O reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, se reuniu na tarde desta segunda-feira, 14, com representantes da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte (SESAP - RN), dirigentes dos hospitais universitários e do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da instituição de ensino, com o objetivo de discutir projetos na área de gestão da saúde.

Um dos encaminhamentos da reunião foi o ajustamento dos trabalhos necessários para uma cogestão do Laboratório Central de Anatomia Patológica e Citopatologia. Além disso, a coordenação em conjunto será estendida aos laboratórios do Instituto de Medicina Tropical (IMT) e do Departamento de Infectologia da universidade, o qual atua no Hospital Giselda Trigueiro.

Segundo Daniel Diniz, a instituição de ensino atua como interlocutora essencial no diagnóstico dos problemas da sociedade e de suas possíveis soluções, dessa forma, os problemas e obstáculos devem ser combatidos com diálogo e cooperação. Já na opinião do secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, a parceria deve agir em diferentes dimensões. “A parceria deverá agir não apenas na divisão do espaço físico, mas também na assistência à população e na formação dos futuros profissionais da saúde.”

Após o dimensionamento da atual base de atuação da UFRN e da SESAP – RN, foram ajustados os possíveis caminhos de parcerias entre as duas entidades. Diante do prognóstico, será formado um grupo de trabalho específico para a elaboração das diretrizes necessárias para as atividades em conjunto.