NATAL PRESS

Lidar com a adaptação escolar é um dos maiores desafios enfrentados pelas famílias. No caso das crianças autistas não é diferente: tão importante quanto a escolha do colégio ideal é a paciência e o esforço dos pais para que esta nova rotina seja encarada da forma mais natural e lúdica possível.

 
A pedagoga Lívia Barros, que atua como analista do comportamento e psicopedagoga no Núcleo Desenvolve, trabalha com diversas famílias, auxiliando em rotinas como a escolar. Ela dá algumas orientações de como lidar com a adaptação e transformar o medo em uma experiência de superação e alegria.
 
Autistas podem apresentar dificuldades de adaptação, principalmente os que possuem apego a rituais. "Adaptar-se a uma nova fase pode ser doloroso para eles, mas a família pode ajudar neste processo em casa, utilizando-se da rotina visual e da previsibilidade", explica.
 
Já na escola, a equipe também pode e deve se utilizar de hábitos visuais para facilitar a compreensão das crianças. "Os professores podem verificar com a família e/ou profissionais externos que acompanham o aluno se há algum objeto ou atividade que o regularize e acalme", diz. "Serve para ser utilizado no início e retirado gradativamente, conforme a adaptação ao ambiente, às pessoas e à rotina vá acontecendo".
 
Lívia chama a atenção para que o processo ocorra sem atropelos, aos poucos, e não se torne aversivo. "Sempre vale lembrar: o ambiente escolar, assim como as pessoas que estão lá, precisa ser agradável".
 
A pedagoga afirma, ainda, que a adaptação escolar pode ocorrer tranquilamente para uns e ser torturante para outros. "Conversar com o filho em casa, apresentando pontos positivos sobre a escola, levá-lo previamente para conhecer o ambiente, apresentar o material que levará e utilizará na escola e questionar sobre o que fez são algumas tarefas que os pais podem realizar", ressalta.
 

Ela destaca a importância dos pais passarem segurança para os filhos, sem pressão e sem ansiedade, com muita paciência. Por fim, a escolha da escola deve levar em conta aspectos como o acolhimento, a estrutura física e a proposta pedagógica. "A união dos três vai fazer a diferença na vida do aluno e da família."



Twitter