A prefeitura do Natal iniciou na manhã deste sábado (16) a “Operação Nossa Cidade Mais Limpa”. Os primeiros serviços da força tarefa do poder executivo municipal foram realizados no Complexo Viário do Quarto Centenário. Uma equipe formada por 20 garis da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) trabalhou intensamente na limpeza, pintura e retirada de publicidades irregulares fixadas nas paredes do complexo, e também realizaram a pintura do espaço, neutralizando as pichações existentes no local. Um trabalho de conscientização também foi realizado pelo grupo de teatro da Urbana. Os motoristas que trafegaram pela Avenida Romualdo Galvão e pela Avenida Amintas Barris receberam uma lixeira de câmbio e um folder com noções de educação e preservação do meio-ambiente.

Uma equipe da Guarda Municipal de Natal trabalhou na retirada de uma família que utilizava o viaduto como moradia. A equipe de segurança fez uma revista na área que servia de abrigo para essas pessoas e encontrou vestígios de consumo de drogas. Três suspeitos foram recolhidos e levados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária. Os fiscais da secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) fizeram a retirada do barraco e dos materiais que descumpriam a legislação ambiental do município. O supervisor- geral de fiscalização da Semurb, Leonardo Almeida, enfatizou que a secretaria vai coibir fortemente aqueles que insistirem em burlar as leis ambientais de Natal: “Estamos atentos e quem continuar fora da lei sofrerá as devidas multas previstas”.

O diretor de planejamento da Urbana, Josivan Cardoso, explicou que o primeiro foco da nova administração foi voltado para a regularização da coleta dos resíduos sólidos nos domicílios da cidade, meta que foi conquistada nos dois primeiros meses do ano. Com o sucesso obtido, as atenções da companhia se voltaram para a preservação dos monumentos públicos da capital potiguar com a concepção do projeto “Nossa Cidade Mais Limpa”.

Josivan Cardoso adiantou que possivelmente o trabalho de limpeza, pintura e retirada de publicidades irregulares no Complexo do 4º Centenário deve seguir no próximo sábado, pois o espaço público estava muito danificado, precisando de muitos reparos. A Urbana planeja ampliar a “Operação Nossa Cidade Mais Limpa” para outras regiões da cidade. O diretor de planejamento disse que os próximos espaços públicos a receberem reparos serão a Praça do Relógio do Alecrim e o Complexo Viário da Urbana.

O presidente da Companhia de Serviços Urbanos de Natal, Jonny Costa, acompanhou os trabalhos, destacando a união de vários órgãos da administração municipal em torno do projeto. Equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Mobilidade Urbana (Semob), Serviços Urbanos (Semsur) e a Guarda Municipal participaram das atividades. Para ele, essa iniciativa vai contribuir para a recuperação visual de vários pontos da cidade e a prefeitura não vai medir esforços para que as melhorias realizadas no complexo sejam mantidas.

O presidente conclamou a população e os empresários do setor de entretenimento que insistem em fixar publicidades de shows musicais e espetáculos a ajudarem na conservação da área “Essa será uma ação permanente e precisamos muito da contribuição da sociedade para manter limpo esse e os outros locais da cidade”.

Ranieri Barbosa, Secretário Municipal de Serviços Urbanos, também acompanhou a operação. Ele revelou que a Semsur já está desenvolvendo um novo projeto de iluminação e paisagismo no local. A iluminação padrão do local será reforçada e até o final do ano será instalada uma iluminação cênica para valorizar a área. Toda a parte de jardins do Complexo Viário do 4º Centenário também passará por uma revitalização.