Foto: divulgação

alt


Em alusão ao Dia Mundial da Diabetes, comemorado em 14 de novembro, o programa Nossa Cidade Mais Saudável realizou ação de combate a doença das 5h às 11h da manhã desta quinta-feira. A medida, promovida pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Copa do Mundo (Secopa) em parceria com a Drogaria Paiva, teve o objetivo de alertar a população sobre os perigos da diabetes e da necessidade de realizar exames e diagnosticar a doença precocemente, já que é um mal que entre 2000 e 2010 matou cerca de 470 mil pessoas em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Faixas ao lado do canteiro da Avenida Afonso Pena, na região em frente à Drogaria Paiva, foram interditadas pela Semopi (Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-estrutura) desde as 4h 30min para que a atividade física da caminhada pudesse ser realizada no local. Além disso, profissionais municipais de educação física prestaram o serviço de alongamento e aquecimento para essa atividade. Durante toda à ação, foram oferecidos serviços de medição de índice glicêmico e massa corpórea e a verificação da pressão arterial. Houve também café da manhã e degustação livre de chá verde, produtos dietéticos, como barras de cereais, biscoitos e suco de uva integral, além da distribuição e sorteio de brindes.

Nossa Cidade Mais Saudável

O programa “Nossa Cidade Mais Saudável” é uma realização da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer e Copa do Mundo (Secopa) em parceria com a Drogaria Paiva e a DNA Center. Ele foi criado no início do ano e entrou em funcionamento no dia 19 de maio de 2013. É realizado de segunda à sexta nas imediações da Avenida Afonso Pena, onde são interditadas as duas vias das 5h 30min às 6h 30min para que a população possa caminhar livremente com o auxílio de guarda de trânsito para facilitar a travessia de carros e pessoas no local.

Segundo a coordenadora do programa, Jurema Marinho, é importante que as pessoas participem das ações, pois é uma forma de entender que é necessário cuidar da saúde de forma preventiva para que, assim, se possa ter uma melhor qualidade de vida. Jurema ainda informa que a ação foi pensada devido à colocação de Natal, em 9º lugar, na pesquisa inédita realizada pelo Ministério da Saúde que revela mais da metade da população brasileira acima do peso.

O secretário da Sejel/SeCopa, Luiz Eduardo Machado, elogia a repercussão e crescimento do Nossa Cidade Mais Saudável, que hoje conta com um público em torno de 300 pessoas diariamente. Ele explica ainda que o exercício da caminhada já era costumeiramente realizado na Avenida Afonso Pena, mas hoje tornou-se uma atividade física acompanhada, com alongamento, aquecimento, dicas de saúde e alimentação fornecidas por profissionais para uma melhor prestação de serviço à população. Luiz Eduardo reforça que a ideia da SeCopa é ampliar a iniciativa e levar o programa para outras regiões de Natal e, com isso, disseminar a cultura da vida saudável e da prática de esporte por toda a cidade.

O “Nossa Cidade Mais Saudável” tem a participação municipal integrada dos órgãos: SEGAP, SEMOB, SEMSUR, URBANA, SEMURB, SECOPA, SECRETARA MUNICIPAL DE SAÚDE, GUARDA MUNICIAL e SAMU.

Fonte: Assessoria Sejel/SeCopa