NATAL PRESS

Como forma de preservar a vida e garantir a promoção à saúde do trabalhador, o Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo, em parceria com as universidades UNP e Estácio, iniciou nesta segunda-feira (5), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com palestras, ginástica laboral, dinâmica e ações de saúde. A semana segue até a quarta-feira (7).

Segundo a enfermeira do Núcleo de Saúde Coletiva e da Comissão de Saúde do Trabalhador do SUS/HMN, Simone Alli Fernandes, o objetivo é conscientizar o trabalhador em relação a prevenção, orientando quanto aos riscos e adquirir uma consciência crítica de prevenção. Ela disse que maioria dos trabalhadores sabe que aquele ato é inseguro, mas alguns continuam com o procedimento de risco que pode causar acidente. “Essa consciência é adquirida ao longo do tempo”.

O professor da UNP, Brene Ralf, que ministrou sobre “Qualidade de Vida” disse que o tema está intimamente ligado a prevenção de acidentes. O corpo precisa de cuidado, de exercício, de alimentos saudáveis e de hidratação para se ter qualidade de vida. Ele afirmou que a ginástica laboral previne alguns tipos de acidentes. “Você tem que pensar: Se eu não estiver bem com o meu corpo, eu não consigo render no meu trabalho. Não há desculpas para não se exercitar”.

A manhã contou com a palestra “Prevenção de Acidentes e Riscos Ocupacionais no Hospital”, ministrado pelo técnico de Segurança no Trabalho, Antônio Silva. À tarde seguiu com a palestra Doenças Ocupacionais, com a médica do Trabalho/ Departamento de Vigilância Sanitária, Letícia Lima Trindade.

A programação da terça-feira (6), segue com a “Prevenção de Incêndio”, com o sargento Holanda do Corpo de Bombeiros/RN e “Riscos Ergonômicos no Ambiente Hospitalar’, com o fisioterapeuta, Nilton Vinholte. Na quarta-feira (7), prossegue com testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e Hepatites, aferição de pressão arterial (PA), glicemia capilar, imunização, ginástica laboral, roda psicossocial, técnica de relaxamento, acompanhada por um fisioterapeuta, além da apresentação da Tenda do Conto.

A comissão de Saúde do Trabalhador faz a busca ativa nos setores para saber dos acidentes de trabalho, dá orientações e prevenção dos materiais biológicos, na utilização correta da caixa de materiais descartáveis perfuro-cortante. Mensalmente a comissão realiza testes rápidos de HIV/Sífilis, orientações sobre hanseníase, tuberculose, DSTs, entre outras doenças infecto-contagiosas.



Twitter