NATAL PRESS

O começo da temporada de ventos no Rio Grande do Norte é propício para empinar pipas, uma brincadeira divertida mas que, quando não é feita seguindo algumas regras de segurança, pode causar acidentes, colocar em risco a vida de crianças e adolescentes e interromper o fornecimento de energia elétrica.

 

Um dos alertas permanentes da Cosern diz respeito aos cuidados (confira as orientações abaixo) que todos devemos observar e respeitar ao soltar pipas.

De acordo com dados do Departamento de Operações da Cosern, de janeiro até agora foram registrados 33 desligamentos emergenciais provocados por pipa em todo estado, afetando aproximadamente 55 mil clientes.

A ocorrência de maior abrangência aconteceu no dia 22 de fevereiro, às 13h44, afetando 21.609 consumidores, entre residências e o comércio, nos bairros de Igapó, Nossa Senhora da Apresentação e Potengi, em Natal. 

Para que não haja riscos à segurança das pessoas nem ao fornecimento de energia, a Cosern reforça as seguintes orientações de segurança:

-   Só empine pipas longe da rede elétrica. Procure locais abertos, como parques ou praias.

-   Não use cerol. O cerol é feito com pó de metal ou vidro e pode contar o fio do poste, causando interrupção do fornecimento de energia e ocasionar um acidente.

-   Se a pipa enroscar na rede elétrica ou em algum equipamento, como transformadores, jamais tente resgatar a pipa, pois o risco de choque elétrico é alto e pode ser fatal. Nesses casos, ligue para o 116 da Cosern e fique longe do fio do poste.

-   Caso a pipa caia dentro de uma subestação, jamais tente acessar a área, pois este é um local de alta tensão e o risco de choque elétrico pode ser fatal.

 

Os perigos do cerol

Um dos componentes mais perigosos de uma pipa é o cerol aplicado na linha que pode provocar, além da interrupção do fornecimento de energia, o rompimento dos cabos elétricos da rede e causar choque elétrico. Por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola, o cerol se transforma, automaticamente, num elemento condutor que, ao tocar no fio do poste, pode energizar a linha que sustenta o brinquedo e provocar um choque elétrico no usuário. Outro fator preocupante na brincadeira de soltar pipas em locais inadequados é o risco que as linhas com cerol representam para motoqueiros, ciclistas e pedestres, podendo provocar até acidentes com mortes.

 

Para saber mais

Lei municipal aborda o tema em Natal

No dia 26 de agosto de 2016, o então prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, sancionou a lei 6.635 que autoria o Autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar campanhas proibindo o uso de cerol em papagaios e pipas no âmbito do Município de Natal, e dá outras providências.

Confira o texto da Lei:

Art. 1° - Fica autorizado o Poder Executivo Municipal realizar campanhas educativas proibindo o uso de “Cerol” em papagaios e pipas, no âmbito do Município de Natal e dá outras providências.

Art. 2º - O objetivo do projeto é educar a população para a não utilização de “Cerol” ou qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas.

Art. 3º - Após a realização da campanha de prevenção ao período desses produtos cortantes deverá ser feita advertências ao responsável que for flagrado fazendo uso para as práticas de soltar pipas e papagaios.

Art. 4º - A finalidade de realizar campanhas educativas que objetiva conscientizar o não uso do Cerol, como forma de prevenção de acidentes causados de maneira leviana e acidental.

Art. 5º - As campanhas devem ser estendidas às escolas, meios de comunicação, igrejas, encartes educativos e outros.

Art. 6° - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

O Governo do Estado vai nomear até o final deste mês 57 novos agentes penitenciários concursados. Eles concluíram o curso de formação e estão aptos a assumir as funções. Nesta quarta-feira, 17, eles foram recepcionados pela governadora Fátima Bezerra que deu boas vindas e ressaltou a importância que a administração estadual dá ao sistema de segurança pública.


“Nosso governo não mede esforços para enfrentar a violência e a criminalidade. Nos primeiros seis meses alcançamos resultados altamente positivos. Reduzimos a violência em 30%. Saímos da posição de estado mais violento do país em 2018 e hoje estamos entre os quatro estados que mais reduziram a violência em todo o Brasil”, afirmou a governadora.

Fátima Bezerra destacou aos novos agentes o modelo de governança da atual gestão que criou a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária para tratar exclusivamente deste setor e está contratando os servidores aprovados em concurso público. “Nossa gestão tem foco, determinação e seriedade. Vocês escolheram o caminho do serviço público e quem escolhe este caminho escolhe atender bem a população e promover a cidadania”.

Ainda em seu discurso a governadora pontuou: “Não tenho dúvidas que cada um de vocês chega movido pelo espírito público e senso de responsabilidade. E quero afirmar: esse é o governo do diálogo, da transparência e do zelo pelo interesse público. Governo que dialoga com todos os setores da sociedade e segue os preceitos da Lei de Execuções Penais que prevê o exercício da autoridade, a hierarquia e o controle com respeito aos presos, familiares e aos agentes penitenciários”.

Ao encerrar o discurso no auditório da Escola de Governo em Natal, Fátima Bezerra afirmou: “Vocês chegam para fazer com que o sistema penitenciário do RN seja um dos melhores do país e continue sendo referência para o Brasil”.

Outra turma de aprovados no concurso público iniciou o treinamento para assumir as funções. A previsão é que mais 65 sejam nomeados nos próximos meses.

O secretário de estado da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio disse que “o momento é de conquista e avanço na política de segurança pública. A nomeação fortalecerá a segurança nas unidades prisionais”, afirmou e destacou ainda “estamos promovendo ampliação  e renovação do quadro de agentes, levando em conta que a atual gestão tem como prioridade a promoção de tratamento digno ao preso, familiares, e aos próprios servidores”.

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16/07), a Operação Especialista, visando desarticular um grupo criminoso que praticou crimes de furto qualificado contra as agências da Caixa Econômica Federal em Goianinha/RN e Banco do Brasil em João Pessoa/PB.

Além das agências bancárias, a quadrilha ora investigada também agia contra estabelecimentos comerciais, tais como: lojas, supermercados e casas de câmbio, sendo registrada nos últimos 11 meses pelo menos 10 ocorrências delituosas. 

Cerca de 40 policiais federais estão cumprindo 6 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão expedidos pela 2ª. Vara da Justiça Federal/RN, nas cidades de Natal, Parnamirim/RN e Cuiabá/MT. Os suspeitos responderão pelos crimes de furto multiplamente qualificado, associação criminosa, receptação majorada, uso de documento falso e organização criminosa.

A Polícia Federal prendeu em flagrante na tarde de hoje, 5/7, na Zona Norte de Natal, uma mulher de 24 anos, acusada de tentativa de estelionato, falsidade ideológica e uso de documento falso. Ela foi detida no interior de uma agência da Caixa Econômica Federal quando tentava abrir uma conta.

Conduzida para autuação na Superintendência da PF, durante o interrogatório a suspeita confessou o crime e disse que se deslocou até aquela agência a pedido de uma pessoa cuja identidade não revelaria. Essa mesma pessoa teria lhe entregue a identidade falsa, bem como os comprovantes de renda e endereço, além de ter prometido uma gratificação de R$ 3 mil caso o plano desse certo.

Após passar por exame de corpo de delito no ITEP, a acusada permanece sob custódia da Polícia Federal, à disposição da Justiça.

secom/pmn

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal de Natal (Gaam/GMN) prenderam na manhã desta terça-feira (02), um homem identificado como José Ferreira dos Santos Filho, 37 anos, suspeito de arrombamento e furto de material que estava guardado em um prédio em reforma, situado na Rua Jaguarari.

Na ocasião, a viatura de patrulhamento da GMN realizava ronda preventiva ao longo da Avenida Jaguarari quando visualizou o suspeito caminhando ao longo da via levando uma quantidade de material, a exemplo de portas e rolo de fios. “Era por volta das 5h quando percebemos a situação, o que levantou suspeita da guarnição e resolvemos abordar o homem para verificar se havia algo errado”, comentou um dos guardas municipais.

Na abordagem, o suspeito foi interrogado e acabou confessando aos guardas municipais que havia furtado o material do antigo prédio onde funcionou a Unidade de Saúde Sandra Celeste, que atualmente passa por reforma. Os guardas foram ao local e constataram que a porta da frente do prédio havia sido forçada e arrombada.

Os guardas municipais deram voz de prisão ao suspeito que foi conduzido a Central de Flagrantes da Polícia Civil onde foi registrada a acusação de arrombamento e furto, ficando o suspeito à disposição da justiça.

pf/rn

A Polícia Federal realiza na quarta-feira, 10/07, em Natal/RN, um leilão administrativo, tipo maior lance, para a venda de veículos oficiais e outros materiais da sua carga patrimonial que deixaram de ter utilidade. O evento acontece às 9 horas, no Auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, sito à Rua Dr. Lauro Pinto nº 155, bairro de Lagoa Nova.

Serão oferecidos para arremate um total de 49 lotes, sendo 33 de veículos e o restante de materiais diversos como: CPUs, projetores de imagem, DVDs, filmadoras, FAX, condicionadores de ar, scanners, microfones sem fio, cofres, câmeras fotográficas, plastificadora, monitores, GPS, telefones, notebooks e mobiliário (cadeiras) etc. Dentre os veículos serão ofertados: X Terra, L200, Focus, Astra, Siena, Classic e Frontier.

Todos os bens são do acervo da Polícia Federal e estarão disponíveis para visitação pública EXCLUSIVAMENTE nos dias 08 e 09 de julho de 2019 (segunda e terça-feira), das 8h30 às 17h, no estacionamento interno da Superintendência Regional da PF.

Poderão participar do leilão pessoas físicas, maiores de idade ou emancipadas e pessoas jurídicas devidamente inscritas no CNPJ. O dinheiro arrecadado pela PF no leilão será investido em novos equipamentos para oferecer ainda melhores serviços à sociedade.

Não poderão participar do leilão servidores da Polícia Federal, ativos ou inativos e pessoas físicas ou jurídicas impedidas de licitar e contratar com a Administração Pública.

O edital completo, folder e revista do leilão se encontram à disposição dos interessados no site: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/leiloes/2019/copy_of_leilao-001-2019-sr-pf-rn 

Outras informações poderão ser obtidas através dos telefones (84) 3204.5590/3204.5598, de segunda a sexta-feira, no horário comercial.

 

pf/rn

A Polícia Federal prendeu na última segunda-feira, 17/06, em Sumaré no interior de São Paulo, um homem de 40 anos, natural de Andradina/SP, integrante do PCC, que havia sido indiciado pela PF em Mossoró, Região Oeste Potiguar, como participante no homicídio do Agente Federal de Execuções Penais, Henri Charle Gama e Silva, ocorrido no dia 12.04.2017. 

A prisão foi realizada pelo Grupo Especial de Rastreamento e Capturas da Diretoria Executiva da Polícia Federal em Brasília/DF, tendo o mandado de prisão preventiva sido expedido pela 8ª Vara da Justiça Federal em Mossoró.

A investigação demonstrou que o acusado teria adquirido um imóvel próximo ao Presídio Federal de Mossoró no intuito de efetuar levantamentos que auxiliassem os planos de execução daquele Agente Federal.

Por ocasião da sua detenção, o suspeito foi também autuado em flagrante por ter apresentado documentos falsos de identificação aos policiais no momento em que foi abordado.

O preso foi encaminhado para a Cadeia Pública de Campinas/SP, à disposição da Justiça.

pf/rn

 

A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira, 13/06, em uma residência do bairro Planalto, Zona Oeste da capital potiguar, um mandado judicial de busca e apreensão expedido pela 14ª Vara da Justiça Federal/RN, com o objetivo de reprimir delito de armazenamento e/ou compartilhamento de imagens e vídeos de pornografia infantojuvenil através da internet.

Conduzida pela delegacia especializada em crimes virtuais da PF no Rio Grande do Norte, a investigação teve início há cerca de quatro meses quando, por meio de monitoramento do ambiente virtual, foi possível detectar um intenso trânsito de arquivos de conteúdo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. Em face do ocorrido foram obtidas pistas indicativas do provável local onde o crime estaria sendo praticado, o que possibilitou a PF representar judicialmente pela expedição do mandado de busca cumprido nesta data.

Na casa vistoriada foram apreendidos HD’s de três notebooks, os quais serão agora submetidos a análise pericial e, caso venha ser comprovado que os seus usuários mantinham armazenados e/ou compartilhavam arquivos de pedofilia no meio cibernético, poderão eles responder criminalmente pelos delitos tipificados nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), cujas penas somadas, em caso de condenação, podem alcançar até 10 anos de reclusão.

O Governo do Estado mantém o compromisso de reforçar o sistema penitenciário do RN e confirmou a nomeação de 122 novos agentes penitenciários concursados dentro do limite das vagas em aberto. As convocações estão previstas para os meses de julho e outubro. O anúncio foi feito pelo vice-governador Antenor Roberto, após reunião com uma comissão de representantes dos concursados e mais o chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, os secretários de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), Pedro Florêncio, da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Araújo, e o procurador geral do Estado, Luis Antonio Marinho, nesta segunda-feira, 27.

Antenor Roberto reafirmou o compromisso da administração e da governadora Fátima Bezerra em convocar os concursados até o preenchimento de todas as vagas abertas. “Com essa determinação, a governadora Fátima Bezerra também garante que o sistema prisional, agora ampliado com novos agentes, vai também proporcionar um melhor atendimento aos familiares, aos advogados e àqueles que estão sob custódia do Estado”, enfatizou.  

A equipe econômica estudou o impacto financeiro e a Procuradoria Geral do Estado analisou a contratação considerando as limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF. O Governo tem estes balizamentos que precisam ser respeitados observando a segurança jurídica dos seus atos e a capacidade financeira.

A Polícia Federal cumpre hoje (23/05), na cidade de Mossoró/RN, medidas cautelares deferidas pela 8ª Vara Federal e 10ª Vara Federal, no âmbito da Operação Encartados, com o objetivo de desarticular células locais voltadas à prática de roubo a empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no desempenho da distribuição domiciliar de correspondências.

Estão sendo cumpridos 03 mandados de busca e apreensão, 02 medidas cautelares de implantação de tornozeleira eletrônica e 01 mandado de prisão temporária.

Os crimes investigados ocorreram no final do mês de novembro de 2018 e foram praticados com a utilização de arma de fogo. A pena máxima do delito pode superar 16 anos com a majorante introduzida pela Lei n. 13.654 de 2018.



Twitter