NATAL PRESS

A Vigilância Sanitária de Natal segue atuando para garantir que os serviços oferecidos para a população seja o de melhor qualidade possível. Nesta terça-feira (11), o Núcleo de Informação, Comunicação e Educação (NIEC) promoveu uma capacitação com os estabelecimentos que irão trabalhar no Carnatal e Halleluya 2018 na venda de alimentos. 

Com esse tipo de ação, a Vigilância Sanitária busca que os alimentos vendidos por esses estabelecimentos estão dentro do padrão esperado. “São festivais que atraem um grande público. Então, todo o processo, desde a produção dos alimentos até a venda, exige um nível de organização precisa ser muito grande e a Vigilância Sanitária atua para garantir que a população esteja consumindo o alimento em boas condições”, destacou Sônia Fernandes, integrante do NIEC. 

Além da capacitação, a Vigilância também fará a fiscalização no local que os eventos irão acontecer.

divulgação



A água de coco, produto bastante conhecido no Nordeste, está sendo fruto de um estudo de pesquisadores potiguares na área de suplementação para atletas. O projeto se divide na criação de um suplemento energético em gel e uma barra de proteína. Cada um desses suplementos foi estudado para uma modalidade esportiva específica e o principal objetivo é fazer produtos de alta tecnologia com um preço de custo baixo para os consumidores.

O trabalho conta com a participação de professores e alunos do Curso de Educação Física da Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, e é uma parceria dentro de uma pesquisa de doutorado realizada na UFRN por meio da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio).

O projeto desenvolvido pelo Prof. Thiago Renne Filipe é um gel, destinado para atletas de atividades aeróbicas de longa duração. Já no caso do Prof. Nailton Albuquerque Filho, a pesquisa consiste em uma barra de proteína para atletas de musculação. De acordo com o Prof. Nailton, a água de coco foi escolhida por ser rica em nutrientes e por possuir um maior tempo de conservação.  

“Nós moramos na Cidade do Sol onde muitas pessoas tomam água de coco constantemente e pelo fato de ser uma fruta abundante em nosso estado. Escolhemos esse material para ser a base dos nossos produtos. Já foi provado que a água de coco é um repositor hidroeletrolítico muito eficaz e barato. Nós optamos por trabalhar com o produto desidratado, ou seja, em pó, e fazer os suplementos".

O processo de pesquisa foi realizado de forma aguda, ou seja, a reação do metabolismo dos atletas não foi avaliada a longo prazo e, sim, em um espaço de tempo curto. O processo se deu por meio de análises sanguíneas. Na ocasião, marcadores sanguíneos apontam se o atleta está tendo uma melhor recuperação e se ele está respondendo a uma boa hipertrofia.

Atualmente, a busca por um estilo de vida mais saudável e por produtos de origem natural está em alta. “Nós acreditamos que com a chegada da mercadoria no mercado os consumidores poderão alcançar os objetivos desejados de uma forma mais rápida e sem agredir tanto o organismo e com um preço accessível para tosos os consumidores”, complementa o Prof. Thiago.

Através do Núcleo de Avaliação e Prescrição do Exercício (Napex), alunos do Curso de Educação Física da UnP contribuíram para o desenvolvimento do estudo. Por meio de estudos e pesquisas, foi possível o exercício de aplicar os conteúdos aprendidos em sala de aula e estimulá-los a ingressarem no mundo da pesquisa acadêmica.

O Projeto Mulher 365 - O Cuidar passa por todas as Estações, criado para intensificar as ações de prevenção ao câncer do colo de útero e o cuidado da mulher de forma integral, ofertando diversos serviços de promoção à saúde para o público feminino, que se estende e contempla os familiares, realizou mais de 15 mil atendimentos ao longo de 2018.

As ações acontecem uma vez por mês, aos sábados, com temas específicos do mês, onde unidades de saúde são escaladas por distrito, para atender as mulheres que não podem ir a uma unidade de saúde durante a semana, portando Cartão SUS e documento de identificação.

Este ano foram oferecidos coletas de exames preventivos, testes rápido de HIV/Sífilis/Hepatites, aferições de pressão arterial, testes de glicemia capilar, vacinação, consultas ginecológicas, clínico geral e pediatria, atendimentos odontológicos, dispensação de medicamentos, hipoclorito de sódio (higienização de frutas e verduras), distribuição de preservativos masculinos e femininos, marcação de exames laboratoriais e consultas, práticas integrativas e complementares, palestras, orientação em saúde bucal com distribuição de kits - escova e creme dental, atualização do Cartão SUS, atendimento de bem-estar e autoestima, entre outras atividades.

De acordo com informações dos coordenadores e diretores de unidades de saúde, o público feminino tem aceitado com bastante entusiasmo que aproveita e leva a família para se beneficiar dos atendimentos, lotando os serviços durante toda a manhã. Este ano, 48 unidades de saúde participaram do projeto, realizando 15.743 atendimentos.

Segundo a gerente do Distrito Sanitário Sul, Sílvia Souto, o Projeto 365 tem bastante demanda, onde não só mulheres, mas crianças e homens comparecem às unidades de saúde. “As manhãs dos sábados do Mulher 365 são sempre cheias de famílias em busca de atendimentos. É uma ação bem produtiva e com satisfação dos usuários”.

O mutirão de mamografias gratuitas promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, em parceria com o Grupo Reviver, ocorrido nos meses de outubro e novembro, com a Unidade Móvel Savana Galvão percorrendo os diversos serviços da rede municipal, obteve grande adesão do público feminino.  

De acordo com dados da coordenadora do Grupo Reviver, Ana Tereza Mota, foram realizados 2.450 exames de mamografias em usuárias de Natal. Somente no mês de outubro foram realizados 1.430 exames, e em novembro 1.020 exames. 

Durante o mutirão a Unidade Móvel Savana Galvão ficou montada uma semana, durante o dia todo, em alguns serviços de saúde dos cinco Distritos Sanitários de Natal, de acordo com o calendário de visitas, disponibilizando mamografias por demanda aberta, para mulheres a partir dos 50 anos de idade. 

As Unidades de Saúde de Nazaré, Santarém e Rosângela Lima, já receberam os laudos dos exames. Já as Policlínicas Zeca Passos e Cidade da Esperança estão aguardando os resultados das mamografias ainda este mês. 

O mutirão de mamografias pelo SUS que inicialmente fez parte da programação do Outubro Rosa, com o objetivo conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, se estendeu para o mês seguinte, devido a grande demanda por mamografias. A expectativa da SMS é dar continuidade ao mutirão em 2019, já a partir do mês de janeiro. 

 

A Lei Municipal nº 542 promulgada em 18 abril de 2018 estabelece a presença de doulas durante o trabalho de parto, o parto e no período pós-parto imediato, nas maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres, situados no Município de Natal, e dá outras providências.” A palavra “Doula” tem origem grega e significa “mulher que serve”. Hoje em dia ela é utilizada para referir-se a mulheres que orientam e assistem às novas mães no parto e nos cuidados com o bebê. Sua função é oferecer suporte emocional, encorajamento, conforto, tranquilidade, físico e informativo durante o período de intensas transformações que a mulher grávida está vivenciando. Seja antes, durante ou depois do parto. 

Com base na lei e pensando no bem-estar das futuras mamães, a Maternidade Araken Irerê Pinto iniciou um cadastro de doulas no mês de novembro. O cadastro ficará aberto permanentemente. Para fazer o cadastro a doula deve levar um certificado de formação juntamente de uma foto 3x4 e carteira de identidade. Depois de entregar os documentos a doula assinará um termo de compromisso e de conduta com a maternidade. Sem vínculo com a maternidade, mas devidamente identificada, ela receberá um crachá de identificação para poder atuar e prestar seus serviços tranquilamente nas dependências da Maternidade Araken Pinto. 

“A instituição tem buscado conversar com os diversos setores da sociedade, principalmente com os movimentos das mulheres. Muitas das mulheres buscam uma humanização de parto, pretendendo uma experiência de parto mais fisiológica e natural, na direção da valorização das escolhas das mulheres no momento do parto, causando um protagonismo e empoderamento para elas. Então ter uma lei de doulas que viabiliza e respeita sua escolha é fundamental. A instituição reconheceu e confirmou a importância da doula no parto com esse cadastro, nosso cadastro é feito pensando no bem-estar dessas mulheres para elas terem esta experiência da melhor maneira possível.” destaca Aloma Fonseca, a diretora-geral da maternidade que explica ainda que em algumas maternidades só é permitido ou a entrada do companheiro ou da doula no momento do parto, o que acaba deixando a mulher em uma situação desagradável num momento tão importante em sua vida. 

A doula interessada em fazer seu cadastro deverá comparecer na Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto que fica localizada na Rua Coronel Juventino Cabral, número 1735 no bairro de Tirol. Para fazer o cadastro a doula deve procurar a fonoaudióloga Rosário Bezerra ou a assistente social Jussara Virgínia da Silva em horário comercial. Lembrando que para fazer o cadastro é necessário um certificado de formação, uma foto 3x4 e carteira de identidade.

O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-RN) realiza, até o final de novembro, um mapeamento de todos os psicólogos registrados no Estado. Os profissionais com atuação no RN devem ficar atentos ao prazo para serem incluídos no mapa do conselho de classe.

De acordo com Ádala Mata, conselheira do CRPRN, o objetivo é traçar um perfil dos profissionais que atuam em todo o território potiguar. “A gente busca conhecer melhor as psicólogas e os psicólogos e suas diferentes atuações. Esse mapa servirá para visualizarmos, com mais precisão, os profissionais e os espaços nos quais estão inseridos”, explicou ela.

Profissionais de todo RN já estão participando do processo, aberto no início do segundo semestre deste ano. “Com a manifestação das psicólogas e dos psicólogos de todo Estado, manifestando onde e como atuam, poderemos trabalhar considerando as particularidades locais de cada região”, detalhou Ádala.

Para participar do mapeamento, a psicóloga e o psicólogo precisam acessar o site do CRP-RN (crprn.org.br) e preencher o questionário disponível. O processo é simples e em poucos minutos pode ser concluído. O Conselho ressalta que os dados coletados serão utilizados somente na caracterização da atuação profissional, garantindo pleno e total sigilo de informações pessoais.

Em alusão ao Dia Nacional, Estadual e Municipal de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI) – 23/11, a Casa Durval Paiva realiza na próxima quinta, 22/11, o XIII Fórum do Diagnóstico Precoce, das 9 às 18h, no auditório do CTGAS, em Natal. A ação está inserida na campanha nacional de mobilização e conscientização, promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC, juntamente com mais de 50 instituições e casas de apoio de todo o país.

O Fórum é destinado aos profissionais da saúde, estudantes e demais interessados na temática. A inscrição pode ser feita pela internet no endereço http://bit.ly/ForumDurvalPaiva
, mediante doação de uma lata de leite em pó, a ser entregue no dia do evento.

Rilder Campos, presidente da CONIACC e da Casa Durval Paiva, ressalta a importância da iniciativa. “O DNCCI já é celebrado há 10 anos no Brasil e chega para finalizar todo um processo de trabalho e dedicação que acontece ao longo do ano. Sinalizamos a data colocando em vista a divulgação dos sinais e sintomas da doença para que a sociedade desenvolva uma cultura de entendimento de que o câncer infantojuvenil existe e que pode ser curado se o diagnóstico for realizado precocemente. ” afirma.

 

Sobre o câncer infantojuvenil

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer infantojuvenil é uma das principais causas de morte, por doença, em crianças e adolescentes até os 19 anos, sendo superada apenas pelas mortes violentas e acidentes. Esse tipo de câncer corresponde a um grupo de inúmeras doenças que têm em comum o desenvolvimento descontrolado de células anormais e que podem incidir em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os do sistema nervoso central e os linfomas.

Para 2018, o INCA prevê que sejam diagnosticadas mais de 12 mil crianças com o câncer no Brasil, número que deve se repetir em 2019. E, diferentemente do que pode ocorrer com adultos, o estilo de vida geralmente não tem influência no desenvolvimento de tumores em crianças. As neoplasias são originadas de alterações no DNA que podem acontecer antes mesmo do nascimento.

 

Sobre o DNCCI

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI) – 23/11, foi instituído pela Lei Nº 11.650, de abril de 2008, e visa estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantojuvenil; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças e adolescentes com câncer; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol dos pacientes; difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer e apoiar as crianças, adolescentes e seus familiares. Na mesma data também é referendado o Dia Estadual e Municipal de Combate ao Câncer Infantojuvenil. No RN, a Lei foi promulgada em março de 2008, através do Projeto do Deputado José Dias e no Município de Natal, foi instituída em 2009, por meio da Lei de autoria do vereador Hermano Morais. Ambas atenderam uma demanda social pleiteada pela Casa Durval Paiva, quanto ao estímulo de atividades educativas preventivas, a promoção de debates e outros eventos sobre políticas públicas, bem como, ao apoio às atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol das crianças e adolescentes com câncer.

A Secretaria Municipal de Saúde estará neste sábado (10), das 8h às 12h, com oito unidades de saúde abertas, distribuídas nos cinco Distritos Sanitários, para as ações do Projeto Mulher 365 “O Cuidar Passa por todas as Estações”, voltado para a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, com variadas atividades de promoção à saúde da mulher e do homem, edição Novembro Azul.

O ‘Mulher 365’, que acontece sempre um sábado a cada mês, proporciona atendimentos para o público, que durante a semana não tem condições de se dirigir até uma unidade de saúde.

As Unidades de Saúde que ficarão abertas: Gramoré (Distrito Norte I); Panatis e Soledade I (Norte II); Nova Descoberta (Sul); Alecrim, Guarita e Centro de Especialidades Integradas (CEI II) em Zeca Passos (Leste); e, Bairro Nordeste (Oeste).

Durante as ações a comunidade contará com exames preventivos; consultas médicas; verificações de pressão arterial; testes rápidos de HIV/Sífilis/Hepatites; orientações e palestras, sobre saúde do homem; testes de glicemia; atendimento em saúde bucal, confecção do Cartão SUS; acompanhamentos do Bolsa Família, além de orientações nutricionais e odontológicas, palestras sobre a prevenção do câncer de mama e de cólon de útero, entre outras ações.

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está convocando 42 novos profissionais de vagas remanescentes do Processo Seletivo Simplificado de 2015, para contratação temporária. A lista dos convocados está disponível no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (24). A convocação atende a uma necessidade temporária de excepcional interesse público de não interromper a prestação dos serviços da Rede de Atenção à Saúde. As categorias são para agente administrativo, técnico de enfermagem, enfermeiro, técnico de radiologia, bioquímico e psicólogo. 

Os candidatos deverão comparecer ao Setor de Acolhimento da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, localizada na Rua Fabrício Pedrosa, 915, Areia Preta, Natal, no prazo de 72 horas, a contar os dias úteis, a partir da publicação do Diário Oficial do Município desta quarta-feira, no horário das 8h às 14h. 

Os interessados devem ficar atentos ao Diário Oficial do Município, no site da prefeitura, e na imprensa, porque em caso do não comparecimento, dentro do prazo de 72 horas dos dias úteis, os imediatamente próximos, classificados da lista serão chamados. 

  

Documentos e exames necessários 

a) Diploma ou de declaração de conclusão do Curso para o cargo pretendido; b) 02 (duas) fotografias 3 x 4 (iguais). Não serão aceitas fotografias reproduzidas por scanners ou qualquer meio eletrônico semelhante; c) Carteira do respectivo Conselho; d) Comprovante de regularidade junto ao Conselho Regional de sua categoria; e) Carteira de identidade; f) CPF; g) Título de Eleitor com declaração de quitação eleitoral; h) PIS; i) Carteira de Trabalho (CTPS); j) Certificado Militar (para candidatos do sexo masculino); k) Comprovante de Residência; I) Termo de Ciência, Concordância com o Edital e Declarações Negativas (Anexo I) e Declaração de Vínculo Empregatício (Anexo II). 

Trazer os seguintes exames de saúde: hemograma completo, sumário de urina e VDRL, dosagens bioquímicas de glicose, triglicerídeos, colesterol total, HDL, LDL e RX de tórax, todos com validade de até 90 dias. 

A critério da avaliação da junta médica do Município do Natal, poderá ser solicitado exames complementares e avaliação de especialistas da área.

 

 

Doar sangue é um ato de solidariedade, que ajuda a salvar vidas. Nesse pensamento, em apoio ao banco de sangue do Hemocentro do Rio Grande do Norte, o Partage Norte Shopping recebe a unidade móvel da instituição, todas as terças-feiras, para coletar doações e cadastrar novos doadores. O veículo ficará estacionado na entrada do empreendimento, na Avenida João Medeiros Filho, das 08h às 17h, em frente à C&A.

Na hora de doar, é necessário passar por uma breve entrevista, que tem como objetivo dar mais segurança aos doadores e pacientes que receberão a doação. É importante a sinceridade nas respostas. Tudo que foi respondido será mantido em sigilo.

 

Requisitos para doar:

Ø  Sentir-se bem, com saúde;

Ø  Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional;

Ø  Pesar acima de 50 kg;

Ø  Ter entre 16 e 67 anos;

Ø  Não estar em jejum;

Ø  Ter dormido, no mínimo, 6 horas na noite anterior;

Ø  Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;

Ø  Evitar fumar por 2 dias;

Ø  Evitar alimentos gordurosos.

 

Serviço:

Doação de Sangue

Data: Todas as terças-feiras;

Local: Estacionamento do Partage Norte Shopping – Entrada C&A;

Horário: 08h às 17h;

Endereço: Avenida Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi;

Telefone: (84) 3674-8200 | 98189.8899 (WhatsApp);

Redes Sociais: @partagenatal;

Sitewww.partagenatal.com.br



Twitter