NATAL PRESS

Dando continuidade as ações do ‘Julho Amarelo’, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem intensificado a atuação contra as hepatites virais, que é o principal foco da Campanha durante todo o mês. São diversos eventos sendo realizados nos últimos dias, como o que ocorreu na última sexta-feira (19), em um supermercado da zona Sul da capital potiguar, quando 136 testes rápidos de hepatite B e C foram realizados, além de momentos educativos com a população e a distribuição de panfletos informativos. 

Durante esta semana, a SMS irá promover iniciativas em unidade prisionais da capital potiguar, já que as pessoas privadas de liberdade fazem parte da população alvo. Também integram esse grupo: gays e outros HSH (homens que fazem sexo com outros homens); pessoas trans;  e pessoas que usam álcool e outras drogas. 

Segundo o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais 2019, divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Ministério da Saúde, o número de pacientes notificados com a enfermidade passou de 35.370 em 2008, para 42.383 em 2018, um aumento de 20% em 10 anos. 

A hepatite é a inflamação do fígado. Ela pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. 



Twitter