NATAL PRESS

Depois de curtir as férias, o início do ano é um período de preparação para a volta das atividades escolares. As crianças ansiosas para usar o novo material escolar e, enquanto isso, os pais e responsáveis não se dão conta que existe a possibilidade dos filhos sofrerem de alguma dificuldade para enxergar o quadro na sala de aula.

O oftalmologista Márcio Florêncio, do Hospital Brasileiro da Visão, localizado em Natal, chama atenção para os cuidados com a saúde ocular dos pequenos estudantes. De acordo com o médico, visitar um oftalmologista na volta do período escolar é essencial. A descoberta de algum problema ocular pode ajudar a criança a ter um melhor desempenho em sala de aula. “É muito importante que a criança esteja enxergando bem, para que ela possa atingir todo o potencial que tem de aprendizado na escola”. Problemas como dor de cabeça e dificuldades de visualizar o que foi escrito no quadro pelo professor são as queixas mais comuns no consultório médico. “Essas queixas podem estar relacionadas a alterações visuais ou a maus hábitos posturais e de uso da visão”, explicou Dr. Márcio.

Segundo o médico, a falta de atenção também pode estar ligada a algum problema na visão. “A criança que não vê bem, dificilmente manterá a concentração na escola. Algumas ficam mais introspectivas e outras mais agitadas, inquietas”, esclareceu. Além disso, o oftalmologista ainda chamou a atenção para o fato de que às vezes as crianças não sabem informar aos pais ou responsáveis, o que está causando incômodo, reforçando a ideia da importância da realização de uma consulta de rotina.

O especialista acrescenta que, quando a correção óptica é feita da maneira correta, é comum notar uma mudança positiva no comportamento das crianças. A recomendação é que os pais fiquem atentos às ações dos filhos e ainda lembrou que, no início, alguns problemas na visão não geram queixas. “Os pais podem observar se o filho está se aproximando muito da TV ou outros objetos e se estão lacrimejamento excessivo. Entretanto, é importante ressaltar que alguns problemas visuais não geram queixas inicialmente. A criança pode ver bem com um olho e ter sérios problemas no outro, sem que isso chame a atenção dos pais”.

Para que a vida escolar da criançada não seja prejudicada por problemas oculares, o médico aconselha aos pais a realizarem visitas frequentes ao oftalmologista. “Leve seu filho periodicamente a um oftalmologista. O ideal é a avaliação ao nascimento, o teste do olhinho, e uma consulta de rotina após os seis meses de idade, com seguimento anual. Assim, a saúde dos olhos e o desenvolvimento visual da criança são acompanhados e preservados”, finaliza o especialista.



Twitter