NATAL PRESS

 
A Secretaria Municipal e Saúde, por meio do Centro de Controle de Zooneses, inicia um novo ciclo de desratização na orla de Natal na manhã dessa quarta-feira (22). A ação acontece em duas fases, nos meses de janeiro e fevereiro, sendo inicialmente uma etapa educativa seguida de aplicação de raticida. O processo de desratização acontece desde 2019 a cada quatro meses, período de validade do produto utilizado.
 
Na primeira fase o CCZ orienta quiosqueiros, ambulantes e banhistas às quartas-feiras e sextas-feiras, pela manhã e tarde, até o fim de fevereiro. As pessoas são orientadas a realizar o descarte correto do lixo nas praias, de modo a não jogar restos de alimentos e resíduos sólidos nas vias, areia e no mar. Também é realizado um mapeamento de possíveis áreas críticas na região, como terrenos baldios e ambientes favoráveis a proliferação desses animais.
 
De acordo com o Chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandre de Medeiros, também é necessário empenho da população no combate aos ratos. "É preciso que as pessoas mantenham a cidade limpa, pois os ratos necessitam de água, alimento e abrigo para sua reprodução", indica. A população pode denunciar incidências através dos telefones 3232-8237 e 3232-8235
 
O raticida é aplicado na segunda fase, prevista para acontecer de 03 a 07 de fevereiro. Ele é implantado em armadilhas fechadas, escondida entre pedras, bueiros, áreas de esgoto e locais onde há metralha no solo. O procedimento é realizado de modo a não haver contato direto do veneno em áreas de proteção ambiental.
 
Após a operação ainda é feito um acompanhamento para monitoramento da eficácia das armadilhas, sendo identificado se há necessidade ou não de traçar uma nova estratégia de combate. O último ciclo de desratização foi realizado em outubro de 2019.


Twitter