma grande emoção receber essa homenagem. Espero continuar contribuindo com o desenvolvimento do agronegócio no Rio Grande do Norte, ressaltou.

O Grupo de Trabalho composto por secretários e técnicos de oito pastas do Governo do Estado se reuniu na tarde desta terça-feira (1) com representantes do Departamento Regional Nordeste do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O intuito foi apresentar oportunidades de Parcerias Público-Privadas em diversos setores econômicos do Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças.

“Este foi um primeiro de muitos encontros para definirmos possíveis concessões em áreas fundamentais ao desenvolvimento do Estado. Segmentos como o turismo, o saneamento, a infraestrutura de modais aquaviário, ferroviário e aeroviário, infovias e outras possibilidades no campo dos parques de energia eólica e solar, no parque tecnológico e científico... São possibilidades que precisam ser avaliadas, tanto pela viabilidade econômica como pelo fundo garantidor dessas parcerias”, comentou o titular da Seplan, Aldemir Freire.

Este grupo de trabalho foi criado via Decreto do Governo do Estado, no último dia 18 de setembro, para estudar a reformulação do marco regulatório estadual das PPP’s. O objetivo da construção das novas regras é a celebração de contratos de concessão nas modalidades patrocinada e administrativa, com mais transparência e agilidade. No próximo dia 16 de outubro, este Grupo de Trabalho promoverá um seminário para discutir o assunto.

Além de Aldemir Freire, participaram desta primeira reunião os secretários de Gestão e Articulação Institucional, Fernando Mineiro; de Infraestrutura, Gustavo Rosado; de Turismo, Aninha Costa, além do economista e da administradora do Departamento Regional Nordeste do BNDES, Tagore Villarim e Juliana Ferreira, respectivamente, e técnicos das secretarias.

divulgação

Tem início nesta terça-feira (1º) em Paris, a IFTM Top Resa, principal feira de turismo francês destinada ao mercado B2B. A participação do Rio Grande do Norte está em consonância com as ações inseridas no plano estratégico e de marketing vigente no estado, que aponta o mercado francês como um mercado internacional de grande potencial de demanda turística para o RN.

A IFTM Top Resa se apresenta como um evento consolidado do setor, reunindo grandes destinos internacionais, operadoras, companhias aéreas e oportunidades de negócios diretos e indiretos.

“Os benefícios gerados com o aumento da demanda internacional de turistas para o Rio Grande do Norte é refletido diretamente na economia local. Precisamos trabalhar os mercados com potencial fora da América do Sul”, declara a secretária de turismo, Aninha Costa.

O Rio Grande do Norte é o único destino brasileiro presente no estande Village Brasil, espaço que irá agregar vários operadores de turismo.

Para o presidente da Emprotur, Bruno Reis, que estará em Paris representando o RN, a Top Resa é o único salão da França que oferece a participação simultânea de diversos segmentos da área. “Vamos nos reunir com operadores de turismo e agentes de viagens franceses para alinhar novas possibilidades de produtos para nosso destino utilizando os voos diretos que vem de Paris a outras cidades do nordeste como ponto de conexão para chegar com mais facilidade em Natal, o turista francês busca por experiências e será excelente demonstrar nosso potencial para esse público”, destaca.

Moraes Neto

Um reconhecimento público, uma valorização do trabalho de policiais que se destacaram no exercício de sua função, foi isso que foi visto na noite da quinta-feira 26 de setembro na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, quando foi entregue aos policiais Aristelo da Silva Paiva, 1°Sgt PM ; Francisco Sidneide Leite Mendes, Cb PM e Manoel Jorge de Morais Júnior, Cb PM, a medalha Policial Amigo do Comércio.  

 Os policiais foram responsáveis  por prender dois adolescentes após realizarem arrastão em um restaurante na Zona Leste de Natal. Todo o produto do roubo foi recuperado e entregue as proprietários. A medalha Policial Amigo do comércio foi instituída este ano pela CDL Natal como forma de reconhecer e agradecer o trabalho de policiais.

 A entrega da medalha aconteceu durante a 5ª do lojista, reunião informal entre associados da CDL Natal e convidados. Nesta edição contou com a presença com o vice-governador Antenor Roberto Soares e do secretário de Segurança Pública e Defesa Social Coronel Araújo.



Twitter