Os setores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) têm até quinta-feira, 28, para enviar as demandas para aquisição de bens, materiais e contratação de serviços para os anos de 2019-2020. A documentação é obrigatória, em atendimento às Instruções Normativas 5/2017 e 1/2018 da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que tratam sobre o novo modelo de governança para planejamento das aquisições e contratações.

Essa ação estratégica é realizada em parceria entre a Pró-Reitoria de Administração (Proad), por meio da Diretoria de Material e Patrimônio (DMP), e a Secretaria de Gestão de Projetos (SGP). De acordo com o vice-diretor da DMP, João Paulo Paiva, a reformulação do fluxo envolve as unidades no processo antes centralizado na DMP, o que permite o maior detalhamento de como devem ser as características das aquisições para atender às necessidades do setor.

O secretário adjunto da SGP, André Gurgel, adiciona que a participação dos requisitantes proporciona benefícios em relação à qualidade, gasto e atingimento dos objetivos que se deseja alcançar com a compra. Para envolver as equipes das unidades nesse processo, foram realizadas visitas in loco, cinco capacitações pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e três fóruns para sanar as dúvidas sobre o novo fluxo de aquisições e contratações. O último fórum aconteceu na última segunda-feira, 25, no auditório da Reitoria.

Até o final de janeiro, aproximadamente 80% dos setores já haviam enviado os respectivos instrumentos, que serão agregados no Plano Anual de Contratações (PAC), para o posterior envio ao Ministério do Planejamento. As validações do documento serão realizadas no decorrer de 2019 para que, em 2020, a UFRN esteja apta a executar as aquisições e contratações.

Outras informações estão disponíveis aqui. Para esclarecimentos e orientações na formulação dos documentos, os interessados podem entrar em contato pelos números 3342-2274 (ramal 106), 3342-2274 (ramal 118) e 3342-2258.