alt

O próximo domingo, 13 de outubro, será especial para mais de 170 mil profissionais de todo o Brasil que se dedicam a duas importantes áreas da Saúde. Isso porque comemora-se o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Antes consideradas como “subáreas”, ao longo dos anos as duas profissões conquistaram os respeito tanto dos colegas da Saúde (como médicos e enfermeiros) como da população em geral.

A Fisioterapia dedica-se ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinético-funcionais de órgãos e sistemas. Sua gestão necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, da biomecânica e da funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas.

Já a Terapia Ocupacional estuda e emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos e mentais e de desajustes emocionais e sociais. O terapeuta ocupacional utiliza tecnologias e atividades para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais. O profissional elabora planos de reabilitação e adaptação social, buscando desenvolver no paciente autoconfiança e orientando-o quanto a seus direitos de cidadão.

“A cada ano que passa, novos campos de atuação para o fisioterapeuta e para o terapeuta ocupacional são criados. E é justamente por conta da versatilidade e da importância das duas profissões para a população em geral é que temos que estar muito unidos para conseguir superar todas as dificuldades que venham a surgir”, explica o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região – CREFITO-1 (AL-PE-PB-RN), Dr. Silano Barros.

Um dos grandes desafios vencidos recentemente pelas duas categorias foi a manutenção aos vetos à Lei do Ato Médico. De acordo com o texto, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais passariam a ser meros “assistentes técnicos” dos médicos, perdendo, assim, o direito de fazer os diagnósticos próprias de suas profissões e os tratamentos terapêuticos adequados. Felizmente, o Congresso Nacional manteve os vetos presidenciais que garantem, definitivamente, a autonomia das duas profissões.

Na área de atuação do CREFITO-1 existem, atualmente, mais de onze mil profissionais das duas profissões. Eles atuam em clínicas particulares, hospitais, indústrias, cooperativas, serviços públicos de saúde de todas as esferas do poder (Municipal, Estadual e Federal), clubes desportivos, entre outros.

SOBRE O CREFITO-1 – É responsável por normatizar e exercer controle ético, científico e social das atividades de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e das empresas prestadoras desses serviços, atuando nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.