NATAL PRESS

Em uma inciativa conjunta com a Caixa Econômica Federal (CEF), a empresa potiguar, Interfort Segurança, vai realizar, em Recife (PE),  neste sábado, dia 02, o “Seminário de Segurança Bancária”, que reunirá cerca de 200 profissionais que atuam na segurança de bancos em todo o estado de Pernambuco, e que serão capacitados e orientados sobre como agir diante de situações de risco.

O evento, que ocorrerá no Círculo Católico de Pernambuco, no horário das 8 às 12 horas, contará com palestrantes da Polícia Federal, consultores de segurança da Caixa, da Escola de Treinamento e Formação de Seguranças, além de executivos da Interfort, como José Reinaldo Santos, responsável pelo gerenciamento de Operações da Interfort na região Nordeste.

Durante o evento, os participantes vão ter acesso a um conteúdo sobre situações de risco ocorridas nos últimos meses em agência bancárias de todo o Brasil.

Segundo grau completo

A legislação do setor de segurança também deverá ser abordada pelo especialista da Polícia Federal, Everaldo Mariz, com destaque para a Lei 7.102, que tem alguns de seus aspectos em discussão no Congresso Nacional e que, caso seja aprovada a sua alteração, o exercício da função de segurança bancário será restrita para profissionais que tenham o segundo grau de ensino completo.

“Esse assunto está em discussão no Congresso, e caso seja aprovado, quem tiver uma escolaridade inferior ao segundo grau completo ficará impedido de atuar como profissional de segurança bancária, ou vigilante, como chamado popularmente esses profissionais”, revela o empresário Edmilson Pereira de Assis, diretor do grupo Intefort.

Já o executivo Saulo Pessoa, gerente Norte Nordeste de Segurança da Caixa Econômica e diretor da Associação Brasileira de Segurança (ABSEG), vai falar sobre procedimentos de segurança e eventos como assalto e explosão em agencias bancárias.

WhatsApp

A exemplo do que aconteceu em seminário semelhante ocorrido recentemente em Natal (RN), é provável que em Pernambuco os profissionais de segurança também sejam orientados a não utilizarem whatsApp e redes sociais durante a jornada de trabalho. O acesso a redes sociais, através da utilização de smartphones, é considerado um facilitador para a ação de assaltantes, por tirar a atenção dos seguranças.

“Há casos recentes de que o uso de whatsApp por seguranças de bancos facilitou a ocorrência de assaltos em agências bancárias em vários estado, inclusive no Rio Grande do Norte”, revela Edmilson Pereira.

No seminário, os especialistas também alertaram sobre a questão de eventuais extravios de fardamentos de seguranças de bancos, outro fator que facilita a ocorrência de assaltos. “É de responsabilidade do segurança de banco proteger fardas e armas, e em caso de perda realizar um boletim policial e comunicar as autoridades do setor”, explica Edmilson.



Twitter