O excelentíssimo Sr. ministro com prazo de validade vencida, exercendo suas tarefas em pleno aviso prévio, chega a despertar pena com suas declarações. Profeta de um crescimento que teimou em não se materializar , especialista em apostas perdidas de antemão, arúspice amador, seguidor de Sartre ao atribuir aos ‘outros’ os fracassos da politica econômica, protagonista destemido de uma ‘guerra cambial’ imaginária, ora insurgindo-se, ora contra o ‘tsunami financeiro’ – se bem que a expressão não lhe tenha pertencido – ora contra a fuga dos capitais covardes, conseguiu um gol de placa. Na entrevista ao Estadão 19/9 B4, soltou essa pérola, verdadeira chave de ouro: “Agora que a inflação caiu, achamos que não haverá pressão no início do ano que vem..” Mil perdões Excelência, é difícil fazer previsões, sobretudo sobre o futuro – frase cuja autoria pode ser reivindicada por diversas personalidades, Mark Twain e Niels Bohr, entre outros – mas insultar o presente e falar na queda da inflação, quando o acumulado dos últimos 12 meses ameaça ficar fora da “meta ampliada”, conceito criado para criar uma ilusão quanto a eficácia do controle, é negar o óbvio no contexto da artificialidade dos preços administrados sendo ‘administrados’.

Um humorista italiano – Marcello Marchesi – falava no “Doutor Divago” ao se referir a Aldo Moro. “Morreu antes de conhecer nosso Ministro da Fazenda”.

Alexandru Solomon, empresário, escritor. Formado pelo ITA em Engenharia Eletrônica e mestrado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas, autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas`, ´O Desmonte de Vênus` ´Plataforma G` (Ed. Totalidade), ´Bucareste` e ´A luta continua` (Ed. Letraviva). Livrarias: Saraiva (www.livrariasaraiva.com.br), Cultura (www.livrariacultura.com.br), Loyola (www.livrarialoyola.com.br), Letraviva (www.letraviva.com.br). | E-mail do autor: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.