NATAL PRESS

Você sabia que um mundo sem abelhas é um mundo sem alimentos? Com base nesse questionamento, o Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte (Cetapis), vinculado à Ufersa, lidera no Brasil uma campanha contra o desaparecimento das abelhas. A questão já despertou a preocupação em diversos países no mundo e, no Brasil, o movimento colhe assinaturas a um Manifesto de Proteção às Abelhas (CCD).

Clique AQUI e assine o documento.

A campanha foi lançada oficialmente no começo do mês de março e, agora, começa a ser disseminada entre o empresariado da região que trabalha com a fruticultura, setor diretamente atingido. Na tarde desta quarta-feira, dia 18, uma palestra foi ministrada para quase 30 produtores de melão da região Oeste potiguar. A iniciativa irá se estender a outros setores, de forma que se espalhe por toda a comunidade.

O professor Dr. Lionel Gonçalves, coordenador do Cetapis e idealizador da campanha, explica que a as abelhas são responsáveis por 70% da polinização, consequentemente, pela produção de alimentos e das áreas verdes que garantem o oxigênio no planeta.

Já na plantação de melão, elas correspondem a 100% de toda a polinização da fruta. Para dimensionar o problema, o pesquisar aponta que a produção de melão e outras frutas na região já sentem impactos com o desaparecimento das abelhas, sobretudo, devido o uso excessivo de agrotóxico.

Mais de 1.500 pessoas já assinaram o Manifesto, que tem a meta de alcançar 100 mil adesões. O professor Lionel Gonçalves chama atenção para a importância de sensibilizar a sociedade para a causa através da assinatura do documento. “Solicitamos a adesão de toda a sociedade para a questão do desaparecimento das abelhas que tem consequências graves para todo o planeta”, alerta ele.

Além do Documento, a campanha inclui ainda ações de certificação para as empresas que aderirem à iniciativa, distribuição de produtos promocionais e palestras. Com isso, o trabalho dos pesquisadores da Ufersa se junta à causa no restante do mundo. Na primeira semana de outubro, o professor Lionel Gonçalves, mais duas doutorandas da instituição vão apresentar a campanha em Kiev, capital da Ucrania.

DESTAQUE NO MUNDO

A revista norte-americana “Time” trouxe no começo deste ano em destaque de capa uma ampla reportagem sobre os riscos alarmantes relacionados à morte de abelhas. A capa chama a atenção para “O mundo sem abelhas” e alerta para “o preço que pagaremos se não descobrirmos o que está matando as melíferas”.

Confira AQUI a reportagem no site da revista.



Twitter