O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, contará com atividades de conscientização na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e a Diretoria de Assistência à Saúde do Servidor (DAS) promovem ações nos dias 29 e 30, em alusão ao movimento global que busca chamar a atenção da sociedade para a epidemia do tabaco e as mortes causadas pelo seu consumo.

No dia 29 haverá uma atividade informativo-preventiva no pátio do Restaurante Universitário (RU), no Campus Central, das 10h às 14h. A Coordenadoria de Apoio Pedagógico e Ações de Permanência (Capap) da Proae, em parceria com a DAS, coordena a iniciativa voltada à comunidade estudantil da universidade, que terá acesso a dinâmicas e materiais informativos sobre os impactos do tabaco para a saúde. Cartazes também irão apresentar as previsões da Lei Antifumo, nº 12.546/2011, cujo texto proíbe, entre outras restrições, fumar em ambientes fechados públicos e privados.

A véspera do Dia Mundial sem Tabaco será marcada pela palestra Tabagismo e seus impactos na saúde, ministrada no dia 30 pelo médico cardiologista Bruno Lucena a partir das 13h30, no auditório da DAS. Aberto à comunidade em geral, o evento está inserido no encontro do Projeto de Prevenção e Controle da Hipertensão e Diabetes (Hiperbetes), juntamente com o Projeto antitabagismo Mais Saudável Sem Cigarro, ambos realizados pela DAS.