NATAL PRESS

Aprimorar o processo de acolhimento dos usuários da rede municipal de assistência à saúde, por meio da humanização do atendimento e da prestação de um serviço de qualidade, visando a satisfação e o bem estar dos pacientes, acompanhantes e servidores. Esse é o objetivo principal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao implantar o serviço de hotelaria no Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo, desde outubro de 2016.

A medida, segundo a coordenadora do Setor de Hotelaria do HMN, Diana Cacho, vem proporcionando aos usuários uma constante melhoria da experiência hospitalar, com atendimento humanizado e eficiente, que auxilia de forma positiva no processo de restabelecimento da saúde.

“Temos uma equipe capacitada e comprometida com esse novo momento vivenciado hoje na sociedade, na qual as pessoas estão, cada vez mais, procurando o serviço público em busca de cuidados com maior consciência dos seus direitos e das políticas públicas que regulam a atuação das instituições de saúde”.

Ela destacou que o HMN tem procurando ampliar e adequar suas instalações para prestar um melhor atendimento à sociedade, se diferenciando dos demais hospitais por ter incorporado à sua estrutura todos os serviços de apoio da unidade, de forma integrada com as áreas de cuidados específicos. Isso tem possibilitado a melhoria dos processos, das condições de trabalho e da comunicação entre as diversas áreas do hospital.

“A hotelaria hospitalar do HMN ainda está em fase de aprimoramento, devido ao grande volume de serviços que engloba, mas reúne, hoje, profissionais dedicados aos serviços para minimizar os aspectos negativos da permanência em ambiente hospitalar e oferecer conforto aos que necessitam dos nossos serviços”.

Serviços unificados

O Setor de Hotelaria do Hospital Municipal é responsável pela coordenação das atividades dos serviços de apoio, que se assemelham a um hotel de verdade. Associados aos serviços específicos, eles exercem papel fundamental no processo de hospitalidade e satisfação dos usuários e dos servidores da saúde, que ganham um ambiente mais agradável e seguro.

Coordenados por Diana Cacho, uma enfermeira e sete supervisores realizam vistorias diárias e acompanham a execução dos demais serviços, a hotelaria do HMN unificou os serviços de portaria, almoxarifado, higienização, rouparia, maqueiros, manutenção em geral e predial, recepção e gerenciamento de resíduos.

“Em parceria com as demais áreas do hospital, procuramos desenvolver ações visando a melhoria do processo de comunicação, adequar as instalações físicas às necessidades dos usuários e alinhar a conduta operacional dos colaboradores, com objetivos propostos. Tudo isso para garantir aos pacientes e seus familiares um atendimento de qualidade e hospitaleiro”.

O setor de hotelaria também contribui para a capacitação das equipes, melhoria do clima organizacional, organização do fluxo de trabalho, gestão de resíduos produzidos, elevação da qualidade do atendimento e dos serviços oferecidos, redução de gastos da unidade, segurança das atividades desenvolvidas, adequação e manutenção das instalações físicas e segurança patrimonial e outros.



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