NATAL PRESS

A Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014 foi lançada na tarde desta quinta-feira, 18, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Participaram do evento autoridades locais como secretários de Educação dos municípios norte-rio-grandenses e 22 entidades representativas. A conferência foi organizada pelo coordenador do CONAE, professor Francisco das Chagas Fernandes, e pela professora e diretora do Centro de Educação da UFRN (CE), professora Márcia Gurgel.

No decorrer da conferência de abertura, Francisco Fernandes apresentou um panorama geral da empreitada que os fóruns intermunicipais terão nos meses de maio e junho deste ano. Ele pôs em destaque que a realização dos fóruns é uma conquista, pois se trata de um momento aberto para o diálogo a fim de delinear políticas que desdobrem-se em redes de ensino municipal estadual e federal. No total acontecem 18 conferências intermunicipais que juntas têm o objetivo de conseguir desdobrar metas e planos que se articulem com os planos de educação dos municípios, estado e da União.

Fernandes destaca que neste ano a novidade do evento é a formação das conferências livres que incentivam uma maior participação dos mais distintos segmentos da sociedade civil. Ele chama a atenção para a questão da aprovação do Pano Nacional de Educação (PNE), que está para ser votado no Congresso Nacional. O plano serve para conferir a situação da educação do País de quatro em quatro anos.

Foi destacada também a organização do cronograma dos fóruns intermunicipais, locais, atividades, quantidade de delegados, temas, abordagens e das políticas de gerenciamento das atividades ao longo dos encontros. Tanto o coordenador Francisco Fernandes quanto a diretora Márcia Gurgel apresentaram os planos dos sete eixos que nortearão o andamento de todas as atividades.

Esses sete eixos, segundo os educadores, são temas que abordam a realidade e as características de cada local onde irá acontecer as conferências intermunicipais, sendo também as diretrizes básicas na formação das temáticas a serem discutidas e implementadas em outros fóruns.

Neste ano, as conferências acontecem no período de 22 de maio a 26 de junho nos municípios pólos de Caicó, Currais Novos, João Câmara, Macau, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Pau dos Ferros e Santa Cruz. A UFRN atuou na realização dos projetos desses trabalhos educacionais.



Twitter