NATAL PRESS

Agência Sebrae

Algéria destaca os critérios da seleção dos bolsistas
Algéria destaca os critérios da seleção dos bolsistas

Natal – O Sebrae no Rio Grande do Norte está com as inscrições abertas para bolsistas e orientadores do quinto ciclo do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que é desenvolvido em parceria com Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). As inscrições foram prorrogadas para até o dia 16 de outubro e podem ser feitas pelo site https://www.concepcaoconsultoria.com.br/. Serão disponibilizadas cinco vagas para bolsistas que vão atuar como agentes e um para orientador. O valor mensal da bolsa é de R$ 4 mil e os selecionados irão atuar na região Metropolitana de Natal e Mossoró.

Com o objetivo otimizar a competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios por meio da inovação, o programa terá duração de até 18 meses, sendo um mês de capacitação presencial e a distância para os agentes, além de mais um mês de preparação para as atividades de campo. Neste ciclo, 200 empresas serão orientadas, metade delas atendidas nos oito primeiros meses. O trabalho do agente é visitar os empreendimentos identificar as necessidades e os pontos de melhoria e traçar um plano de ações com soluções inovadoras a partir da Metodologia de Gestão de Inovação do Programa ALI.

Já o Orientador terá a missão de sistematizar os gargalos tecnológicos a partir das demandas tecnológicas das empresas e promover a aproximação dessas com o ecossistema de inovação a partir de encontros, seminários e workshops, como também orientar os ALI.

O Agente Local de Inovação é um facilitador para implantação da metodologia de inovação nos pequenos negócios. “Trata-se de uma oportunidade não somente para consolidar uma carreira profissional mas para enriquecer o conhecimento desse candidato selecionado”, explica a gestora do ALI, Algéria Varela.  Ela acrescenta que é importante que o candidato tenha experiência em atividades de tecnologia e inovação, pois conta pontuação no critério de seleção, apesar de não ser obrigatório nem eliminatório para a escolha.

Áreas

“O ideal é que o candidato seja graduado nos cursos de Engenharia, Tecnologia da Informação, Economia, Design Nível Superior, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Administração, mas que isso não impede de que graduados de outros cursos também se inscrevam”, a gestora do ALI.

Algéria Varela ressalta também a importância de o empresário estar conectado com tecnologia e informação. “Hoje a inovação está no dia a dia das pessoas, aplicativos que melhoram o serviço, inovar é um diferencial para qualquer empresa, e como fazer isso? Você pode inovar no atendimento da sua empresa, na relação com o cliente, tudo que precisa é pensar de forma criativa”.

Para concorrer os candidatos a agentes precisam ter concluído o ensino superior – bacharelado, licenciatura e tecnólogo, entre dezembro de 2009 e dezembro deste ano (2019), até 10 anos de graduado. Currículo atualizado cadastrado na plataforma Lettes. Já para a função de orientador exigido um título de Mestrado ou Doutorado, participação em projetos de pesquisas, experiência de orientador de graduandos e pós-graduandos e experiência mínima de 6 anos em atividades de extensão, desenvolvimento de tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br 
http://www.facebook.com/SebraeRN 
http://www.twitter.com/SebraeRN 
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911  



Twitter