NATAL PRESS

A Prefeitura do Natal, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) irão promover no dia 8 de março, às 16h30, no Salão de Festa do Solar Bela Vista, a tradicional solenidade de entrega da Medalha de Honra ao Mérito “Nísia Floresta” – um reconhecimento às mulheres que tiveram papel importante na luta pelos direitos femininos na capital potiguar.

O evento, que faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março), irá homenagear seis mulheres que se destacam na cidade do Natal na luta pelos seus direitos.

Serão agraciadas: Odaíza Pontes Galvão (Mestra do grupo Boi de Reis – Felipe Camarão), Ana Claudia Mendes (Conselheira CMDM e Coletivo Leila Diniz), Márcia Maia (Deputada Estadual), Lucineide de Mendonça Freire (Presidente do Conselho da Mulher), Sonia Isidoro Palmeira (representante da comunidade de Nova Natal) e Justina Iva (Secretária Municipal de Educação de Natal).

“Nós somos vitoriosas, e a busca pelos direitos das mulheres é uma luta muito antiga. Por isso, a medalha se refere à mulher que abriu as portas para uma nova realidade: Nísia Floresta. Apesar de todas as conquistas é sempre importante ressaltar às mulheres a necessidade de se envolver cada vez mais nessa luta de cidadania, pela luta dos direitos”, declara Lucineide Freire, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Estarão presentes nesta importante solenidade o Prefeito de Natal, Carlos Eduardo; a Secretária da Semtas, Ilzamar Silva Pereira; a Presidenta do Conselho da Mulher, Lucineide Freire; dentre outras autoridades.

“Tanto a cidade do Natal, como o Rio Grande do Norte, tiveram ao longo da história mulheres que marcaram seu tempo. Atualmente, elas já são maioria nas universidades, nos cursos de qualificação profissional e nos postos de trabalho, sinalizando que estão cada vez mais procurando desenvolver seus talentos e que, por tudo isso, merecem as homenagens”, ressalta Ilzamar Silva Pereira, titular da Semtas.

A medalha “Nísia Floresta” já reconheceu personalidades como a Desembargadora Maria Zeneide Bezerra, a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Caroline Maciel da Costa, dentre outras.



Twitter