NATAL PRESS

O Brasil vive uma epidemia de recém-nascidos diagnosticados com microcefalia. A capital potiguar não vive uma realidade muito diferente. É crescente o número de casos de bebês com esse problema. O surto foi atribuído pelas autoridades de saúde brasileiras ao Zika Vírus, uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Para combater o avanço da doença em Natal o vereador Felipe Alves (PMDB) apresentou na sessão desta quarta-feira (04) um projeto de lei para que o município , através da Secretária Municipal de Saúde, forneça às mulheres grávidas, atendidas pela rede municipal de saúde, repelentes para insetos, durante o pré-natal.

O Fornecimento não poderá ser menor que uma unidade do repelente por mês. Todo fornecimento deverá ser realizado após recomendação médica e de acordo com a disponibilidade do estoque da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, o projeto garante o acesso gratuito à vacina contra a Dengue, Chikungunya e Zika vírus às mulheres grávidas durante o pré-natal.

Felipe Alves defendeu a iniciativa, destacando que a distribuição dos repelentes irá aumentar a proteção das grávidas, evitando o contágio da doença e o posterior nascimento de bebês com malformações congênitas: “É uma medida simples, mas de eficácia rápida. É preciso ter atenção com o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito e nós estamos dando a nossa contribuição para proteger a população de Natal”.



Twitter