NATAL PRESS

Por Eloisa Alexsandra Lopes *

 

O avanço tecnológico nos tratamentos radioterápicos tem aumentado a sobrevida dos pacientes portadores de tumores. Cirurgia, radioterapia e quimioterapia são métodos disponíveis para diversos tipos de tumores, inclusive os de cabeça e pescoço. A radioterapia é um método local ou regional que busca destruir as células tumorais através de feixes de radiação, e está sendo largamente difundida como tratamento para pacientes portadores de tumores de cabeça e pescoço, aumentando a responsabilidade do cirurgião dentista frente a esses pacientes, sobre as estruturas dentais.

A boca pode ser uma fonte rica em bactérias que são especialmente perigosas para quem vai entrar em tratamento contra o câncer. Previamente ao inicio deste, os pacientes devem passar por uma consulta odontológica onde deve receber as instruções a respeito dos efeitos da radiação ionizantes sobre as estruturas dentais. Onde o profissional irá avaliar a condição clinica do paciente. Primeiramente, procuramos junto aos pacientes da Casa Durval Paiva, um possível foco de infecção, que pode ser uma doença periodontal (doença da gengiva e de todos os tecidos que dão suporte ao dente) ou cáries muito profundas. Também verificamos dentes com mobilidades(moles) e que precisam ser removidos antes de iniciar o tratamento de radioterapia.

Uma avaliação prévia à cirurgia e a radioterapia poderá diminuir de forma efetiva complicações advindas de processos infecciosos ou inflamatórios crônicos, de origem bucal, que podem exacerbar após o tratamento oncológico.

O tratamento clínico deverá ser concluído pelo menos oito dias antes do inicio da terapia. Incluindo exodontias, endodontias, restaurações, periodontia, próteses fixas. Nos pacientes pediátricos em fase de dentição mista, deve-se fazer exodontia dos dentes em esfoliação, restaurações e remoção de cálculos salivares supra e subgengivais através de raspagem de tártaro, assim também como aplicação tópica de flúor gel neutro que vai possibilitar a diminuição da sensibilidade da área tratada.

O tratamento odontológico realizado previamente ao inicio da radioterapia otimiza o tratamento antineoplásico, evitando interrupções durante sua aplicação e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

 

*Dentista - Casa Durval Paiva 
CRO/RN 3663



Twitter