NATAL PRESS

O mutirão de mamografias gratuitas promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, em parceria com o Grupo Reviver, ocorrido nos meses de outubro e novembro, com a Unidade Móvel Savana Galvão percorrendo os diversos serviços da rede municipal, obteve grande adesão do público feminino.  

De acordo com dados da coordenadora do Grupo Reviver, Ana Tereza Mota, foram realizados 2.450 exames de mamografias em usuárias de Natal. Somente no mês de outubro foram realizados 1.430 exames, e em novembro 1.020 exames. 

Durante o mutirão a Unidade Móvel Savana Galvão ficou montada uma semana, durante o dia todo, em alguns serviços de saúde dos cinco Distritos Sanitários de Natal, de acordo com o calendário de visitas, disponibilizando mamografias por demanda aberta, para mulheres a partir dos 50 anos de idade. 

As Unidades de Saúde de Nazaré, Santarém e Rosângela Lima, já receberam os laudos dos exames. Já as Policlínicas Zeca Passos e Cidade da Esperança estão aguardando os resultados das mamografias ainda este mês. 

O mutirão de mamografias pelo SUS que inicialmente fez parte da programação do Outubro Rosa, com o objetivo conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, se estendeu para o mês seguinte, devido a grande demanda por mamografias. A expectativa da SMS é dar continuidade ao mutirão em 2019, já a partir do mês de janeiro. 



Twitter