alt

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar, nesta sexta – feira (18), das 9h às 16h, nas quatro policlínicas municipais (Centro Clínico Dr. Carlos Passos, Centro de Saúde Neópolis, Unidade Mista Cidade da Esperança e Policlínica Norte), uma ação de promoção e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis sífilis e HIV.

Na ação serão desenvolvidas atividades culturais, rodas de conversa, distribuição de preservativos e a realização de teste rápido para diagnosticar a sífilis e o HIV.

Em relação ao teste de HIV, caso dê positivo, o usuário será encaminhado para uma unidade de referência para um acompanhamento. Já no caso de sífilis é realizada uma triagem para identificar o agravo e é feita, caso necessário, a realização de um segundo teste chamado VDRL, que também será realizado durante a ação. A partir da avaliação do resultado, por um médico da unidade, será disponibilizada a primeira dose de tratamento e o usuário já terá definido o local e data de realização das demais doses necessárias ao tratamento.

Segundo a responsável técnica pelo Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e HV, Edda Barbalho, a implantação dos testes rápidos para diagnóstico de sífilis e HIV na Atenção Básica está começando pelo Distrito Sanitário Oeste.