O esperado projeto que pretende devolver a Via Costeira ao natalense estreia neste domingo (7) e a Secretaria de Estado do Turismo (SeturRN) promove uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (5) para apresentar todos os detalhes do projeto Costeira Viva. A coletiva terá início às 10h, na sede da Setur (rua Antônio Basílio, exatamente atrás do Hiper BomPreço, Lagoa Nova) e espera contar com a presença da imprensa potiguar e demais interessados.

O projeto Costeira Viva será implementado para dar vida à Via Costeira - o principal corredor turístico de Natal e um espaço praticamente morto à sociedade natalense. "Que a Via Costeira possa servir de ponto de encontro para caminhadas, diversão, lazer e convivência; enfim, que seja devolvida ‘com vida’ ao natalense e se torne mais atrativa ao turista", comentou o titular da Setur, Renato Fernandes.

Uma faixa da avenida, voltada à praia, será interditada das 16h às 20h, durante todos os domingos, para reservar um espaço de lazer, prática de esporte e entretenimento. Tudo com vista para o mar de Ponta Negra. O trecho compreende do Centro de Convenções ao Hotel Pestana (2,5 quilômetros). Vários parceiros participam do projeto, a exemplo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que ficará responsável pela distribuição de água aos participantes.

Apresentações culturais e outros detalhes serão apresentados durante a coletiva. "A intenção é que novos atrativos surjam à medida que o projeto se concretize", ressaltou Renato Fernandes. A parceria entre a Setur com hotéis da região permitirá o uso de parte das vagas de estacionamento deles aos frequentadores do Costeira Viva. Além disso, o estacionamento do Centro de Convenções de Natal, com capacidade para mil veículos, também será disponibilizado.

Principal corredor turístico
A Praia da Costeira, como é chamada a faixa oceânica às margens da Avenida Dinarte Mariz é pouco frequentada pelo natalense. Já foi verificado em estudos que a presença de hotéis, a ausência de transporte público eficiente e a insegurança inibem a presença do natalense no local. "Por essas e outras queremos movimentar a Via Costeira com este projeto para que ela se torne não só um corredor turístico ou um parque hoteleiro, mas uma via pública para o lazer do natalense e, porque não, também do turista", lembrou o secretário.