O Programa de Atendimento aos Pacientes Fissurados do Hospital de Pediatria Professor Heriberto Bezerra (HOSPED) recebe entre os dias 21 e 23 de março, visita técnica e científica da coordenadora do Projeto Crânio-Face Brasil, com sede na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a doutora Vera Lúcia Gil da Silva Lopes.

O Programa recebe também a visita da doutora Isabella Lopes Monlleó, coordenadora local do projeto, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A iniciativa é uma parceria entre o Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e o Hospital de Pediatria, com o objetivo de inserir o Programa dos Pacientes Fissurados do HOSPED na rede do projeto, no qual já estão inseridos 8 estados brasileiros.

Durante a visita, as professoras Vera Lúcia e Isabella Lopes ministram a palestra “O Projeto Crânio-Face Brasil como Proposta Multicêntrica de Pesquisa e Atenção à Saúde”, que acontece no dia 21 de março às 10h30, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde.

As visitantes devem conhecer as instalações do Programa no HOSPED e discutir acerca dos projetos de pesquisa que estão em andamento em parceria com o Projeto Crânio-Face.

O projeto

O Projeto Crânio-Face Brasil tem como objetivo reunir informações sobre tratamento e prevenção de anomalias craniofaciais, auxiliando os pacientes e familiares quanto à assistência necessária, pois os portadores dessas anomalias necessitam de cuidados especiais e por tempo prolongado com profissionais de diversas especialidades como cirurgiões, pediatras, geneticistas, fonoaudiólogos e psicólogos.

O projeto oferece ainda assistência fonoaudiológica a pacientes com fissuras labiais ou palatinas no Brasil por meio de coleta de informações com os familiares e ainda é responsável por promover formações para os profissionais da saúde quanto a melhor forma de diagnóstico e tratamento aos pacientes portadores dessas anomalias.