alt

A cidade do Natal ganha o seu primeiro Grupo de Ação de Emergência da Defesa Civil. Os 30 agentes patrimoniais, treinados pela Cruz Vermelha, serão apresentados ás 16h desta sexta-feira (12), em solenidade a ser realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, com a presença do prefeito Carlos Eduardo.

O grupo foi criado pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Semdes) e segundo o secretário Osair Vasconcelos, vai atuar tanto em caráter emergencial, como inundações e deslizamentos provocados pela chuva, por exemplo, como em caráter preventivo. De acordo com levantamento efetuado pela Semdes, existem em Natal 74 áreas de risco, sendo 20, de alto risco.

Entre as de alto risco, ele citou as encostas da Lagoa do Jacó, e lagoa de Taraocá, esta na Zona Norte, onde existem habitações na redondeza, e um trabalho preventivo precisa ser feito, com os moradores. O grupo também pode ser acionado pelo telefone 3232.2832, sempre que se fizer necessário.

Além dos equipamentos de proteção individual, como luvas, capacetes, botas, capas, o grupo vai contar com dois veículos, uma Pick-up e um “Gol”, para atender as ocorrências. Nos casos mais graves, serão acionados outros órgãos da Defesa Civil.

O secretário lembrou que a estréia do grupo aconteceu no sábado, (6), no bairro Guarapes, com a realização em Natal da primeira Simulação de Ação de Emergência numa Área de Risco. A ação teve inicio ás 7 da manhã, quando a secretaria nacional de Defesa Civil emitiu o alerta de risco de enchente, alagamento e deslizamento de terra para a Defesa Civil do Rio Grande do Norte, que por sua vez acionou a Defesa Civil de Natal para atuar na remoção das famílias da área de risco. Logo em seguida, as “vitimas” foram removidas e abrigadas na Escola Municipal Francisco Varela, onde receberam atendimento médico e psicológico e as crianças da comunidade participaram de atividades lúdicas comandadas pelos voluntários da Cruz Vermelha.

O prefeito de Natal Carlos Eduardo e vários secretários municipais acompanharam a movimentação. O simulado envolveu equipes da Semdes, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Caern, Cosern, Cruz Vermelha e do Conselho Tutelar da Zona Oeste. Também participaram da atividade 30 famílias do bairro.