NATAL PRESS

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), participa do mutirão de cirurgias eletivas nas especialidades de mastectomia, ressecção de próstata e histerectomia. A ação que está sendo realizada em mais oito hospitais universitários localizados em três regiões do país, começou nesta quinta-feira, 26, e prossegue até domingo, dia 29.

O foco dos mutirões são as áreas de oncologia, ginecologia e próstata: mastectomia é a cirurgia para remoção completa da mama, a ressecção de próstata consiste na retirada de fragmentos da próstata e a histerectomia é o procedimento em que o útero é retirado.

A realização dos mutirões integra a Política Nacional de Procedimentos Cirúrgicos Eletivos de Média Complexidade, do Ministério da Saúde (MS), tendo sido ampliada, nos hospitais universitários, pela EBSERH, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

A iniciativa tem o objetivo de reduzir as filas desses procedimentos nos estados. Os pacientes atendidos serão aqueles já cadastrados pelos hospitais que aguardavam pela realização da operação.

Mutirão

Os procedimentos acontecem também no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na região sul; no Hospital Universitário da Federal de Juiz de Fora (UFJF) e no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no sudeste.
Já na região nordeste, participam os hospitais universitários Professor Edgar Santos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS); e o Hospital Universitário do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à universidade federal daquele estado.



Twitter