A Campanha de Vacinação Antirrábica segue acontecendo em Natal até cinco de outubro, com o Dia D ocorrendo em 29 de setembro. Durante o período, o Centro de Controle de Zoonoses segue trabalhando em estratégias para imunizar a maior quantidade de cães e gatos na capital potiguar. 

Um desses trabalhos, que acontece mesmo fora do período de Campanha, são os chamados ‘bloqueios vacinais’. Em casos suspeitos de raiva, o CCZ não realiza a intervenção apenas no imóvel, como também nos arredores, promovendo a vacinação dos animais que estejam em um raio de até 300 metros de onde o caso suspeito foi encontrado. 

“A vantagem desse trabalho é que não ficamos dependendo do resultado do exame para saber se o animal estava ou não infectado. Tivemos um caso, há cerca de quatro meses, que uma criança teve contato com um morcego. Fizemos todo o bloqueio e vigilância. Quando o resultado do exame chegou, deu que o morcego estava infectado com o vírus da raiva”, destacou Ciro Fagundes, coordenador do Núcleo de Vigilância de Reservatórios e Animais Amplificadores. 

O bloqueio ocorre em situações de suspeitas do vírus em humanos e em animais. Considerado o principal transmissor da enfermidade, o morcego tem uma atenção especial, principalmente depois que oito animais foram diagnosticados positivamente. Caso a população encontre algum desses animais sobrevoando no ambiente em comportamento atípico, caído ou moribundo, deve isolá-lo, evitando qualquer contato e ligar imediatamente para o CCZ, através dos telefones 3232-9788 ou 3232-8235. 

Já em caso de mordida ou arranhão, a população deve proceder da seguinte forma: 

1: Lave o local com bastante água e sabão; 

2: Não mate e não jogue fora o animal; 

3: Procure a Unidade de Saúde mais próxima; 

4: Ligue para o CCZ.