A Secretaria Municipal de Saúde fez, na manhã desta segunda-feira (23), no Centro Universitário do RN (UNI RN), o acolhimento aos médicos que integram a segunda turma do Programa Mais Médico, do Governo Federal, e que vão trabalhar na rede municipal de saúde de Natal. São sete novos profissionais, que concluíram o curso de Medicina em universidades fora do Brasil.

Destes, apenas um não é brasileiro, o boliviano Roberto Paz Soruco que é formado por uma universidade da Espanha. Os outros seis médicos são brasileiros que estudaram e se formaram em universidades da Espanha, Argentina e Rússia.
O médico paraense com formação na província de Córdoba, na Argentina, Renato Costa, espera realizar um bom trabalho e fazer a diferença nos serviços de saúde da Unidade de Saúde de Vale Dourado, onde irá atuar.

“Eu pretendo deixar meu coração na Unidade de Saúde” afirmou a médica brasileira com formação na Espanha, Giordana Lucena, que irá atuar na Unidade de Saúde de Pompéia.

O secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, afirmou o interesse de algumas empresas em mostrar um SUS que não dá certo e da sobrecarga de serviço sofrida pela atual Rede de Atenção Básica.

Cipriano Maia destacou algumas diretrizes da atuação dos médicos do Programa Mais Médicos, como a ampliação do acesso da população aos serviços de assistência básica, a qualificação da Atenção Básica. Ressaltou, ainda, que os médicos necessitarão de habilidade para superarem, no mais curto espaço de tempo, os problemas que irão encontrar.

“Nós acreditamos no potencial da equipe e da comunidade na nossa missão de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, e da contribuição de vocês para a mudança dessa prática de acolhimento. Nós abrimos a nossa rede para ser também um espaço formativo. Se cada um faz a sua parte com responsabilidade e compromisso, a gente pode mudar o mundo”, concluiu Cipriano.