De uma coisa todos podemos estar bem claros! Expectativas se criam, se transformam, se renovam, se multiplicam, em plena luz do dia – e no decorrer do dia. Bem como no decorrer da noite, que fique claro. E se de tudo isso não for por isso, jamais será aquilo. Uáu! E la nave vá! Com tantos acontecimentos recentes, politicamente incorretos, dado a bola de cristal de investigações federais, que o pior está por vir, bem ou mal, então, vamos hoje ou não vamos hoje ao baile de máscaras? Certamente com aquela que usamos a tempos nada remotos, que aderimos no espontâneo, sem fazer uso do super Bonder, do ´Durepoxe´ e do que mais nos cabe por sinal, hã!? Passemos adiante, sim, Charles!?

Já que a nossa reprise escandalosa não trocou de adereço facial... o pacto ´corrupto´ em demasia jamais será compacto. Quadrilhas sempre serão organizadas ante às pequenas juras e que no futuro tudo será tão diferente. Nossos juízes hoje intimam, dão ´carteiradas´. Quando, ainda, ficar disfarçando olheiras de que eles vão combater o crime... Alto lá! Alguém, idem, sempre está mantido de sentinela. As expectativas, pois sim, se multiplicam!

Pensam que não! Bem sei, mas não devia! País rico é assim, vive e esbanja escândalos e mais escândalos até pelo ´´cano do ladrão´´ em épocas escassas, terei de dizer, quando de tudo o mais que andamos assistindo, disso tudo ainda não é o fim. A grande mentira – definida como a distorção intencional da verdade definida – como, tida como a distorção intencional da verdade, totalmente não foi contada pelos nossos interlocutores ´mensaleiros´ ou tampouco ´dólares-pretolões´ e empreiteiros atuais! A grande farsa do aquecimento de propinas, batendo de frente com o aquecimento global, contas fantasmas, essas vivem sem samba e sem enredo. O político e ditador César, do latim Caesar, um dia, também teve seus bens confiscados. Haja visto, até a nossa ´´Maior Estatal Petroleira´´ esbateu suas portas!

Agora se por outro lado até na FAB, o modesto Airbus da nossa presidenta Dilma-lá é chamado de ´´Vassourão´´, ora direi, qual mais esculacho ouviremos pós vaias do inesquecível 7x1 Alemanha/Brasil de outro dia? Mais uma página virada do que será o amanhã? Abre aspas. Só que o Jair Bolsonaro falou alto e em mau tom dessa vez no ´´parlatório´´ nacional. Fecha as tais. Aspas. Daí do dizer que juntar muitas letras de uma vez na centrífuga pode não dar em nada quando querem dar algum tipo de exemplo. Dos sermões ´Lulísticos´ são outros quinhentos a não seguirmos o exemplo ao pé da letra e do falar pelos cotovelos. Enfim, os brutos não reclamam! Quanto menos os corruptos, melhor!

Como no jogo do ponto ou banca, processos ora ´engavetados´ de empreiteiras haverão de amarelar por muito, muito tempo... De modo e transparência virtual não apareceriam de outra forma. Nem mesmo de gênero, número e grau. ´´Que país é este?´´, alguém deve ter letrado isso antes. Muito antes do calcanhar de Aquiles ser atingido por aquela flecha torta. E vá! (outra vez, quem sabe pela ´´Ordem de Maluf´´) por estas e por outras, o Lula agora está gastando – e esbanjando – além de triplex praianos! Em reais, e que, com os nossos tempos bicudos, e em meio/mensagem a escândalos, digamos, R$ 1,8 mi é gorjeta mensaleira (des)nível free boi. Ou seria petroleira? Vai vendo. Mas também vai seguindo que o dinheiro aparece.

Se o ´´troca troca´´ de propinas existe/existiu, sempre existirá?, não percam tempo ao que disseram muito atrás que o ´´Petróleo é nosso´´. Só que na mão – e bolsos/contas – deles, claro. A cor e afeição por rios de dinheiro, enquanto os pobres dançam, fichinha, fichinha. Em alta! ´´Ih, eu agora sei! Bem que eu não queria, mas, por ´desvio-$´ das dúvidas, agora eu sei´´. Porém, sem grandes meios e sem muitas mensagens!

– Querida, vamos jogar ping e pong? Vai, então, hoje você começa...

Celso Fernandes,jornalista, escritor. Colunista de Moda, TV e Literatura. Assessoria de imprensa. Follow me: http://twitter.com/celsocolunista

www.facebook.com/celsocolunista