NATAL PRESS

 
 

A redução dos óbitos maternos e infantis é um dos maiores desafios dos serviços de saúde, inclusive fazendo parte das Metas do Desenvolvimento do Milênio, compromisso assumido por países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem realizado um trabalho intensivo nos últimos anos para reduzir os números na capital potiguar. Em 2015, foi implantado o Núcleo de Vigilância de Óbitos (NVO), que faz parte do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS). Desde então, as estatísticas são utilizadas para promover ações de combate ao problema, o que tem trazido bons resultados. 

De 2015 até 2017, o número de óbitos fetais (morte do feto a partir da 20ª semana de gestação) caiu de 118 para 112. No mesmo período, os infantis (de 0 a 28 dias ou mais) passaram de 165 para 151. Já as mortes maternas, passaram de 9 em 2016, para 8 em 2017. 

O NVO desenvolve ações de investigações de óbitos nos âmbitos hospitalares, ambulatoriais nas Unidades de Saúde das regiões de Natal, assim como a realização de visitas domiciliares. “Somos responsáveis pelas investigações de todos os óbitos que se encaixem nesses perfis em Natal, seja da rede privada, pública e de alto risco”, destacou Aline Delgado, chefe do Setor de Estatísticas Vitais do DVS. 

Ainda segundo Aline, o NVO tem procurado otimizar sua atuação. “Através de capacitações, do I Fórum em Vigilância de Óbitos (ocorrido em 2017) estamos expandindo nossas ações para as demais instituições hospitalares públicas e privadas, nas quais desenvolvem-se Grupos Técnicos, onde analisamos e discutimos todos os casos após as investigações feitas, com o objetivo de melhorar a qualidade nas informações epidemiológicas e qualificar a assistência em saúde em todas as suas esferas de governo”. 

 



Twitter