NATAL PRESS

Há 33 anos, uma mulher nascida no Nordeste brasileiro, farmacêutica se tornou vítima. Hoje, sentada em cadeira de rodas por violência doméstica, ‘ela’ ficou paraplégica, mas lutou pelos próprios direitos e se tornou a Lei. A Lei Maria da Penha.  Como Maria, a cada quinze segundos no Brasil uma mulher é agredida. É para falar sobre isso que acontece o 10° Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em Brasília (DF), onde o Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte – SINPEF/RN participa desde quarta-feira (21).

Com o tema principal “Violência contra a Mulher, Acesso à Justiça e o Papel das Instituições Policias” em alusão aos 10 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340) e um ano da Lei do Feminicídio (Lei 13.104), o evento acontece até esta sexta-feira (23). Entre pesquisadores, representantes da sociedade civil organizada e do setor privado; policias e membros do sistema de justiça criminal está o Agente Federal, Sérgio Luiz Paiva Guimarães representando o SINPEF/RN durante o três dias.

O evento conta com uma série de atividades sobre homicídios, vitimização policial, audiências de custódia, formação dos profissionais de segurança, além de uma plenária com a presença de representantes das instituições policiais na qual são debatidas propostas de modernização para o campo da segurança pública.

Em pauta, estão as mais diversas formas de violência contra a mulher, dentre elas a doméstica, sexual e psicológica. Segundo a  ActionAid Brasil, o país ocupa a 12ª posição no ranking mundial de homicídios de mulheres. E o objetivo do FBSP é qualificar o debate sobre violência contra a mulher com a apresentação de diagnósticos, estratégias de intervenção e propostas de investigação, prevenção e repressão a partir do diálogo entre diferentes segmentos.



Twitter