NATAL PRESS

O governador Robinson Faria se reuniu na manhã desta quinta-feira (15) com secretários de estado, o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Carlos Araújo, e o gerente executivo do banco, Ricardo Mariz para discutir o andamento de obras viárias e de saneamento no RN. O encontro aconteceu no escritório da CEF, em Natal, e contou com a participação do secretário de Gestão de Projetos, Vagner Araújo, o diretor geral do DER, Jorge Fraxe e o diretor presidente da Caern, Marcelo Toscano.

Dentre os assuntos discutidos estiveram as obras de saneamento da capital, o viaduto do anel viário (arco metropolitano), Centro de Convenções e outras ações de mobilidade. “Fiz questão de acompanhar pessoalmente a reunião técnica e conferir o andamento da liberação de crédito para obras importantes para o estado. Discutimos sobre a construção de um túnel no cruzamento das avenidas Prudente de Morais e a Integração, melhorando o tráfego de veículos e diminuindo gargalos. Além disso, falamos sobre os projetos da Estrada da Produção, que liga São Tomé a Cerro Corá; a ponte entre a Barra de Cunhaú e Sibauma, na região de Pipa, e a Via Verde, uma nova estrada ligando a Avenida Maria Lacerda com a RN-313, em Nova Parnamirim”, detalhou Robinson.

O secretário Vagner Araújo informou que “a reunião tratou de obras já em andamento, de recursos já disponíveis e também houve encaminhamentos para liberação de empréstimo aprovados pela Assembléia Legislativa. Agora precisamos agilizar a autorização do tesouro nacional para a viabilização de novos trechos de estrada e obras nas áreas de saúde e segurança pública”.


A Prefeitura do Natal concluiu no último sábado (03) o pagamento da folha do funcionalismo municipal referente ao mês de janeiro,  injetando na economia da capital potiguar R$ 55 milhões. Até o último dia 31 de janeiro, a gestão municipal havia quitado 88% da folha dos servidores — portanto, dentro do próprio mês trabalhado. O Município possui pouco mais de 21 mil funcionários que atuam nos órgãos da administração direta, indireta e autarquias.

 

O Executivo municipal informa ainda que efetuará no próximo dia 16 o pagamento do benefício correspondente ao terço de férias para todo o magistério municipal. Para o prefeito Carlos Eduardo, a regularização do pagamento dos servidores públicos do Município só foi possível graças ao empenho e ao acompanhamento rigoroso das receitas e despesas pela equipe econômica da administração que dedica todos os esforços para colocar em dia o salário do funcionalismo. “As receitas reagiram em janeiro, racionalizamos ainda mais os nossos gastos e mostramos que os servidores têm prioridade na nossa gestão com o pagamento dos salários de janeiro antes do quinto dia útil. É Natal reagindo em meio à crise”, aponta o prefeito.

Neste fim de semana, de 02 a 04 de fevereiro, acontece a 96ª edição do tradicional Feirão G12 no Partage Norte Shopping. Considerado um dos maiores feirões do Rio Grande do Norte, esta é uma grande oportunidade para trocar de carro sem gastar muito.

São mais de 400 veículos seminovos, das mais variadas marcas e modelos com procedência e garantia, que estarão à venda no estacionamento do shopping, com taxas de 0,99% ao mês, das 8h às 19h.

Essa será uma das melhores oportunidades para quem deseja comprar seu primeiro veículo ou até mesmo trocar por um modelo mais novo. O grupo organizador do evento afirma que, ao longo de todas as edições, os clientes sempre se mostraram satisfeitos com os veículos comercializados.



Serviço:
Feirão G12 Veículos
Data: 02 a 04 de Fevereiro de 2018;
Horário: 8h às 19h;
Entrada: Gratuita;
Local: Estacionamento do Partage Norte Shopping Natal;
Endereço: Avenida Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi;
Telefone: (84) 3674-8200 | 98189.8899 (WhatsApp)
Facebook: partagenatal | Twitter e Instagram: @partagenatalax

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou nesta 5ª feira (11) a lista de distribuidoras finalistas do Prêmio IASC 2017, o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor, que reconhece as distribuidoras mais bem avaliadas com base na percepção do consumidor residencial, aferida por meio de pesquisa de opinião realizada com consumidores de todo Brasil.

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, é finalista na 18ª edição do Prêmio na categoria Nordeste, concorrendo com a Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe) e a Energisa Paraíba Distribuidora de Energia S.A. (Energisa Paraíba).

Na última edição do Prêmio IASC, entregue em novembro de 2016, a Cosern ficou em 1º lugar entre as empresas com mais de 400 mil consumidores. O índice de satisfação dos consumidores com a Cosern foi de 77,91(confira abaixo outros reconhecimentos importantes da Concessionária potiguar em 2017).

Para o diretor presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, o reconhecimento do consumidor e a boa prestação de serviço são fatores essenciais a qualquer empresa, especialmente aquelas de prestação de serviço público como é o caso da Cosern. “É uma honra para nós já estamos entre as três melhores do Nordeste e isso só aumenta a nossa responsabilidade junto aos mais de 1,4 milhão de potiguares que são nossos clientes”, disse Ciarlini.

A cerimônia de premiação está marcada para o dia 1º de fevereiro, às 16h, no auditório Cepat, localizado na sede da ANEEL, em Brasília. Na oportunidade, serão entregues troféu, certificado e um selo às vencedoras, que poderão utilizar no material de divulgação de cada empresa.

A pesquisa foi realizada pela empresa Datamétrica Contact Center Ltda. no período de 19 de agosto a 1º de novembro de 2017. Foram entrevistados 24.926 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 584 municípios atendidos pelas 96 distribuidoras, sendo 58 concessionárias e 38 permissionárias.

Entenda o índice

Divulgado anualmente pela ANEEL desde 2000, o IASC retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua.

Desde abril de 2017, com fundamento nos Procedimentos de Regulação Tarifária – Proret, a variação anual do IASC faz parte do componente de qualidade do fator X nas revisões tarifárias periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.

Para a 18ª edição da pesquisa, o regulamento do Prêmio IASC foi revisado e a categoria IASC Brasil Concessionárias foi dividida em duas: IASC Brasil até 400 mil unidades consumidoras e IASC Brasil acima de 400 mil unidades consumidoras. Também foi instituído um escore mínimo de 60 pontos para que as distribuidoras sejam premiadas.

Outros reconhecimentos importantes da Cosern em 2017

Ao longo do ano passado, a Cosern foi reconhecida por diversas instituições locais e nacionais pela qualidade dos serviços prestados, a satisfação dos clientes, a segurança com a qual desenvolve suas atividades junto à comunidade e seus colaboradores, a gestão de pessoas, o respeito ao meio ambiente por meio da sustentabilidade e a responsabilidade social e como empresa que mais investe em cultura no Rio Grande do Norte.

Confira a lista por setores:

SETOR ELÉTRICO

Destaque Prêmio ABRADEE 2017

A Cosern foi reconhecida a 3ª melhor distribuidora de energia elétrica da região Nordeste e a 5ª melhor do Brasil no Prêmio ABRADEE 2017, entre as 31 concessionárias de energia elétrica do país com mais de 500 mil consumidores.

Prêmio Eletricidade Moderna 2017

A Cosern alcançou o primeiro lugar na categoria melhor desempenho em engenharia, dentre as concessionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil que disputaram a premiação no grupo empresa estadual.

Medalha Eloy Chaves

Premiação concedida desde 1980 pela Associação Brasileira de Companhias de Energia (ABCE) às empresas que se destacam na área de segurança. A Cosern alcançou a categoria Bronze entre as distribuidoras de energia elétrica brasileiras com mais de 2 mil empregados.

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Selo Energia Sustentável

A Cosern recebeu o Selo Energia Sustentável do Instituto Acende Brasil para o período 2017-2019, depois de rigoroso processo de avaliação em 2016, alcançando a certificação no nível prata.

Ranking XV Benchmarking Brasil

Cosern destacada em 4º lugar dentre as melhores práticas Socioambientais da revista Benchmarking Brasil no ranking dos detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade-Socioambientais, com o case do projeto Paxuá e Paramim.

Mérito em Solidariedade – LBV

Reconhecimento destacado à Cosern pela valiosa contribuição que a empresa oferece em prol das crianças, das gestantes e das idosas atendidas diariamente pela instituição LBV (Legião da Boa Vontade) no RN.

CULTURA

Troféu Top of Mind 2017

Troféu conferido a Cosern por ser destacada como a empresa que mais investe no setor cultural no estado do Rio Grande do Norte, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.

Troféu 7 de Agosto

Prêmio concedido à Cosern, pela revista Foco Nordeste, por se destacar como a instituição não governamental que mais apoia, mais incentiva e mais promove a cultura no estado do Rio Grande do Norte.

Troféu FINC 2017

A Cosern recebeu, por mais um ano, homenagem em reconhecimento pelo incentivo à cultura durante a realização da VIII edição do FINC 2017 (Festival Internacional de Baía Formosa), mostra de cinema realizada ao ar livre, no município de Baía Formosa, litoral sul do RN.

Medalha Djalma Marinho Mérito Cultural

Condecoração recebida pela Cosern em reconhecimento às ações e investimentos direcionados ao fortalecimento e divulgação da produção da arte e da cultura do Rio Grande do Norte, durante a premiação Troféu Cultura.

GESTÃO DE PESSOAS

Great Place To Work - Brasil

Melhores empresas para Trabalhar 2017 - a Cosern foi destacada como uma das 30 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, entre as melhores multinacionais de médio-porte do País, em pesquisa do Great Place to Work.

Fotos: Canindé Soares e Maurício Cuca/Cosern/Divulgação

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

A Prefeitura do Natal concluiu nesta quinta-feira (28) o pagamento do décimo terceiro de todo o funcionalismo público municipal entre ativos, aposentados e pensionistas da administração direta e indireta.

A folha de pagamento do mês de novembro dos ativos, aposentados e pensionista também já foi concluída.

O Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte – CORECON/RN, diante do caótico cenário fiscal do Estado, que culminou com a divulgação pelo Governo do RN sobre a folha de pagamento dos servidores, aos quais não receberão – como é de direito – o décimo terceiro salário, bem como os proventos do mês de dezembro, além dos atrasos em relação aos salários de novembro/2017, se solidariza com os funcionários públicos e seus familiares, ciente do enorme transtorno que a atual situação traz, também, diante do período natalino e das  festas de final de ano.

Ressaltamos que, este cenário de ‘crônica da morta anunciada’ das finanças do Estado do Rio Grande do Norte, a bem da verdade, foram originados, também, em governos anteriores, esses, postergando medidas urgentes para ajustar as contas e a realidade fiscal do Estado , se agravando no Governo atual.

Há tempos, os economistas do RN, entre outras entidades, como a Fecomércio, vêm alertando para a desproporcionalidade dos repasses das Receitas Correntes Líquidas – RCL, ao Poder Legislativo e, notadamente, ao Judiciário, acima da média nacional.

Não se concebe que, em um Estado pobre como o RN, esses Poderes tenham sucessivas sobras orçamentárias, sendo suficientes, inclusive, para cobrir a folha do décimo terceiro dos servidores públicos. E que, essas sobras de origem do caixa único do Governo do Estado, não sejam devidamente devolvidas aos reais e legítimos detentores, o Governo, emanado constitucionalmente pelo povo, ao qual o elegeu.

Assim, conclamamos mais uma vez, aos Três Poderes constituídos, a promoverem uma repactuação orçamentária, em nome da Governabilidade do Estado.

É urgente a prática dos princípios da solidariedade, do bom senso e da moralidade pública, antes que os carros blindados não sejam suficientes para resistir ao clamor popular, que tem levado ao então pacato RN, a tamanha insegurança, precarização da educação e da saúde pública.

   Ricardo Valério Costa Menezes

          Presidente CORECON-RN


O governador Robinson Faria se reuniu na manhã desta segunda-feira, 18, com o Fórum dos Servidores Estaduais para tratar do trabalho que vem sendo desenvolvido visando ao pagamento dos salários do funcionalismo.

Robinson informou aos servidores que tem reunião marcada para as 18h de hoje com o presidente da República, Michel Temer, em Brasília, para que seja editada a Medida Provisória que autoriza a liberação de R$ 750 milhões. A liberação deste valor já foi autorizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), após um longo trabalho de articulação do governador junto aos ministros daquela Corte.

“Venho trabalhando em Brasília há várias semanas para liberar os recursos. O nosso compromisso é aplicar todo o valor no pagamento de pessoal para atualizar a folha de pagamentos”, afirmou Robinson Faria aos dirigentes sindicais das várias categorias representativa do conjunto dos servidores.

O Governador também informou que a administração estadual reivindica ao Governo Federal que o recurso de R$ 1,7 bilhão referente ao Fundeb, garantido ao Estado em vitória jurídica, possa ser destinado, ao menos em parte, para pagamento de servidores da educação aposentados.

Também foi explicada outra medida do Governo do Estado que, através do Procurador Chefe do Estado, Francisco Wilkie e do secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, trata hoje em Brasília, em audiência no STF, da devolução ao Executivo das sobras do orçamento dos demais poderes. Os secretários participam hoje de audiência de conciliação a respeito do assunto.

O Governador se comprometeu a dar uma posição, até a noite de hoje, sobre o pagamento de novembro aos servidores que têm salários de até R$ 3 mil e informou que pretende anunciar o restante do calendário logo que confirmado o repasse federal ao RN.

divulgação

 

O Presidente do Sindicato dos Bugueiros Profissionais do RN (SINDBUGGY/RN), Luiz Thiago disse em entrevista que o empreendimento de 1,5 bilhão de dólares vai impactar a economia do Estado. O Presidente disse também que a construção dos dois resorts e das casas de alto padrão da rede hoteleira Six Senses vai incrementar definitivamente o turismo do RN.

O empreendimento será construído no município de Baia Formosa em uma área de cerca de cinco hectares e terá espaços para spas, atividades esportivas, campo de polo, pesca, planetário, além de um centro de proteção de tartarugas.

“Nossa categoria recebeu com alegria a notícia da construção de um grande empreendimento que vai mudar o litoral sul do RN. Os 730 bugueiros parabenizam o Governador Robinson Faria pelo benefício do investimento que colocará nosso Estado no roteiro de lugares seletos para um público de alto nível e agradecem em especial, ao secretário de Turismo do Estado, Ruy Gaspar pelo brilhante trabalho que vem realizando na pasta e pela parceria com os bugueiros”, disse Luiz Thiago.

Segundo as informações dos representantes dos investidores poloneses estão previstos 400 novos empregos diretos e 4 mil indiretos para o município.

Detalhes de uma dúzia de obras em andamento no Rio Grande do Norte serão apresentados amanhã (23) durante a 73ª Reunião do Polo Costa das Dunas, promovida no Centro de Convenções de Natal a partir das 9h30. O encontro, presidido pelo titular da pasta estadual de Turismo, Ruy Gaspar, é aberto à imprensa.

 

Das 12 obras discutidas durante o evento, três são de competência da Setur RN. O arquiteto da secretaria, Carlos Ribeiro Dantas irá palestrar a respeito das obras do Complexo Cultural da Rampa, de ampliação do Centro de Convenções de Natal, e das Praças do Centro Histórico de Natal.

 

O diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), general Jorge Ernesto Fraxe comentará a situação atual das obras do acesso Sul do Aeroporto, da RN 160 entre São Gonçalo do Amarante e Macaíba, da Moema Tinoco, da estrada de acesso ao resort Vila Galé, da estrada de acesso entre Pitangui e Jacumã, a estrada de Pipa, e Ponta Negra/Via Costeira ao lado do box da PM.

 

De competência federal e de interesse estadual, duas obras serão explicitadas por representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit): a BR 304 (Reta Tabajara), e o viaduto do Gancho de Igapó, em Natal.

 

POLO SERIDÓ

 

Após reuniões nos polos Agreste/Trairi, Serrano e Costra Branca, a comitiva da Setur RN estará reunida com representantes dos municípios integrantes do Polo Seridó, na terça-feira, dia 28. O encontro acontecerá em Serra Negra do Norte, na Chácara Nova Vida, a partir das 9h.

 

E no próximo 12 de dezembro acontece o encontro do Conselho Estadual de Turismo (Conetur), finalizando o ciclo de encontros dos cinco polos turísticos do Rio Grande do Norte. Desde o início desta gestão, a Setur RN tem mantido a regularidade trimestral dessas reuniões.

A Oi investiu R$ 22,1 milhões no Rio Grande do Norte, de janeiro a setembro desse ano, o que representa um crescimento de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado. No Brasil, o total de investimentos atingiu R$ 3,8 bilhões, com crescimento de 11,6% no mesmo período. A companhia implantou no estado cinco novos sites de telefonia móvel e ampliou e modernizou mais 78 sites. Mais de 832 portas de banda larga foram instaladas para o atendimento aos clientes que querem usufruir do serviço de internet da companhia. A operadora está priorizando a modernização da infraestrutura e expansão da capacidade da rede, a realização de ações preventivas com aumento de produtividade e a digitalização para oferecer uma melhor experiência aos clientes. A Oi oferece cobertura 4G nas cidades de A Oi oferece cobertura 4G nas cidades de Natal, Mossoró e Parnamirim.

 

Os investimentos em rede, aliados à melhoria da qualidade do atendimento e na oferta de serviços que são desenvolvidos de acordo com as preferências dos consumidores resultaram num aumento de 2,3% na receita líquida de serviços do terceiro trimestre de 2017 em comparação com o segundo trimestre do ano. A receita líquida do segmento Residencial aumentou 4,2% comparada ao segundo trimestre de 2017, explicado principalmente pela expansão das receitas de banda larga e TV paga, impulsionadas pelo crescimento da base das ofertas do Oi Total e Oi Total Play.

 

“Estamos vivendo um ponto de inflexão importante porque estamos vendo uma recuperação da economia no terceiro trimestre. Na Oi conseguimos aumentar as vendas do Oi Total,  produto convergente que garante receita mais alta; tivemos crescimento das recargas do pré, que tem correlação com a melhora da curva de desemprego; e, conseguimos, inclusive, registrar crescimento de 0,6% no número de clientes no B2B. Esse número não era positivo desde 2014. E estamos falando de clientes corporativos: pequenas e médias empresas, grandes clientes e governo”, afirma Marco Schroeder, CEO da Oi.

 

A companhia também vem registrando melhorias na experiência dos clientes com a redução contínua dos indicadores de reclamação dos clientes. Na Anatel, as reclamações caíram 13,9% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado e, no JEC, a queda foi de 33,7% no mesmo período.

 

 

Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informacoes privilegiadas e/ou de carater confidencial, nao podendo ser retransmitida sem autorizacao do remetente. Se voce nao e o destinatario ou pessoa autorizada a recebe-la, informamos que o seu uso, divulgacao, copia ou arquivamento sao proibidos. Portanto, se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, nos informe respondendo imediatamente a este e-mail e em seguida apague-a.



Twitter