A Unidade de Saúde de Monte Líbano, localizada no Distrito Sanitário Oeste, tem intensificado as ações extramuro de forma a levar as ações de promoção a saúde à população da região. Nesta segunda-feira (25) os profissionais de saúde intensificaram as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), com alunos da Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, no Bom Pastor. 

Contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Esta é a finalidade atribuída ao Programa Saúde na Escola (PSE). A iniciativa parte do entendimento de que a escola como espaço de relações é ideal para o desenvolvimento do pensamento crítico e político, fundamentais para a construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo e determinantes para a produção social da saúde. 

O programa tem como principal objetivo proporcionar às comunidades escolares a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, prevendo o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. 

Ainda pela manhã, a Unidade de Saúde promoveu mais um encontro de gestantes das três equipes de Saúde da Família, que se reúnem uma vez por mês, promovendo a socialização, educação permanente em saúde e orientação sobre a saúde durante a gestação, parto e pós-parto. Durante o encontro, as mães recebem orientações também sobre alimentação saudável, como amamentar o filho, além de tirar dúvidas das gestantes. Semana passada, as gestantes visitaram as instalações da Maternidade Araken Pinto, da qual são vinculadas.