NATAL PRESS

 

Com o lema “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê”, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), presidida pelo potiguar, o Dr. Luís Eduardo Barbalho de Mello, iniciou em Natal mais uma campanha do “Julho Verde”, no combate ao câncer de cabeça e pescoço. Em sua 4ª edição no Rio Grande do Norte, a campanha tem levado a vários lugares, através de ações e eventos, esclarecimentos sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce na luta pela cura.

Na programação desta semana, além das atividades desenvolvidas no Hospital Luiz Antônio com as equipes técnicas e pacientes, o Julho Verde promove também o II Simpósio Multidisciplinar de Cabeça e Pescoçono dia 05, das 8h às 12h, na Escola de Oncologia, localizada na Av. Miguel Castro – Dix-Sept Rosado. O evento é voltado para médicos, fonoaudiólogos, odontólogos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, entre outros profissionais da saúde. Para informações sobre inscrições e detalhes da programação do Simpósio, o interessado deve acessar escoladeoncologia.liga.org.br.

Além da capital, o Simpósio também será realizado em Caicó. Sendo esta, a primeira vez do município a receber o evento que está marcado para o dia 12 de julho, às 8h, voltado para o mesmo público-alvo do que acontecerá em Natal, com debates e mesas redondas. Seguindo a programação do Julho Verde, no dia 19 tem Projeto Serviço Social Informa e no dia 20, Caminhada Verde no Parque das Dunas, a partir das 8h.

O Julho Verde acontece em várias partes do Brasil por meio da SBCCP, a Associação do Câncer de Boca e Garganta (ACBG) e instituições parceiras, que juntas fazem apelo à população para que haja atenção aos primeiros sinais da doença e, que assim, o paciente possa ter mais chances da cura. Mudanças de hábitos, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, ter uma boa higiene pessoal, cuidados com exposição solar, não fumar, consumir bebida alcóolica com moderação e manter relações sexuais com preservativos, podem contribuir e muito para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

O câncer de cabeça e pescoço são tumores que nascem nas regiões aerodigestivas (amígdalas, boca, bochechas, faringe, gengivas, laringe, língua e seios paranasais). É preciso ter atenção com as feridas na boca ou na pele que não cicatrizam, mau hálito frequente, garganta irritada, dificuldade para mastigar ou engolir e rouquidão por mais de duas semanas. Ao identificar tais sintomas, procure um médico.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCa), estima-se que a cada ano sejam diagnosticados 640 mil novos casos de câncer. Sendo o de cabeça e pescoço, o segundo mais recorrente em homens (8,9%) e o quarto com mais incidência em mulheres (6,3%), com exceção do câncer de pele não melanoma, que também é considerado câncer de cabeça e pescoço e um dos que mais matam a população.

Ainda segundo o INCa, é esperado a cada ano 43 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. São 10 mil mortes ao ano, decorrentes do câncer de laringe e cavidade oral. Tudo isso decorrente do diagnóstico tardio.



Twitter