O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pela segurança hídrica potiguar. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (30), indica que as reservas hídricas superficiais totais do Estado chegaram a 1.337.632.792 m³, o que em termos percentuais corresponde a 30,56% da capacidade total de armazenamento do RN que é de 4.376.444.842 m³, nos açudes monitorados. No dia 30 de março de 2019, os reservatórios monitorados pelo Igarn armazenavam juntos 1.089.084.362 m³, percentualmente, 24,88% do volume máximo das reservas potiguares.
Na tarde deste domingo (29), o açude Apanha Peixe, com capacidade para 10.000.000 m³, localizado em Caraúbas, sangrou. Este é o sétimo reservatório monitorado pelo Igarn a sangrar nesta quadra invernosa. Os outros que já atingiram 100% das suas capacidades são: açude Dourado, localizado em Currais Novos; o açude do município de Encanto; Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz; açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu; açude Beldroega, localizado em Paraú e Santo Antônio de Caraúbas, localizado em Caraúbas.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório estadual, com capacidade para 2.373.066.510 m³, acumula atualmente 703.757.167 m³, percentualmente, 29,66% do seu volume máximo. No final de março de 2019, o reservatório acumulava 551.616.000 m³, o que em termos percentuais representa 22,98% da capacidade total do manancial.
Já a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do Estado, com capacidade para 599.712.000 m³, acumula atualmente 169.879.910 m³, percentualmente, 28,33% da sua capacidade total. No mesmo período do ano passado o manancial acumulava 138.248.732 m³, o que representa 23,05% do volume máximo do reservatório.
A barragem Umari, localizada em Upanema, com capacidade para 292.813.650 m³, acumula atualmente 134.102.955 m³, o que representa 45,8% do seu volume máximo de acumulação. O percentual já supera o acumulado do manancial durante todo o inverno do ano passado. No final de março de 2019, o reservatório estava com 108.649.165 m³, percentualmente 37,11% da sua capacidade.
Outro reservatório que vem apresentando aumento considerável de volume é a Barragem de Pau dos Ferros, com capacidade para 54.846.000 m³, está acumulando 12.823.178 m³, o que corresponde a 23,38% do seu volume máximo. Desde dezembro de 2012 que o manancial não atingia esse volume acumulado. No final de março de 2019 a barragem acumulava 1.063.028 m³, percentualmente, 1,94% da sua capacidade total.
O reservatório Marechal Dutra, também conhecido como Gargalheiras, localizado em Acari, com capacidade para 44.421.480 m³, acumula atualmente 12.545.674 m³, percentualmente, 28,24% do seu volume máximo. No mesmo período de 2019 o Gargalheiras estava seco.
O açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, continua recebendo bom volume de águas e já acumula 1.416.450 m³, o que corresponde a 27,46% da sua capacidade total, que é de 5.158.750 m³. No mesmo período de 2019 o reservatório estava com 3.162 m³, percentualmente, 0,06% do seu volume máximo.
Outros reservatórios que já estão com mais de 60% da sua capacidade são: açude Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 89,62%; Mendubim, localizado em Assu, com 77,43%; Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 66%; Marcelino Vieira, localizado em Marcelino Vieira, com 63,38% e Rodeador, localizado em Umarizal, com 62,14%.
Dos 47 mananciais monitorados pelo Igarn, 5 permanecem em nível de alerta, com volumes inferiores a 10% da sua capacidade total, o que corresponde a 10,63% dos mananciais. Já os que estão secos são 2, percentualmente, 4,25% dos açudes monitorados. No mesmo período do ano passado os reservatórios com menos de 10% da sua capacidade total eram 11, percentualmente, 23,
Os mananciais que permanecem em nível de alerta são: o açude de Pilões, com 9,96% da sua capacidade total; Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com 1,71% (porém o reservatório passa por obras não sendo possível grande acumulo); o açude Itans, em Caicó, que está com 3,84%; açude Esguicho, em Ouro Branco, com 0,7% e o açude Zangarelhas, em Jardim do Seridó, com 0,44%.
Os reservatórios que permanecem secos são: o açude Inharé, localizado em Santa Cruz e o açude Trairi, em Tangará.
Anitta (Claro), Whindersson Nunes (Oi), Simone e Simaria (TIM) e Ivete Sangalo (Vivo) falam das inciativas das operadoras e pedem para que a população fique em casa
Claro, Oi, TIM e Vivo se uniram em um movimento para ajudar os brasileiros que estão em casa durante o isolamento social por conta da pandemia do Covid-19. Com a hashtag #FiqueBemFiqueEmCasa, as operadoras lançaram uma campanha no último dia 26 para apresentar as iniciativas em comum das empresas para ajudar as pessoas a se conectarem e atravessarem o período da melhor forma. Agora, elas juntaram Annita (Claro), Whindersson Nunes (Oi), Simone e Simaria (TIM) e Ivete Sangalo (Vivo) para reforçar a mensagem de que a conexão é fundamental para garantir a proximidade das pessoas e para mostrar que as empresas estão trabalhando em conjunto para garantir este acesso.
No vídeo de 45 segundos os cinco anunciam: “Claro, Oi, Tim, e Vivo se uniram. Enquanto você puder ficar em casa “a gente vai seguir fazendo tudo pra você ficar bem", diz Whindersson. "Porque essa guerra a gente vence quando a gente consegue estar próximo de quem a gente ama", completa Ivete. “ Nós podemos e vamos fazer tudo para melhorar esse momento", diz Anitta. “Fique bem fique em casa. Movimento todos juntos contra o vírus”, encerram os artistas.
O vídeo será divulgado nas redes sociais das operadoras e nas redes dos cinco artistas a partir de hoje.
A campanha, criada pela Africa, contempla diversas peças, que estão sendo veiculadas nas TV aberta e fechada, nos canais digitais das operadoras, web e em mídia externa em todo o país.
Iniciativas
As empresas adotaram diversas iniciativas nesse momento para trazer o máximo de informação e possibilidades de entretimento às famílias, como a liberação de conteúdo de TV e internet, bônus de internet no celular e navegação gratuita no app Coronavírus SUS. O objetivo neste momento é garantir plena conectividade para ajudar toda a população nos compromissos de trabalho e estudo, nas interações à distância. Tudo isso com tecnologia de ponta e uma rede confiável.
Vídeo da Campanha #FiqueBemFiqueEmCasa
YouTube Oi https://youtu.be/2evRRZDdxAw
divulgação
De maneira a impedir aglomerações, consequentemente, minimizar os riscos de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Encanto cumpre a vacinação contra a Influenza (H1N1) para idosos em domicílio. Profissionais se subdividem por setores para atender toda a terceira idade do município, quer seja da zona urbana ou rural.
Segundo a Secretária de Saúde, órgão dirigente da logística, essa estratégia de imunização visa a não exposição dos indivíduos com mais de 60 anos, evitando que eles adoeçam. A vacina tem a proposta de proteger dos vírus da gripe que circulam na região.
Nas próximas etapas da campanha, será imunizado o restante do público-alvo; um calendário posterior com as datas vai ser lançado. O dia “D” da mobilização também logo será conhecido.
Na manhã desta terça-feira (10), a vereadora Professora Eleika visitou a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) para tratar das emendas (impositivas e orçamentárias) do seu mandato. Na ocasião, a parlamentar abordou, em especial, a reforma e reestruturação da Praça Aristófanes Fernandes, também conhecida como Praça das Flores. O espaço localizado no bairro de Petrópolis tem, em seu entorno, praça de táxis, parada de ônibus, escola, comércio, mercado, além de ser realizada semanalmente lá uma feira de frutas e verduras.
Durante a visita, a parlamentar foi recebida pelo secretário adjunto de Operações da Semsur, Josenilson Barbosa e da equipe de Engenharia. Segundo eles, o projeto da Praça das Flores será encaminhado à SEMOV ainda esta semana para que possa ser licitado e, posteriormente, dado início à obra, que receberá recursos de cerca de R$ 800 mil, sendo R$ 300 mil referente à emenda da Professora Eleika. “Desde o ano de 2016, o nosso mandato destina emendas para o esta praça, mas tivemos a boa notícia de que a reforma será realmente executada este ano. Vi o projeto, ficou bastante interessante e acredito que irá beneficiar muito a nossa população. Já estamos torcendo – e sempre vigilantes – para a execução e conclusão da obra o quanto antes”, pontuou a professora Eleika.
jean carlos
Neste sábado (14 de março), às 9h00, acontece a entrega dos kits de material escolar para 320 alunos na faixa etária de 06 a 15 anos, oriundas de famílias em vulnerabilidade social atendidos pela Legião da Boa Vontade na capital potiguar.
O local da entrega será na Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, parceira da Instituição.
A ação faz parte da campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro, promovida pela LBV em todo o Brasil, com o objetivo de apoiar as famílias que não tem recursos para a compra do material escolar e incentivar os estudantes a frequentar a escola e a continuar os estudos.
Em todo o país, a campanha entrega mais de 15 mil kits em 67 municípios brasileiros. Os kits são compostos de estojo, lápis preto e de cor, canetas, apontador, borrachas, tesoura, tubos de cola, tinta guache, cadernos, mochila, régua, dicionário de português.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a evasão escolar abrange, sobretudo, jovens que têm entre 15 e 17 anos de idade. Os dados indicam que, em 2018, 11,8% dos jovens nessa faixa etária estavam fora da escola, número equivalente a 1,1 milhão de pessoas.
A LBV
A Legião da Boa Vontade acredita que a educação iluminada por valores éticos, ecumênicos e espirituais transforma o ser humano para melhor, por isso, há 70 anos, ela atua ao lado das populações em situação de vulnerabilidade social. Em suas unidades que atendem crianças e adolescentes, a LBV oferece o apoio necessário às famílias para que os filhos tenham acesso à Educação e a garantia e proteção de seus direitos, além de outros benefícios como atividades socioeducativas, esportivas, culturais, artísticas, lúdicas e recreativas e projetos permanentes de incentivo à leitura.
Serviço:
Evento: Entrega de kits da Campanha Criança Nota 10 - Proteger a infância é acreditar no futuro!
Data: 14/03/2020 — sábado | Horário: 9h00
Local: Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório
Endereço: Rua Presidente Mascarenhas, 768 – Bairro Alecrim
Nesta sexta-feira (06) e sábado (07), o município de Pau dos Ferros-RN recebe um dos melhores eventos de negócios do Alto Oeste Potiguar, a Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação – FENECITI, que acontece na Praça de Eventos da cidade, das 17h às 22h.
Com entrada livre para todos os públicos, a Feira tem a finalidade de reunir empreendedores, empresários e pesquisadores da região e assim, potencializar os seus negócios através de novas oportunidades como forma de impulsionar a economia do local e, consequentemente, a do estado do Rio Grande do Norte, com ênfase para os projetos nas áreas da apicultura, desenvolvimento de aplicativos, educação, saúde e alimentos.
No local, haverá mais de 80 estandes com empresas de vários segmentos. O Espaço Inovação com universidades e centros federais de ensino; promoções e sorteios; Mostra Ciência “Primeiros Passos”; Ação Cidadã (1ª via da identidade e outros serviços); Praça do Artesanato; apresentações culturais e uma programação musical com shows de João Neto Pegadão e Skema Sertanejo, nesta sexta (06) e André Luví e Everaldo Miguel, no sábado (07), com início sempre às 22h.
Em um dos estandes estará o Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP) com equipes de Mossoró e Pau dos Ferros, que irá expor aos visitantes o funcionamento do trabalho da perícia criminal. No local, os peritos farão apresentações de tecnologias utilizadas na área e, promover a interação do público através de um local de crime simulado, despertando, assim, a curiosidade dos presentes.
A Feneciti é realizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SEDEC, em parceria com a FCDL/RN, CDL de Pau dos Ferros, Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros e FAPERN. E, para alcançar esse título de um dos maiores no âmbito dos negócios, o evento conta com parceiros engajados e conscientes da relevância de tal para o RN, como é o caso do Sistema Fecomércio RN - que neste ano já garantiu, através do SENAC-RN, participação nas próximas três edições: Nova Cruz, Assú e São Paulo do Potengi -, SEBRAE, CAERN, FIERN, AGN, Banco do Nordeste, UnP, UERN, UFERSA e IFRN.
“No sábado de manhã teremos ainda uma ação com emissão de carteiras de identidade e atendimentos em saúde”, informou o secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado. “Será um evento completo e que tem feito sucesso em todas as regiões”, concluiu.
Espaço Inovação
Com o intuito de expor as novidades e os avanços em pesquisas e projetos realizados por instituições de ensino de Pau dos Ferros e região, o Espaço Inovação conta com a presença da UERN, UFERSA IFRN e UnP – unidades de Pau dos Ferros.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em seu Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), que desenvolve muitas ações de pesquisa e extensão com 17 grupos de ativos e reconhecidos, será representada pela Biblioteca Ambulante de Leitura nas Escolas (BALE), Brinquedoteca, Espaço Interativo de Tecnologia e Aprendizagem (EITA), Laboratório de Geologia, Sedimentologia e Solos, Laboratório de Geoprocessamento, e a Incubadora de Empresas – Juazeiro.
Entre os projetos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA estão: I Semana Integrada sobre Mobilidade (I SIM); Melhoria do Conforto Térmico através de Recursos Naturais; Robótica Educacional para Aplicação com Pessoas com Deficiências Motoras/Mentais; Curso Alohomora English: opening door to knowledge; Políticas Públicas, Planejamento e Projeto em Arquitetura e Urbanismo no Semiárido Nordestino; Espaço da Ciência: Interligando Saberes promovendo Inclusão Social; e Contribuições para Análise e Dimensionamento de Estruturas em Água Nova – RN; Núcleo de Incubação Tecnológico e Social; exposição da Parceria de Cooperação Técnica entre o Projeto Verde da UFERSA e o Flor de Mandacaru Ateliê e também com a empresa AGRITECH; apresentação do Grupo de Capoeira Berimbaus do Oeste-GCBO e também, a difusão sobre o Banco de Estágio.
E, os alunos do IFRN levarão ao local, projetos na área da apicultura; da informática (robótica e o app Bee Check); na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), um mecanismo que monitora e regula o nível de água em caixas d'água domésticas; além de jogos didáticos, produção de alimentos e Incubadora de Tecnologia e Inovação em Processamento de Alimentos e Serviços (ITIPAS) com duas de suas empresas incubadas, a Besche Tecnologia e a Plug Pay.
SERVIÇO
Informações sobre estandes,ligue (84) 3351-2507. Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de tudo: @Feneciti.
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) conquistou decisão em tutela de urgência que obriga a Secretaria Municipal de Saúde a fornecer tratamento medicamentoso para grávida portadora de embolia e trombose. A decisão estabeleceu prazo máximo de dez dias para que a medicação Enoxoparina Sódica seja fornecida, sob pena de bloqueio bancário.
De acordo com laudos médicos anexados ao processo, a paciente se encontra em quadro de gestação e possui diagnóstico de embolia e trombose, além de histórico de trombose/trombofilia em gestação anterior. Conforme prescrição médica, para evitar perda do feto e trombose durante a gravidez, a paciente deve fazer uso diário do medicamento Enoxoparina 40 mg. O custeio do tratamento durante toda a gestação equivale a R$ 8.780,59, valor fora da realidade socioeconômica da paciente que apresenta renda familiar de R$ 2.255,76.
Ao procurar o ProSus em Natal, serviço da Secretaria Municipal de Saúde no qual a população recebe determinados medicamentos de forma gratuita, teve seu cadastro negado no Protocolo de Trombofilia com a justificativa de não ter exame que comprove a moléstia. No entanto, no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Prevenção de Tromboembolismo Venoso em gestante com Trombofilia, constam, dentre os critérios de inclusão para uso de Enoxoparina durante o período pré-natal, histórico pessoal de TEV e com moderado a alto risco de recorrência.
Em sua decisão, o Juízo de Direito da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal registrou que “a saúde é um direito público subjetivo indisponível, assegurado a todos e consagrado no art. 196 da Constituição Federal, sendo dever da Administração garanti-lo, dispensando medicamentos às pessoas carentes portadoras de doenças, de maneira que não pode ser inviabilizado através de entraves burocráticos, principalmente por se tratar de direito fundamental, qual seja, a vida humana”.
secom/arquidiocese de natal
O Padre Tiago Theisen, pároco emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, vai receber a medalha da Ordem do Mérito Felipe Camarão, concedida pela Prefeitura Municipal de Natal. A solenidade acontecerá neste sábado, dia 29, às 9h30, no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE), no bairro Nossa Senhora de Nazaré, zona oeste da capital. A Medalha Felipe Camarão se destina a agraciar personalidades ou instituições, nacionais ou estrangeiras, que se destaquem, entre outros aspectos, por relevantes serviços prestados à cidade do Natal.
Padre Tiago é natural da Bélgica, mas reside no Rio Grande do Norte há mais de 50 anos. É conhecido pelo trabalho evangelizador, educativo e social, principalmente na zona norte da capital.
Temos 356 visitantes e Nenhum membro online