A psiquiatra Natália Mota apresentou no último dia 26 de julho, no Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a dissertação de mestrado em Neurociências, com o título “Análise de grafos aplicada a relatos de sonhos: ferramenta diagnóstica objetiva e diferencial para psicose esquizofrênica e bipolar”.

Os estudos desenvolvidos pela mestranda demonstram que métodos complementares, através de grafos, podem ajudar aos médicos psiquiatras a avaliarem melhor seus pacientes com psicoses, portadores de esquizofrenia ou de transtorno bipolar do humor.

Durante a realização da pesquisa, a psiquiatra colheu relatos de sonhos e de atividades realizadas durante a vigília de 60 pacientes (20 psicóticos portadores de esquizofrenia (E), 20 pacientes psicóticos portadores de transtorno bipolar do humor(B) (diagnóstico realizado com aplicação de SCID DSM-IV) e 20 sujeitos não psicóticos (C)), medindo sintomatologia psiquiátrica a partir de escalas psicométricas (PANSS e BPRS).

Segundo Natália, a pesquisa é valiosa para ajudar a fazer um diagnóstico preciso e, por ser um método quantitativo, poderá, no futuro auxiliar o acompanhamento clínico dos pacientes, avaliando a evolução e a resposta no tratamento.

Integraram a banca avaliadora os professores Sandro José de Souza (UFRN), como membro interno e Leandro Fernandes Malloy-Diniz (UFMG) como membro externo.