NATAL PRESS

direitos

Os pioneiros do curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido se destacam na primeira fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Dos 26 alunos concluintes, ingressantes na primeira turma, em 2010.1, 13 prestaram o Exame da OAB, sendo 11 aprovados na primeira fase, o que representa um percentual superior a 84%. Esse resultado preliminar confirma a qualidade do curso de Direito da Ufersa. A procura pelo curso de Direito da Ufersa tem crescido a cada semestre com a concorrência chegando a mais de 90 candidatos por vaga.

Para a coordenadora do curso, a professora Ana Maria Bezerra Lucas, o resultado positivo é fruto do esforço coletivo de todos os coordenadores que já estiverem a frente da graduação, como também do compromisso dos professores que primam por uma educação de qualidade. “O curso de Direito da Ufersa preza pela formação técnico profissional dos alunos sem descuidar da formação humanística que é o diferencial do nosso curso”, afirma. Ainda segundo a professora, o curso é voltado para a formação interdisciplinar tendo como principal objetivo preparar os discentes para atuação profissional independentemente da função que ele irá exercer na área jurídica após concluir o curso.

A professora revela que a grande maioria dos estudantes também tem conseguido sucesso na aprovação de seleções públicas de estágios que são bastante concorridas. “A aprovação na primeira fase do Exame da OAB, ainda faltando um semestre para a formação da nossa primeira turma, só demonstra que estamos no caminho certo”, reforça. A professora Ana Maria revela que a meta do curso de Direito da Ufersa é ser referencia para o Semiárido do Rio Grande do Norte.

A professora parabeniza os estudantes pelo empenho e dedicação ao curso com votos de êxito na segunda fase do Exame da Ordem. “Também quero agradecer o empenho de todos os setores da Universidade, desde a Pro-Reitoria de Graduação, Divisão de Registro Escolar, Biblioteca e a Reitoria, a quem somos gratos pelo apoio dado a essa coordenação”, finaliza.

A segunda fase do Exame da OAB, prevista para acontecer no dia 21 de dezembro, compreende a produção de uma peça jurídica. A prova avalia conhecimentos específicos de cada área de atuação profissional, como direito penal, civil, administrativo, trabalhista, constitucional, tributário, etc. “Aumenta a profundidade, mas restringe a amplitude”, informa o professor Jairo Rocha Ximenes Ponte, do Núcleo de Práticas e responsável técnico pelo Estagio Supervisionado dos estudantes.

Segundo o professor Jairo Ximenes, nessa fase os estudantes têm que responder entre três e seis questões dissertativas e produzir uma peça jurídico processual, ou um parecer sobre uma situação proposta. “E uma prova focada em conhecimentos técnico-jurídicos específicos e na capacidade de expressão escrita”, resume. O professor acredita que considerando a qualidade dos estudantes da Ufersa é muito provável que índice de aprovação seja elevado. “É o que esperamos todos nós do curso de Direito da Ufersa. Estamos na torcida”, finalizou.



Twitter