A Unidade Básica de Saúde de Mirassol, localizada no Distrito Sanitário Sul, deu início nesta quarta-feira (19) as reuniões de escuta e acolhimento do Grupo Antitabagismo. Ao todo, serão seis encontros, sempre às quartas-feiras. 

De acordo com a diretora da UBS de Mirassol, Edilânia Cunha, o objetivo do grupo é apoiar os participantes no processo de cessação do fumo. “Fazemos uma abordagem comportamental e se necessário introduzimos o apoio medicamentoso, com a intenção de sensibilizar os participantes a abandonarem o vício do tabagismo.” 

O Grupo Antitabagismo na Unidade de Mirassol que existe desde 2011, já conseguiu nesse tempo a recuperação de dezenas de pessoas que abandonaram o vício de fumar efetivamente. A iniciativa faz parte das ações do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). O grupo atualmente tem dez participantes.  

As reuniões acontecem sempre às quartas-feiras, no horário das 14h às 17h, com acompanhamento de uma equipe multiprofissional formada pelo médico, Milton Cirne, a psicóloga, Geovana Gomes e a nutricionista, Poliana Cacho.