NATAL PRESS

Neste sábado (22) é celebrado o Dia Mundial da Terra e o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em parceria com astrônomos e pesquisadores potiguares, vai marcar a data com palestras, caminhada e observações astronômicas, a partir das 14 horas, dentro do projeto “Astronomia no Parque”. O evento é gratuito e, de acordo com os organizadores, é apartidário.

A data será celebrada com a “Marcha pela Ciência”, realizada, simultaneamente, em 500 cidades de todo o mundo (sendo 13 do Brasil) e Natal não ficará de fora. Os participantes pretendem chamar a atenção da sociedade para os cortes de investimento público na área da ciência e da tecnologia em todo o mundo e promover a aproximação entre os pesquisadores e a população. O centro do movimento será a cidade de Washington, DC, nos Estados Unidos.

Em Natal, a “Marcha pela Ciência” é organizada pelo Prof. Julio Rezende, do Departamento de Engenharia da Produção da UFRN e Diretor de Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) com o apoio do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte (SEMURB/Prefeitura do Natal), do site Astronomia no Zênite (www.zenite.nu) e da ONG internacional “The Planetary Society” (www.planetary.org). “A ciência é um dos valores centrais da sociedade. Marcharemos pela Ciência para apoiar e salvaguardar toda nossa comunidade científica. É hora de contar com as pessoas que apoiam essa causa”, afirmou o americano Bill Nye, Diretor Executivo da Planetary Society.

O Dia Mundial da Terra foi criado pelo ativista ambiental e senador americano Gaylord Nelson, um dos principais precursores da luta pela preservação do meio ambiente na política dos Estados Unidos. Ele foi um dos organizadores da manifestação sobre o tema que aconteceu em 22 de abril de 1970 e entrou para a história dos movimentos ecológicos. Porém, a data só foi criada pela ONU em 2009.

A programação completa contará com atividades na UFRN no período da manhã e um ciclo de palestras a partir das 14h no auditório do Parque da Cidade. A Marcha acontecerá a partir das 16:30 na trilha do Sistema Solar do Parque da Cidade. O evento encerrará com a observação do céu por meio do telescópio, montado na Praça de Eventos.

PROGRAMAÇÃO

14h – Abertura: “Astronomia no Parque Especial: a Marcha da Ciência e o Dia da Terra”

14h10 – Palestra “O Dia da Terra e as inovações em práticas de sustentabilidade”, com o Prof. Júlio Rezende (Engenharia da Produção, UFRN).

14h40 – Palestra “Implicações Jurídico-Ambientais da Revisão do Plano Diretor de Natal: Propostas, Desafios e Instrumentos", com o Prof. Carlos Sérgio Gurgel da Silva.

15h30 – Palestra "Green Schools como sistema integrado de avaliação da sustentabilidade construtivo-arquitetônica em projetos de instituições de ensino localizadas no litoral do nordeste brasileiro", com Fernanda Azevedo.

16h30 – Marcha pela Ciência, na trilha do Sistema Solar do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

17h15 – Observação do céu com telescópio.



Twitter