alt

O famoso ouvido biônico, na medicina, nada mais é do que o Implante Coclear. O IC é um dispositivo eletrônico, parcialmente implantado, que visa proporcionar aos seus usuários sensação auditiva próxima ao fisiológico. Assim, quem sofre com a perda auditiva não precisa ficar surdo, devendo recorrer ao método para garantir qualidade de vida.

“O Implante Coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo, que será decodificado pelo córtex cerebral. O funcionamento do implante coclear difere do Aparelho de Amplificação Sonora Individual, que apenas amplifica o som. O implante coclear fornece impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais remanescentes em diferentes regiões da cóclea, possibilitando ao usuário, a capacidade de perceber o som”, explica o otorrinolaringologista Dr. Pedro Cavalcanti.

O implante é indicado tanto para os pacientes que nasceram sem audição, quanto para os que foram perdendo a capacidade de ouvir progressivamente. Em Natal, a equipe médica do Dr. Pedro Cavalcanti tem realizado vários procedimentos, tanto na rede privada quando na rede pública de saúde.

“Temos uma estrutura de ponta e equipe de especialistas altamente capacitados para a realização do procedimento. Nossas cirurgias são realizadas com o mais alto padrão tecnológico e complexidade da área, para garantir a colocação do implante coclear, ou o famoso ouvido biônico”, completou o Dr. Pedro Guilherme Cavalcanti, um dos integrantes da equipe de especialistas.